Autor Tópico: Fotografia tem futuro?  (Lida 12656 vezes)

agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #45 Online: 28 de Maio de 2012, 00:41:50
Hey Mad, tu usou meu avatar de exemplo aí pô  :hysterical:

Meu, fui a um aniversário outro dia e haviam 2 meninas tirando fotos, uma com compacta e uma DSLR, ambas no automático. A única diferença era a qualidade inerente ao sistema. Quando a menina da DSLR mostrava as fotos pra galera era um alvoroço só:

Não tem jeito, sempre vão achar que a diferença é somente a camera parruda, não o fotógrafo.

"Mas também né, com uma camera dessas..."

"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #46 Online: 28 de Maio de 2012, 00:46:20
E qual é a diferença da qualidade de uma amador para um profissional?

Não estou entendendo o que o zé tem a ver com as calças. ;)

Quem eh leigo, crê q cores fieis e nitidez eh tudo!!!!! Logo, com uma D70 no automatico ele consegue isso e nao precisa de fotografo profissional.

Convenhamos q no criterio "qualidade de imagem", as automaticas de 400,00 q sao feitas hj, estao bem mais proximas das Reflex atuais q a 18 anos, com exemplifiquei lah atras.

Nao concordo com o pensamento do Troll, mas entendo como ele e uma galera leiga pensa.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #47 Online: 28 de Maio de 2012, 07:29:41
Eita discussão...

e o que por último se discute aqui é exatamente o ponto que o troll quis atingir.

Qualidade que se refere é a qualidade inerente de imagem dos automatismos de das câmeras de hoje, melhores cores, maior latitude, WB que erra menos, foco mais preciso... isso é uma coisa inerente à câmera, e não a fotografia gerada em si. Não fosse assim ninguém aqui trocaria de equipamento nunca e nem teria uma DSLR para fazer as fotos que se faz, nesse tipo de coisa já não tem como não argumentar em favor disso, como se fotografar com uma compacta tekpix e uma dslr Full Frame obtivessem o mesmo resultado imagístico de um ponto de vista técnico.

Agora se formos falar de cunho propriamente fotográfico - aqui entramos no ponto de discordância com o autor do tópico - realmente, não tem cabimento dizer que hoje é só comprar uma DSLR e fazer uma foto boa. Uma foto tecnicamente boa, nem sempre é uma foto boa. De nada adianta ter bonitas cores, tudo certo, com nitidez impecável e não ter uma cena interessante, inusitada, que prenda a atenção das pessoas, uma imagem do ponto de vista, digamos, estético ou mesmo fotojornalístico propriamente bom.
Até mesmo pelo simples fato de quem fotografa é o fotógrafo e não a câmera, se pedir pra ela fotografar sozinha ela não fará isso, quem pensa na cena, na composição, nas luzes, no "instante decisivo" é o fotógrafo. A foto carrega em si um valor histórico existencial, e não um cálculo matemático.

Quem não for considerar essas duas coisas, ou então é um "deus" que fotografa sem câmera, ou é um "zé ruela" que acha que para ser qualquer coisa é só se chamar pelo nome dessa coisa... 




Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 28 de Maio de 2012, 10:26:37
Bom... creio que o maior problema do tópico foi a aparente arrogância de quem o criou.
Porém a discussão é válida sim, e claro é uma questão que sempre vem à tona.

EMHO em parte o autor do tópico tem razão sim... o mercado está cada vez mais restrito, pulverizado... fotografia tá igual a boteco e igreja... cada esquina tem um ou mais "fotógrafos".
A questão é que de maneira geral o que falta é cliente com senso crítico que seja igual ao do fotógrafo.
Já disse em vários posts... tá cheio de neguinho que prefere 988 fotos por "cem real", em CD, do que 20 fotos digamos mais "primorosas", onde a visão, técnica e leitura de cena de um fotógrafo colaboram para enriquecer o registro.
Claro que cada qual terá que buscar sua diferenciação e seu nicho de mercado... encontrar esses clientes e criar um material que seja o diferencial para este nicho.
Quem quer foto "para registro"... vai achar que contratar um fotógrafo é jogar dinheiro fora... já que ele tem uma cam f*d*na que tem trezentos e oitenta funções e um automático "fantástico".
Quem tem uma noção mais "poética" do momento a ser registrado e valoriza isso como objeto de recordação ou de auto estima vai continuar contratando fotógrafos.
Só que essa galera tá cada vez em menor número...


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #49 Online: 28 de Maio de 2012, 10:45:24
Eita discussão...

e o que por último se discute aqui é exatamente o ponto que o troll quis atingir.

Qualidade que se refere é a qualidade inerente de imagem dos automatismos de das câmeras de hoje, melhores cores, maior latitude, WB que erra menos, foco mais preciso... isso é uma coisa inerente à câmera, e não a fotografia gerada em si. Não fosse assim ninguém aqui trocaria de equipamento nunca e nem teria uma DSLR para fazer as fotos que se faz, nesse tipo de coisa já não tem como não argumentar em favor disso, como se fotografar com uma compacta tekpix e uma dslr Full Frame obtivessem o mesmo resultado imagístico de um ponto de vista técnico.

Agora se formos falar de cunho propriamente fotográfico - aqui entramos no ponto de discordância com o autor do tópico - realmente, não tem cabimento dizer que hoje é só comprar uma DSLR e fazer uma foto boa. Uma foto tecnicamente boa, nem sempre é uma foto boa. De nada adianta ter bonitas cores, tudo certo, com nitidez impecável e não ter uma cena interessante, inusitada, que prenda a atenção das pessoas, uma imagem do ponto de vista, digamos, estético ou mesmo fotojornalístico propriamente bom.
Até mesmo pelo simples fato de quem fotografa é o fotógrafo e não a câmera, se pedir pra ela fotografar sozinha ela não fará isso, quem pensa na cena, na composição, nas luzes, no "instante decisivo" é o fotógrafo. A foto carrega em si um valor histórico existencial, e não um cálculo matemático.

Quem não for considerar essas duas coisas, ou então é um "deus" que fotografa sem câmera, ou é um "zé ruela" que acha que para ser qualquer coisa é só se chamar pelo nome dessa coisa...

Concordo plenamente!!! Eh q Spider nao gosta de admitir q o equipamento usado tem a sua importancia para se obter o resultado final desejado. Jah ouvi falar de exposiçao de fotos feitas com iphone 4. Nada contra, mas duvido muito q terah a texturas na imagem q uma D800 + 50mm 1.4G proporcionam.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


clickzoom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 380
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 28 de Maio de 2012, 11:34:20
 :aua:


clickzoom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 380
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 28 de Maio de 2012, 11:42:30
é que você não tem olho pra ver uma foto boa e uma foto perfeita excelente .. por isso fala que tirando no automático ta tudo certo


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #52 Online: 28 de Maio de 2012, 13:45:56
Gente, vocês não sabem que vocês podem se tornar fotógrafos profissionais em 3 minutos?
Não percam mais tempo com esses livros e cursos bobos.
Faça como nossa amiga Adriane, compre uma Sony NEX e vire um profissional você também.
http://www.youtube.com/watch?v=yjxBnvMSoNE
« Última modificação: 28 de Maio de 2012, 13:46:25 por Hoogle »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #53 Online: 28 de Maio de 2012, 13:48:31
Concordo plenamente!!! Eh q Spider nao gosta de admitir q o equipamento usado tem a sua importancia para se obter o resultado final desejado. Jah ouvi falar de exposiçao de fotos feitas com iphone 4. Nada contra, mas duvido muito q terah a texturas na imagem q uma D800 + 50mm 1.4G proporcionam.
Só me diga aonde eu falei isso?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #54 Online: 28 de Maio de 2012, 14:03:28
Só me diga aonde eu falei isso?

Eu não falei nada, hein  :assobi: :assobi: :assobi: :assobi:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #55 Online: 28 de Maio de 2012, 14:17:49
Mania de colocar palavras em boca alheia! :-P
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #56 Online: 28 de Maio de 2012, 14:26:13
Que doidera, hein.... A impressão que tenho é que, algumas pessoas, ao mesmo tempo que criticam o autor do tópico, confirmam o que ele diz. :shock:
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #57 Online: 28 de Maio de 2012, 14:29:03
Que doidera, hein.... A impressão que tenho é que, algumas pessoas, ao mesmo tempo que criticam o autor do tópico, confirmam o que ele diz. :shock:

 :ok:


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #58 Online: 28 de Maio de 2012, 14:29:42
Que doidera, hein.... A impressão que tenho é que, algumas pessoas, ao mesmo tempo que criticam o autor do tópico, confirmam o que ele diz. :shock:

Mas por um lado ele está certo mesmo, pois tem muita gente que pensa assim, que fotografia boa independe do fotógrafo e sim da câmera.

Concordo com tudo que o Paulo Arruda disse:

Bom... creio que o maior problema do tópico foi a aparente arrogância de quem o criou.
Porém a discussão é válida sim, e claro é uma questão que sempre vem à tona.

EMHO em parte o autor do tópico tem razão sim... o mercado está cada vez mais restrito, pulverizado... fotografia tá igual a boteco e igreja... cada esquina tem um ou mais "fotógrafos".
A questão é que de maneira geral o que falta é cliente com senso crítico que seja igual ao do fotógrafo.
Já disse em vários posts... tá cheio de neguinho que prefere 988 fotos por "cem real", em CD, do que 20 fotos digamos mais "primorosas", onde a visão, técnica e leitura de cena de um fotógrafo colaboram para enriquecer o registro.
Claro que cada qual terá que buscar sua diferenciação e seu nicho de mercado... encontrar esses clientes e criar um material que seja o diferencial para este nicho.
Quem quer foto "para registro"... vai achar que contratar um fotógrafo é jogar dinheiro fora... já que ele tem uma cam f*d*na que tem trezentos e oitenta funções e um automático "fantástico".
Quem tem uma noção mais "poética" do momento a ser registrado e valoriza isso como objeto de recordação ou de auto estima vai continuar contratando fotógrafos.
Só que essa galera tá cada vez em menor número...



Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #59 Online: 28 de Maio de 2012, 14:51:03
Mas por um lado ele está certo mesmo, pois tem muita gente que pensa assim, que fotografia boa independe do fotógrafo e sim da câmera.


Pois é... e acho isso mais problemático quando se vê fotógrafos (profissionais e amadores) que pensam dessa forma. Se os próprios fotógrafos dão tanto valor às câmeras e outros equipamentos, não serão os clientes que terão um pensamento diferente, né.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva