Autor Tópico: MANUAL DA ZENITE 122  (Lida 2620 vezes)

cledsan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Online: 19 de Abril de 2006, 20:05:26
Bom dia companheiros.
Gostaria de um favor de vocês: indicarem-me aonde posso conseguir o manual da câmera Zenite 122, a convencional.
Já consegui um manual dessa máquina na internet no site da zenite, todavia ele não é o original e faz uma abordagem superficial e genérica do aparelho.
Consultei o tópico manuais do nosso fórum mas ele também não contém  o manual específico dessa máquina.
Será que algum companheiro possui ou já possuiu essa máquina e que tenha o manual para repassar-me?
Muito obrigado,
Clóvis
 


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2006, 20:15:22
cledsan, o manual dela é assim mesmo, já tive uma.
O que voce quer saber?

http://haardt.net/manuals/zenit122manual.htm
« Última modificação: 19 de Abril de 2006, 20:15:31 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


cledsan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2006, 20:28:26
Boa noite Paulo.
São dúvidas básicas:
qual o tipo de flash utilizar? serve o mirage 328?
Como regular o flash para evitar os "olhos vermelhos da foto"?
As lentes são intercambiáveis? posso utilizar teleobetiva? grande ocular e por aí vai?
A lente da máquina é Hellios- 44M-4? desconheço totalmente, posso fazer que tipo de foto? macro, zoom ou foto normal? como regulo a escala de distâncias?.
  qual o tipo de sensibilidade de filme usar no aparelho? com esse tempo nublado seria o Asa 400?
Ainda tô cheio de dúvida mas acho que já abusei da sua boa vontade.
[Obrigado,
Clóvis
« Última modificação: 19 de Abril de 2006, 20:29:19 por cledsan »


cledsan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2006, 20:38:47
Paulo desculpe-me te enchi de perguntas. Acho que é o desespero ou o medo de fazer fotografias ruins.
qualquer informação sobre esse aparelho que vc quiser repassar-me eu agradeço.
Obrigado


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2006, 20:53:20
Sem problemas, estamos aqui para isto mesmo.

Citar
qual o tipo de flash utilizar? serve o mirage 328?
Qualquer um, a sapata é manual, não existe nenhum automatismo, ou seja voce vai ter que calcular a abertura baseado no número guia do flash. É complicado mesmo. O sincronismo de flash é 1/60s se não me engano. Então voce não pode usar velocidades maiores do que esta e voce tem que regular na abertura. Não conheço este flash para saber se ele tem potência variável. Se tiver geralmente tem uma tabelinha atrás do flash para orientar qual abertura dependendo da distância do assunto.

Citar
Como regular o flash para evitar os "olhos vermelhos da foto"?
Não tem como, só se voce tiver um flash que permita uma inclinação para cima, como o Vivitar 285, rebatendo a luz no teto, evitando a luz direta.

Citar
As lentes são intercambiáveis? posso utilizar teleobetiva? grande ocular e por aí vai?
São, se a sua câmera é a 122 ela é de rosca padrão M42. Serve qualquer objetiva que siga este padrão. Tem muita oferta de usados. Se for 122K ela é de baioneta tipo Pentax K, também com muita oferta de usados.

Citar
A lente da máquina é Hellios- 44M-4? desconheço totalmente, posso fazer que tipo de foto? macro, zoom ou foto normal? como regulo a escala de distâncias?.
Se eu não me engano esta lente é de 58mm, distância de foco mínima de 30cm, diâmetro de filtro de 52mm. Foto macro esquece, esta lente não serve para isto e nem esta máquina. A velocidade mínima dela é 1/30s e em foto macro devido a abertura do diafragma que precisa ser usada para dar uma profundidade de foco adequada é pequena as velocidades acabam sendo lentas. Fotos como voce diz normais são a melhor maneira de aprender. Esta lente é boa, não tem zoom é de distância focal fixa. O zoom são suas pernas. Como sugestão arranje uma lente 28mm, uma grande angular, que ajuda muito em paisagens.

Não preste atenção na escala de distância. Voce faz foco manual, quando as 2 metadas da imagem estiverem alinhadas está em foco. Se estiver muito escuro e voce não veja direita voce pode fazer o foco pela escala de distância. Depois voce deve fazer a fotometria. Voce tem que escolher a abertura e a velocidade que são o básico de qualquer fotometria.
Com aberturas grandes, esta lente Helios tem abertura máxima de f2, voce pode escolher velocidades altas e vice e versa. Então escolha se voce quer fixar a abertura ou a velocidade. Voce deve saber que com aberturas grandes, f2, f2,8, a profundidade de foco é pequena.
Então coloque a abertura na lente e vá girando o botão de velocidades até o fotômetro apontar que a exposição está equilibrada. Não me lembro se tem 2 ou 3 leds. Se tiver 2 as luzes fica piscando entre o de cima e o de baixo. Se tiver 3 tem que fica no meio. Ou então se a sua escolha for fixar a velocidade voce escolhe a que quiser e vai variando a abertura até os leds apontarem a exposição correta.
2 lembretes. Antes de tudo, ao colocar o filme, escolha o ISO de mesmo e ajuste no botão da esquerda. Este botão as vezes fica frouxo e sai do lugar, tem que prestar atenção. Segundo, a fotometria é stop-down, ou seja, voce tem que fica apertando o botão disparador pela metade para o fotômetro funcionar.

Citar
qual o tipo de sensibilidade de filme usar no aparelho? com esse tempo nublado seria o Asa 400?
Com pouca luz use um com sensibilidade maior, como o 400. Hoje em dia os filmes tem pouca granulação então não faz muito diferença em relação ao 100.
2 acessórios baratos que podem melhorar muito suas fotos.
Tripé - ajuda voce a pensar na composição diminuindo um pouco a velocidade das suas fotos, ajudam a diminuir os movimentos da câmera evitando a tremida nas fotos.
Cabo disparador - custa muito barato, rosqueia no disparador e voce usa com a câmera no tripé, podendo até fazer fotos em longa exposição em Bulb.
Dê uma olhada nesta página, no final tem uma tabelinha muito interessante que aprendendo a usar voce nem vai precisar usar o fotômetro da câmera, podendo até usar ela sem pilha.
http://www.fredparker.com/ultexp1.htm
« Última modificação: 19 de Abril de 2006, 20:54:11 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2006, 20:55:17
Citar
Paulo desculpe-me te enchi de perguntas. Acho que é o desespero ou o medo de fazer fotografias ruins.
qualquer informação sobre esse aparelho que vc quiser repassar-me eu agradeço.
Obrigado
Que isto, compre um filme barato e escaneie em um minilab.
Filme 6 reais, scan 9 reais.
Tirar uma foto boa em 10 filmes - não tem preço  :laughing:  
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


cledsan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #6 Online: 19 de Abril de 2006, 21:10:58
Muito obrigado Paulo pelas dicas pretendo aplicá-las logo. Vc foi muito paciente.
E a propósito como vc limpa as objetivas da câmera? já  ouvi falar que pode-se utilizar um líquido, embebido num algodão, limpa vidros que não contenha álcool.
É isso mesmo?
Abraço


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Abril de 2006, 21:18:10
Uso álcool isopropílico e uma flanela própria para limpeza.
O Léo colocou um post sobre isto. http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=6115
Ele não gosta de usar álcool.
« Última modificação: 19 de Abril de 2006, 21:22:32 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


nathalie fontoura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #8 Online: 09 de Novembro de 2015, 17:49:26
Ganhei uma 122, to estudando sobre mas ainda sei pouco...

Preciso comprar pilhas, no manual diz    2 pilhas tipo Mallory D386, Seiko SB-B8, Sts-32, MTs 0.105
Mas não encontro, existe outro modelo que eu posso usar?

Ah e que tipos de filmes são recomendados?


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Novembro de 2015, 18:17:10
O ideal seria o uso de pilhas de óxido de prata de 1.55V, mas realmente são mais difíceis de encontrar no mercado nacional.

Porém, você pode usar pilhas de lítio modelo LR-44 de 1.5V, bastante comuns, sem maiores problemas.

A rigor, como a câmera é 100% mecânica e as pilhas alimentam apenas o fotômetro, pode ser utilizada até mesmo sem elas, com o uso da regrinha Sunny 16  :ok:

Quanto ao filme, qualquer um de 35mm irá servir, normalmente encontrados nas lojas que fazem revelação, mesmo digital. Incialmente compre um ou dois rolos do mais barato disponível, apenas para testar a câmera e ver se não está com problemas mecânicos ou vazamento de luz.

Não recomendo filme P&B nesse momento inicial, a menos que você já conheça algum laboratório que possa fazer a revelação.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2015, 18:52:50 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!