Autor Tópico: Fotografia tem futuro?  (Lida 12658 vezes)

Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #105 Online: 28 de Maio de 2012, 19:13:35
É evidente que cada um trabalha da maneira que quer. É evidente que há diversas opções no mercado. É evidente que cada um faz o que bem entende. É evidente que não mudarei a forma de pensar das pessoas e do mercado. E é evidente também que tem uma penca de trabalho chulé por aí.

Mas e não é isso?

Eu estou querendo deixar claro o que já está claro,  mas se querem apagar a luz, bom, daí não é da minha conta...


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #106 Online: 28 de Maio de 2012, 19:13:44
Bom, também tem um viés aí.

Spiderman não faz um trabalho qualquer, e cobra o preço por isso. Não questiono se e justo ou não. Cada um faz sua análise. Eu pago, porque gosto de fotografia e tenho um conhecimento bem basicão, mas tenho.

Aí temos outras situações, mas as que mais importam para a discussão é:

- quem não tem o menor conhecimento sobre fotografia e nem gosto apurado para apreciar de forma diferenciada composições. Conheço pencas de pessoas assim, que podem ser cheio da grana (o chamado novo rico), que neste caso paga caro, não importando o resultado, e sim o preço e o status.

- e o que não tem grana. Quem ganha 1k, não tem grana para pagar um pacote de um fotógrafo mais cuidadoso e que demanda mais tempo para produzir um bom produto e impressão. Este pode ter bom gosto, daí procura alguém que faça um trabalho mais arrumado e cobre barato (o que é difícil), ou vai pelo preço mais baixo, e aí que não importa mesmo a qualidade das fotos. E covenhamos, esta opção é mais de 60% da população brasileira.

Profissionais que entregam bom e mal produto, existem em todas as áreas. Fotografia não é diferente. Um bom médico é um profissional... um mal médico também é um profissional... o mesmo com o fotógrafo... se ganha $$$ com fotografia, é profissional. Quanto a qualidade do trabalho, é outro tópico para análise...  ;)

Como disseram Natão e Spiderman... nos últimos 3 posts, porque não lí os anteriores.  :ok:
« Última modificação: 28 de Maio de 2012, 19:16:26 por Portela 2011 »


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #107 Online: 28 de Maio de 2012, 19:32:08
Criticar, sem mostrar sem conhecer a fundo é uma crítica superficial o que pra mim é um juízo de valor pejorativo. Eu não vi até agora um trabalho mostrado que se possa falar, é ruim, ainda mais quando se fala de uma "maioria". Eu não faço isso, sei que tem mais eu não exponho, pra mim eles irão continuar do mesmo jeito, só não posso falar que são a maioria pois não conheço 1/10 dos serviços fotográficos, ainda mais de outras áreas que deveria conhecer, ainda mais pela rotina e estilo de fotografar, para chegar a conclusão que é um trabalho fraco que poderia ser melhor!

Tu te sentes mal em entregar um trabalho assim para um cliente, mas tem gente que não tem esse problema, será que dá pra entender isso?

POR FAVOR PESSOAL, SERÁ QUE VOCÊS SÃO TÃO EGOCÊNTRICOS ASSIM QUE NÃO SÃO CAPAZES DE COMPREENDER QUE TEM GENTE QUE NÃO ESTÁ NEM AÍ PRA FOTOGRAFIA E PAGA PELO SERVIÇO QUE PODE PAGAR??? ONDE ESTÁ A DIFICULDADE DE ENTENDER ISSO? O MUNDO NÃO VIVE SÓ DE FOTOGRAFIA NÃO.

Qualquer um com uma DSLR pode ser profissional sim, se ele trabalhar com ela ele é profissional, me desculpe a franqueza, mas é isso. Só que essa já é uma situação muito diversa daquela dele se manter como um profissional no mercado. As vezes se mantém... e aí, eu vou fazer o que? Exigir qualidade? Por favor, isso é brincadeira, né?

Eu realmente gostaria de saber onde eu disse o contrário. Se tu ler meus posts entenderá que eu disse a mesma coisa só que não é por isso que posso exigir que esses mesmos profissionais melhorem

Não é difícil conhecer não. Pela net se encontra vários sites de fotógrafos. Dá pra conhecer o trabalho de muitos fotógrafos sim.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #108 Online: 28 de Maio de 2012, 20:22:07
Sabe...depois de ler, analisar e interpretar as diversas opiniões aqui postadas... :ponder: :ponder: já não estou mais tão certo da certeza de minha opinião...  :no: :no:  8-) :hysterical:  :D


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #109 Online: 28 de Maio de 2012, 21:53:02
Não é difícil conhecer não. Pela net se encontra vários sites de fotógrafos. Dá pra conhecer o trabalho de muitos fotógrafos sim.

Olha só na minha cidade, fui olhando os sites de alguns fotógrafos pois tava pensando em me candidatar a assistente pra aprender, mas tinha uns que pelo amor de deus, ta na cara que vou só aprender a fazer errado rsrs
« Última modificação: 28 de Maio de 2012, 21:53:27 por Razad »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


tirmey

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #110 Online: 28 de Maio de 2012, 22:47:29
Este tópico tem muito a ver com esta discussão....


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #111 Online: 29 de Maio de 2012, 16:33:38
Eu acho que nao! Que nao tem futuro nenhum!
Eu se fosse vocês....deixava isso de lado e iria atras de algo que lhes garanta um futuro!

heheh >:D Vou dominar todo mercado  >:D

 :hysterical: :hysterical:

Abraço à todos (sem futuro)