Autor Tópico: Fotos de festas e eventos com pouca luz!  (Lida 19685 vezes)

kbça13Photo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 30 de Maio de 2012, 11:45:25
Buenas Galera!

Sou novo no Fórum e também como fotografo.
Bom... no momento tenho uma Canon 7D com a lente do Kit (18-135mm) um flash Yongnuo Yn-565ex Ettl Ttl e um vertical grip BG-E7.
Gostaria de saber se com esses equipamentos eu conseguiria fotografar tranquilamente uma balada ou uma festa com pouca luz.
Como configurar o flash e a maquina para que as fotos tenham uma boa qualidade.


att,
Vinicius Sousa :ok:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2012, 14:46:25
Sobre o equipamento, pode fazer isso sem problemas.

Sobre a configuraçao da maquina, isso eh por lazer, aprendizado ou vc vai tirar uma grana com as fotos?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


kbça13Photo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2012, 15:57:45
sobre os equips, ta tranquilo ?
Ok....


Vou fazer uma grana com as fotos sim... :ok:

uma configuração padrão para o flash e a câmera , depois vou fuçando e vendo como pode fica!

valeuuU!!




Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #3 Online: 30 de Maio de 2012, 16:05:37
Uma lente clara é importante para esse tipo de fotografia.

 :ok:


kbça13Photo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #4 Online: 30 de Maio de 2012, 16:13:21
Valeu Tha Jacob :ok:

Com essa 18-135mm + o flash externo não supriria??
no momento estou sem uma lente mais clara... o jeito eh fazer com essa mesmo!
Vou auxiliar um fotografo... mais quero fazer boas fotos!!!

Valeuu!


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #5 Online: 30 de Maio de 2012, 16:36:22
Valeu Tha Jacob :ok:

Com essa 18-135mm + o flash externo não supriria??
no momento estou sem uma lente mais clara... o jeito eh fazer com essa mesmo!
Vou auxiliar um fotografo... mais quero fazer boas fotos!!!

Valeuu!

Entao... nunca fiz balada...
Mas vou dizer o que acho e se eu estiver errada, que alguem chegue aqui pra corrigir.  :D
Geralmente em casas noturnas o teto é alto, e tem muitas luzes, ou seja se vc rebater o flash no teto nao tera muito ganho de luz, pode ate usar um rebatedor para ajudar.
No caso da lente mais clara (f/ 2.8) te ajudaria a ganhar velocidade. As pessoas estarão em constante movimento e pode sair borrada as fotos.
Sua cam com certeza tolera um ISO alto, da pra aproveitar isso.

BOm...acho que é isso!!

Ahhh... nao use o flash direto, pois vai deixar a foto chapada e com fundo escuro!
« Última modificação: 30 de Maio de 2012, 16:38:43 por Tha Jacob »


Sergio Damasceno

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 327
  • Sexo: Masculino
  • O click é o som de uma história para toda vida...
    • Sergio Damasceno - Fotografia
Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2012, 16:46:23
Além do que a Tha Jacob falou, você pode usar esse assessório abaixo do link, é barato e vai te ajudar com os resultados, nestes caso você usa o flash apontado para cima.....tenho 02 desses, não resolve, mas ajuda.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-235705623-rebatedor-p-flash-de-cabeca-_JM
Canon 6D + Sigma 35 série art 1.4 + 50mm 1.4 Canon + 85mm 1.8 + Sigma 17-50 2.8


kbça13Photo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #7 Online: 30 de Maio de 2012, 17:01:02
Sim acho q de fato a camera ajuda bemm Tha Jacob... mais irei providenciar uma 24-70mm 2.8 (sigma) ... por enquando vou adotar a ideia do Sergio  :ok: tinha pensado num rebatedor bacana igual a esse do link... e falando sobre meu flash... olha eu sinceramente acho ele BEM potente, meu amigo tem um 580ex e disse q o meu YN eh muuuuito semelhante, e que consegue os mesmo resultados do 580ex dele!

mais valeu pelas dicas! :ok:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #8 Online: 30 de Maio de 2012, 18:07:40
Quer uma dica: se tiver pessoas com roupas brancas ( camisas e vestidos ), use-os para rebater a luz. Aprendi isso com um amigo q cobre baladas, somente ele, uma D90 + SB900 + difusor  + 18-105mm VR. As fotos ficam muito boas e com aspecto bem legal.

Configuraçao: Eu iria de 1/60 para pessoas posando e 1/125 para pessoas dançando. ISO 800 para captar as luzes coloridas, ajudar a captar melhor o fundo e deixar o flash trampar em TTL bem descansado, com uma reclicagem rapida e sem gastar muita pilha. Abertura: f/4 com as pessoas "em linha", no mesmo plano focal e para pessoas com distancias bem diferentes da camera ( como numa mesa redonda, as pessoas do canto da mesa ficam num plano a frente das pessoas do outro lado da mesa, sacou? ), aberturas entre f/8 e f/9.5 tah bom, mas o flash vai "suar" e o fundo da cena tenderah a ficar escuro, mas ninguem dos cantos vai ficar desfocado.

TTL com flash para cima tem dar uma compensada entre +1 a +3, pela perda de luz ao se rebate-la. Faz uns testes lah e isso varia muito com o ambiente, o flash e a configuraçao da camera.

Trabalhar profissionalmente sem saber disso q eu disse, se corre o risco de entregar um material porco: fotos em fundo de caverna, fotos chapadas com flash na cara, fotos com pessoas desfocadas no canto ( grandes aberturas! ), fotos de cores frias pela luz do flash ( falta de uma boa pós corrigindo cores ),... Por isso tive a curiosidade de perguntar. Mas vai fundo e faça o seu melhor!!! Espero q retorne aqui pra dizer se nossas dicas foram válidas ou nao.

Meio estranho alguem q vai trabalhar perguntar "qual a melhor configuraçao da maquina", nao acha?
« Última modificação: 30 de Maio de 2012, 18:20:03 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Biia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 30 de Maio de 2012, 19:01:50
Uma pergunta de intrusa: esse ISO alto, 800, não comprometeria muito a qualidade da fto,  criando aquele efeito "granulado" nas partes mais escuras?


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #10 Online: 30 de Maio de 2012, 19:15:30
Uma pergunta de intrusa: esse ISO alto, 800, não comprometeria muito a qualidade da fto,  criando aquele efeito "granulado" nas partes mais escuras?

Depende da maquina e condicoes de luz Biia.
Eu ja usei ISO 3200 sem comprometer a foto.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #11 Online: 30 de Maio de 2012, 19:52:48
Depende da maquina e condicoes de luz Biia.
Eu ja usei ISO 3200 sem comprometer a foto.

Uma 7D, D5100 e D7000, seguram bem ISO 800 sem pós para tratar o ruido, 1600 tratando o .jpg ou 3200 sabendo tratar o RAW. Prefiro nao passar dos 1600 na minha D7000 e 1250 na D90.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 30 de Maio de 2012, 20:35:18
Quer uma dica: se tiver pessoas com roupas brancas ( camisas e vestidos ), use-os para rebater a luz. Aprendi isso com um amigo q cobre baladas, somente ele, uma D90 + SB900 + difusor  + 18-105mm VR. As fotos ficam muito boas e com aspecto bem legal.

Configuraçao: Eu iria de 1/60 para pessoas posando e 1/125 para pessoas dançando. ISO 800 para captar as luzes coloridas, ajudar a captar melhor o fundo e deixar o flash trampar em TTL bem descansado, com uma reclicagem rapida e sem gastar muita pilha. Abertura: f/4 com as pessoas "em linha", no mesmo plano focal e para pessoas com distancias bem diferentes da camera ( como numa mesa redonda, as pessoas do canto da mesa ficam num plano a frente das pessoas do outro lado da mesa, sacou? ), aberturas entre f/8 e f/9.5 tah bom, mas o flash vai "suar" e o fundo da cena tenderah a ficar escuro, mas ninguem dos cantos vai ficar desfocado.

TTL com flash para cima tem dar uma compensada entre +1 a +3, pela perda de luz ao se rebate-la. Faz uns testes lah e isso varia muito com o ambiente, o flash e a configuraçao da camera.

Trabalhar profissionalmente sem saber disso q eu disse, se corre o risco de entregar um material porco: fotos em fundo de caverna, fotos chapadas com flash na cara, fotos com pessoas desfocadas no canto ( grandes aberturas! ), fotos de cores frias pela luz do flash ( falta de uma boa pós corrigindo cores ),... Por isso tive a curiosidade de perguntar. Mas vai fundo e faça o seu melhor!!! Espero q retorne aqui pra dizer se nossas dicas foram válidas ou nao.

Meio estranho alguem q vai trabalhar perguntar "qual a melhor configuraçao da maquina", nao acha?

2x......
É por aí mesmo. Como Flash é um negócio que tem de ter prática e experiência. Recomendo TTL e, dependendo do ambiente e como o flash estará rebatido, será necessário compensar um pouco mais. Outras duas sugestões: use um difusor acoplado no flash (aquelas capinhas plásticas no formato de paralelepipedo feitas em plástico opaco) e leve pilhas reservas pois dependendo do quanto o flash irá trabalhar as pilhas podem não aguentar o evento todo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 30 de Maio de 2012, 21:12:50
Uma pergunta de intrusa: esse ISO alto, 800, não comprometeria muito a qualidade da fto,  criando aquele efeito "granulado" nas partes mais escuras?

Depende.

Se expor corretamente e a depender da qualidade do nível sinal vs. ruído o foto pode ter ISO 25600 sem qualquer tratamento e não apresentar granulação excessiva. Nesse nível aí de 25600 a granulação aparece, mas não compromete, desde que bem exposta e a cam seja TOP.

Agora, se a foto for mal exposta ou a cam for ruim para ruído, a granulação pode incomodar mesmo com ISO 400. Eu me incomodava com o nível de granulação que minha antiga Bridge me entregava na área de desfoque. E já vi aqui mesmo no MF assinaturas de lentes que faziam o ruído "aparecer" bem mais na área de desfoque, mesmo com boa exposição.

Então a resposta é "depende".  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #14 Online: 30 de Maio de 2012, 21:37:26
Depende.

Se expor corretamente e a depender da qualidade do nível sinal vs. ruído o foto pode ter ISO 25600 sem qualquer tratamento e não apresentar granulação excessiva. Nesse nível aí de 25600 a granulação aparece, mas não compromete, desde que bem exposta e a cam seja TOP.

Agora, se a foto for mal exposta ou a cam for ruim para ruído, a granulação pode incomodar mesmo com ISO 400. Eu me incomodava com o nível de granulação que minha antiga Bridge me entregava na área de desfoque. E já vi aqui mesmo no MF assinaturas de lentes que faziam o ruído "aparecer" bem mais na área de desfoque, mesmo com boa exposição.

Então a resposta é "depende".  :ok:

Bom... respondi baseado no ISO q as D7000 ( minha camera ) e 7D ( camera dele ) suportam. E claro q se vc subexpor, o ruido vai aparecer margeando as areas de luz q aparecerem na foto. Toda a explicaçao pressupoe q vc acerte na fotometria.

Jah vi foto da D800 com ISO 6400 e um ruido fino e discreto. Mas aih, eh outro nivel!!!!! :worship: :worship: :worship:

"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!