Autor Tópico: Fotografia tem futuro?  (Lida 12610 vezes)

rocky_

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #15 Online: 27 de Maio de 2012, 13:50:22
O que eu vejo também não é apenas a melhoria do modo automático das câmera, mas com o barateamento das mesmas muito amador tem o estímulo para aprender e melhorar na fotografia.

Obviamente existem casos diferentes. Não é tão simples subtituir um profissional. Não são todos que têm cartões, flashes, lentes e câmeras extras para garantir a realização do trabalho.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #16 Online: 27 de Maio de 2012, 13:53:17
Obviamente existem casos diferentes. Não é tão simples subtituir um profissional. Não são todos que têm cartões, flashes, lentes e câmeras extras para garantir a realização do trabalho.

Dê tudo isso a ele e compare as fotos com de um profissional.
A questão é outra : conhecimento, experiência e talento.


rocky_

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #17 Online: 27 de Maio de 2012, 14:22:47
Dê tudo isso a ele e compare as fotos com de um profissional.
A questão é outra : conhecimento, experiência e talento.

Concordo completamente. Apenas estava falando os pontos nos quais ainda concordava com o autor do tópico.

Profissional sempre vai ser profissional. Entretanto acredito que possa afetar aqueles que estão começando no ramo.


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 27 de Maio de 2012, 14:36:41
É sempre legal brincar com trolls, hahahahaha...

2x...  :D :D  sem noção... :doh:  mas pior que a visão dele é comum e difundida fora do meio... me doeu na alma foi algo parecido que ouvi em aula... fotografo apenas por diversão, mas já consigo entender a dificuldade de se obter certas fotos, com "alma própria", que tenho certeza que nunca conseguirei fazer igual ou equivalente, não pela técnica, posso aprender qualquer uma, se quiser, mas por compor diferente do básico, criatividade não se aprende, nasce com ela ou não, ai pode lapidar com tempo e estudo  :( ...em uma aula de pós de gestão, o professor colocou algumas profissões que vão ser extintas pelo avanço das tecnologias de comunicação e mídias, entre as quais citou a de fotografo...rebati a visão dele, tentando explicar as diferenças entre tirar uma foto descompromissada com uma compacta de celular de 41MP(sim, já esta famoso  :hysterical: :hysterical:) e uma DSLR, não teve jeito...para ele, fotografia profissional vai ser apenas um nicho restante de mercado...e a figura tem doutorado em Markting, com nome no mercado, e em alguns assuntos o cara realmente é excepcional, mas em alguns, as idéias bateram de frente... :fight: :fight: :D dentro de alguns anos, saberei quem tinha a visão correta... :snack: :snack: :snack: :snack:
« Última modificação: 27 de Maio de 2012, 14:40:35 por kado »


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #19 Online: 27 de Maio de 2012, 15:13:23
Profissional sempre vai ser profissional. Entretanto acredito que possa afetar aqueles que estão começando no ramo.

Quem está começando, com eu, tem que estudar o dobro, triplo...
Mas entendo o que ele (e milhares de outros) disse.
Nunca leigos fizeram fotos tão boas. Isso é fato.
Então o profissional tem que estudar cada vez mais e se atualizar sempre para fazer melhor.
E ainda estou querendo ver a foto "profissional" que o amigo fez.


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #20 Online: 27 de Maio de 2012, 15:46:39
Kado, acho que você mais que certo. Temos que lembrar que fotografia é antes de entregar um produto, é um serviço. O cara pode comprar uma DSLR, mas num aniversário mais importante, ele vai querer deixar de curtir a festa pra ficar fotografando? Ou então passar o domingão da ressaca editando (com os tutoriais que viu no youtube) as 500 fotografias em RAW que ele tirou)?

Enquanto fotografia for um serviço, que alia conforto, praticidade e qualidade pro cliente, a fotografia terá seus clientes.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #21 Online: 27 de Maio de 2012, 16:00:18
Uma coisa não foi dita aqui : a melhoria nas equipamentos e softwares não é apenas para o amador.
Se é bom para um leigo, imagine o ganho para um profissional competente.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #22 Online: 27 de Maio de 2012, 17:33:23
Um profissonal com uma D90 + lente escura + SB600 + radio flash + flash montado num tripe com sombrinha bateu 200 fotos sofriveis de uma festa de 15 anos da filha de uma funcionaria da saude ( tecnica de enfermagem ) q trampa comigo. Uma pessoa bem "humilde", se eh q me entendem. O cara cobra R$ 7,00 a foto.

O cara entregou 200 fotos nao editadas, com cores sinistras e flash chapado na cara ( acho q ambos os flashs estavam em TTL, logo, eh obvio q o montado na sapata se sobressai ao q tah sombrinha!!! :doh:  ) e ela pagou R$ 1400,00 pelas 200 fotos!!!! :eek:

Levei minha D7000 + SB600  e entreguei "de brinde" 70 fotos editadas em .jpg num DVD. Todos ficaram boquiabertos com a diferença de cores, iluminaçao corrigida, composiçao corrigida por crop... e soh com o SB600 rebatido!!!

Uma D90 mais todo esse equipamento q citei nao torna ninguem bom. Pedi as fotos em .jpg q ela comprou e disse q escolheria 50 delas para dar uma corrigida nas cores e composiçao, mera cortesia minha e para ela ficar "menos triste".

Adoro a frase de Hyde:

"Ele eh um profissional ruim, nao um amador! Amador sou eu que nao trabalho com fotografia"

E kd o troll, jah sumiu???!!!! Onde estao as fotos com " qualidade profissional"???!!! :hysterical:

"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Renato Rosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 27 de Maio de 2012, 17:48:02
 :eek: Caramba, esse cara descobriu a pólvora!!!!!!  :fight: Vamos partir para porrada, mané! :hysterical: :hysterical: :hysterical: Abaixo aos fotografos! :hysterical: :hysterical: :hysterical: Comprem uma DSLR e tornem-se profissassssssssss :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: ...sem mais... :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :aua: :aua: :aua: :aua:


Renato Rosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 27 de Maio de 2012, 17:49:57
Mad, o cara meteu o pé! :fight:


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 27 de Maio de 2012, 17:56:14
Mad, o cara meteu o pé! :fight:

Ele volta...demos trela...troll que se preza não abandona fácil uma boa platéia... :snack: :snack: quero ver as fotos... :snack: :snack:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #26 Online: 27 de Maio de 2012, 17:56:25
Mas jah!!!!! Prefiro bOth, q trolou "com força" o topico de Oliberal lah na sala das Olympus, chamando mirrorless de "meros brinquedos"!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


tirmey

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #27 Online: 27 de Maio de 2012, 18:01:16
Ele volta...demos trela...troll que se preza não abandona fácil uma boa platéia... :snack: :snack: quero ver as fotos... :snack: :snack:

É tão infundada a tese do caboclo que eu duvido que ele volte...


rafakarg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Imagine Produções
Resposta #28 Online: 27 de Maio de 2012, 23:15:19
Eu já conheço duas pessoas que antes pagavam fotógrafo, mas agora compraram a sua própria câmera SLR e tiram fotos com amigo, namorado, etc.

Eu tb acho que só os mais equipados, renomados, exigentes e em ramos profissionais (moda, etc) vão sobreviver.

Vamos ver se não vão trancar o tópico, pois neste fórum respostas somem!
E por acaso não conhece um número muito maior de gente que paga fotógrafo e não comprou câmera? Ou mesmo com câmera?
"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."
Confúcio


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #29 Online: 27 de Maio de 2012, 23:31:44
É sempre legal brincar com trolls, hahahahaha...
Pois é. Seria bom se fosse somente os trolls que pensassem dessa forma.

Tem muitos fotografos que pensam igual.

Aqui no tópico mesmo houve depoimentos nesse sentido.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya