Autor Tópico: Fotos de festas e eventos com pouca luz!  (Lida 19749 vezes)

gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #15 Online: 30 de Maio de 2012, 21:59:01
Uma pergunta de intrusa: esse ISO alto, 800, não comprometeria muito a qualidade da fto,  criando aquele efeito "granulado" nas partes mais escuras?

com uma 7D e 5DMKII nem faz cosquinha no ruido......dá pra usar 3200 tranquilo tbm..na 5DMKII ...
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #16 Online: 30 de Maio de 2012, 22:03:00
com uma 7D e 5DMKII nem faz cosquinha no ruido......dá pra usar 3200 tranquilo tbm..na 5DMKII ...

Eu usei ISO 3200 na canon 60D..... e nao houve prejuízo na imagem.
Mas como o Hyde falou... depende da exposição e no caso estava bem exposta.


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #17 Online: 30 de Maio de 2012, 22:13:19
Tiro fotos de shows noturnos e eventos com iso 1600-3200 com a minha t3i e pra minha finalidade não sinto problemas com ruído, se quiser dar uma olhada é só analisar as fotos no meu flickr (:
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #18 Online: 30 de Maio de 2012, 22:34:53
Tiro fotos de shows noturnos e eventos com iso 1600-3200 com a minha t3i e pra minha finalidade não sinto problemas com ruído, se quiser dar uma olhada é só analisar as fotos no meu flickr (:

As com ISO 3200, vc tira o ruido na pós ou jah sai com pouco ruido? Faz em .jpg ou .RAW?
« Última modificação: 30 de Maio de 2012, 22:35:16 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Biia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Feminino
Resposta #19 Online: 30 de Maio de 2012, 22:53:01
Tiro fotos de shows noturnos e eventos com iso 1600-3200 com a minha t3i e pra minha finalidade não sinto problemas com ruído, se quiser dar uma olhada é só analisar as fotos no meu flickr (:


Muito boas as fotos! A Minha tb é uma t3i e eu sofro um pouco! Consegue esse resultado só nas fotos ou em filmes noturnos tbm? Fui filmar a orla da praia de noite, e, com ISO 400 a granulação já era absurda, além de ficar ainda mega escuro! Qual abertura vc usou nas fts do show do Nx Zero?


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #20 Online: 30 de Maio de 2012, 23:19:05
Mad666, não me lembro de ter feito nenhum tratamento de ruído, todas as fotos tiradas em RAW

Biia, em filmes realmente o ruído aparece um pouco mais, acho que é pelo fato de o sensor esquentar mais, nas fotos usei aberturas entre 1.8 e 5.6  :ok:
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #21 Online: 30 de Maio de 2012, 23:46:53
Bom saber disso! Deixei a minha D7000 setada para os RAW irem para o cartao SD 1, e o .jpg para o SD 2.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


marceldaissuke

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 31 de Maio de 2012, 00:22:04
Bom saber disso! Deixei a minha D7000 setada para os RAW irem para o cartao SD 1, e o .jpg para o SD 2.

Mad,

qual a grande vantagem de se salvar em .RAW e em .JPG ao mesmo tempo ?
apenas backup?

abraços

Marcel


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 31 de Maio de 2012, 00:28:27
Mad,

qual a grande vantagem de se salvar em .RAW e em .JPG ao mesmo tempo ?
apenas backup?

abraços

Marcel
Você pode decidir trabalhar os arquivos RAW que realmente julgue necessário dependendo do critério estabelecido pelo fotógrafo. Outra situação muito comum é você ter que liberar as fotos para um site ou um colega que não pode esperar, aí você libera as .jpg e trata em casa com calma os arquivos RAW.
Mas existem muitos outros objetivos: backup em um cartão caso o principal dê algum problema, etc.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #24 Online: 31 de Maio de 2012, 00:49:02
Ainda nao me adaptei ao LR4 e nem ao CaptureNX 2 ( software da Nikon para tratar RAW ). Prefiro dar um tapinha no .jpg em programas mais simples de ediçao e ir pros RAW soh naquelas fotos "imperdiveis" q errei a fotometria ou com muito ruido. Pode parecer coisa de Jirico, mas sou como Helena ( moderadora ) e killingbow: sou avesso a ediçao pesada!!!!

Saio com meu filho e bato facil entre 150 e 350 fotos, dependendo do ambiente e do tempo q fico clicando. Revelar tudo isso a partir do RAW me dah nos nervos!!! Fui a Curitiba, fiquei 15 dias e me rendeu pouco mais de 1000 fotos, jah q fui a muitos pontos turisticos. Ia perder muito tempo na frente do PC se partir do RAW para o .jpg em 1000 fotos. Ter o .jpg pronto no SD facilita a minha vida.

Se for pra um uso profissional, aih seria legal partir do RAW em todas as fotos, jah q vc tem um resultado mais bacana, mas mais demorado. Nao eh o meu caso.

Minha D90 tah RAW + .jpg ( fine ) e em 12mp. Meu cartao de 16Gb rende umas 650 fotos assim...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #25 Online: 31 de Maio de 2012, 00:53:34
O pouco que usei o LR3 é indiscutível a gama de recursos mas ainda tô achando o ViewNX2 (veio com a câmera) mais prático para ajustar WB, sharpness, contraste e fazer o crop. Pode ser que daqui há uns dois meses eu esteja com mais agilidade e gosto pelo LR3, assim como 2 meses atrás eu só tirava em .jpg e ficava tentando a exposição e nitidez perfeita (na verdade continuo buscando mas desencanei um pouco senão sempre vou achar defeitos nas minhas fotos).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #26 Online: 31 de Maio de 2012, 07:23:40
Bom, com essa objetiva aí não vai ficar uma maravilha, primeiro porque ela é bem fraquinha nas aberturas máximas f/3.5-5.6 comprometendo bem a nitidez das fotos e tornando o ruído mais evidente. Depois porque é uma objetiva não muito adequada pra isso. Mas isso não quer dizer que não possa ser feito o trabalho, só saber rebater as luzes na parede e não ter medo de usar iso alto. Para 7D acho que o limite pode ficar na casa de iso 2000, mais que isso já começa a comprometer demais a foto.

É um tipo de foto chato de fazer, iluminação ruim, flash "queima" as luzes do local. Mas não tem jeito, é isso mesmo. A não ser que vás tirar foto apenas de gente posando, daí recomendo uma objetiva como a 50mm f/1.8. São pelo menos 2 pontos a mais de luz, ou seja, dá pra reduzir o iso de 1600 para 400. E não é uma objetiva cara.

É isso, já fiz umas fotos assim uma vez com equipamento bom, mas ainda assim é sofrível...


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #27 Online: 31 de Maio de 2012, 08:10:16
É isso, já fiz umas fotos assim uma vez com equipamento bom, mas ainda assim é sofrível...

Natao, vc eh muito exigente!!!! Nunca q fotos de baladas vao ter o esmero de um book num estudio, ao ar livre ou de um casamento, com uma igreja linda e bem iluminada. O contratante para esse tipo de foto jah espera o resultado "sofrivel" q vc citou. :ok:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


kbça13Photo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #28 Online: 31 de Maio de 2012, 08:46:42
Quer uma dica: se tiver pessoas com roupas brancas ( camisas e vestidos ), use-os para rebater a luz. Aprendi isso com um amigo q cobre baladas, somente ele, uma D90 + SB900 + difusor  + 18-105mm VR. As fotos ficam muito boas e com aspecto bem legal.

Configuraçao: Eu iria de 1/60 para pessoas posando e 1/125 para pessoas dançando. ISO 800 para captar as luzes coloridas, ajudar a captar melhor o fundo e deixar o flash trampar em TTL bem descansado, com uma reclicagem rapida e sem gastar muita pilha. Abertura: f/4 com as pessoas "em linha", no mesmo plano focal e para pessoas com distancias bem diferentes da camera ( como numa mesa redonda, as pessoas do canto da mesa ficam num plano a frente das pessoas do outro lado da mesa, sacou? ), aberturas entre f/8 e f/9.5 tah bom, mas o flash vai "suar" e o fundo da cena tenderah a ficar escuro, mas ninguem dos cantos vai ficar desfocado.

TTL com flash para cima tem dar uma compensada entre +1 a +3, pela perda de luz ao se rebate-la. Faz uns testes lah e isso varia muito com o ambiente, o flash e a configuraçao da camera.

Trabalhar profissionalmente sem saber disso q eu disse, se corre o risco de entregar um material porco: fotos em fundo de caverna, fotos chapadas com flash na cara, fotos com pessoas desfocadas no canto ( grandes aberturas! ), fotos de cores frias pela luz do flash ( falta de uma boa pós corrigindo cores ),... Por isso tive a curiosidade de perguntar. Mas vai fundo e faça o seu melhor!!! Espero q retorne aqui pra dizer se nossas dicas foram válidas ou nao.

Meio estranho alguem q vai trabalhar perguntar "qual a melhor configuraçao da maquina", nao acha?


O serviço não eh 100% meu entende??

Valeu... eu apenas vou auxiliar um fotografo amigo, e ganhar um extrinha pelas fotos... nada muito serio, tanto que as fotos que vão serem entregues são as do fotografo Profissional... ele ira aproveitar minhas fotos tbm, isso se elas saírem boa, por isso as duvidas!
Mais muito obrigado... assim que eu tiver com as fotos, postarei ela aqui pra vcs avaliarem!  :ok:



mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #29 Online: 31 de Maio de 2012, 08:53:55

O serviço não eh 100% meu entende??

Valeu... eu apenas vou auxiliar um fotografo amigo, e ganhar um extrinha pelas fotos... nada muito serio, tanto que as fotos que vão serem entregues são as do fotografo Profissional... ele ira aproveitar minhas fotos tbm, isso se elas saírem boa, por isso as duvidas!
Mais muito obrigado... assim que eu tiver com as fotos, postarei ela aqui pra vcs avaliarem!  :ok:

Tranquilo! Tb fiz isso por um amigo numa sessao de still de sushis. E pretendo acompanha-lo numas baladas. O caminho eh meio q por aih mesmo...

Boas fotos! :ok:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!