Autor Tópico: [COMPOSIÇÃO] Regra dos terços e Proporção áurea  (Lida 53901 vezes)

André Fazanaro

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Resposta #45 Online: 11 de Agosto de 2008, 22:59:05
Taí pessoas que são como eu.
Também gosto de saber primeiro o que é (o que significa), pra que serve, e onde deve ser usado. Uma vez que sou iniciante, e gosto muito do assunto, agora me deu na cabeça de ler sobre. Estou lendo Tudo sobre fotografia, já li Novo manual da fotografia, e comprei mas ainda não chegou os 6 exemplares da série prática indicado pela Kika.
Ivan, se escrever um livro me avise ok?
Ainda não me aprofundei no assunto áureo e ouro porque estou escrevendo minha monografia. Ano passado era pra eu fazer um workshop em BH, e devido a problemas com meu avô não pude participar... O curso da teia, tenho maior vontade de fazer, mas até final do ano vai faltar tempo.
Gosto de contribuir, mas só questiono aqui no fórum.
Uma coisa eu já decidi: Após minha formatura, não vou largar meu emprego, mas paralelamente vou me dedicar aos conceitos, técnicas, abordagens, relatos, depoimentos, palestras, workshops, simpósios, cursos, ou qualquer outro meio de me dedicar e me aproximar do mundo fotográfico.
O meu muito obrigado a todos!
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


Kika Salem

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Resposta #46 Online: 11 de Agosto de 2008, 23:12:05
Obrigada você André, pois através do seu tópico consegui esclarecer algumas dúvidas básicas.

Então Ivan, eu e André, encabeçamos a campanha pelo livro. kkkkk Já tem dois leitores em potencial.


Ivan de Almeida

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Resposta #47 Online: 11 de Agosto de 2008, 23:37:44
Nem existe e já é praticamente um best seller!

Obrigado a vocês, meus dois proto-leitores -risos.

Olha que assim vocês podem criar um monstro!


Sermarini - RJ

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Resposta #48 Online: 12 de Agosto de 2008, 00:06:21
Professora Kika, eu tinha que dizer isso, você deu um show na sua primeira postagem sobre o assunto e sobre toda a dissertação que veio com ele! Sei que não foi essa a sua intenção, mas tive que deixar aqui o meu modesto elogio. Sempre atento aos seus comentários, sempre muito pertinentes, com citações e o que mais puder fazer para ajudar. Entrei de gaiato no post e já aprendi mais uma "regra" da fotografia, que (como iniciante que sou) desconhecia e gostei muito da oportunidade. Obrigado, Kika :worship:, Ivan :ok: e André :clap:, por levantar um assunto muito interessante.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2008, 00:19:24 por Sermarini - RJ »
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Resposta #49 Online: 12 de Agosto de 2008, 07:09:20
Obrigada você André, pois através do seu tópico consegui esclarecer algumas dúvidas básicas.

Então Ivan, eu e André, encabeçamos a campanha pelo livro. kkkkk Já tem dois leitores em potencial.

3!!
Vai ter noite de autógrafos?  :D
Chello
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j0sefino

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Resposta #51 Online: 01 de Outubro de 2008, 09:29:42
Muito bom!! Recomendo esse artigo aqui sobre regra dos terços ele da muitas dicas e exemplos de como utilizar a regra dos terços
[]'s
Marcio Eugênio
veja meu blog: Fotografar vender viajar
Como vender suas fotos?
abnt


rafaelfrota

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Resposta #52 Online: 01 de Outubro de 2008, 11:09:13
A regra dos terços nada mais é do que um nome bonito pra uma das leis da composição clássica da pintura. Mas, ela só dita as regras de um jogo. Se você quer jogar, cumpra as regras, se não, use a criatividade.
Esta, em específico, é a regra mais básica da composição clássica, que nada mais é do que a ideia de nao dividir uma composição em partes iguais, para não tornar a composição monótona. Joga-se o peso da massa pra um dos lados (tanto vertical quanto horizontal) e assim sua composição nao vai ficar dividida ao meio.
Mas essa é só 1 das regras de composição clássica. Eu nao conheço material exclusivo sobre composição fotográfica, mas vale muito a pena procurar livros de composição em pintura e design gráfico e livros sobre gestalt (psicologia da forma). Tudo que se pode aplicar em pintura e em design, pode ser aplicado em fotografia.
Mas lembre-se que isso só é válido em 2 ocasiões: 1: para estudar e ter isso gravado na memoria 2: Usar se vc QUISER usar. Mas, para destruir um conceito, pressupõe-se conhece-lo muito bem.

Como diria o grande publicitário Ogilvy:

"Regras são como postes de luz - se você estiver sóbrio serve para iluminar o caminho, se você estiver bebado, serve como um lugar pra vc se escorar"


Kika Salem

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Resposta #53 Online: 01 de Outubro de 2008, 12:37:27
Pra costurar os tópicos...

Aqui tem um tópico sobre composição e regras, mas tem que dar uma filtrada no que realmente tem relação com o assunto:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=23351.0

Pela pesquisa encontrei alguns tópicos que abordam composição e as melhores maneiras de executá-la de acordo com suas intenções, mas os tópicos foram criados no sentido de buscar referências, explorar o assunto, logo está tudo em construção.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?action=search2

Como foi indicado acima, o Ivan de Almeida, pra quem não conhece, tem vários textos e fotos que abordam, direta ou indiretamente, essa questão.
http://ivandealmeida.multiply.com/

Nessa direção tem a Sala de Estudos Fotográficos, cujos membros são muito dedicados a explorar tais formas de concepção.

Entre esses tópicos sobre composição, há algumas referências de textos em inglês e já vi textos em espanhol e francês também. Em língua portuguesa, o último, e dizem que é também o primeiro, livro lançado sobre o assunto está sendo discutido no tópico abaixo. Estou lendo e logo posto o resultado dessa leitura. Parei um pouco porque, quando cheguei na metade, comecei a sonhar com figuras geométricas (não é força de expressão), então achei que era bom dar um intervalo.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=25703.0

Aliás, nesse livro, uma das primeiras coisas que o autor diz é que quando começou a fotografar um membro do Foto Clube Bandeirante* lhe recomendou estudar as regras de composição nos livros de arte, como citou o Rafael acima. Desde então, ele vem se dedicando ao assunto e, por isso, lançou esse livro voltado especificamente para a composição fotográfica.

* Estou curiosa pra saber se o Foto Clube Bandeirante ainda é atuante aqui em São Paulo, quais as suas principais atividades etc. Vou pesquisar...


« Última modificação: 02 de Outubro de 2008, 12:36:51 por Kika Salem »


rafaelfrota

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Resposta #54 Online: 01 de Outubro de 2008, 15:38:18
Vou deixar algumas sugestões de livros. Infelizmente, todos em inglês, pois boa bibliografia sobre o assunto é inexistente.

http://www.amazon.com/Mastering-Composition-Techniques-Principles-Dramatically/dp/1581809247/ref=pd_bbs_1?ie=UTF8&s=books&qid=1222885041&sr=8-1

http://www.amazon.com/Pictorial-Composition-Henry-Rankin-Poore/dp/0486233588/ref=pd_bbs_3?ie=UTF8&s=books&qid=1222885041&sr=8-3

http://www.amazon.com/Painters-Guide-Design-Composition/dp/1581806434/ref=pd_bbs_4?ie=UTF8&s=books&qid=1222885041&sr=8-4

http://www.amazon.com/Design-Composition-Nathan-Goldstein/dp/0131999109/ref=pd_bbs_6?ie=UTF8&s=books&qid=1222885041&sr=8-6

http://www.amazon.com/Photographers-Eye-Composition-Design-Digital/dp/0240809343/ref=sr_1_2?ie=UTF8&s=books&qid=1222885182&sr=1-2

http://www.amazon.com/Master-Composition-Guide-Digital-Photographers/dp/1584281790/ref=sr_1_4?ie=UTF8&s=books&qid=1222885182&sr=1-4

http://www.amazon.com/Composition-Photo-Workshop-Blue-Fier/dp/0470114363/ref=sr_1_6?ie=UTF8&s=books&qid=1222885182&sr=1-6

Convém pesquisar na internet assuntos como "gestalt do objeto", "proporção aurea", "composição artística", "percepção do objeto" e por aí vai. É de grande ajuda entender como a percepção ajuda a definir tais regras. Ler bastante sobre arte em geral e não só fotografia ajuda bastante pra que não se limite uma imagem a apenas um punhado de técnicas.

Um link que pode ser interessante pra quem nunca ouviu falar nessas coisas é o design/web/design, do Luli Radfahrer. Embora seja um livro especifico pra area de design e web, fala sobre esses assuntos:

http://www.luli.com.br/admin/wp-content/uploads/2008/04/dwd2.pdf (o pdf é disponibilizado pelo propriou Luli, mas tem o inconveniente de nao ter imagens de apoio)

Acho que de resto só muita pesquisa e ajuda de professores de arte pra indicar uma boa bibloiografia sobre o assunto




Kika Salem

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Resposta #55 Online: 02 de Outubro de 2008, 12:28:00
Valeu pelas dicas Rafael. Tenho visto, ao conectar as informações, que são muitas e coisas muito boas.

Muito bom!! Recomendo esse artigo aqui sobre regra dos terços ele da muitas dicas e exemplos de como utilizar a regra dos terços

Esse site indicado pelo Jofino passou despercebido por mim da primeira vez, mas fui consultado com mais atenção e tem muitas coisas, é bem completo.
Obrigada Jofino pela dica!!!

Cliquei em "conhecimentos e técnicas", no texto indicado acima, e tem vários outros textos sobre o assunto:
- Arquivos no formato RAW
- Entendedo ruido em fotografia digital
- 100 coisas que temos que aprender sobre fotografia – parte IV
- 100 coisas que temos que aprender sobre fotografia – parte III
- 100 coisas que temos que aprender sobre fotografia – parte II
- 100 coisas que temos que aprender sobre fotografia – parte I
- Formas, Gestalt, shape, form e outras teorias do design - Composição fotográfica IV
- Utilizando linhas - Composição fotográfica III
- O que é design e como utilizar na fotografia - Composição fotográfica II
- Dicas como compor melhor suas fotos – A regra dos terços - Composição fotográfica I
- Como entender stops e exposição em fotografia digital
- Como corrigir as cores de uma foto utilizando valores RGB - Como uma pessoa daltônica pode corrigir as cores das fotos - Parte II
- Como corrigir as cores de uma foto utilizando valores RGB - Como uma pessoa daltônica pode corrigir as cores das fotos - Parte I
- Livros que chegaram hoje da Amazon…
- Como entender e interpretar histogramas – Parte II
- entre outros
http://www.fotografarvenderviajar.com/aprendendo

Hahaha eu me empolgo com as coisas!!!

Bem, é certo que não é por falta de material que eu não estudo. :D
« Última modificação: 02 de Outubro de 2008, 12:40:36 por Kika Salem »


rafaelfrota

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Resposta #56 Online: 02 de Outubro de 2008, 13:12:30
Uma pequena observação

Por que num artigo sobre regra dos terços a foto de exemplo é justamente contrário?


Essa dica vale também para fotos de paisagens. Tente colocar o horizonte da imagem sempre em uma das linhas de atenção. Como nessa imagem onde deixei um terço de céu para cima e dois terço de mar para baixo

http://www.fotografarvenderviajar.com/aprendendo/dicas-como-compor-melhor-suas-fotos-%E2%80%93-a-regra-dos-tercos-composicao-fotografica-i



Kika Salem

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Resposta #57 Online: 03 de Outubro de 2008, 15:36:59
Olá Rafael!
Na minha visão, senão no ponto exato, o barco no primeiro plano foi colocado no terço inferior direito e a linha no horizonte foi situada no plano dos terços superiores. Mas eu sou café-com-leite em composição, embora muito interessada, então, gostaria ler sua argumentação sobre o problema colocado no tópico acima, acerca dessa suposta contradição entre o que o autor do texto recomenda fazer e o que ele fez de fato.

Tenho observado que tal regra, a dos três terços, não é uma camisa-de-força no quesito enquadramento. Nesse livro que terminei de ler, "Arte da composição", os exemplos do fotógrafo sobre o assunto não localizam, de forma rígida, os elementos de maior atenção da fotografia no ponto ouro exato. E assim outros fotógrafos fazem o mesmo. Se for de interesse, depois posso escanear algumas fotos para exemplificar.
Aliás, no início da leitura, fiquei intrigada porque um livro sobre composição fotográfica não trazia, em seu índice, uma capítulo sobre a "regra dos terços", a principal, quando não a única, forma de composição explorada nesse universo. Pois bem, tive a resposta no penúltimo capítulo, quando o autor fez a associação da "regra dos terços" com a "lei áurea", como fiz num dos tópicos acima. Interessa-me saber se isso foi uma dedução do fotógrafo ou se está definido em algum lugar. Em resposta à pergunta "Como aplicar o conceito da razão áurea na fotografia", o autor diz: "Evidentemente é complexo, ao fotografar, colocar o centro de interesse em algum 'ponto ouro' com exatidão. Dessa forma, foi elaborada a regra dos 'terços', que fornece com aproximação a posição do 'ponto ouro'. Isto é, divide-se o quadro em linhas perpendiculares entre si, dividindo a horizontal e a vertical em três partes. O encontro dessas linhas gera quatro 'pontos ouro'. Nesses pontos, o fotógrafo escolhe, se quiser, locar o centro de interesse da fotografia" (p. 134).
Taí um assunto para debatermos.

Sobre os livros de arte, de fato, a melhor indicação é sempre a de alguém especialista na área. Como as pessoas que conheço, ainda que da área, sabem pouco sobre composição porque se dedicam a outras coisas, pesquisei alguns livros por conta própria. Embora não conheça muito sobre o assunto, conhecia menos quando resolvi buscar tais referências, resolvi confiar no meu tato para a pesquisa, depois de anos de treinamento. Ajudou-me o fato de ter trabalho, anos atrás, numa numa faculdade de artes e ter manipulado/catalogado/comprado muitos livros sobre o assunto para a biblioteca e também organizado muitos planos de ensino.

Encontrei algumas coleções bem, mas bem didáticas, que, se são muito básicas para uma pessoa que conhece muito sobre o assunto, são interessantes para aqueles que não conhecem nada, mas buscam algum tipo de iniciação. Vou relacioná-las abaixo, mas volto a dizer, são primárias, indicadas para quem quer adentrar nesse universo e, logo em seguida, expandir seu conhecimento.

A Parramón ediciones s.a. tem muitos livros sobre o assunto, eu selecionei os que mais me atraíram de imediato, mas cada um faz as suas próprias escolhas. São eles:
* "Assim se compõe um quadro", de José Maria Parramón (já falei sobre ele em algum tópico no MF)
* "Luz e sombra em desenho e pintura", idem
* "A perspectiva na arte", idem
Essa coleção "Aprender fazendo", até onde sei, tem outros cinco títulos

Tem outra coleção, mais básica ainda, chamada "Escola de arte", da Editora Globo. São muitos volumes, os que eu escolhi são: Perspectiva, Retrato, Paisagem e Cores.

Sobre a composição da fotografia, conheço as seguintes referências, além do livro citado acima:
* Os capítulos "A arte da boa fotografia" e "Projetos especiais", d' "O novo manual de fotografia", de John Hedgecoe
* O capítulo "Os grandes temas", do livro "Tudo sobre fotografia", de Michael Busselle
* Exemplares da coleção "Curso de Fotografia Planeta", volumes 1 a 40. Esses infelizmente eu não tenho, apenas os cadernos de exercícios.
* Os manuais do Michael Freeman

Enfim, uma suscinta relação de livros para aqueles que procuram as primeiras referências sobre o assunto. Vale ressaltar que nada substitui a prática nem tampouco do estudo do trabalho de outros fotógrafos, sobretudo depois que se tem uma visão geral de certos conceitos (técnicos, compositivos etc.) e também contextos.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2008, 00:25:52 por Kika Salem »


rafaelfrota

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Resposta #58 Online: 03 de Outubro de 2008, 18:30:38
Kika, vou tentar deixar minha visão clara, embora seja desnecessário avisar que também nao sou nenhum especialista em composição. Acho que somando o conhecimento de cada um conseguiremos aprender bastante coisa.


Na minha visão, senão no ponto exato, o barco no primeiro plano foi colocado no terço inferior direito e a linha no horizonte foi situada no plano dos terços superiores.

A questão da composição clássica, de onde foi gerada a regra dos terços, abrange tanto objetos que se quer destacar mas tambem onde posicionar linhas que tendem a dividir a imagem, como por exemplo um horizonte, que são chamadas "linhas de força".
A regra dos terços é composta por 2 coisas: "meridianos de tensão", que são as linhas que dividem a composição em 3 partes e os "Pontos de ouro" que são as interseções desses meridianos. Os pontos indicam onde colocar um objeto para que ele tenha mais destaque, os meridianos indicam onde colocar as "linhas de força", para que elas não dividam a composição em partes desarmoniosas.

Exemplificando

Um horizonte (linha de força horizontal)nunca deve cortar uma composição ao meio.Ele deve estar na linha do terço superior ou inferior. Também nao deve estar entre os meridianos.
Já uma cena onde tem um poste preenchendo a composição (força vertical) deve estar situado em um dos terços veticais.

Se voltarmos a composição em questão, vemos que se por um lado ele acertou em colocar o barco em um dos pontos de ouro (com atenção dobrada de que o barco esta entrando na figura e nao saindo dela, mais uma regra de composição), ele acabou colocando o horizonte exatamente no centro da composição, dividindo ela em 2 partes iguais. Ou seja, cobriu a cabeça e descobriu o pé.
É claro que as regras de composição estão aí para serem usadas ou ignoradas, dependendo da competencia de cada um. Não é uma verdade absoluta mas ajuda a construir uma idéia sólida para desconstruir a regra.



Tenho observado que tal regra, a dos três terços, não é uma camisa-de-força no quesito enquadramento. Nesse livro que terminei de ler, "Arte da composição", os exemplos do fotógrafo sobre o assunto não localizam, de forma rígida, os elementos de maior atenção da fotografia no ponto ouro exato

Ouso dizer que a parte mais importante das regras dos terços na composição sao exatamente os meridianos de força e nao exatamente os pontos de atenção. Uma composição mal dividida chama muito mais atenção do que um objeto fora do ponto de ouro.


Encontrei algumas coleções bem, mas bem didáticas,
* "Assim se compõe um quadro", de José Maria Parramón (já falei sobre ele em algum tópico no MF)
* "Luz e sombra em desenho e pintura", idem
* "A perspectiva na arte", idem


Os livros do parramón são altamente didáticos e faceis de entender. Vale a pena tê-los. E não são lá tãaaao basicos assim não...muita gente boa ainda prende alguns macetes com esses livros. Dá pra encontrar alguns deles no emule. Eu procuro o "Assim se compõe um quadro" há uns 10 anos.


Essa discussão esta bem edificante, acho que estamos montando um bom material de referencia.



Kika Salem

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Resposta #59 Online: 05 de Outubro de 2008, 00:21:56
Olá Rafael!


Agora entendi melhor o que quis dizer sobre a questão do horizonte. Se ele colocasse o horizonte na "linha de força" superior, tirava o barco do "ponto de ouro" inferior direito e vice-versa. O fotógrafo optou por priorizar o barco num dos "pontos de ouro" enquanto que o ideal seria priorizar a linha do horizonte.
Por outro lado, fiquei pensando, nem todas as câmeras tem esses recursos de visualização na hora do clique. A minha pelo menos não tem. Então, o fotógrafo que não dispõe desse recurso tem que ter muita precisão e muito treino para acertar a linha, situando-a no ponto correto, nem acima, nem abaixo.

Quanto à direção do barco não tinha muito o que fazer nesse enquadramento em específico porque esse barco em especial sempre estaria saindo de cena. No entanto, é bom conhecer essa regra também. Gostei de conhecer esses termos "meridianos de tensão" e "linhas de força".

Engraçado é que o fotógrafo, na nota abaixo da foto ["Essa dica vale também para fotos de paisagens. Tente colocar o horizonte da imagem sempre em uma das linhas de atenção. Como nessa imagem onde deixei um terço de céu para cima e dois terço de mar para baixo"], mostra conhecer a regra e até chama a atenção para ela. Também fiquei pensando se as linhas devem ser colocadas considerando ou não a moldura. De qualquer forma, mesmo que considerássemos a moldura, o horizonte ficaria praticamente no mesmo lugar. Aliás, fiquei tentando colocar essas linhas no Photoshop para tirar a prova real, mas não consegui, então falei baseada no olhômetro mesmo.  :doh:

Os livros do parramón são altamente didáticos e faceis de entender. Vale a pena tê-los. E não são lá tãaaao basicos assim não...muita gente boa ainda prende alguns macetes com esses livros. Dá pra encontrar alguns deles no emule. Eu procuro o "Assim se compõe um quadro" há uns 10 anos.

Lembro-me, quando trabalhava na FAP, que os alunos do curso de Artes Plásticas utilizavam muito essa coleção, sobretudo aquele "Como desenhar a figura humana".
Quanto ao "Assim se compõe um quadro" consegui comprar um exemplar na Estante Virtual, por indicação de um colega aqui do fórum, o Carlos, quando eu reclamava que não tinha encontrado ele em lugar nenhum, nem mesmo na própria editora, que fica na XV de Novembro, em Curitiba. Se você não encontrar mesmo, avise-me que dou um jeitinho.
http://www.estantevirtual.com.br/livro/15846599/Parramon_Assim_Se_Compoe_um_Quadro.html

Acho que somando o conhecimento de cada um conseguiremos aprender bastante coisa.
[...]
Essa discussão esta bem edificante, acho que estamos montando um bom material de referencia.

A idéia é essa Rafael e todos juntos podemos reunir um material expressivo, de referência sobre o assunto, e também tornar sólidos conceitos/práticas tão antigos, mas que são tão pouco explorados/conhecidos/divulgados nesse campo. Espero que mais e mais pessoas se interessem pelo assunto e engajem-se nessa busca, pois como escreveu um dos meus poetas preferidos:
"Um galo sozinho não tece a manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzam
os fios de sol de seus gritos de galo
para que a manhã, desde uma tela tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos."
("Tecendo a manhã", João Cabral de Melo Neto)

Espero também que as pessoas sintam-se à vontade para participar dessa discussão, cada um contribui com aquilo que pode. O importante é o interesse e vontade de explorar novos caminhos. 
« Última modificação: 09 de Outubro de 2008, 12:54:00 por Kika Salem »