Autor Tópico: Festa de Debutante  (Lida 4937 vezes)

mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #15 Online: 08 de Junho de 2012, 02:14:42

Retificando: Se for uma 50 o seguro é velocidade acima de 80 se for 100mm use velocidade segura de 160 (no caso de Camera com sensor cropado) se for full frame o que Mr.Hyde disse tá certo.

Ok. Mas isso eh válido para lentes sem VR, q aqui, nao eh o caso. Na 18-105mm VR, usaria 1/30 em 18mm, 1/50 em 70mm e 1/60 em 105mm. Vale lembrar q VR I corrige 2 stops.

Vou te desejar boa sorte. Eh muito legal saber q um colega daqui tah crescendo profissionalmente na area. Vou deixar 4 dias pra te ajudar:

1. Veja a possibilidade de contratar alguem para segurar o seu SB900 fora da sapata. Nao precisa ser da area! Ate um amigo disposto a ganhar uma graninha e participar da festa resolve. Vc pede para ele ficar ao seu lado e isso vai trazer a tridimensionalidade q o flash na sapata tira da face das pessoas, como jah foi citado pelo mestre spiderman;

2. Se a opçao 1 nao puder ser realizada, sobra o teto para vc rebater ( veja se eh branco e nao muito alto ), as paredes e as roupas das pessoas. Na festa, vc vai encontrar pessoas com roupas brancas, sejam camisas ou vestidos. Aponte o flash para essas pessoas q estao ao lado e a frente do assunto e mande brasa! Elas vao te servir como otimas rebatedoras de luz! Jah vi fotos de balada q um amigo usou esse recurso e a impressao q eu tive q ele tinha um assistente com flash + soft box, vendo pelas fotos. Ele me confessou q estava sozinho e usou desse recurso em varias fotos.

3. Se a opçao 1 e 2 nao puder ser cumprida, por falta de parede, assistente, roupas brancas ou teto baixo e branco, para retratos com a camera proxima dos convidados, tirar o flash da sapata, deixa-lo em modo commander e usar ele na sua mao esquerda, lateralizado enquanto vc bate a foto com a direita, tb rende bons resultados. Vc pode ter problemas na composiçao, por usar a camera com uma soh mao, mas isso se ajeita na pós. Flash chapado na cara nao acho facil resolver na pós! :( Quanto mais distante da camera estiver o assunto, menor eh o angulo q a luz do flash vai incidir, se aproximando de zero grau em assuntos bem distantes, tendendo a chapar a face das pessoas.

4. Se a opçao 3 for muito incomoda para vc, bota na sapata mesmo, vah de TTL com o difusor e deixe a lampada em 45 graus. Vc vai ver q a foto ficara sub, mas eh soh corrigir o TTL entre +1 q +3 para dar uma compensada na perda de luz pelo flash tah apontado para cima em 45 graus.

Boa sorte e tudo vai dar certo!!! :ok:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #16 Online: 08 de Junho de 2012, 09:19:57
:( :( :(

Havera filmagem!!
Sei que o teto nao é muito alto e a luz razoavel.
minha camera vai até ISO 1600 numa boa
Vou tentar tirar leite de pedra!!  :shock:
Querida
Voce nao vai tirar leite de pedra, conheço MUITA gente que trabalha com D-90, D-7000, e a lente 18-105, sem nenhum problema , fazendo otimos trabalhos.
faz um rebatedor de cartolina 10x15,amarra com "elastico".
,o ponto de partida pode ser iso 1600(para a D90), na 7000 pode ser bem mais, vel 80, com f5.6 ate f8, se nao souber usar a luz do flash, coloca em TTL, que ela faz tudo sozinho.
Vai sem medo que isso e muito simples!!!!!!Depois me conta o tamanho do sucesso.
Para quem e do ramo de eventos isto e cotidiano.
Voce fara um bom trabalho, tenha confiança. hoje com digital e muito facil.
Na "antiga epoca de filme", voce estaria morta!!!,rsrs!!
abs.

Depois deste desafio, começa a estudar, para entender de que se trata.
« Última modificação: 08 de Junho de 2012, 09:21:23 por agalons »


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #17 Online: 08 de Junho de 2012, 10:20:39
Talvez o que vou escreve não venha ser uma ajuda pratica, mas pode ajudar em alguma coisa assim espero.

Vejo a fotografia como arte, e como toda arte precisamos inovar, mudar e arriscar no novo, sei que na fotografia existem técnicas e mais técnicas, porém quando nos deparamos com alguns eventos como descreve a nossa amiga Tha, tudo é possível, tudo pode acontecer, teto alto, luz ruim, teto baixo, luz boa, pessoas nada que não estão dipostas a ser fotografadas, muitas coisas podem acontecer, por isso deve se tentar de tudo, se não der para usar luz rebatida, e não ter como usar o flash fora da camera, usa direto usando o prórpio difusor do flash, baixa a intensidade da luz, ajusta ISO, enfim usa o que tem...tem profissionais que possuem uma gama de equipamentos e tem condições de fazer do evento um estudio, mas quem não tem ? não trabalha ? não consegue fazer belas fotos ? Pelo contrário tem que se tentar de tudo até mesmo rebatedor direto no flash no caso de teto alto, eu mesmo já use o Difusor Lightsphere como rebatedor e obtive excelentes resultados, enfim devemos inovar e procurar o que temos em mãos, foi citado usar até mesmo a roupa branca de algum convidado por perto, isso é inovar e usar os recurso que se tem na hora, não se prender a regras e conceitos faz com que a arte da fotografia fique em evidencia, lógico que não podemos esquecer de alguamas técnicas basicas da fotografia.

Se as fotos ainda não foram feitas boa sorte.
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #18 Online: 08 de Junho de 2012, 13:29:34
Ok. Mas isso eh válido para lentes sem VR, q aqui, nao eh o caso. Na 18-105mm VR, usaria 1/30 em 18mm, 1/50 em 70mm e 1/60 em 105mm. Vale lembrar q VR I corrige 2 stops.

Vou te desejar boa sorte. Eh muito legal saber q um colega daqui tah crescendo profissionalmente na area. Vou deixar 4 dias pra te ajudar:

1. Veja a possibilidade de contratar alguem para segurar o seu SB900 fora da sapata. Nao precisa ser da area! Ate um amigo disposto a ganhar uma graninha e participar da festa resolve. Vc pede para ele ficar ao seu lado e isso vai trazer a tridimensionalidade q o flash na sapata tira da face das pessoas, como jah foi citado pelo mestre spiderman;

2. Se a opçao 1 nao puder ser realizada, sobra o teto para vc rebater ( veja se eh branco e nao muito alto ), as paredes e as roupas das pessoas. Na festa, vc vai encontrar pessoas com roupas brancas, sejam camisas ou vestidos. Aponte o flash para essas pessoas q estao ao lado e a frente do assunto e mande brasa! Elas vao te servir como otimas rebatedoras de luz! Jah vi fotos de balada q um amigo usou esse recurso e a impressao q eu tive q ele tinha um assistente com flash + soft box, vendo pelas fotos. Ele me confessou q estava sozinho e usou desse recurso em varias fotos.

3. Se a opçao 1 e 2 nao puder ser cumprida, por falta de parede, assistente, roupas brancas ou teto baixo e branco, para retratos com a camera proxima dos convidados, tirar o flash da sapata, deixa-lo em modo commander e usar ele na sua mao esquerda, lateralizado enquanto vc bate a foto com a direita, tb rende bons resultados. Vc pode ter problemas na composiçao, por usar a camera com uma soh mao, mas isso se ajeita na pós. Flash chapado na cara nao acho facil resolver na pós! :( Quanto mais distante da camera estiver o assunto, menor eh o angulo q a luz do flash vai incidir, se aproximando de zero grau em assuntos bem distantes, tendendo a chapar a face das pessoas.

4. Se a opçao 3 for muito incomoda para vc, bota na sapata mesmo, vah de TTL com o difusor e deixe a lampada em 45 graus. Vc vai ver q a foto ficara sub, mas eh soh corrigir o TTL entre +1 q +3 para dar uma compensada na perda de luz pelo flash tah apontado para cima em 45 graus.

Boa sorte e tudo vai dar certo!!! :ok:

Mad... muitooo obrigada pelas dicas.  :D
Eu sempre uso flash na sapata e rebatido no teto com aquele cartaozinho branco rebatendo pra frente.
Consigo um resultado bem satisfatório.
Mas nao sei como sera esse aniversario, pois geralmente sao estilo balada e nunca fotografei em balada.
Sei que tem varias luzes e queria mante-las... o Hyde disse como posso conseguir isso.
Vou tentar achar alguem para me auxiliar com o flash... seria uma ótima se eu conseguir.
Valeu mesmo!!!!

 :ok:


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #19 Online: 08 de Junho de 2012, 13:32:43
Querida
Voce nao vai tirar leite de pedra, conheço MUITA gente que trabalha com D-90, D-7000, e a lente 18-105, sem nenhum problema , fazendo otimos trabalhos.
faz um rebatedor de cartolina 10x15,amarra com "elastico".
,o ponto de partida pode ser iso 1600(para a D90), na 7000 pode ser bem mais, vel 80, com f5.6 ate f8, se nao souber usar a luz do flash, coloca em TTL, que ela faz tudo sozinho.
Vai sem medo que isso e muito simples!!!!!!Depois me conta o tamanho do sucesso.
Para quem e do ramo de eventos isto e cotidiano.
Voce fara um bom trabalho, tenha confiança. hoje com digital e muito facil.
Na "antiga epoca de filme", voce estaria morta!!!,rsrs!!
abs.

Depois deste desafio, começa a estudar, para entender de que se trata.

Ola Agalons....
Nao sei se vc tem acompanhado meu trabalho, mas sempre uso flash de boa, no TTL. Faço muita festa infantil.
A questão do flash é que nao quero quebrar as luzes do local... como disse para o Mad.
Obrigada pela força e dicas!!!

 :)


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #20 Online: 08 de Junho de 2012, 13:37:05
Talvez o que vou escreve não venha ser uma ajuda pratica, mas pode ajudar em alguma coisa assim espero.

Vejo a fotografia como arte, e como toda arte precisamos inovar, mudar e arriscar no novo, sei que na fotografia existem técnicas e mais técnicas, porém quando nos deparamos com alguns eventos como descreve a nossa amiga Tha, tudo é possível, tudo pode acontecer, teto alto, luz ruim, teto baixo, luz boa, pessoas nada que não estão dipostas a ser fotografadas, muitas coisas podem acontecer, por isso deve se tentar de tudo, se não der para usar luz rebatida, e não ter como usar o flash fora da camera, usa direto usando o prórpio difusor do flash, baixa a intensidade da luz, ajusta ISO, enfim usa o que tem...tem profissionais que possuem uma gama de equipamentos e tem condições de fazer do evento um estudio, mas quem não tem ? não trabalha ? não consegue fazer belas fotos ? Pelo contrário tem que se tentar de tudo até mesmo rebatedor direto no flash no caso de teto alto, eu mesmo já use o Difusor Lightsphere como rebatedor e obtive excelentes resultados, enfim devemos inovar e procurar o que temos em mãos, foi citado usar até mesmo a roupa branca de algum convidado por perto, isso é inovar e usar os recurso que se tem na hora, não se prender a regras e conceitos faz com que a arte da fotografia fique em evidencia, lógico que não podemos esquecer de alguamas técnicas basicas da fotografia.

Se as fotos ainda não foram feitas boa sorte.

Nigazz. obrigada por comentar!!!
Realmente quem nao tem cão caça com gato né??? rsssss
Sei da necessidade de lentes claras e infelizmente nao pude comprar ainda, mas estou confiante que vou conseguir tirar um bom proveito do que tenho.
Vou aproveitar a dica de todos vcs e mandar bala!!!! :D
Obrigada!!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #21 Online: 08 de Junho de 2012, 14:19:29
Ola Agalons....
Nao sei se vc tem acompanhado meu trabalho, mas sempre uso flash de boa, no TTL. Faço muita festa infantil.
A questão do flash é que nao quero quebrar as luzes do local... como disse para o Mad.
Obrigada pela força e dicas!!!

 :)
testa o ttl ,-1, -2, etc e os terços , parciais, para aproveitar a luz ambiente, nao e imprescindivel usar lentes"claras", vai tranquila e facil,
Successos!!!!!!!!!!!!!!
abs.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #22 Online: 08 de Junho de 2012, 15:23:12
Mad... muitooo obrigada pelas dicas.  :D
Eu sempre uso flash na sapata e rebatido no teto com aquele cartaozinho branco rebatendo pra frente.
Consigo um resultado bem satisfatório.
Mas nao sei como sera esse aniversario, pois geralmente sao estilo balada e nunca fotografei em balada.
Sei que tem varias luzes e queria mante-las... o Hyde disse como posso conseguir isso.
Vou tentar achar alguem para me auxiliar com o flash... seria uma ótima se eu conseguir.
Valeu mesmo!!!!

 :ok:

Um ISO alto vai fazer o flash trabalhar bem suave enquanto vc usa ele em TTL. Essa eh a dica para se captar bem as luzes do ambiente. Abertura grande da lente tb ajuda.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 08 de Junho de 2012, 17:24:40
Talvez o que vou escreve não venha ser uma ajuda pratica, mas pode ajudar em alguma coisa assim espero.

Vejo a fotografia como arte, e como toda arte precisamos inovar, mudar e arriscar no novo, sei que na fotografia existem técnicas e mais técnicas, porém quando nos deparamos com alguns eventos como descreve a nossa amiga Tha, tudo é possível, tudo pode acontecer, teto alto, luz ruim, teto baixo, luz boa, pessoas nada que não estão dipostas a ser fotografadas, muitas coisas podem acontecer, por isso deve se tentar de tudo, se não der para usar luz rebatida, e não ter como usar o flash fora da camera, usa direto usando o prórpio difusor do flash, baixa a intensidade da luz, ajusta ISO, enfim usa o que tem...tem profissionais que possuem uma gama de equipamentos e tem condições de fazer do evento um estudio, mas quem não tem ? não trabalha ? não consegue fazer belas fotos ? Pelo contrário tem que se tentar de tudo até mesmo rebatedor direto no flash no caso de teto alto, eu mesmo já use o Difusor Lightsphere como rebatedor e obtive excelentes resultados, enfim devemos inovar e procurar o que temos em mãos, foi citado usar até mesmo a roupa branca de algum convidado por perto, isso é inovar e usar os recurso que se tem na hora, não se prender a regras e conceitos faz com que a arte da fotografia fique em evidencia, lógico que não podemos esquecer de alguamas técnicas basicas da fotografia.

Se as fotos ainda não foram feitas boa sorte.
ser profissional , ajuda muito, a coisa nao e tao dramatica, um 15 anos, nao e diferente de um infantil de noite, ou umas bodas de prata,tecnicamente e tudo bem semelhante,
claro se aventurar leva ao desespero e ao improviso, isto e verdade
o porem e a parte humana, mas isso nao esta sendo comentado aqui, fica para a proxima.
abs.


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #24 Online: 08 de Junho de 2012, 18:34:41
Depois respondo todos!!!
Só estou baixando as fotos do making off e ja to correndo pra festa!!

Obrigada a todos pela força!!!!

 :D


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #25 Online: 08 de Junho de 2012, 18:59:35
Depois respondo todos!!!
Só estou baixando as fotos do making off e ja to correndo pra festa!!

Obrigada a todos pela força!!!!

 :D
vai tranquila, tudo vai dar certo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
abs.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #26 Online: 08 de Junho de 2012, 19:26:03
Sobre trabalhar no TTL.
Quando ia começar a fazer meus primeiros testes,  flash que comprei (YN565) queimou no 50º disparo.
Antes fui ver um fotografo trabalhando e ele trabalha no automático, escolhendo a abertura e deixa o TTL encontrar a potência.
Outro dia li sobre isso, para prevenir erros de leituras do TTL, o fotógrafo fazia a leitura no rosto (sendo caucasiano) da noiva/noivo, e travava essa medição para não precisar usar TTl e arriscar.
Dessa forma, acho melhor levar um bom cartão cinza para exposição.
Alguém faz isso ? 
Aliás, acho interessante abrir tópico fixo para que profissionais declarem como fazem a medição, WB, focagem, etc.
Um tópico para cada assunto.
Alguém gostou da ideia ?


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #27 Online: 08 de Junho de 2012, 20:39:05
Sobre trabalhar no TTL.
Quando ia começar a fazer meus primeiros testes,  flash que comprei (YN565) queimou no 50º disparo.
Antes fui ver um fotografo trabalhando e ele trabalha no automático, escolhendo a abertura e deixa o TTL encontrar a potência.
Outro dia li sobre isso, para prevenir erros de leituras do TTL, o fotógrafo fazia a leitura no rosto (sendo caucasiano) da noiva/noivo, e travava essa medição para não precisar usar TTl e arriscar.
Dessa forma, acho melhor levar um bom cartão cinza para exposição.
Alguém faz isso ? 
Aliás, acho interessante abrir tópico fixo para que profissionais declarem como fazem a medição, WB, focagem, etc.
Um tópico para cada assunto.
Alguém gostou da ideia ?
Manual ou automatico(diafragma), sao muito mas precisos que o TTL,
para quem nao sabe nada de luz , o TTL faz tudo sozinho.porem e muito impreciso.
abs.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #28 Online: 08 de Junho de 2012, 21:11:18
Agalons...
Como vc acha a exposição correta ?
Da mesma forma que o fotógrafo que citei : no rosto ?
Um rosto caucasiano, acho eu, reflete mais de 18%, então esse fotógrafo com certeza já faz empiricamente a compensação.
E vc Agalons, como procede ?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #29 Online: 08 de Junho de 2012, 22:20:27
De orelhada.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova