Autor Tópico: Filtro UV, compensa? marca faz diferença? e outras duvidas!!  (Lida 17397 vezes)

marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Ola pessoal!!!!

Adquiri uma lente 24-105 F4 L, a lente e nova, e pensei em comprar um filtro para proteger a lente, ai veio as duvidas.

O filtro tira a nitidez da lente?

Agente paga um fortuna num lente por causa dos vidor de alta qualidade e depois coloca um na frente da lentes que nao tem a mesma qualidade, compensa?

vi que o Hoya e muito , mas muito mais caro. hoya 250,0 e outros 25,00. compensa dar mais de 200,00 em um filtro? qual a diferença dele para os outros?

fora o hoya qual as marcas boas que tem no mercado?

com a intenção de apenas proteger a lente, o filtro UV e o recomendado?

obrigado!!!!!





Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2012, 08:31:29
Marcio, está pra chegar pra mim um Hoya HMC 77mm que é o diâmetro dessa objetiva, é original. Se tiver interesse, só me avisar. Eu uso esses filtros em todas as minhas objetivas, são bons e de boa qualidade. Eu não tiro nunca a não ser para trabalhos específicos.

Esse que está chegando é porque tinha uma objetiva com esse diâmetro de filtro que já foi vendida, daí ele vai ficar parado aqui.

Abs.


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2012, 09:21:35
Eu também tenho em todas as minhas lentes e fui trocando aos poucos por Hoya HMC. Antes tinha comprado Green-L que foi dito pelos colegas do fórum que não é indicado.
Eu gostaria de ter referência sobre os filtros Greika. Se alguém souber, por favor  de um review.
Abraços
  :ok: :ok: :ok:


rocky_

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2012, 10:33:55
progrock, eu já usei um Greika. Dava para perceber a queda na qualidade de imagem.

Tivo experiências ruins com Greika e Bower. A tiffen me deu resultados satisfatórios, mas nenhum se compara a Hoya. (Se puder vá de Pro1 Digital).


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2012, 10:40:44
progrock, eu já usei um Greika. Dava para perceber a queda na qualidade de imagem.

Tivo experiências ruins com Greika e Bower. A tiffen me deu resultados satisfatórios, mas nenhum se compara a Hoya. (Se puder vá de Pro1 Digital).

Olá Rocky, o último que comprei com diâmetro 67mm é Pro 1 Digital. Muito boa. Vou pesquisar essa Tiffen.
Valeu  :ok: :ok: :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 26 de Maio de 2012, 11:12:39
Ola pessoal!!!!

Adquiri uma lente 24-105 F4 L, a lente e nova, e pensei em comprar um filtro para proteger a lente, ai veio as duvidas.

O filtro tira a nitidez da lente?

Agente paga um fortuna num lente por causa dos vidor de alta qualidade e depois coloca um na frente da lentes que nao tem a mesma qualidade, compensa?

vi que o Hoya e muito , mas muito mais caro. hoya 250,0 e outros 25,00. compensa dar mais de 200,00 em um filtro? qual a diferença dele para os outros?

fora o hoya qual as marcas boas que tem no mercado?

com a intenção de apenas proteger a lente, o filtro UV e o recomendado?

obrigado!!!!!


Tira sim. Uns mais outros menos.
Não, não compensa.
A diferença é qualidade. De nitidez, de entrega de cores corretas, de durabilidade e de efetiva proteção UV.
B+W, Lee e Rodenstock.
Em determinadas circunstâncias... Altas latitudes, grandes altitudes, litoral/mar, embaixo do buraco da camada de ozônio e para situações em que pode haver agressão física ao elemento frontal da objetiva (maresia, pedrisco, neve, etc...). Fora disso é completamente desnecessário. Os coatings atuais e o filtro passa-baixa segura bem o UV. Muito melhor usar o para-sol para proteção de dedadas e quedas.
« Última modificação: 26 de Maio de 2012, 11:13:26 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #6 Online: 26 de Maio de 2012, 13:15:25
Com relaçao a proteçao, acho dependendo do ambiente, vale a pena: trilhas na mata ou 4x4, litoral com vento forte jogando areia fina para todo lado,... Agora, ambientes internos ou pouco agressivos, eh melhor o parassol mesmo!

Ele modifica um pouco as cores e me lembra um flitro PLC "mais suave": o ceu fica mais azul e dah um pequeno destaque no verde. Para fotos de litoral, matas ou em q aparece bem o ceu, acho q vale a pena pela alteraçao das cores q ele proporciona.

Jah para retirar a luz excessiva refletida em agua e vidros, soh o PLC mesmo!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #7 Online: 26 de Maio de 2012, 15:32:44
Pra proteger a lente a Hoya tem um filtro especialmente pra isso:

http://www.ebay.com/itm/Hoya-77mm-High-Definition-HD-Protector-Digital-Filter-/120869603593?pt=Camera_Filters&hash=item1c2463c909#ht_1188wt_1139

Um UV vai alterar seu white balance. Eu tenho um filtro UV Tiffen HT Haze86, que dizem ser o mais top, e a melhora naquela névoa e em verdes em fotos de paisagens é insignificante perto do que da pra fazer no pós.


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #8 Online: 26 de Maio de 2012, 22:05:45
pessoal, pelo que vcs colocaram acima, entendi que o filtro e mesmo nescessario apenas em lugares onde o ambiente agride a lente.

bom esses ambientes geralmente sao bem iluminados, portanto um filtro meia boca, tiraria um pouco de luz da lente, mas nao afetaria muito a foto, e em casa, ou em lugares fechados ficaria sem o filtro.

bem ai veio outra duvida, a limpeza da lente.  limpar a lente pode danificar? eu uso um produto próprio para limpeza de lentes, e uma marca da china e ta escrito "atomizer cleaning" eu uso ele sempre para limpeza juntamente com uma flanelinha dessas de limpara óculos que nao deixa fiapos. sempre passo com bastante cuidado, e sem forçar o pano na lente, quando tem alguma coisa que fica mais agarrado uso um pincel desse de passar maquiagem.

meu medo e que com o passar do  tempo isso va agredindo a lente, e danificando ela.

alguém tem alguma lente a muitos anos que sempre limpa dessa forma e ainda a lente esta perfeita?


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #9 Online: 26 de Maio de 2012, 23:06:56
pessoal, pelo que vcs colocaram acima, entendi que o filtro e mesmo nescessario apenas em lugares onde o ambiente agride a lente.

bom esses ambientes geralmente sao bem iluminados, portanto um filtro meia boca, tiraria um pouco de luz da lente, mas nao afetaria muito a foto, e em casa, ou em lugares fechados ficaria sem o filtro.

Tenho um Hoya aqui de 52mm q me decepcionou!!! Pode ser falsificado... Saih hj num bosque com meu filho e levei uma D90 + 35mm 1.8G + hoya UV. Depois de dar um zoom ou outro nas fotos no proprio LCD da camera, percebi falta de nitidez. Tirei o filtro, virei o parassol pra fora e... advinhem!!!??? A nitidez misteriosamente voltou!!

Os puristas q pagam 4.500,00 numa lente nao topam colocar um vidrinho de R$ 70,00 na frente e estragar a imagem de uma lente "do fio dourado", por exemplo. Eles usam parassol para proteger o elemento frontal, e nao, filtros UV.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


gguerini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #10 Online: 30 de Maio de 2012, 17:26:01
Eu uso filtro uv principalmente para proteger a lente e evitar que pessoas coloquem o dedo sujo na minha lente!! :)


muzkur

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Olhares
Resposta #11 Online: 30 de Maio de 2012, 18:33:22
Comprei uma leva desses aqui, UV e CPL. Alguém sabe dizer se são bons?

http://www.ebay.com/itm/110826530029?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649
Portifólio: www.banionis.com


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #12 Online: 30 de Maio de 2012, 19:41:49
Comprei uma leva desses aqui, UV e CPL. Alguém sabe dizer se são bons?

http://www.ebay.com/itm/110826530029?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649

Eu não conheço...mas por esse preço acho que até vale a pena arriscar. Se der problema não vai sentir muito no bolso  :hysterical:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 30 de Maio de 2012, 21:00:16
Eu li certo??? 1.84 obamas????

Olha, se é um depoimento de alguém que conheça a marca por uso próprio, não o terá de mim. Não conheço a marca, nunca ouvi falar e nunca a usei.
No entanto.... É sério que vc acha que "isso" aí deve ficar acoplada à frente de tua objetiva????? Para e pensa direitinho. Pensa na quantidade de horas de trabalho de toda uma equipe de engenheiros óticos, na imensa quantidade de cálculos necessários para juntar 2 lentes distintas (imagine 9-15-25).
Por último, dá uma olhada rápida nesses vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=MKNFW0YwDYw
https://www.youtube.com/watch?v=qzpt49qq6v4&feature=relmfu
https://www.youtube.com/watch?v=6bQ3-DWh-rA&feature=relmfu

Tu tem certeza que vai meter um pedaço de plástico de U$1.84 na frente de toda essa tecnologia e esmero?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #14 Online: 30 de Maio de 2012, 22:19:40
Perdi o habito de usar filtro UV por causa disso: perda de qualidade de imagem!!! SE vc tem aquela lente usada q veio sem parassol, aih beleza. Talvez vale a pena vc proteger a sua lente com um Hoya de R$ 70,00. Perde um pouco em nitidez e vc a recura na pós. Atualmente, prefiro o parassol.

"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!