Autor Tópico: Era uma vez...  (Lida 2717 vezes)

elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 26 de Maio de 2012, 14:43:58
Email enviado por querofotos@podeatesercomtekpix.com.br

Meu nome é Fulana. Vi umas fotos suas e gostei mto. Queria um orçamento. Vou me casar em breve e gostaria de saber quanto vc cobra. Quero um ensaio fotográfico, fotos do cartório (que acontecerá um dia antes da cerimônia na igreja) fotos na igreja e na festa. Serão convidados entre 100 e 120 pessoas. Não quero filmagem e nem álbum de casamento, somente algumas fotos reveladas e depois as fotos gravadas em cd. Poderia me passar valores e formas de pagamento?

Email respondido por valorize@fotografia.com.br

Boa tarde, Fulana. Agradeço o e-mail enviado. Por enquanto não faço fotos de casamento, somente ensaios externos. Se quiser, posso indicar alguns fotógrafos que conheço.
Lamento não poder lhe ajudar em toda essa etapa, só poderia fazer o ensaio fotográfico, posso lhe enviar um orçamento.

Resposta de querofotos@podeatesercomtekpix.com.br

Ah pq vc não faz? Então poderia me enviar o orçamento do ensaio fotográfico?

valorize@fotografia.com.br respondendo:

Fulana, como havia comentado, só faço ensaios externos. Nunca fiz fotos de casamento e isso exige uma certa experiência, além disso tenho somente um equipamento que funciona perfeitamente, mais se por ventura acontecer algo de errado no dia do evento, eu estaria de mãos atadas e vc ficaria sem as fotos. Fotografia de casamento não é tão simples assim. Estou me preparando para futuramente poder atender esse tipo de evento. Hoje eu prefiro perder um cliente sendo sincera, do que perder inúmeros clientes futuros por incompetência.  Estou enviando meu orçamento para ensaio fotográfico e tb alguns sites de fotógrafos de casamento que eu indico a vc.

Desde já agradeço a sua atenção e compreensão.

querofotos@podeatesercomtekpix.com.br  responde:

Olha vou te fazer uma proposta: vc pode fotografar meu casamento de graça. Nós duas sairíamos ganhando: vc adquirindo experiência e eu ganhando as fotos, o que acha???

valorize@fotografia.com.br jamais respondeu o e-mail...

FIM...

Isso acabou de acontecer...

Creio que esse tipo de situação acontece pq cada vez mais existem "fotógrafos" que aceitam esse tipo de coisa. Não falo de aceitar a proposta absurda que a cliente fez e sim ter aceitado o job no primeiro email.

Tsc tsc...


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2012, 14:49:49
TENSO! :aua:
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2012, 15:18:17
Casamento eh dureza!!!! Atençao o tempo todo, assistente de iluminaça, segundo fotografo, luz indireta para dar volume as fotos, camera reserva, pilhas, baterias e cartoes sobrando,....

Faria o mesm!!! Estudio vc erra, regula o equipamento, reposiciona os flashs se for necessario e bola pra frente. Essas festas formais o buraco eh mais embaixo!!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2012, 18:15:51
É lamentavel que coisas assim ocorram com tanta frequencia...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2012, 14:33:10
com a popularizaçao do oficio(digital), isto e muito frequente
porem na epoca de filme tambem existiam os"fotografos" aventureiros, e clientes "espertos",
faz parte do bolo.
Fazer eventos com responsabilidade e muito exigente, quase nada tem repetiçao,
errou , perdeu, dançou!!!!!!
abs.
« Última modificação: 27 de Maio de 2012, 14:34:31 por agalons »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2012, 21:42:45
Isso já aconteceu comigo e fiz igualzinho, expliquei que não atendo esse tipo de evento e indiquei fotógrafos competentes para tal.
Para minha sorte não recebi essa proposta indecente do final... rs

Mas, Elis. Isso aconteceu contigo, né? Talvez fosse interessante para você, que tem interesse em atuar nessa área, estar em contato/parceria com um fotógrafo mais experiente e mandar para a cliente um orçamento desse fotógrafo e você atuando como segunda fotógrafa. ;)

[]s


Biia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2012, 22:12:25
Que isso véi!!   :shock:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2012, 22:26:44
Já neguei fotografar casamento. Se for pra ser pior que os outros, prefiro não fazer.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


arthurbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
    • Flickr - Arthur Mendes
Resposta #8 Online: 28 de Maio de 2012, 11:13:54
Também já recusei oportunidades de fotografar casamento. É muito trabalho, responsabilidade, e é algo que não me sinto apto a fazer ainda.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #9 Online: 28 de Maio de 2012, 12:29:08
Já neguei fotografar casamento. Se for pra ser pior que os outros, prefiro não fazer.

 :ponder: :ponder: :ponder:

Como assim pior do que os outros?

Eu não sei, mas acho que o pessoal por aqui superestima demais o casamento, como se fosse uma coisa de outro mundo! Vocês acham que essas fotos desses caras (dos melhores que há no mercado) são todas perfeitas? Os caras fazem 500 fotos perfeitíssimas?

Não é bem assim, o que a gente vê é o que eles mostram e podem ter certeza que eles não mostram coisa ruim... Não adianta achar que cada foto é um universo estético diferente a ser comentando, porque não é. É uma foto, boa, foto, bem equilibrada... Normalmente as melhores fotos são aquelas da produção, do ensaio pré-casamento, ou durante o casamento, as fotos do casamento em si, subindo no altar, no altar, do beijo, da cerimônia e festa num geral são bem padrões, não tem muita coisa de diferente não.

Agora se ficar achando que fazer casamento é fazer de cada foto uma obra de arte, é melhor nem sair de casa...


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 28 de Maio de 2012, 13:37:08
:ponder: :ponder: :ponder:

Como assim pior do que os outros?

Eu não sei, mas acho que o pessoal por aqui superestima demais o casamento, como se fosse uma coisa de outro mundo! Vocês acham que essas fotos desses caras (dos melhores que há no mercado) são todas perfeitas? Os caras fazem 500 fotos perfeitíssimas?

Não é bem assim, o que a gente vê é o que eles mostram e podem ter certeza que eles não mostram coisa ruim... Não adianta achar que cada foto é um universo estético diferente a ser comentando, porque não é. É uma foto, boa, foto, bem equilibrada... Normalmente as melhores fotos são aquelas da produção, do ensaio pré-casamento, ou durante o casamento, as fotos do casamento em si, subindo no altar, no altar, do beijo, da cerimônia e festa num geral são bem padrões, não tem muita coisa de diferente não.

Agora se ficar achando que fazer casamento é fazer de cada foto uma obra de arte, é melhor nem sair de casa...
rsrs. Não é isso não Natão. Nunca fotografei casamento. Não tenho experiencia nenhuma com esse tipo de evento. Se eu fizer um casamento hoje não vai sair bom. Então prefiro não fazer.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #11 Online: 28 de Maio de 2012, 13:52:37
rsrs. Não é isso não Natão. Nunca fotografei casamento. Não tenho experiencia nenhuma com esse tipo de evento. Se eu fizer um casamento hoje não vai sair bom. Então prefiro não fazer.

Spider, não estou falando de ti especificamente, estou comentando que muita gente superestima demais esse tipo de evento porque vê 10 fotos de um casamento feito por um cara famoso, sendo que para ter aquelas 10 fotos o cara tirou pelo menos umas 1000...

Casamento é mais correria do que qualquer outra coisa, não dá pra ficar pensando muito em questão estética, composição diferente na grande maioria das fotos tecnicamente "importantes" (aquelas que garantem o serviço básico - cerimônia, festa...

Não estou falando também que qualquer pode fazer, até porque tem que ter pelo menos noção básica do que se quer, como se quer e a própria sequência do evento. Por isso que não gosto muito desse tipo de evento, apesar de ser o que mais tenho feito.

Prefiro ficar em algum lugar onde também nem precise de um compromisso com o estético, mas mais informativo mesmo.  Se for pra fazer algo que tenha que ter uma produção diferenciada, acho que se eu conseguir uma foto boa por semana é o suficiente.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #12 Online: 28 de Maio de 2012, 13:57:34
Spider, não estou falando de ti especificamente, estou comentando que muita gente superestima demais esse tipo de evento porque vê 10 fotos de um casamento feito por um cara famoso, sendo que para ter aquelas 10 fotos o cara tirou pelo menos umas 1000...

Casamento é mais correria do que qualquer outra coisa, não dá pra ficar pensando muito em questão estética, composição diferente na grande maioria das fotos tecnicamente "importantes" (aquelas que garantem o serviço básico - cerimônia, festa...

Não estou falando também que qualquer pode fazer, até porque tem que ter pelo menos noção básica do que se quer, como se quer e a própria sequência do evento. Por isso que não gosto muito desse tipo de evento, apesar de ser o que mais tenho feito.

Prefiro ficar em algum lugar onde também nem precise de um compromisso com o estético, mas mais informativo mesmo.  Se for pra fazer algo que tenha que ter uma produção diferenciada, acho que se eu conseguir uma foto boa por semana é o suficiente.
É verdade, as coisas devem ser relativizadas. Quando olhamos o portfolio de um fotógrafo, estamos vendo as melhores fotos dele. Ele não mantém o mesmo nivel em todas as fotos, mas acredito que com o tempo essa proporção de boas fotos por ensaio vá aumentando.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #13 Online: 28 de Maio de 2012, 14:00:55
É verdade, as coisas devem ser relativizadas. Quando olhamos o portfolio de um fotógrafo, estamos vendo as melhores fotos dele. Ele não mantém o mesmo nivel em todas as fotos, mas acredito que com o tempo essa proporção de boas fotos por ensaio vá aumentando.

Isso com certeza... e quando isso acontece é que começamos a notar um estilo de fotografia próprio (se bem que tenho visto sempre algumas coisas bonitas - mas repetitivas - como se todos apelassem para um "estilo do momento".).


fly666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
  • Sexo: Masculino
    • Click>Me
Resposta #14 Online: 28 de Maio de 2012, 16:36:47
Isso acontece simplesmente pq as pessoas são leigas... não têm ciência de todo o processo que envolve o trabalho.
E até os fotógrafos tb podem cometer essa falha ao solicitar os serviços de um pintor de parade, por exemplo...
"Ah, pintando assim... até eu sei fazer..."
Daí a importância de ser transparente e explicar como as coisas funcionam.... mostrar seu portifólio p/ o cliente ver o seu estilo... como vc trabalha com iluminação do local... quais serão os melhores momentos vc precisa pra registrar as melhores fotos... explicar, superficialmente, como vc trata as fotos... caso vc faça um video-clip: como faria; qual música usaria; qnts fotos vai precisar... prazo realista... essas coisas (simples)...
Nikon D7000 + AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR + SB600
-----
Sony HX-1
-----