Autor Tópico: Gravadorzinho digital - alguém tem uma boa indicação?  (Lida 6044 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Online: 05 de Junho de 2012, 23:46:05
Povo, tava pensando na possibilidade de adquirir um gravadorzinho digital.
Preferência para os que funcionam com pilhas, ao invés de bateria.
Alguém tem uma boa indicação, de um gravadorzinho com preço bacana e que tenha boa qualidade de gravação em mp3??
Vi na internet um da Sony que me pareceu bacaninha. O modelo é ICD-BX800 2GB.
Se alguém puder me dar alguma dica, agradeço!


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2012, 00:35:25
Oi Helena!
Comprei o meu uns meses atrás...nossa fui olhar no ebay....o tempo  voa... comprei ele dia 03/05/2011... já fez mais de 1 ano.....rs.....(pra coletar depoimentos - História Oral)... pesquisei bastante na época....e me decidi por esse VN-8100PC Olympus...Adorei ele....super prático e fácil de usar...o fato de descarregar via usb é fundamental pra mim....boa qualidade de áudio, boa capacidade de armazenamento e sim ...ele é a pilhas...comprei via ebay...veio tranquilo sem taxas...

http://www.ebay.com/itm/Olympus-VN-8100PC-Digital-Voice-Recorder-/170847385892?pt=Voice_Recorders&hash=item27c74c3924#ht_500wt_1180

Não sei como é esse sony, mas veja a opinião desse usuário:

http://olympusvn-8100pc.blogspot.com.br/2011/05/olympus-vn-8100pc-digital-voice.html

Na BHphoto tem 28 opiniões sobre ele...

http://www.bhphotovideo.com/c/product/723541-REG/Olympus_142600_VN_8100PC_Digital_Voice_Recorder.html
« Última modificação: 06 de Junho de 2012, 00:36:01 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2012, 07:50:19
Qual a real necessidade? É pra captar áudios descompromissados em qualidade ou precisa de áudio pra usar em edição de vídeo?

Se for pra ter qualidade eu te recomendo o Zoom H2.. aqui tem um video que fiz com ele (não tem tratamento no áudio captado) : http://www.youtube.com/watch?v=k1Kyz-zJbKQ - na realidade eu precisava ter dado uma tratadinha nesse áudio, mas estava sem caixa de som de qualidade na época...

Tem muitas funções que os mais práticos não tem.. suporte gravação em Wave, tem entrada de linha pra mic externo ou mesa de som, monitor com fone de ouvido, cartão de memória SD, etc..

Se o compromisso com qualidade não é grande esses que Oliberal citou são bacanas..
« Última modificação: 06 de Junho de 2012, 07:55:22 por Luciano.Queiroz »


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2012, 08:22:42
Qual a real necessidade? É pra captar áudios descompromissados em qualidade ou precisa de áudio pra usar em edição de vídeo?

Se for pra ter qualidade eu te recomendo o Zoom H2.. aqui tem um video que fiz com ele (não tem tratamento no áudio captado) : http://www.youtube.com/watch?v=k1Kyz-zJbKQ - na realidade eu precisava ter dado uma tratadinha nesse áudio, mas estava sem caixa de som de qualidade na época...

Tem muitas funções que os mais práticos não tem.. suporte gravação em Wave, tem entrada de linha pra mic externo ou mesa de som, monitor com fone de ouvido, cartão de memória SD, etc..

Se o compromisso com qualidade não é grande esses que Oliberal citou são bacanas..

Acho que ela quer um comum...e não os profissionais.....profissionais portáteis começam em 150-200 doletas e vão até 1000 doletas facim facim.....servem como vc postou pra captação e gravação de audio profissional...música entrevista televisiva etc etc....tem ótimos modelos da Sony, Olympus, Tascam, Roland, Yamaha etc....mas acho que não é isso que ela quer não...quer um "Gravadorzinho digital"...olha o título.... :hysterical: :hysterical:  Um bom gravador...sem chiados que capte bem a voz com a distância de poucos metros...e que possa ser jogado no PC....acho que o que ela quer é só isso!!
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2012, 11:01:21
Qual a real necessidade? É pra captar áudios descompromissados em qualidade ou precisa de áudio pra usar em edição de vídeo?

Se for pra ter qualidade eu te recomendo o Zoom H2.. aqui tem um video que fiz com ele (não tem tratamento no áudio captado) : http://www.youtube.com/watch?v=k1Kyz-zJbKQ - na realidade eu precisava ter dado uma tratadinha nesse áudio, mas estava sem caixa de som de qualidade na época...

Tem muitas funções que os mais práticos não tem.. suporte gravação em Wave, tem entrada de linha pra mic externo ou mesa de som, monitor com fone de ouvido, cartão de memória SD, etc..

Se o compromisso com qualidade não é grande esses que Oliberal citou são bacanas..

audios descompromissados mesmo, gravações eventuais de aulas, palestras...
vou dar uma olhadinha nesse olympus.
Obrigada, gente!!


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #6 Online: 06 de Junho de 2012, 11:28:55
Helena, pra gravar palestras esses mais simples só servem se der pra deixar bem próximo do palestrante.
Se for pra ficar um pouco mais longe e se as condições de ambiente como ruído, acústica etc, não forem bons, melhor investir em desses melhores.
Comprei um da Sony parecido com esse Olympus que oLiberal falou (o pareclho é parecido, não sei da qualidade) pra minha irmã usar para esse mesmo fim, não ficou legal. Até grava, mas depois tem que fazer força pra ouvir. Ela deixa em cima da mesa do expositor pra gravar aula, mas quando ele se afasta um pouco já fica bem baixa a gravação e pega os ruídos do ambiente. Estuda direitinho qual seria bom pro seu uso pra não passar raiva depois... rsrsrs

Caraca, esse do Luciano é pro hein! Mas quanto custa um brinquedinho desses?  :ponder:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2012, 11:41:12
Helena, pra gravar palestras esses mais simples só servem se der pra deixar bem próximo do palestrante.
Se for pra ficar um pouco mais longe e se as condições de ambiente como ruído, acústica etc, não forem bons, melhor investir em desses melhores.
Comprei um da Sony parecido com esse Olympus que oLiberal falou (o pareclho é parecido, não sei da qualidade) pra minha irmã usar para esse mesmo fim, não ficou legal. Até grava, mas depois tem que fazer força pra ouvir. Ela deixa em cima da mesa do expositor pra gravar aula, mas quando ele se afasta um pouco já fica bem baixa a gravação e pega os ruídos do ambiente. Estuda direitinho qual seria bom pro seu uso pra não passar raiva depois... rsrsrs

Caraca, esse do Luciano é pro hein! Mas quanto custa um brinquedinho desses?  :ponder:

O meu ficará bem perto do palestrante sim, no momento da gravação, ele estará sentado. eu só vou ver se pego um gravadorzinho desse (o ideal seria até pegar emprestado, rsrs) porque a câmera digital só filma arquivos de até 4 GB, e pode ser que passe disso (mais de 40 minutos). Se ela filmasse sem limite, eu faria com a câmera digital mesmo, e depois extrairia o áudio. Mas como há riscos de a filmagem ficar acima dos 4GB, vou ter que arrumar um gravadorzinho.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2012, 11:55:48
Então é tranquilo  :ok:


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #9 Online: 06 de Junho de 2012, 13:12:46
Qual a real necessidade? É pra captar áudios descompromissados em qualidade ou precisa de áudio pra usar em edição de vídeo?

Se for pra ter qualidade eu te recomendo o Zoom H2.. aqui tem um video que fiz com ele (não tem tratamento no áudio captado) : http://www.youtube.com/watch?v=k1Kyz-zJbKQ - na realidade eu precisava ter dado uma tratadinha nesse áudio, mas estava sem caixa de som de qualidade na época...

Tem muitas funções que os mais práticos não tem.. suporte gravação em Wave, tem entrada de linha pra mic externo ou mesa de som, monitor com fone de ouvido, cartão de memória SD, etc..

Se o compromisso com qualidade não é grande esses que Oliberal citou são bacanas..

Gostei da sugestão hein Luciano.Queiroz, não conhecia esse gravador, fiquei interessado no Zoom H4n, chegou a usar?
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2012, 14:22:48
Gostei da sugestão hein Luciano.Queiroz, não conhecia esse gravador, fiquei interessado no Zoom H4n, chegou a usar?

O H4n é bem melhor que o H2, mas também é bem mais caro.. Se não me engano o H4 grava em 4 pistas separadas. O H2 em 2 pistas..

Com o H2 já é possível fazer muita coisa, principalmente por usar 2 microfones de qualidade bem legal e suportar gravação em Wave até 24 bit e 96KHz (acho até desnecessário isso) Uso quando preciso editar o áudio no máximo em 48KHz.. Pra falar a verdade não entendo quase nada de edição de áudio, essa foi recomendação de um amigo produtor musical....

Dá uma olhada nesse outro vídeo.. aqui usei a entrada de linha pra captar o áudio da mesa de som:http://www.youtube.com/watch?v=RKGnJFEj5D4

 
« Última modificação: 06 de Junho de 2012, 14:25:49 por Luciano.Queiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 06 de Junho de 2012, 14:25:07
HELENA, não sei se você tem essa opção... mas a maioria desses gravadores tem suporte pra um microfone de lapela.. se a pessoa concordar, você coloca o gravador no bolso dele e o mic na gola da camisa..melhor que isso impossível...


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 06 de Junho de 2012, 14:42:32
HELENA, não sei se você tem essa opção... mas a maioria desses gravadores tem suporte pra um microfone de lapela.. se a pessoa concordar, você coloca o gravador no bolso dele e o mic na gola da camisa..melhor que isso impossível...

opa, vou procurar escolher um que tenha essa opção. obrigada pela dica!  :)


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 10 de Junho de 2012, 13:21:35
Acabei comprando um Sony ICD-PX312.
O testezinho furreca que fiz aqui, me trouxe resultado satisfatório. Vamos ver amanhã como vai ser. Mas tbém terei uma câmera digital gravando em vídeo, e se for o caso, é possível extrair o áudio depois. Já fiz isso semana passada, fazendo o mesmo tipo de filmagem que irei repetir amanhã, e ficou excelente. A voz, é mais pra garantir mesmo, caso o vídeo atinja os 4GB de tamanho e a câmera se desligue antes do fim da aula, já que o principal, será a gravação em vídeo.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 07 de Agosto de 2016, 10:00:55
Qual a real necessidade? É pra captar áudios descompromissados em qualidade ou precisa de áudio pra usar em edição de vídeo?

Se for pra ter qualidade eu te recomendo o Zoom H2.. aqui tem um video que fiz com ele (não tem tratamento no áudio captado) : http://www.youtube.com/watch?v=k1Kyz-zJbKQ - na realidade eu precisava ter dado uma tratadinha nesse áudio, mas estava sem caixa de som de qualidade na época...

Tem muitas funções que os mais práticos não tem.. suporte gravação em Wave, tem entrada de linha pra mic externo ou mesa de som, monitor com fone de ouvido, cartão de memória SD, etc..

Se o compromisso com qualidade não é grande esses que Oliberal citou são bacanas..

Olá, Luciano!

Você já usou o modelo H1? Poderia me dizer o que acha dele em comparação ao H2? Ouvi falar apenas coisas boas do H2n, mas infelizmente começa a ficar distante da minha realidade do momento.

Em tempo: lindo vídeo, captação de audio precisa e música maravilhosa! Parabéns ao músico e a você pelo trabalho!