Autor Tópico: Fotografos não são benvindos.  (Lida 4972 vezes)

Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #15 Online: 22 de Abril de 2006, 11:59:54
No Brasil, principalmente no interior de Minas (Igrajas), a grande razão pra se proibir a fotografia é a identificação e leilão de material, em busca de interesse no mercado negro. Os caras vão lá, tiram fotos, e leiloam nos meios artísticos uma obra daquele estabelecimento. Se houver interesse, roubam sob encomenda. Sentido em proibir faz. É isso que vai coibí-los? Óbvio que não. Do jeito que a coisa anda os caras roubam tudo e o que vender vendeu... Se não vender, joga no lixo.
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #16 Online: 22 de Abril de 2006, 12:10:42
Citar
No Brasil, principalmente no interior de Minas (Igrajas), a grande razão pra se proibir a fotografia é a identificação e leilão de material, em busca de interesse no mercado negro. Os caras vão lá, tiram fotos, e leiloam nos meios artísticos uma obra daquele estabelecimento. Se houver interesse, roubam sob encomenda. Sentido em proibir faz. É isso que vai coibí-los? Óbvio que não. Do jeito que a coisa anda os caras roubam tudo e o que vender vendeu... Se não vender, joga no lixo.
Aina mais pq hoje em dia o cara tira fotos do celular e ninguém vai nem ver.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 22 de Abril de 2006, 14:17:52
Isso que eu ia falar Marcelo, com celular hoje em dia vc fotografa qq coisa para fins de espionagem e coisas a fim... Tanto que grandes empresas de tecnologia tem proibido o uso de celulares nas suas áreas mais restritas.
Agora é patético isso de proibir, dá vontade de ir, fotografar com um celular com câmera razoável e mostrar o descaso em um jornal ou revista só para os caras verem que a tal proibição não passa de uma marmelada para tentar evitar que mostrem o quão medíocre eles são.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcelo de Deus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
    • http://
Resposta #18 Online: 22 de Abril de 2006, 15:42:33
Citar
Isso que eu ia falar Marcelo, com celular hoje em dia vc fotografa qq coisa para fins de espionagem e coisas a fim... Tanto que grandes empresas de tecnologia tem proibido o uso de celulares nas suas áreas mais restritas.
Agora é patético isso de proibir, dá vontade de ir, fotografar com um celular com câmera razoável e mostrar o descaso em um jornal ou revista só para os caras verem que a tal proibição não passa de uma marmelada para tentar evitar que mostrem o quão medíocre eles são.
Exatamente o que eu penso...

 :thmbup:  


Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Resposta #19 Online: 22 de Abril de 2006, 16:33:17
Citar
Citar
Comigo aconteceu no pátio de Museu de Arte Contemporânea em Niterói. Estava escurecendo e eu abri o tripé para fazer uma exposição mais longa e o segurança disse que não podia usar tripé. Eu falei que no pátio não deveria ter problema, mas só falando com o admininstrador.
Difícil de acreditar.
Paulo,

Esse caso deve ter sido ignorância do funcionário, pois já fotografei várias vezes no MAC inclusive com tripé, com flash e  também na parte interior e nunca tive problema. (de repente os outros funcionários e que não cumprem as ordens e me deixaram fotografar, se bem que eu perguntei se podia).

Alguém me contou que também foi em um lugar onde era proibido fotografar com tripé (acho que era uma igreja), proibir flash ainda se entende, mas tripé...

Infelizmente no Brasil a naioria dos Museus proibem fotografar, alguns em todo o prédio, outros "apenas" onde ocorrem as exposições.

As desculpas que eles usam não me convencem, pois acho que no Louvre, onde existem peças muito mais valiosas, pode se fotografar 9segundo ouvi falar, infelizmente nunca fui lá).
Não sei em fotografia e nem sei se isto vale para todo o país, mas aqui no Rio se vc fizer uma filmagem na cidade com a camera no ombro tudo bem, mas se colocar em um tripé tem que pagar uma taxa na prefeitura para poder filmar. A justificativa é que o uso amador da imagem é gratuito e o uso profissional é taxado, e para eles o que diferencia um do outro é o tripé....
« Última modificação: 22 de Abril de 2006, 16:35:13 por Aneopa »


Eduardo Buscariolli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #20 Online: 22 de Abril de 2006, 21:05:46
Profissionalmente frequento áreas restritas, Embraer, Lab e pistas de testes GM, Ford, VW. A restrição a celulares com cams está muito bem indicada na portaria destes estabelecimentos. Por exemplo na Imbel, vc é obrigado a deixar o cel na portaria.

Mas isso são áreas privativas. E a imagem é interna é bem definida como propriedade intelectual.  Portanto se vc fotografar vc pode tomar uma ação juridica. É outra estória.

No caso estamos falando de imagens de lugares públicos abertos.

Aneopa, vc deu uma deixa interessante, no Rio, há uma taxa para imagens profissionais. A definição é o tripé. Interessante isso.
« Última modificação: 22 de Abril de 2006, 21:06:56 por Eduardo Buscariolli »

Eduardo Buscariolli
Ribeirão Preto - SP



epjunior

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
    • http://
Resposta #21 Online: 22 de Abril de 2006, 21:43:06
Eduardo,tenho tres experiencias a relatar....
1. Ha alguns anos atras numa exposiçao do Ayrton senna, fui convidado a me retirar pois estava FALANDO em um celular, acredite celular que era um tijolo,que nem camara tinha....Nessa exposiçao Havia cartaz informando que era proibido fotografar...
2. No final do ano passado fomos visitar  AS RUINAS DAS MISSOES,(local onde os jesuitas"colonizaram" os indios), la grupos de fotografos so entram com autorizaçao do IPHAN... soluçao:entramos separados!!!
3. em janeiro deste ano,resolvi fotografar a imagem do centro de distribuiçao da TOYOTA no espelho do meu carro...que rolo com a segurança da empresa, so nao fui agredido fisicamente porque fui embora antes...

isso eh o nosso Pais...


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #22 Online: 23 de Abril de 2006, 00:37:24
A única justificativa plausível é o uso da imagem mesmo... Espionagem em museu realmente não é desculpa (pode-se usar um celular ou micro-câmera e ninguém saberá), tripé de fato pode estragar o piso (num museu aqui em Floripa, tu só entra calçando umas pantufas especiais), e o flash deteriora sim pinturas delicadas e vernizes (o maior agente de degradação de polímeros é a luz). Nada que impeça alguém de fotografar com a câmera na mão, sem flash. Agora, junte a isso a falta de preparo, informação e recursos dos museus brasileiros (será que têm advogados pra que se defendam, caso alguém use suas imagens de forma não autorizada?), e o resultado é esse aí.
« Última modificação: 23 de Abril de 2006, 00:38:08 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #23 Online: 23 de Abril de 2006, 02:43:13
Pois é... Uma coisa é pedir que se respeite uma regra que faz sentido, que serve para preservar material frágil, ou propriedade particular, ou o que fôr.
O problema é o vigia que chega ali sem a menor noção e resolve encrencar, ainda que sejam " ordens superiores" .
Aqui nos USA, terra dos advogados sedentos, é raro poder fotografar dentro de qualquer lugar público, ainda mais depois do 11/Set. . A razão mais comum é a de se evitar que façam fotos com finalidades comerciais sem pagar uma taxa de utilização. Portato, se não houver maiores problemas com a integridade de materiais antigos , eles pedem que vc arrume uma autorização ( pagando algum $$, claro), e fica tudo certo.
Há museus que não divulgam quase nada do que tem dentro deles por fotografia. Investem milhões em publicidade prá atrair as pessoas prá dentro, e se vc quiser guardar uma lembrança do lugar e das coisas que viu, vai na lojinha e compra um livro.Já cansei de ir a shows, mostras e concertos e ter que deixar a camera que mora na minha bolsa na porta, prá retirar na saída.Eles revistam mesmo.
 No final, é quase tudo sobre dinheiro. Mas sempre tem o guardinha que tá se achando e resolve abusar um pouquinho do seu " poder"  ....
Ai ai ai !!!
 :mf_tongue:  


Eduardo Buscariolli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #24 Online: 23 de Abril de 2006, 18:55:05
Citar
A única justificativa plausível é o uso da imagem mesmo... Espionagem em museu realmente não é desculpa (pode-se usar um celular ou micro-câmera e ninguém saberá), tripé de fato pode estragar o piso (num museu aqui em Floripa, tu só entra calçando umas pantufas especiais), e o flash deteriora sim pinturas delicadas e vernizes (o maior agente de degradação de polímeros é a luz). Nada que impeça alguém de fotografar com a câmera na mão, sem flash. Agora, junte a isso a falta de preparo, informação e recursos dos museus brasileiros (será que têm advogados pra que se defendam, caso alguém use suas imagens de forma não autorizada?), e o resultado é esse aí.
Georges. guigui Concordo com a proibição de fotografia de itens em exposição, dentro do museu. É uma questão técnica.

Entretando eu estava do lado de fora, mesmo pq o tal museu do café só tem umas maquinas e material referente ao plantio do café e seus barões. Tô nem um pouco interessado, se eu quisesse fotografar maquinas velhas iria a algum ferro velho industrial...

Mas ainda estou revoltado: estava tentando foto do lado externo.


epjunior vc estava dentro ou fora da empresa?
« Última modificação: 23 de Abril de 2006, 18:56:01 por Eduardo Buscariolli »

Eduardo Buscariolli
Ribeirão Preto - SP



Martin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #25 Online: 24 de Abril de 2006, 10:34:50
Citar
Obvio, a administração, que como qualquer bom funcionário público está descansando em outra dimensão. Afinal é feriado e ninguém visita museu em feriado.

Você está certo em toda sua reclamação, menos nessa frase extremamente infeliz. Eu não generalizaria os funcionários públicos.


knivesout

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
Resposta #26 Online: 24 de Abril de 2006, 11:49:35
Eu já fui barrado no Malba, museu de arte de buenos aires, porque queria fotografar a arquitetura do local. Quando puxei a maquina, apareceu correndo segurança, e um monte de gente. Achei no minimo ridiculo, porque expliquei que queria tirar só uma foto ( e era de uma escadaria ainda ) , e eles fizeram uma gritaria que não podia...
 
www.flickr.com/photos/thaleszp/

Nikon D50
Fuji S7000 ( a venda )
Lomo Lubitel 6x6
Lomo SuperSampler


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #27 Online: 24 de Abril de 2006, 11:59:59
Citar
Citar
Obvio, a administração, que como qualquer bom funcionário público está descansando em outra dimensão. Afinal é feriado e ninguém visita museu em feriado.

Você está certo em toda sua reclamação, menos nessa frase extremamente infeliz. Eu não generalizaria os funcionários públicos.
 :thmbup:  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #28 Online: 24 de Abril de 2006, 14:09:57
Eu não pude fotografar nos museus de Ouro Preto.. e descobri uma coisa.. visitar museu realmente não é a minha praia  :risada2:

Volto em um somente se puder fotografar...
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Eduardo Buscariolli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #29 Online: 24 de Abril de 2006, 16:58:55
Citar
Citar
Citar
Obvio, a administração, que como qualquer bom funcionário público está descansando em outra dimensão. Afinal é feriado e ninguém visita museu em feriado.

Você está certo em toda sua reclamação, menos nessa frase extremamente infeliz. Eu não generalizaria os funcionários públicos.
:thmbup:
Ops, retificando:mf_w00t2:

Acho que o descanso é direito de todo o trabalhador do setor privado ou publico, nesta ou qualquer outra dimensão.

Entretanto, venhamos e convenhamos, não é em um dia de semana que um espaço de lazer público tem a maior quantidade de visitantes, né? :mf_w00t2:  
 

Eduardo Buscariolli
Ribeirão Preto - SP