Autor Tópico: Minha primeira imagem  (Lida 2648 vezes)

lestier

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Online: 31 de Maio de 2012, 08:02:50
Olá pessoal antes de mais nada, gostaria de destacar que estou começando agora no mundo da fotografia, cheio de sede por aprendizado. Outro detalhe importante é que essa foto foi tirada utilizando uma lanterna, um lençol, minha namorada e um celular LG GT360. Comprei a pouco minha câmera superzoom para iniciar meus estudos.

Bem a primeira imagem não foi tratada:

Shot at 2012-05-31

Depois do tratamento:


Shot at 2012-05-31


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2012, 09:06:38
Parabéns pela cam e pela bonita namorada... mas qual o intuito do teu post? Você quer que a galera comente sobre o tratamento?
Qual foi a tua intenção ao tratar a foto dessa forma específica????
O que vc queria fazer quando tratou a foto? Qual era tua intenção original antes de começar o tratamento?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


lestier

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2012, 09:09:00
Como você pode perceber a foto inicial, foi tirada de um celular, com objetos precários como uma lanterna, o que gerou muito ruido na foto, a intenção do tratamento foi eliminar o ruido gerado, e aumentar a qualidade da foto.
« Última modificação: 31 de Maio de 2012, 09:10:41 por lestier »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2012, 09:12:56
Ah, tá...

Ficou sem ruído... e sem detalhes.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


lestier

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2012, 09:27:54
É mas temos que levar em consideração as condições da fotos e o equipamento, não da para uma modificação perfeita. imagine, eu segurando uma lanterna e um celular hehehe.
A intenção foi mostrar o tratamento e de como é possível remover um pouco do ruido, perda nos detalhes? é... a vida não é perfeita  :(


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 31 de Maio de 2012, 09:53:42
 :no: :no: :no:

Ficar imputando aos outros nossa incapacidade não é boa escola.
Se é apenas ruído que vc quer levar em consideração, beleza... Tratou ele direitinho.
Se é o tratamento que vc quer levar em consideração, tá ruim pacas... matou os detalhes da foto.

A questão é: "Essa foto serve para ser tratada dessa forma?" Não, não serve.
Então porque eu vou relativizar a crítica alheia dizendo que a imagem não ajuda na retenção de detalhes, se foi essa a imagem que eu escolhi para ser tratada? Porque eu vou colocar a culpa na imagem e no equipo e nas condições de captura, se o que eu quero é aprender a tratar??? Hum, hum...?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


rburil

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 157
  • Sexo: Masculino
  • Médico e amante de fotografia
Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2012, 11:17:35
Cara.  A imagem tem ruido claro. Mas o tratamento realmente deixou a imagem com menos informação que a anterior. Ruído não é de todo ruim. Vários filmes 35mm tinham belas renderizações com granulado alto. O seu tratamento pareceu um simples gaussian blur MUITO DO POTENTE...
Sem utilizar mascaras para manter os contornos/detalhes...

Como me pareceu um post para aprendizado acho que vale o nosso comentário...


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Novembro de 2012, 14:42:25
Cara.  A imagem tem ruido claro. Mas o tratamento realmente deixou a imagem com menos informação que a anterior. Ruído não é de todo ruim. Vários filmes 35mm tinham belas renderizações com granulado alto. O seu tratamento pareceu um simples gaussian blur MUITO DO POTENTE...
Sem utilizar mascaras para manter os contornos/detalhes...

Como me pareceu um post para aprendizado acho que vale o nosso comentário...

 :ok: :ok:

De fato ficou bastante artificial e matou os detalhes da foto.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #8 Online: 15 de Novembro de 2012, 15:28:52
Aconselho esperar chegar a camera, pois fotos de celular só são boas de dia com BASTANTE sol, e olha que eu tenho um N95 que tem sensor CMOS e que é maior que qualquer outro sensor de celular existente ainda hoje, e mesmo assim, sei das limitações dele, as fotos geradas por sensores pequenos não tem grande latitude, e isso praticamente impossibilita a foto de ser tratada da maneira como gostariamos sem evidenciar os ruídos.
Aliás pro meu N95 eu tenho até um programa que tira fotos DNG, ou seja tenho fotos RAW no meu celular, mas o ruído fica MAIS evidente, revelando a pouca capacidade do sensor dele, isso num sensor grande pra celular e CMOS, imagino nos ouros celulares com sensores que tem o tamanho de um grão de arroz.

Sobre a foto, composição ruim, iluminação ruim, tratamento ruim...
Não tem potencial algum, não podemos nos basear nos equipamentos para dizer ahhh, ficou bom! Já vi coisas feitas com celular melhor que isso, me desculpe a sinceridade, mas é preciso MUITO conhecimento de fotografia para saber lidar com as limitações de uma camera de celular...

Mas pelo jeito está com vontade de aprender, não desanime, nem leve as pessoas aqui do fórum a mal, mas é que temos que ser sinceros, se elogiarmos você por algo que não ficou bom estamos induzindo você a errar sempre, e quando chegar um determinado ponto da sua vida, alguém irá lhe jogar um balde de agua fria, estamos fazendo isso já de início para calejar você.

Continua estudando e tentando....
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #9 Online: 17 de Novembro de 2012, 11:20:32
Tb não curti muito não, da a impressão que vc só deu um Blur e mais contraste na foto, mas essa do Blur eu tenho percebido ser de gosto geral, vejo muita gente aplicando e até indicando que se faça o blur (mesmo que depois dando uma transparencia) como uma forma de limpar a pele, quando na verdade não é nada legal fazer isso, alem de acabar com a textura ele acaba com as cores e sombras da foto, particularmente recomendo nunca usar  :ok:

Quanto a foto ser de celular eu não vejo problema, eu mesmo faço muita foto com celular, uso um iphone 4, pode ver muitas delas no meu IG (http://instagram.com/leopacheco , 80% das fotos lá são com celular, e editadas no mesmo), e mesmo em situações de baixa luminosidade pode se tirar proveito da camera, basta ir se aventurando mesmo e experimentando, descobrir as possibilidades  :ok: Eu mesmo estou montando uma serie de retratos feitos apenas com celular, todas indoor onde uso apenas uma lâmpada pra iluminar a cena  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #10 Online: 21 de Novembro de 2012, 02:42:13
desculpe desde já a descrição que vou usar mas é pra vc nunca mais fazer um tratamento desses novamente

pra não ser zoado depois quando postar no facebook e afins

parece uma boneca inflável  :no:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


brunoseta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 170
  • Sexo: Masculino
    • Alguns trabalhos
Resposta #11 Online: 03 de Dezembro de 2012, 11:49:20
Estava lendo todas as respostas até dar uma resposta, e o Lee descreveu o que eu pensava, não inflável mas uma boneca.

________________________________
Bruno Seta
www.brunoseta.com.br

http://500px.com/brunoseta


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 03 de Dezembro de 2012, 12:25:31
Excelente foto para ser postada por ELA no facebook com uma frase do tipo "brincando de ser modelo". E só.

O tratamento deixou ela com cara de plástico/porcelana, parecendo uma boneca.
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


LucasLuz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
    • Profile Vimeo
Resposta #13 Online: 03 de Dezembro de 2012, 15:34:05
Como ja disseram ai em cima, realmente você tirou o ruído, mas o tratamento de uma foto significa muitas outras coisas, eu ainda prefiro a primeira foto, a segunda esta muito artificial ! Espero que você veja essas criticas como dicas para melhorar !  :ok:
Canon 5D Mark II - Canon 50mm 1.4 - Rokinon 24mm 1.4