Autor Tópico: Fotografo Inciante - Fotos de Produtos - Preço  (Lida 28141 vezes)

elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #30 Online: 01 de Junho de 2012, 21:05:26
Se as fotos vão somente para web, ela não precisa de MB... dependendo, uma foto com 300kb é mais que suficiente...

eu não entregaria as fotos em alta...  :assobi:

e na boa???? se for pra cobrar 5 pila, faça de graça...  :D

vc disse que serão 45 peças e que podem vir mais... depois que vc entregar o job o cara gosta e te manda mais 150 peças... opa... aí eu vi vantagem hein????

150 peças... digamos que vc faz 3 fotos de cada para usar apenas 1... olha a quantidade de clicks que vc vai fazer...

vc pegou o job e aí foi atrás de equipo e "cenário" para fazer as fotos, o que na minha opinião já começou errado...

vc disse que não quer dedicar o pouco tempo livre que tem pra fazer coisa de graça...  Vc disse que gastou com o still R$ 20,00, certo???? serão fotografadas 45 fotos a R$ 5,00 o que dá R$ 225,00, tirando os R$ 20,00 que vc já gastou, vai sobrar R$ 205,00... vc provavelmente vai gravar as fotos em algum CD...  que deve custar R$ 1,00... então vc ainda tem R$ 204,00  :D se vc não tem CD em casa vai ter que sair pra comprar... vai gastar sola de sapato, $$$ para buzão... gasosa, e blá blá blá... :D  chutando baixo vc fica ainda com R$ 200,00... descontando o desgaste do equipo + horas trabalhadas + tratamento das imagens + seu pouco tempo livre indo para o espaço + todo caminho que vc fará até entregar para o cliente... o seu saldo fica negativo... né não????

será que vale a pena?????? o seu cliente é esperto e deve saber quanto um profissional cobra... ele vai querer te explorar cada vez mais, e quando vc querer aumentar o seu preço...  :assobi: :assobi:
« Última modificação: 01 de Junho de 2012, 21:06:43 por elis »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #31 Online: 01 de Junho de 2012, 21:38:39
Será que vale a pena?????? o seu cliente é esperto e deve saber quanto um profissional cobra... ele vai querer te explorar cada vez mais, e quando vc querer aumentar o seu preço...  :assobi: :assobi:

Eh por aih mesmo. Antes de me formar, dava aula particular para estudantes de nivel medio com dificuldade em fisica, quimica e matematica. Tinha cara q queria trazer mais 2 amigos mas na hora de pagar, pagar o valor de somente 1 unico aluno, ao inves do triplo do valor. Soh tem besta nesse mundo...

Se fosse eu, cobrava R$ 25,00 a foto ( nao por peça! ). Se o cara chiasse, dava uma negociada. Lembre-se: vc cobra o q vc acha justo. Barganhar, cabe a ele!!!!!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


FotoMineiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #32 Online: 01 de Junho de 2012, 22:07:25
Creio nessa também elis. Provavelmente ele buscou alguém profissional, assustou com o preço e começou a buscar alternativas. Num churrasco que tava tendo, ele comentou, eu disse que dava pra tentar fazer as fotos e caí nesse dilema.

E sim, já andei cotando, até num site que só trabalha com fotos de produtos, o custo. Pra 45 fotos, esse site iria cobrar R$4995, ou seja, R$111 cada click.

Quanto ao tamanho da foto, sim, elas estão bem pesadas. O objetivo é e-commerce, ou seja, a foto no final deve ficar na casa de 400x400.

Quanto ao preço, eu tive trabalho, não minto. Não tenho das mãos mais firmes e sem ajuda de um tripé, tive que tirar várias fotos de um mesmo ângulo para conseguir apenas uma boa. Em relação à depreciação do equipamento (câmera e lâmpada), o uso da câmera pra estas fotos vai ficar o mesmo que em uma viagem com a família, creio eu, considerando a quantidade de fotos.

E outra, o cliente gostou das fotos e o estoque dele é bem maior que 45 peças. Começar usando minhas fotos e mais tarde mudar, mantendo as antigas no site, é bem sem noção, por isso, penso que aparecerão mais e mais peças para eu fotografar E também, é um final de semana tirando fotos que resulta na baladinha do próximo  :D

Eu abri o tópico pra ter noção de preço, que eu não tinha nenhuma. Se é pra aprender, vamos aonde a galera conhece, certo? Na hora que me apareceu R$20 a R$25 por foto, na minha grande ignorância do ramo, eu ri. Na hora que eu coloquei R$5 por peça, vocês riram. E também tem aquela, na hora que eu subi o preço, vão começar aparecer problemas que até então estavam ocultos. Imagino se eu deixo essa leva de graça, ele me oferece outra leva e eu resolvo cobrar?


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #33 Online: 01 de Junho de 2012, 22:34:12
E também tem aquela, na hora que eu subi o preço, vão começar aparecer problemas que até então estavam ocultos. Imagino se eu deixo essa leva de graça, ele me oferece outra leva e eu resolvo cobrar?

Digamos vc faça fotos de 45 peças de graça. O cara vem com mais 100 peças. Vc resolve cobrar. O cara chia e some! Nao ha garantias de que ele pague um valor justo na segunda leva.

Como vc usou uma camera compacta, vc pode dizer q cobraria 25,00, mas vai fazer por 15,00 ( por foto!! ). Esse cacau entrando serah para vc comprar uma reflex e uma lente macro. Pode ser um inicio bem bacana na area de still. Acho q vc leva jeito para a coisa.

Minha esposa era advogada ( hj ela eh policial civil ) e aparecia um monte de conhecidos querendo resolver seus problemas juridicos. Depois q a causa tava ganha, começavam a protelar o pagamento e chorar miseria. Disse a ela q ela nao levava jeito para a advocacia e q estava sendo explorada por pseudo-clientes. De nada adiantava ela ser afiada em fazer as peças juridicas, ter as leis e a jurisprudencia na ponta da lingua, bons argumentos na frente do juiz se na hora dos honorarios ela "abria as pernas" e recebia uma merreca. Saber cobrar, tb faz parte do jogo.

Lembresse de uma coisa: toda e qualquer prestaçao de serviço, o valor cobrado deve ser acertado antes da realizaçao do serviço, e nao, antes. Isso poupa muita dor de cabeça para ambas as partes.
« Última modificação: 01 de Junho de 2012, 22:38:11 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


FotoMineiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #34 Online: 01 de Junho de 2012, 23:17:22
Cobrar faz parte do jogo e tô me arrependendo até agora de não ter estipulado um valor antes.

Outra coisa que a galera comentou e eu não combinei com o cliente: Tempo de exposição das fotos. Ele pode pegar uma foto e mante-la no site por até dois anos, sei lá. Aí para e considera o retorno que ele não vai ter com as vendas da mesma?

E agente vai evoluindo. Pretendo aprender mais sobre fotografia, investir em equipamento e tal. Com isso, a qualidade das minhas fotos deve subir bem e aí entra um novo dilema: As fotos atuais funcionam pro cara. Se eu aumentar a qualidade e subir o preço, ele vai chorar, truco nisto.

É uma situação chata. Ele já viu algumas das fotos e gostou. Eu tô com quase todas as fotos prontas e devo chama-lo para avaliar tudo amanhã. Eu acredito na qualidade das fotos que eu tirei. Claro, não chegam aos pés das fotos de um profissional, mas acho que ficaram bacanas considerando o equipamento usado e a gambiarra no still.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #35 Online: 02 de Junho de 2012, 02:41:37
Cobrar faz parte do jogo e tô me arrependendo até agora de não ter estipulado um valor antes.

Outra coisa que a galera comentou e eu não combinei com o cliente: Tempo de exposição das fotos. Ele pode pegar uma foto e mante-la no site por até dois anos, sei lá. Aí para e considera o retorno que ele não vai ter com as vendas da mesma?

E agente vai evoluindo. Pretendo aprender mais sobre fotografia, investir em equipamento e tal. Com isso, a qualidade das minhas fotos deve subir bem e aí entra um novo dilema: As fotos atuais funcionam pro cara. Se eu aumentar a qualidade e subir o preço, ele vai chorar, truco nisto.

É uma situação chata. Ele já viu algumas das fotos e gostou. Eu tô com quase todas as fotos prontas e devo chama-lo para avaliar tudo amanhã. Eu acredito na qualidade das fotos que eu tirei. Claro, não chegam aos pés das fotos de um profissional, mas acho que ficaram bacanas considerando o equipamento usado e a gambiarra no still.

Acontece. Vivendo e aprendendo...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


MMoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
    • Marcus Moura
Resposta #36 Online: 02 de Junho de 2012, 16:55:08
45 peças a R$ 25,00 = R$ 1.125,00 (na hora da negociação faz por R$ 1.000,00)

Se fosse cobrar R$ 20,00 por peça, iria dar R$ 900,00, então fecha com ele por mil reais que acredito ser uma boa grana.
Só aí já vai entrar uma grana legal e faltará pouco para comprar uma SLR de entrada pelo menos.

E entrega em baixa resolução. Essa de usar apenas em e-comerce pode ser o devido fim que ele dará às fotos,
mas ninguém garante que ele não ira fazer um cartaz ou banner se as fotos estiverem em alta resolução.
Se ele quiser as fotos em alta, cobra por cada arquivo separado depois.
Um abraço.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #37 Online: 03 de Junho de 2012, 11:30:16
Por isso que eu estava querendo cobrar R$5 por produto. Acho um preço aceitável considerando minha experiência e a qualidade das fotos.

Aposto que para e-commerce, as fotos vão servir e vai ficar bacana no site. Não vai ser para catalogo nem nada, como já disse.

Eu postei as fotos que já fiz, pra serem avaliadas pelo pessoal e ter noção do preço que eu posso cobrar. Fazer de graça eu já acho difícil, pois ele gostou das fotos e serão me dadas mais mercadorias pra fotografar e eu não vou dedicar o pouco tempo livre que tenho pra fazer coisa de graça. Se eu deixar a primeira leva de graça, na hora que eu começar a cobrar, creio que irão aparecer um monte de defeitos, entende?

agalons, eu sei que tá completamente fora de preço de fotografo profissional, mas a questão que as fotos são do nível amador, como você pode ver. Se eu cobrar cinco por foto, eu levo R$215 em algo que levou uma noite pra fazer.
um meio termo pode ser cobrar "a sessao fotografica", 500-600,
independente de quantidade de fotos,media 4 horas.
o mercado para e-commerce nao e o "mercado pulblicitario",Os valores sao diferentes.
Um site de compras pode usar 1500 fotos por semana, x 150=225.000=900.000 por mes,sabe que paga isso , NINGUEM!!!!!!
abs.
« Última modificação: 03 de Junho de 2012, 11:31:06 por agalons »


sentient6

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 04 de Junho de 2012, 07:45:53
LEgal as dicas do pessoal.
Uma dica que me deram e acho que ficou bem válido no meu caso é se basear em algo que já faz.
No meu caso eu trabalho com adestramento e cobro por cachorrro que adestro com uma quantidade x de aulas por semana, tendo 40 min. de duração, e cobro por mês. Fiz as contas quanto ficaria o preço de cada aula, e no fim coloquei este como o valor da hora, contando a foto e o tratamento. Achei mais fácil assim pois tenho onde me basear de forma mais concreta do que no "achismo". Fica complicado quem não tem experiência, equipamento, portfólio querer cobrar o preço de quem está há anos trabalhando com isto, porém não vale a pena cobrar barato apenas porque está começando, se não depois pode acontecer o que falaram já, você gasta com equipamento, dedicação, conhecimento, ae o cara vai atrás de outro pois vc ficou careiro demais.
"O poder corrompe,o poder absoluto corrompe absolutamente"
Lorde Byron


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #39 Online: 04 de Junho de 2012, 10:40:53
Baixar um pouco o preço para conquistar o cliente, principalmente quando se estah começando, acho válido. Se vender e trabalhar quase de graça, eh bem diferente!!!

Se um estudio profissional cobrou quase R$ 4.000,00 por 45 fotos ( uma de cada peça ) e vc faz um trabalho mais fraco, mas q agrada o cliente, e cobra R$ 15,00 por foto ou sei lah, R$ 25,00 por peça ( e 3 fotos de cada ), eh uma economia em tanto para quem nao quer pagar R$ 4.000,00.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #40 Online: 04 de Junho de 2012, 11:05:08
ainda nessa???? o cara vai cobrar 5 pila... não adianta tentar argumentar mais...  :assobi:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #41 Online: 04 de Junho de 2012, 15:45:39
ainda nessa???? o cara vai cobrar 5 pila... não adianta tentar argumentar mais...  :assobi:

Nao sabia disso!!! Entao deixa pra lah. Vc tem razao... :doh:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #42 Online: 05 de Junho de 2012, 11:10:39
R$ 5,00 ???????

Isso derruba o mercado da fotografia.

Para fazer por este preço, faça de graça.


PROSTITUIÇÃO NA FOTOGRAFIA, NÃAAO.
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #43 Online: 05 de Junho de 2012, 13:27:12
R$ 5,00 ???????

Isso derruba o mercado da fotografia.

Para fazer por este preço, faça de graça.


PROSTITUIÇÃO NA FOTOGRAFIA, NÃAAO.
infelizmente a prostituiçao, e o oficio mais antigo do mundo, na fotografia existe tambem.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #44 Online: 05 de Junho de 2012, 16:26:39
infelizmente a prostituiçao, e o oficio mais antigo do mundo, na fotografia existe tambem.

E o Pior: o preço eh R$ 5,00 por peça, nao por foto!! O cara vai entregar 3 fotos de cada peça e sao 45 peças! :doh:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!