Autor Tópico: Gente, perdi todas as fotos do meu cartão e agora?  (Lida 10974 vezes)

Camila.Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Feminino
Online: 31 de Maio de 2012, 12:37:06
Então, eu estava tirando as fotos normal para um evento, depois fui passar pro computador e o computador não estava reconhecendo o cartão, coloquei o cartão na máquina e não tinha nenhuma foto no cartão. E eu não apaguei as fotos. Alguém sabe como eu recupero essas fotos? se existe alguma empresa que vocês recomendam para fazer essa recuperação?

Respondam por favor, preciso muito dessas fotos.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2012, 12:56:22
Aguardando para aprender... vai q um dia esse abacaxi ocorre comigo! :no:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2012, 13:07:57
Tenta usar este programa:

http://www.piriform.com/recuva

Pode usar sem medo.
Já recuperei informações de HDs inteiros com ele  :ok:
« Última modificação: 31 de Maio de 2012, 13:08:35 por Hoogle »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Camila.Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2012, 15:02:54
Nooooossa gente, quase dei uma de " Gerson.. querendo ter vantagem em tudo". :aua: Quase eu fiz uma tolice, quase usei esses programinhas que me recomendarem, aí ao ler o link que o Mr.Hyde me passou, li um comentário que fez eu pensar 2x antes de utilizar um desses programinhas, o comentário foi do MCarpinetti, ele disse que já passou esses programinhas e que não deu certo, recuperou poucas fotos e indicou uma empresa que se chama PROELBRA, liguei pra lá e eles disseram mesmo que utilizar esses programinhas não dá mt certo mesmo, que corrompe os arquivos, recupera poucos arquivos e ainda danifica os dados! Se eu passasse esses programinhas e estragasse as minhas fotos, talvez a minha reputação como fotografa fosse jogada ao lixo! E pelo que o MCarpinetti disse, a porcentagem de recuperação foi alta, portanto sem sombra de duvidas estarei levando o meu cartão lá amanhã mesmo!

Tomei a liberdade de copiar o que o MCarpinetti disse, pois pode ser util para quem estiver na mesma situação que eu:
"quando se tenta utilizar os softwares "genericos", se corrompe muito mais os dados que a principio se consideram "perdidos", o que muitas vezes tende a encarecer mais ainda o trabalho das empresas especializadas em recuperação, ou até mesmo inviabilizar o trabalho destas, pois é quase impossível mensurar o estrago que eles fazem. Nesse caso específico, o profissional tem que analizar se vale  a pena refazer o "job" fotográfico ou se o seu nome no mercado ou nome da empresa que representa como fotógrafo vale menos que o valor a ser gasto na recuperação.
Eu mesmo tive uma experiência um tanto traumatizante, pois tentei recuperar os dados de um HDD que formatei por engano, eram aproximadamente 50GB e o uso dos softwares disponiveis na internet, me geraram quase 300GB de arquivos, na sua grande maioria redundantes, e que na verdade não eram nem 20% dos arquivos originais. Conclusão, tive que recorrer à Proelbra (paguei pela recuperação de dados, mas ganhei uma verdadeira aula de como preservar meus dados e minimizar o risco de perdas, alem de entender o funcionamento do trabalho deles, pois é muito mais complexo do que parece), e o serviço, que a principio seria bem simples, se tornou muito mais complexo, aumentando consideravelmente o seu custo final, e mesmo assim, por causa dos dados que foram corrompidos pelo uso desses softwares, tornaram possivel a recupração de aproximadamente 75% dos dados originais. Por sorte, os arquivos que me eram necessários estavam nesse percentual.

Isso me fez comprovar que muitas vezes o "barato sai caro".
"


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 31 de Maio de 2012, 15:39:13
Qual foi o cartão utilizado?

Aconteceu isso com um fotógrafo aqui da cidade usando (pasmem! :eek: :eek:) um cartão micro SD desses de celular com adaptador pra fotografar um casamento..

Na metade do evento precisou esvaziar o cartão, e até aí ok.. Só que depois disso as fotos da outra metade da festa se perderam.

Tentou resgatar as fotos da festa através de um investigador da polícia, de empresas especializadas, desses programas "pra gente comum" e nada... Os noivos ficaram sem grande parte das fotos...

Acho que no lugar dele eu fugia pro sertão do cabrobó e nunca mais voltava.. rs




b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Maio de 2012, 15:50:06
esse é o lado ruim do digital... passa um raio cósmico de mau jeito e os bits vão pras cucuias  :D

agora esse do micro-sd de celular tava pedindo pra sifu... rs
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #7 Online: 31 de Maio de 2012, 18:36:39
Realmente Camila, esse é o melhor caminho. Não tinha visto que era algo tão importante  ;)
Boa sorte, espero que consiga recuperar todas as fotos

Aconteceu isso com um fotógrafo aqui da cidade usando (pasmem! :eek: :eek:) um cartão micro SD desses de celular com adaptador pra fotografar um casamento..
Puts, ai é pedir pra se ferrar mesmo  :doh:

Isso me lembra quando comprei a minha DSLR, e não tinha um cartão bom
fui fotografar uma apresentação para testar a câmera, e na hora de trocar os cartões, um micro SD com adaptador caiu no chão
Foi cartão para um lado, adaptador para outro.  :doh: Não sei como um amigo meu conseguiu encontrar o cartãozinho no chão do teatro escuro.  :D


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #8 Online: 31 de Maio de 2012, 18:42:11
Mas nunca que eu ia fotografar casamento com máquina de 1 cartão só, mas acontece né, nem sempre o dinheiro dá rsrs, faria q nem nosso amigo portela, no primeiro todas as fotos em RAW, no segundo, backup em JPG, dar problema nos 2 cartões aí já pode se jogar de algum lugar né rsrs

Ainda em tempo, bom saber desses caras ai, esses dias meu cartão Sandisk Extreme Pro de 16gb foi pro pau, 100 pila jogados no lixo  :no: :no:
« Última modificação: 31 de Maio de 2012, 18:42:55 por Razad »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #9 Online: 31 de Maio de 2012, 22:48:10
Peguei um microSD sandisk de 8Gb com adaptador e fui bater fotos do Jardim de Botanico em Curitiba-PR. Quando chego na parte q julgo a mais bonita do parque ( um lago com uma ponte de madeira por cima ) e começo a bater fotos de uma avezinha q estava a beira do lago, começa a dar erro no cartao e nenhuma foto grava mais no cartao. Nao perdi as fotos anteriores, mas nao pude mais continuar a brincadeira. :(

Cartao ruim nao entra mais em minhas cameras!!! Uso 2 SD 16Gb de 45mb/s na D7000 e um desses na D90. Na minha XZ-1, uso um Sandisk de 8Gb e classe 6. Todos foram comprados em lojas reconhecidas e com nota, logo, provavelmente sao originais. Eu eh q nao compro mais cartao nem no e-bay e nem no mercado livre...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 31 de Maio de 2012, 22:51:39
Uma vez aconteceu isso.

Mas para meu alívio, a camera estava na foto 9999, então ao completar 10.000, simplesmente criou uma pasta nova chamada 101, e as fotos estavam lá, começando por DSCP0001... ufa!!!!!!!!!!!! E na outra pasta (100), as fotos até o nº 9999...

Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 31 de Maio de 2012, 23:08:27
Desde a minha FZ18 que uso os Cartões da linha SD Extreme PRO...são mais caros...sim...mas NUNCA tive problemas.....e nunca uso os cabos...sempre tiro o cartão da maquina e coloco no leitor de cartão...do PC, do Note..de outros locais (Na universidade que leciono...na casa dos meus pais...sogro etc) ou seja tiro, mexo direto...sem o menor receio...(tem gente que coloca o cartão na camêra e nunca mais tem coragem de tirar....rs) ....os bichinhos são indestrutíveis e nunca dão pau...não indico nenhum outro tipo de cartão...só confio nesses!
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #12 Online: 31 de Maio de 2012, 23:19:25
Adoro o recuva e uso ele sem medo, mas tem que saber usar.

HDDs e cartões de memória, quando são formatados, eles não ficam exatamente "vazios", e sim, vão sobrescrevendo os dados novos encima de antigos. O Recuva quando é passado, vai buscar cada espaço vazio que tenha algum dado, avaliar a integridade e em caso positivo, recuperar o arquivo integralmente. Se vocÊ tinha 5 Gb num HDD de um Tera já bem usado, se prepare, pois você terá um Tera de arquivos recuperados, e a partir dele, selecionar o que de fato de serve ou não, hehehehe

Mas a empresa é sempre a melhor opção, apesar do custo


Camila.Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 01 de Junho de 2012, 11:07:05
Adoro o recuva e uso ele sem medo, mas tem que saber usar.

HDDs e cartões de memória, quando são formatados, eles não ficam exatamente "vazios", e sim, vão sobrescrevendo os dados novos encima de antigos. O Recuva quando é passado, vai buscar cada espaço vazio que tenha algum dado, avaliar a integridade e em caso positivo, recuperar o arquivo integralmente. Se vocÊ tinha 5 Gb num HDD de um Tera já bem usado, se prepare, pois você terá um Tera de arquivos recuperados, e a partir dele, selecionar o que de fato de serve ou não, hehehehe

Mas a empresa é sempre a melhor opção, apesar do custo

Eu preferi levar na empresa do que arriscar nesses programinhas, porque é a minha reputação que está em jogo e sabendo da possibilidade de que eu posso perder muitas fotos do evento que eu tirei, preferi não arriscar levei lá hoje de manhã e até quarta vou receber uma listagem das fotos recuperadas!


Camila.Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 01 de Junho de 2012, 11:12:29
Qual foi o cartão utilizado?

Aconteceu isso com um fotógrafo aqui da cidade usando (pasmem! :eek: :eek:) um cartão micro SD desses de celular com adaptador pra fotografar um casamento..

Na metade do evento precisou esvaziar o cartão, e até aí ok.. Só que depois disso as fotos da outra metade da festa se perderam.

Tentou resgatar as fotos da festa através de um investigador da polícia, de empresas especializadas, desses programas "pra gente comum" e nada... Os noivos ficaram sem grande parte das fotos...

Acho que no lugar dele eu fugia pro sertão do cabrobó e nunca mais voltava.. rs

Eu estava usando um de Sandisk de 8GB!

Suuuuuper corajoso esse seu amigo, acho que não teria coragem de levar apenas um cartão pra um casamento  :ok: