Autor Tópico: [DÚVIDA] Fotos ao ar livre. Solução para céu estourado  (Lida 14964 vezes)

miike_mm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Maio de 2012, 21:12:59
Olá a todos!

Pessoal tenho uma grande dúvida, por enquanto ainda não comprei minha câmera (sx40), mas tiro fotos de celular, com cameras de amigos e tudo mais e sempre tive e vejo mta gente com esse mesmo problema ao tirar fotos ao ar livre.

Se fotometramos um assunto, o céu fica estourado, mas se fotometramos o céu, o assunto fica escuro demais, um exemplo de duas imagens

Fotometria tipo Spot, mas também já tentei usar os outros e a diferença não é muito grande, o máximo que acontece é ficar o assunto ficar normal mas o céu continua estourado



Fotometria tipo Spot com ponto no céu


Há uma solução para que fique a luz do céu e do ambiente normais sem ficar o céu estourado de forma que eu consiga pelo menos ver as nuvens na foto? ou a melhor maneira seria usar o auto-bracketing para tirar 3 fotos de exposições diferente para fazer um HDR?

Obrigado desde já!
Abraços =)


tirmey

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2012, 21:20:38
talvez este tópico ajude...

« Última modificação: 27 de Maio de 2012, 21:40:24 por tirmey »


miike_mm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2012, 21:24:55
talvez este tópico ajude...

Desculpe Tirmey, mas tem algo errado com o hiperlink =\


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2012, 21:36:15
Existem maneiras diferentes de melhorar esta situação, mas fica uma dica: Compacta dificilmente é boa nesta situação. As máquinas DSLRs são bem melhores e ainda oferecem o formato RAW q permite boas possibilidades de recuperação. Esta cena em particular é uma cena bem difícil.
Dentre as possibilidades: Fotografe em RAW - Fotometrar o céu e depois o interior e sabendo o resultado setar a máquina para um meio termo ou privileginado um pouco mais o céu. Claro q isso tudo em manual. Depois num progrma própio para o RAW da máquina vc corrije o céu e o interior o melhor possível. Eu gosto de privilegiar o céu um pouco mais e depois levantar as partes escuras, ficando um pouco de ruido eu posso reduzir. Claro q dentro de certos limites.
Outra possibilidade é fazer duas fotos com tripé e depois juntar elas no computador, mas tomando cuidado com os detalhes e procuradno fazer algo bem natural. Normalmente um "trabalho braçal"...
Outra possibilidade é jogar um flash, mas expor a máquina para a cena clara. No manual também. Neste caso também vai ter de trabalhar as fotos no computador para acertar temperatura de cor e correção da exposição...
Isso tudo é bem por cima. Tem uns detalhes q vc mesmo vai descobrindo com a experiência/testes.
Cara, vc parece ter alguma noção de fotografia então te digo uma coisa: Não compre compacta! Junte mais dinheiro e pegue uma DSLR nova ou então uma usada. Usada de colegas dos fóruns q dificilmente vc vai ter problema. Esqueça compacta....
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


tirmey

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2012, 21:40:55
Desculpe Tirmey, mas tem algo errado com o hiperlink =\

Link consertado  :ok:

Mas como bem disse o Lúzio, RAW é fundamental...
« Última modificação: 27 de Maio de 2012, 21:42:08 por tirmey »


miike_mm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2012, 21:48:38
Existem maneiras diferentes de melhorar esta situação, mas fica uma dica: Compacta dificilmente é boa nesta situação. As máquinas DSLRs são bem melhores e ainda oferecem o formato RAW q permite boas possibilidades de recuperação. Esta cena em particular é uma cena bem difícil.
Dentre as possibilidades: Fotografe em RAW - Fotometrar o céu e depois o interior e sabendo o resultado setar a máquina para um meio termo ou privileginado um pouco mais o céu. Claro q isso tudo em manual. Depois num progrma própio para o RAW da máquina vc corrije o céu e o interior o melhor possível. Eu gosto de privilegiar o céu um pouco mais e depois levantar as partes escuras, ficando um pouco de ruido eu posso reduzir. Claro q dentro de certos limites.
Outra possibilidade é fazer duas fotos com tripé e depois juntar elas no computador, mas tomando cuidado com os detalhes e procuradno fazer algo bem natural. Normalmente um "trabalho braçal"...
Outra possibilidade é jogar um flash, mas expor a máquina para a cena clara. No manual também. Neste caso também vai ter de trabalhar as fotos no computador para acertar temperatura de cor e correção da exposição...
Isso tudo é bem por cima. Tem uns detalhes q vc mesmo vai descobrindo com a experiência/testes.
Cara, vc parece ter alguma noção de fotografia então te digo uma coisa: Não compre compacta! Junte mais dinheiro e pegue uma DSLR nova ou então uma usada. Usada de colegas dos fóruns q dificilmente vc vai ter problema. Esqueça compacta....

Obrigado pelas dicas Lúzio, pelo link do Tirmey e pelo seu comentário vejo que não é tão simples e rápido resolver esse 'problema' rs, mas entendi tudo direitinho.

Quanto a eu comprar uma compacta, a sx40, eu estou comprando ela mesmo por causa do zoom, e pra praticar mais as configurações manuais de uma camera, entendo sim um pouco mas apenas na teoria e pelas configurações do meu celular que posso configurar fotometria, exposição e algumas coisas assim, realmente se eu pudesse teria uma dslr, o problema é o dinheiro, não pela camera, mas pelas lentes que são meio salgadinhas pra mim por enquanto, a sx40 será como um quebra galho pra mim por enquanto até eu conseguir ter uma condição financeira boa pra comprar uma dlsr + lentes rs

Obrigado a todos pela ajuda, vou tentar arranjar uma camera emprestada enquanto a minha não vem pra eu testar todas essas possibilidades e ver qual me traz o resultado mais natural e com mais qualidade :)


miike_mm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2012, 21:50:00
Link consertado  :ok:

Mas como bem disse o Lúzio, RAW é fundamental...

Pois é. nunca fiz fotos em raw por nunca ter tido uma câmera que grave em raw, mas pelas comparações que vi na internet, é realmente bem impressionante.


tirmey

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2012, 21:57:02
É notável a diferença entre editar em JPEG e editar em RAW...

os controles são muito mais finos e é possível desfazer instantaneamente e sem perdas qualuqer alteração sem ter que fazer trocentos "undo's".

Não quero outra vida. Na minha câmera, só RAW...  :)


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #8 Online: 27 de Maio de 2012, 22:13:47
Se a camera soh tem jpg:

Bata a foto expondo corretamente o ceu, edite suavizando as sombras, recuperando as cores q estao escuras. Isso vai gerar ruido q eh bom aplicar um denoise ou noise ninja.

Em RAW:

Aqui vale o oposto!!!! RAW eh melhor superexpor o q vc quer recuperar. Deixe o ceu quase branco, recupere alterando as altas luzes, reduzindo-as. Normalmente esse processo eh bem melhor pq nao gera ruido.

Sou bem verde em ediçao e estou começando no RAW agora. Me corrijam se falei besteira. Tb quero aprender!!!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #9 Online: 27 de Maio de 2012, 22:21:07
Pequeno exemplo: http://www.flickr.com/photos/62584672@N04/5865895495/in/set-72157627710470530/lightbox/

Se o céu estiver nublado e voce estiver tirando a foto contra o sol, a coisa fica mais complicada.

Lembre-se também que estourar pode não ser tão ruim quanto parece.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


miike_mm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Maio de 2012, 22:35:58
Só não consigo entender uma única coisa.
Não entendo nada ou quase nada de raw, por exemplo, vamos supor que o céu tem núvens sombreadas e eu quero além de recuperar a informação da paisagem, recuperar também as núvens, se eu superexpor o céu até ele ficar quase branco, vou estar perdendo as núvens, não? na hora da pós quando eu for diminuir a exposição, as informações das núvens não ser recuperadas, estou certo? se falei besteira por favor me corrijam, mas na minha lógica acho que para as informações das nuvens voltarem em um céu superexposto , eu deveria bater 2 ou 3 fotos em exposições diferentes e combiná-las né? ou o RAW já faz isso?


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #11 Online: 27 de Maio de 2012, 22:48:25
Em RAW, a recuperação das baixas luzes causam mais danos à imagem do que a recuperação das altas.

Leia esse artigo:

http://123rawfotos.wordpress.com/2008/12/09/latitude/
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


tirmey

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #12 Online: 27 de Maio de 2012, 22:52:59
Em RAW, a recuperação das baixas luzes causam mais danos à imagem do que a recuperação das altas.

Leia esse artigo:

http://123rawfotos.wordpress.com/2008/12/09/latitude/


E a recuperação das altas luzes, em RAW, é muito mais eficiente do que em JPEG, uma vez que o primeiro formato salva muito mais informação, muito mais nuances.

É só diminuir os highlights e a exposição que os detalhes vêm à tona.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #13 Online: 27 de Maio de 2012, 22:56:01
Eu acho q aih vc pode colocar um tripe, fazer bracketing e montar uma imagem soh em HDR. A D5100/D7000 fazem HDR na propria camera, mas sem tripe, pode borrar as bordas se algo se mecher na foto ( uma pessoa andando fica transparente, plantas ao vento borram,... ).

Deixar o ceu proximo do branco em RAW acho q vc recupera as nuvens, sim.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


miike_mm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 191
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 27 de Maio de 2012, 22:57:05
nossa, RAW deve ser realmente mágico, devo estar meio desacreditado porque nunca trabalhei com RAW e sei o quanto é dificil fazer esse tipo de tratamento com JPEG, spiderman, irei ler esse artigo, obrigado pela ajuda de todos, creio que estou começando a entender melhor, em breve testarei tudo isso na prática! :)