Autor Tópico: Fotografia tem futuro?  (Lida 12625 vezes)

Zuniaga

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 27 de Maio de 2012, 12:37:09
Com câmeras cada dia mais baratas e fazendo fotos praticamente sozinhas, já que tudo é automático, porque alguém vai procurar um fotógrafo daqui 5 anos?

Se você tiver uma Nikon D70, você vai pagar fotógrafo?


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2012, 12:44:38
 :doh:
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


Zuniaga

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2012, 12:55:18
Bonitão,

Semana passada meu amigo marcou uma foto para fazer.

Uma semana depois, a pessoa já tinha feito a foto com a Canon XSI do namorado.

A foto ficou totalmente profissional.

E o meu amigo perdeu R$ 400,00.

Não tem bonequinho dando tapinha na testa não...

O futuro é esse ai...

Daqui 5 anos, você pode comprar uma Nikon D80 por R$ 500,00...
 
Prá que vai pagar R$ 500,00 de fotógrafo?


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2012, 13:11:57
Vou meter a colher num assunto que não domino, mas o tópico está aí para quem quiser deixar sua opinião, certo?
A pergunta que você fez é pertinente. Se voltarmos num passado não tão remoto, veremos que o acesso à fotografia era bem mais difícil do que hoje. Com o advento do digital, dos celulares com câmera, ficou ainda mais acessível e os preços estão caindo mesmo, dando oportunidade à todas as classes sociais registrarem suas fotos, festas, nascimentos, etc (o que não deixa de ser bom).
por outro lado, acredito que na maioria das profissões, sempre haverá espaço para os bons, os melhores do mercado. Especificamente no ramo da fotografia, por melhor que seja a qualidade das fotos que a câmera entrega, o talento sempre vai prevalecer. Vou dar um exemplo:  Pegue um carro de fórmula 1 ou uma moto superbike e tente tirar o máximo dela... obviamente que será muito difícil (ao menos não antes de treinar muito e gastar um outro tanto em especialização), da mesma forma, assim vejo que acontecerá com a fotografia. Ela continuará sendo bastante acessível, mas o diferencial e a qualidade que os bons profissionais mesmo entregam, continuará sendo o divisor de águas, porém, somente os mais 'fortes' e melhor adaptados sobreviverão.
Abraços
 


Zuniaga

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2012, 13:15:19
Eu já conheço duas pessoas que antes pagavam fotógrafo, mas agora compraram a sua própria câmera SLR e tiram fotos com amigo, namorado, etc.

Eu tb acho que só os mais equipados, renomados, exigentes e em ramos profissionais (moda, etc) vão sobreviver.

Vamos ver se não vão trancar o tópico, pois neste fórum respostas somem!
« Última modificação: 27 de Maio de 2012, 13:24:04 por Zuniaga »


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2012, 13:19:31
Desculpa a pergunta....

Mas o que vc esta fazendo aqui????

Se acha que é so pegar uma câmera na mão e sair por ai fotografando no automático....
Esta perdendo seu tempo aqui!!!!

  :aua: :aua:


Zuniaga

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2012, 13:25:33
Esse tópico não é para chiliques, mas para alertar quem está entrando ou pretende entrar sobre o futuro do mercado e onde ainda dá para pisar.

Quando o dinheiro falta, o seu chilique não serve para nada


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2012, 13:26:33
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #8 Online: 27 de Maio de 2012, 13:27:30
Zuniaga, para quem fotografa no automático a fotografia não tem futuro não. Podes ter certeza.

Já para quem sabe fotografar a coisa muda de figura...

Já percebeste que não é só por ter um carro esportivo que se é piloto, que não é por ter um bisturi que se é médico, não é por ter meia dúzia de ferramentas que se é mecânico?
« Última modificação: 27 de Maio de 2012, 13:33:56 por Natão »


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #9 Online: 27 de Maio de 2012, 13:37:05
Esse tópico não é para chiliques, mas para alertar quem está entrando ou pretende entrar sobre o futuro do mercado e onde ainda dá para pisar.

Quando o dinheiro falta, o seu chilique não serve para nada

Quem esta dando chilique aqui é vc caro amigo.
Se acha isso mesmo sobre a fotografia, esta frequentando o lugar errado.
Aqui esta cheio de pessoas que vivem da fotografia, que dao um duro danado para aprender, que estudam de verdade.
Compre sua DSLR e va ser feliz!!!
Porque nos aqui estamos muito mais ocupados em aprender do que ficar respondendo esse tipo de pergunta.

Sem mais....


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #10 Online: 27 de Maio de 2012, 13:39:26
É sempre legal brincar com trolls, hahahahaha...


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #11 Online: 27 de Maio de 2012, 13:43:02
Zuniaga...

Eu vendi 6 câmeras HV40 da Canon que custa 650 dólares e já foram feitos filmes de Hollywood com ela.
Pare de ir ao cinema e vá fazer teus próprios filmes com ela.


tirmey

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #12 Online: 27 de Maio de 2012, 13:46:20
Que dizer que no futuro, quando for lançada a Nikon DX - alfa 7^34 as empresas de publicidade não mais necessitarão de fotógrafo...

Creio então que a câmera vai compor a cena, iluminar, definir ângulos e enquadramentos, escolher a profundidade de campo ideal para o tema, escolher filtros adequados, fazer os "crops" cabíveis e finalizar a pós-produção.

É quando isso for possível talvez nao se precise mais de fotógrafos!  ;)

As pessoas que compram uma D70 e acham que não precisaam de fotógrafo provavelmente pensavam desta forma quando tinham uma cybershot... Fotografia vai muito além do funcionamento da caixa-preta. Anos de estudos, refinamento do olhar e o domínio de uma gama de recursos que vai muito além de apertar alguns botões sempre vão fazer a diferença!!

Quem compra uma D70 e acha que por isso é fotógrafo não faz idéia do que é fotografia, na minha humilde opinião....


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #13 Online: 27 de Maio de 2012, 13:48:06
Outra coisa, tem como vc mostrar essas fotos profissionais aí ?
Podemos depois postar fotos feitas por profissionais de verdade para efeito de comparação, o que acha ?


tirmey

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #14 Online: 27 de Maio de 2012, 13:49:11
Zuniaga...

Eu vendi 6 câmeras HV40 da Canon que custa 650 dólares e já foram feitos filmes de Hollywood com ela.
Pare de ir ao cinema e vá fazer teus próprios filmes com ela.

Alexandre, eu tenho uma HV40... realmente fantástica!

Como você disse, seguindo a linha de pensamento do ilustre colega, não preciso mais ir ao cinema! Amanhã mesmo vou montar uma superprodução!  :no: