Autor Tópico: Nitidez, Saturação e Contraste  (Lida 12496 vezes)

sapp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • http://
Online: 21 de Janeiro de 2005, 09:16:29
Olá,

Alguém poderia me dar uma breve explicação sobre NITIDEZ, SATURAÇÃO e CONTRASTE?

Se possível, colocar exemplos com fotos mais e menos nítidas, com mais e menos saturação, com mais e menos contraste.

Abraços,  :D

Sérgio


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #1 Online: 13 de Fevereiro de 2005, 11:12:55
Olha, não vou ser tão esclarecedor como você gostaria porque não sei colocar fotos aqui.

Se você procurar aqui mesmo no fórum, tem alguns tópicos sobre sharpen ->Sharpenning .

Mas vou falar dos números que uso normalmente.

USM:

250%
0,5
2

(apartir daí modifico de acordo com a foto)

Eu aplico antes de qualquer modificação, depois aplico novamente no final, se for para web, redimensiono e aplico novamente, se for para impressão, coloco um pouco a mais de sharpen para compensar.  -> Tratando Imagem para Lab

Saturação

Você tem que tomar cuidado para que as bordas da foto não estourem. Isso costuma acontecer mais com o vermelho, se não me engano.

Quando trato fotos de pessoas, ao final sempre desaturo -10. Fica mais natural ao meu ver. Lógico que isso varia de foto para foto.

Contraste

Aplico um leve contraste nas minhas fotos que varia de: "-3 e 3" à "-5 e 5". Quando é PB, deixo o brilho em "0" e o contraste apartir de "15". Geralmente "20", "25"...

----

Bom espero que ajude em algo. Lembrando que todos aqui devem usar configurações e técnicas diferentes das minhas. Portanto o que eu disse não nenhuma regra, só uma ajuda pra começar.

Abraços


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 13 de Fevereiro de 2005, 11:36:10
Bom para ilustrar os resultados obtidos por cada um dos efeitos eu fiz este esqueminha, com ele vc pode ver o que cada um representa de mudanças na imagem, preste atenção as pequenas mudanças proporcionadas.
No do meio eu apliquei os efeitos indicados (individualmente em cada uma das fotos laterais) na mesma foto, para vc ver o nível de modificação na imagem.
As fotos laterais tem apenas o efeito indicado. :)




PS: A foto é minha mesmo :)
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2005, 11:36:56 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.