Autor Tópico: Ampliação  (Lida 1341 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Online: 04 de Junho de 2012, 16:51:27
 Boa tarde pessoal,

   Estou com uma duvida e gostaria a ajuda de vocês:
   Para uma ampliação de 2,60mts x 2,60mts para um adesivo a ser usado em uma porta de vidro, os 18MP de uma 7D dão conta ou nesses casos os fotografos usam uma medio formato?

   Nunca fiz nada para ampliar tão grande... 8-) to com medo......rsrsrs

Obirgado,
M. Rezende
http://www.flickr.com/photos/varal_sp/sets/


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2012, 17:57:35
2,6 x 2,6m!!!!! hehehe... Acho q uma D800 resolve, mas 18mp da 7D, aih tenho minhas duvidas...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2012, 18:13:00
Tudo depende da resolução que tu precisa do material.... Com certeza tu vai ter que interpolar, agora basta saber se vai ficar na qualidade que tu precisa.

A princípio eu acho que rola tranquilo.


stenatay

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2012, 02:58:48
Cara pode fazer seu trabalho tranquilamente. Já fiz ampliações de 2mx2m usando uma D90... E gostei do resultado (sou bastante crítico e exigente naquilo que faço).

O fotógrafo Ken Rockwell, por exemplo, já mostrou ampliações na Times Square feitas com câmera de 4Mp... E ele em seu site é muito enfático sobre a questão da relatividade entre necessidade real de Mega Pixels X consumismo estimulado pela indústria...


Sermarini - RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2012, 11:47:38
Cara pode fazer seu trabalho tranquilamente. Já fiz ampliações de 2mx2m usando uma D90... E gostei do resultado (sou bastante crítico e exigente naquilo que faço).

O fotógrafo Ken Rockwell, por exemplo, já mostrou ampliações na Times Square feitas com câmera de 4Mp... E ele em seu site é muito enfático sobre a questão da relatividade entre necessidade real de Mega Pixels X consumismo estimulado pela indústria...

Perfeita colocação Stenatay, o consumismo está cada vez mais absurdo. Minha irmã chegou em casa com seu novo presentinho de dia das mães, um iphone lindo e perfeito, com os seus 8 mega pixels de resolução. Fiquei de cara com o bicho. Minha humilde canonzinha de 8.1 MP faz tudo que preciso e até hj não reclamo dela. Como pode um "celular" com tantos recursos engolir tanta tecnologia...   
Ainda vão servir café expresso via i-ped.    :no:
Sermarini_RJ
www.flckr.com/photos/sermarini

Canon EOS 350D XTI
Lentes: Canon EFS 18-55mm + Canon EF 75-300mm


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2012, 13:18:36
A coisa é relativa, como sempre kkkk. Depende do assunto fotografado (uns são melhores para interpolação q outros), da lente, da captura adequada  (técnica corretae adequada), correta preparação no PhotoShop (cuidado no sharp, interpolação, contraste....), máquina q vai imprimir, local onde vai ser visualizado a foto (iluminação), distância do observador, vidro na frente ou não....
Outra coissa pra se levar em considerção e q é ignorado: QUem vai ver a foto ampliada não vai ter a cena original para comparar e muito provavelmente nem viu a cena original. Então fica sem parãmetros para comparação. E por mais incrível q pareça ainda tem a questão daqualidade da visão do observador e/ou sua percepção de qualidade....

Fiz uma com 1,20 mentros de uma rosa. A foto foi capturada com uma D70 (6mp) e Nikon 80-200 2.8. Máquiana no tripé e abertura ótima da lente, Tratamento cuidadoso para a ampliação...Tá na parede da sala de uma pessoa e mesmo olhando de perto dá pra ser ver os detalhes com muita qualidade.

Enfim, são muitos fatores..


Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #6 Online: 15 de Junho de 2012, 14:08:12
 :worship:

Obrigado à todos pelas observações!
Ta chegando o dia de fazer as fotos...mando noticias!

M. Rezende


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #7 Online: 15 de Junho de 2012, 18:54:30
Comece dando uma olhada na "Size Calc".

http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=28911.0

Como disse o Lúzio há diversos fatores colaborando aí, os determinantes são a distância do observador e o tamanho da impressão.

2,6m x 2,6m exige uma grande distância para ser visto em sua "totalidade", sendo assim muito provavelmente os 18mb vão dar e sobrar. Claro, arquivo bem feito no PS, com os devidos cuidados na interpolação, sharp e tratamento.

[]s


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #8 Online: 16 de Junho de 2012, 15:20:26
Boa lembrança desse App.

Lembre de usar primes ou lentes boas para conseguir interpolar e manter detalhes.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #9 Online: 16 de Junho de 2012, 17:42:04
Há ainda a possibilidade de buscar outros algorítimos de interpolação, melhores do que os usados pela Adobe no PS. Uma busca no Google e um pouco de leitura podem ajudar.

[]s