Autor Tópico: Filtro UV, compensa? marca faz diferença? e outras duvidas!!  (Lida 17411 vezes)

TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #30 Online: 07 de Junho de 2012, 18:37:28
Acho que o principal problema é flare, mesmo em filtros de qualidade boa.
Nunca tive vontade de usar um, a única situação que eu considero de risco na praia, e lá já vou estar com o PL.
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


muzkur

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Olhares
Resposta #31 Online: 08 de Junho de 2012, 12:01:14
Só pra atualizar. Acabei ganhando uns filtros Hoya e um S&K essa semana. Quando chegarem os chineses, tentarei fazer um comparativo entre Hoya e China pra ver a diferença :)
Portifólio: www.banionis.com


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #32 Online: 08 de Junho de 2012, 18:45:59
Só pra atualizar. Acabei ganhando uns filtros Hoya e um S&K essa semana. Quando chegarem os chineses, tentarei fazer um comparativo entre Hoya e China pra ver a diferença :)

Não esqueça de postar o review.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


muzkur

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Olhares
Resposta #33 Online: 15 de Junho de 2012, 09:23:33
Vou sim!
Ontem fiz umas fotos com os Hoya. Aparentemente não tem perda.
Mas quando chegar os chinesinhos, quero fazer a coisa certa. Fixar num tripé e fazer a mesma foto, com as mesmas configurações sem filtro, com hoya e com chinês.
Portifólio: www.banionis.com


michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #34 Online: 19 de Junho de 2012, 14:45:58
Tenho uma Lente Helios 58mm, e com ela veio um filtro UV da marca Minolta, bem antiguinho por sinal, porém praticamente sem riscos. Já fiz o teste com e sem ele, o que notei é que a foto fica um pouco mais puxada pra "cor de rosa", percebo isso onde é branco na foto.
Mas a nitidez não muda nada.

Este filtro já me salvou o elemento frontal da lente, uma vez eu atravessando pedras em meio a uma cachoeira, a câmera estava no pescoço, então escorreguei o me apoiei na pedra, porém a câmera devido a inércia continuou e bateu na pedra, marcou bem o filtro, porém não fez nada na lente e nem na câmera!

Desde então comprei um parasol de borracha que também uso junto com esse filtro!

Abraços,

Michel


muzkur

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Olhares
Resposta #35 Online: 04 de Outubro de 2012, 19:09:29
Chegaram os filtros chineses, preciso arrumar tempo pra fazer o teste de filtros e postar aqui! Vou ver se esse final de semana consigo.
Portifólio: www.banionis.com


rburil

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 157
  • Sexo: Masculino
  • Médico e amante de fotografia
Resposta #36 Online: 24 de Outubro de 2012, 23:27:38
Vi que você já comprou os filtros.
Há algum tempo vi uma review de umas 10 marcas de filtros UV e PL.
Todos consideravam cor, nitidez, flare, etc... Bem legal vou tentar achar para vocês.

O que eu acho importante do filtro na sua 24-105 é que ela é vedada mas no manual ela pede o filtro para que esta vedação seja efetiva.
Além disso eu prefiro limpar um filtro de poeira/etc que a minha propria lente... (O filtro custa algumas dezenas, a lente várias centenas...).
Já tive lente arranhada.
Em relação a proteção UV, creio que nas lentes atuais isso nem seja um benefício. Todas as novas lentes tem filtro uv em seu coating (sei la como traduz... cobertura/proteção). Tanto que a Hoya e outras empresas passaram a vender filtros transparentes só com anti reflexo pra diminuir o flare.


esli

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 25 de Outubro de 2012, 09:11:14
Como o progrock citou, com um preço desses, se a qualidade for muito ruim, não é nada que vá machucar o bolso.

Mr. Hyde, não falando especificamente desse produto, mas no geral, hoje tudo é fabricado na China. Os chineses fazem engenharia reversa em tudo quanto é produto. As vezes as próprias fábricas que produzem pra uma grande marca, usam o mesmo equipamento pra fazer sua "segunda linha", então vale a pena arriscar. As vezes tem a mesma qualidade, mas não inclui o custo de engenharia, já que a pegaram pronta e nem os royalties de um grande nome.

mad666, infelizmente de todas as minhas lentes, apenas uma veio com para-sol. Algumas acho que nem tem como por, com o caso da pequena 50mm.

.
Parasol... comprei todos que me faltavam no DX, inclusive o da 50mm, é um material vagabundo se comparado ao original, mas US$ 3,50 comparados a mais de US$ 100 do original faz a diferença de qualidade valer a pena, afinal é apenas um parasol.
Tb não uso filtro com finalidade de proteção, vou mais na linha de raciocínio do Mr. Hyde.
 :D


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #38 Online: 25 de Outubro de 2012, 22:16:06
.
Parasol... comprei todos que me faltavam no DX, inclusive o da 50mm, é um material vagabundo se comparado ao original, mas US$ 3,50 comparados a mais de US$ 100 do original faz a diferença de qualidade valer a pena, afinal é apenas um parasol.
Tb não uso filtro com finalidade de proteção, vou mais na linha de raciocínio do Mr. Hyde.
 :D

O original tem uma espécie de "veludo" na parte interna que evita reflexos para dentro da objetiva (a parede interna do parassol serviria de refletor nesse caso). Então o original é superior. Claro que se pode usar as cópias mas o original é superior.

Quanto à questão da proteção, tem uns vidros transparentes que servem de boa proteção física. A Hoya vende.
Eu só uso na praia ou quando fotografo trilha de 4X4.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


esli

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 26 de Outubro de 2012, 08:43:29
O original tem uma espécie de "veludo" na parte interna que evita reflexos para dentro da objetiva (a parede interna do parassol serviria de refletor nesse caso). Então o original é superior. Claro que se pode usar as cópias mas o original é superior.

Quanto à questão da proteção, tem uns vidros transparentes que servem de boa proteção física. A Hoya vende.
Eu só uso na praia ou quando fotografo trilha de 4X4.

.
É verdade, além do veludo o encaixe do xing & ling é péssimo nos primeiros dias de uso, depois eles vão "amaciando" :D


rburil

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 157
  • Sexo: Masculino
  • Médico e amante de fotografia
Resposta #40 Online: 06 de Novembro de 2012, 12:14:54
Realmente não há necessidade de filtro uv pras câmeras digitais. Porém como proteção eu sempre gostei.
Prefiro 10x limpar o filtro que a lente... (Já vi lente arranhada na limpeza...)
E em relação a degradação da imagem... é só usar filtro bom gente... em relação a flare/reflexo, com os filtros melhores vc diminui muito isso. Só notei reflexo em foto a noite contra luz forte em ambiente bem escuro... fora isso nunca achei que o filtro tivesse prejudicado uma foto minha.

Bom é questão de gosto... tem gente que coloca pelicula na tela do celular pra não arranhar...  (Eu coloco... a pelicula arranha bem mais facil que a tela do celular... mas basta eu trocar ela e o celular está novo...)


samueldc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é preciso
    • 500px
Resposta #41 Online: 27 de Janeiro de 2014, 10:49:18
Oi pessoal,
Só gostaria de recomendar os filtros UV da Polaroid. Eles vem em kits de 3 filtros (UV, FLV e CPL). O preço é muito competitivo em relação a Hoya e B+W. Compre no eBay por U$20 e chegaram semana passada. Fiz diversos testes com o UV (Canon 7D + Tripé + Canon 24-105mm) e simplesmente não vi nenhuma diferença na qualidade das fotos comparando com as mesmas sem o filtro. Na verdade, em algumas fotos parecia até que a foto com o filtro era mais nítida. Só não posto aqui as fotos porque minha banda larga GVT está com problemas no upload. Fica a dica! PS.: Não testei ainda o FLV e CPL, mas pelo preço e qualidade do UV, vale a pena comprar o kit só por ele. Ainda acompanha uma bolsinha bacana para 4 filtros.
Abraço a todos.
SDC
Olympus OM-10 MA | Zenit 12XP
Canon 6D | Olympus OM-D E-M5


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #42 Online: 31 de Janeiro de 2014, 16:09:22
Caros,
Boa tarde!
Eu gosto de usar um filtro UV quando vou fotografar na praia. Devido à areia, ao vento e à maresia, eu optei por usar. Onde moro, o vento é forte e levanta a areia as vezes de modo que pára-sol e um filtro tem dado a proteção desejada. A maresia também atinge em cheio o filtro depois de alguns minutos. Assim, eu acho que a decisão de se usar ou não o acessório depende do lugar, dos riscos ou das condições e, quanto à qualidade das fotos, sem dúvidas, filtros mais caros são essenciais a isso...
Esse é o meu entendimento.
Abraços!

« Última modificação: 31 de Janeiro de 2014, 16:11:37 por nelio.macedo »
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 02:48:31
Alguns (talvez maioria) dos filtros mais baratos são de fato feitos de plástico ao invés do vidro, o que irremediavelmente interferem nas cores e na nitidez. Filtros de boa qualidade não atrapalham, mas alguns são mais caros que lentes mais baratas... Comprar uma lente como a 70-200 f2.8L e colocar na frente dela um filtro de $10 é um desperdício! Ela merece um B+W MRC, que mantem a qualidade da imagem, sem flare ou aberração cromática/distorção...
JVc.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #44 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 11:21:52
...Filtros de boa qualidade não atrapalham,...

Atrapalham sim, eu tinha um Hoya HMC na minha 17-55 F2.8 e dava diferença no resultado final, nada absurdo mais dava, se fizesse aquela foto de close, cravada no olho, a diferença era perceptível, mas o que mais incomodava era que com o filtro a minha câmera (7D na época) errava razoavelmente o foco com baixa luz.