Autor Tópico: Fotografo Inciante - Fotos de Produtos - Preço  (Lida 28163 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #45 Online: 05 de Junho de 2012, 18:40:46
E o Pior: o preço eh R$ 5,00 por peça, nao por foto!! O cara vai entregar 3 fotos de cada peça e sao 45 peças! :doh:

nao e para se espantar tanto esta cheio de fotografos que fazem frila de produto por 300 por dia,
ali sao ate 500 fotos para internet, faz contas!!!, como se fosse aniversario infantil de periferia!!!
abs.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #46 Online: 05 de Junho de 2012, 19:17:27
Por essas e outras que continuo hobbista. Se fosse partir para me profissionalizar, teria que remoçar uns 20 anos e colar em um profissional para me tornar assistente. Ganhar conhecimento, ganhar o de comer e ralar muitooooo. Só depois partiria para vôos solo.
Acho suicídio profissional o cara começar sem conhecimento, sem equipamento e cobrando menos que merreca. Não vai sair do lugar, e se sair vai embicar com tudo na primeira turbulência.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 05 de Junho de 2012, 19:50:41
.
.
Melhor fazer a primeira leva de graça.
Quem sabe ele não te recompensa com uma correntinha ?
.
Se quer ganhar dinheiro com fotografia, a primeira coisa que precisa é um equipamento básico e um curso.
.
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


FotoMineiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #48 Online: 05 de Junho de 2012, 22:37:59
Galera, valeu por todas as dicas e opiniões.

Acabei fazendo R$15 cada peça. No final, levei R$675, menos os R$20 do custo do still gambiarrado.

Eu levei pra fazer todas as fotos (deu 174 fotos no total) três noites, ou mais menos 14hrs.

Entreguei as fotos, e recebi mais 30 peças, ou seja, mais R$450, sendo possível agora adquirir uma boa câmera.

Tô dando uma olhada nas recomendações aqui do fórum mesmo e vão ver se eu me dou bem seguindo paralelamente na área fotográfica.

Agradeço todo mundo que ajudou e teve trabalho pra colocar razão na minha cabeça  :D


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #49 Online: 05 de Junho de 2012, 23:50:09
de nada.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


brunoseta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 170
  • Sexo: Masculino
    • Alguns trabalhos
Resposta #50 Online: 06 de Junho de 2012, 07:54:38
Agora que estou lendo esse tópico.

A prostituição do mercado é triste, mas faz parte do capital selvagem que praticamos.
Sou publicitário e no início de carreira fiz muito trabalho de graça para criar meu portfólio. Hoje quando visito um cliente independende se é rico ou pobre, pequeno ou grande, cobro o preço do meu trabalho da minha técnica e pronto. Faça se quiser e se fizer pague o que pedi e pronto. Caso contrário faça com seu sobrinho que com toda certeza sendo formado em direito sabe muito de planejamento de mídia.

O entendimento do trabalho tem que ser igual para as duas partes, se ficar algo no ar esse algo vai dar merda. Achei legal a honestidade do amigo no início de carreira.

Um abraço

________________________________
Bruno Seta
www.brunoseta.com.br

http://500px.com/brunoseta


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 06 de Junho de 2012, 10:33:01
Galera, valeu por todas as dicas e opiniões.

Acabei fazendo R$15 cada peça. No final, levei R$675, menos os R$20 do custo do still gambiarrado.

Eu levei pra fazer todas as fotos (deu 174 fotos no total) três noites, ou mais menos 14hrs.

Entreguei as fotos, e recebi mais 30 peças, ou seja, mais R$450, sendo possível agora adquirir uma boa câmera.

Tô dando uma olhada nas recomendações aqui do fórum mesmo e vão ver se eu me dou bem seguindo paralelamente na área fotográfica.

Agradeço todo mundo que ajudou e teve trabalho pra colocar razão na minha cabeça  :D

Ok... só pra reavivar o raciocícnio inicial... vc tava considerando lucrar R$ 200 e alguma coisa em uma noite....
Acabou lucrando R$ 600 e pouco em 3 noites.... no final deu na mesma coisa....
o que quero dizer com este raciocínio é que nem sempre estimamos os custos corretamente, principalmente as HORAS trabalhadas.
E no frigir dos ovos... se não considerarmos tudo acabamos ficando no prejuízo.
Abs.


isaias.alves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
  • Amor Vincit Omnia
Resposta #52 Online: 06 de Junho de 2012, 10:36:14
Meu amigo FotoMineiro!
Eu acho que R$5,00 por foto é melhor fazer de graça! :shock: (pelo menos ele fica te devendo um favor e na proxima vc cobra direitinho e/ou ainda ganha um portfolio).

« Última modificação: 06 de Junho de 2012, 10:46:18 por isaias.alves »
Campanha diga não a prostituição fotografia! Eu apoio :ok:
''Há algo muito pior que a cegueira - é a certeza de que a sua visão é perfeita e o horror de saber que não há nada ao seu redor para ser visto.''

bortaS bir jablu'DI' reH QaQqu' nay'!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #53 Online: 06 de Junho de 2012, 10:47:55
Cobrar R$25,00 acho que ja da pra vc tirar um dinheiro sem "dar" as fotos e também sem humilhar seu trabalho.

Vale lembrar q ele nao tem estudio, nao tem formaçao em fotografia, nao tem experiencia e usou uma compacta automatica. Cobrar R$ 25,00 seria exagero e com certeza perderia o cliente. Concordo q R$ 5,00 a foto ainda eh pouco, mas R$ 25,00 nesse caso citado, tb acho q nao merece.

Com uma reflex basica, leitura e experiencia, uma lente macro, um mini-estudio em casa pra still com flashs externos + iluminaçao continua... aih a coisa muda de figura!

O cara fechou a R$ 5,00 a foto e na proxima cobra 7. Depois 10 e depois 15 e por aih vai. Subindo a qualidade e a experiencia, vai subindo o valor. Eh assim mesmo... :ok:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


FotoMineiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #54 Online: 06 de Junho de 2012, 12:23:01
Meu amigo FotoMineiro!
Eu acho que R$5,00 por foto é melhor fazer de graça! :shock: (pelo menos ele fica te devendo um favor e na proxima vc cobra direitinho e/ou ainda ganha um portfolio).
Cara, não acredito muito nesse de "ficar devendo um favor". E depois, na hora de cobrar este favor?
Acho mais viável entender o quanto o seu trabalho vale e cobrar um valor a partir disto.

Chegaram a me recomendar R$25 por foto, até R$100 por peça. Tá certo que com as fotos dos produtos no site, ele leva bem mais, bem mais mesmo, mesmo cobrando R$100 por peça, mas eu não vejo tanta qualidade nas minhas fotos para cobrar um valor deste. É só olhar na primeira página - falta foco, a iluminação ficou boa, mas não ótima, é possível perceber minha sobra na peça, entre outros defeitos - mas creio que as fotos saíram com qualidade aceitável, ainda mais para o uso que o cliente pretende.

E outra, sou totalmente inciante, antes eu só gostava de "brincar" com a câmera, agora que eu peguei algo sério pra fazer. Receber um valor baixo por isto, eu acho viável. Fiz meu primeiro trabalho, ganhei uma grana e não tive que fazer muito esforço. Além do pagamento, levei experiência, que me possibilita tentar novos trabalhos.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #55 Online: 06 de Junho de 2012, 18:07:40
Certo, o cliente jogou mais de mil reais na sua mão. Bacana pra ti, uma graninha sem muito esforço, como disse.

Agora torça e reze para nenhum amigo/conhecido "iluminado" do cliente critique as fotos e o cliente volte a ti exigindo "qualidade de mil reais".

O problema de cobrar (pouco ou muito, não interessa) quando não se tem muita segurança do que tá fazendo é essa, você faz, recebe mas não aguenta a responsa caso o cliente exija "mais".

[]s
« Última modificação: 06 de Junho de 2012, 18:08:16 por dondon »


FotoMineiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #56 Online: 06 de Junho de 2012, 20:16:59
As fotos já passaram pela "avaliação de qualidade" do cara que me pediu pra fazer as fotos. Ele viu as fotos antes de pagar, antes mesmo de eu dar o valor das mesmas, e quando eu pedi R$15 por peça, ele aceitou de boa e achou que valia.

E outra, eu acabei cobrando R$3,90 por foto e acho que as minhas fotos valem esse valor, ou seja, eu acredito no valor que eu cobrei. Não acredito em cobrar R$25 por foto ou mais, mas R$3,90 por foto, eu acho que as mesmas valem. Um estúdio tava cobrando R$110 por foto. Aí, se ele pegasse no estúdio, ele poderia cobrar qualidade de R$110, mas cobrando menos de 5% desse valor, acho que mata qualquer reclamação posterior.

Acho que é aquele mesmo pensamento - um carro X custa na tabela do jornal um preço Y e você tem o carro X para vender, mas ele tá com um amassadinho na porta, alguns arranhões no para-lama, com uns rasgadinhos no banco e com uma das caixinhas de som faltando - ou seja, seu carro é o carro X do jornal, mas não vale o valor Y do mesmo. Se ele pegar minhas fotos e comparar com as fotos de um estúdio profissional, como este que cobrou R$110 por click, ele vai perceber uma diferença gritante, tenho certeza disto, mas pelo valor que eu cobrei, acho que tá bem dentro do preço das mesmas.
« Última modificação: 06 de Junho de 2012, 20:20:49 por FotoMineiro »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #57 Online: 06 de Junho de 2012, 21:35:20
As fotos já passaram pela "avaliação de qualidade" do cara que me pediu pra fazer as fotos. Ele viu as fotos antes de pagar, antes mesmo de eu dar o valor das mesmas, e quando eu pedi R$15 por peça, ele aceitou de boa e achou que valia.

E outra, eu acabei cobrando R$3,90 por foto e acho que as minhas fotos valem esse valor, ou seja, eu acredito no valor que eu cobrei. Não acredito em cobrar R$25 por foto ou mais, mas R$3,90 por foto, eu acho que as mesmas valem. Um estúdio tava cobrando R$110 por foto. Aí, se ele pegasse no estúdio, ele poderia cobrar qualidade de R$110, mas cobrando menos de 5% desse valor, acho que mata qualquer reclamação posterior.

Acho que é aquele mesmo pensamento - um carro X custa na tabela do jornal um preço Y e você tem o carro X para vender, mas ele tá com um amassadinho na porta, alguns arranhões no para-lama, com uns rasgadinhos no banco e com uma das caixinhas de som faltando - ou seja, seu carro é o carro X do jornal, mas não vale o valor Y do mesmo. Se ele pegar minhas fotos e comparar com as fotos de um estúdio profissional, como este que cobrou R$110 por click, ele vai perceber uma diferença gritante, tenho certeza disto, mas pelo valor que eu cobrei, acho que tá bem dentro do preço das mesmas.
voce fez bom negocio, agora capricha e aprende tudo o que puder, conheço profissionais freelance, de e-commerce que cobram 300 por dia x 24 dias/mes, da um salarinho de 7200, na esta tao mal!!, e fazem media 700 fotos por dia, isto seria 42 centavos cada foto, faz tuas contas, e me fala , o que voce acha???????????????????????
abs.
« Última modificação: 06 de Junho de 2012, 21:39:56 por agalons »


isaias.alves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
  • Amor Vincit Omnia
Resposta #58 Online: 06 de Junho de 2012, 21:50:09
Sei la não foi minha vontade afirmar oq acho q é certo ou não!
Sei q acontece do cliente chamar novamente e vc ja com um material bom vai cobrar um pouco + e ele vai lembrar do preço antigo... sei que uma hora ele indica pra alguem e esse alguem fala o preço antigo que você cobrou... sei la ja vi casos exatamente assim. :ponder:
E muitos clientes vão querer pensar menos em qualidade e + em baixo custo...

tem uma boa vaga pra quem gosta aqui ó http://www.baladacerta.com.br/promoters.asp texto no site: "Estamos com vagas para fotógrafos, com requisitos mínimos para início de possuir câmera digital de 1.2 megapixels e flash, ter acesso à internet, ser descontraído(a) e responsável. (vaga não remunerada)"

Tem que va la e trabalhe de graça! :aua:
Quem sou eu para criticar? :ok:
Campanha diga não a prostituição fotografia! Eu apoio :ok:
''Há algo muito pior que a cegueira - é a certeza de que a sua visão é perfeita e o horror de saber que não há nada ao seu redor para ser visto.''

bortaS bir jablu'DI' reH QaQqu' nay'!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #59 Online: 06 de Junho de 2012, 22:30:53
Sei la não foi minha vontade afirmar oq acho q é certo ou não!
Sei q acontece do cliente chamar novamente e vc ja com um material bom vai cobrar um pouco + e ele vai lembrar do preço antigo... sei que uma hora ele indica pra alguem e esse alguem fala o preço antigo que você cobrou... sei la ja vi casos exatamente assim. :ponder:
E muitos clientes vão querer pensar menos em qualidade e + em baixo custo...

tem uma boa vaga pra quem gosta aqui ó http://www.baladacerta.com.br/promoters.asp texto no site: "Estamos com vagas para fotógrafos, com requisitos mínimos para início de possuir câmera digital de 1.2 megapixels e flash, ter acesso à internet, ser descontraído(a) e responsável. (vaga não remunerada)"

Tem que va la e trabalhe de graça! :aua:
Quem sou eu para criticar? :ok:

Q bizarro!!! O cara postar um anuncio desses eh uma vergonha!!! Camera de 1,2mp com flash e sem remuneraçao!!!! Vou aparecer com eu LG P500 ( Optimus One ) com camera de 2mp e flash de LED pra ver se eu sirvo!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!