Autor Tópico: Padronização dos RAW com o DNG  (Lida 6263 vezes)

jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #15 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 08:39:54
Acho a proposta de padronização do formato DNG interessante. Quando li sobre o assunto, imaginei como um formato de arquivo o qual permitisse gravar todas as informações do processador sem nenhum processamento, pois deixaria de ser um formato RAW. Mas infelizmente acho que não pegou.

Eu uso o DNG quando faço algum tratamento no Lightroom e quero salvar o RAW + Tratamento sem perder informações. Mas é um pouco psicológico, já que o TIFF atenderia e é aberto por quase todos os aplicativos de tratamento de imagens.

Só tem que tomar cuidado para não salvar o TIFF com opção de compressão com perda de informações, pois existem vários "formatos" de TIFF.


kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #16 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 10:47:27
Eu achei também a proposta bem interessante. Vi também que algumas marcas incorporaram o DNG como formato RAW de saída, como a Leica e a Hasselblad. Além disse o padrão é aberto, e eles são abertos a que o padrão seja controlado por um comitê de padrão. Isso sim é interessante.

Estou convertendo todos meus arquivos para DNG.

Não dá pra engolir essa história de arquivo sem compressão e perdas se você vem, p. ex., do JPG.

Não sei como funciona, mas o DNG é um container. Os meus DNG gerados a partir de JPG ficaram beem maiores. Não tão a fundo assim, que sabe alguém que tenha possa responder, mas acho que o que conversor deva pegar os pixels e converter para o padrão do DNG (que são 8, 16 ou 32bits por pixel). De qualquer forma o sem perdas nesse caso quer dizer que os dados do jpg original sempre estarão lá, independente de mexidas subsequentes, o que não acontece no JPG.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 15:28:57
Minha câmera (Pentax K20D) tem a opção de salvar o RAW em .PEF ou em .DNG, mas sempre acabei deixando em PEF mesmo. Quando deixar a preguiça de lado, vou fazer um testa para ver se tem alguma diferença em termos de tamanho de arquivo, por exemplo...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #18 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 21:02:19
(...)

Não sei como funciona, mas o DNG é um container. Os meus DNG gerados a partir de JPG ficaram beem maiores. Não tão a fundo assim, que sabe alguém que tenha possa responder, mas acho que o que conversor deva pegar os pixels e converter para o padrão do DNG (que são 8, 16 ou 32bits por pixel). De qualquer forma o sem perdas nesse caso quer dizer que os dados do jpg original sempre estarão lá, independente de mexidas subsequentes, o que não acontece no JPG.

Exato. Mas é que se ele vem de um JPG nativo, já houve compressão com perdas. Para salvamentos posteriores as informações se preservam, mas as anteriores já se perderam e não adianta converter para o DNG se você já não vai mais exportar o arquivo. É nesse sentido minha colocação.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Thales Antonio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
  • Sexo: Masculino
  • Ainda aprendendo a Arte de Fotografar!
Resposta #19 Online: 29 de Agosto de 2013, 08:30:13
Bom dia pessoal. mais de um ano se passou após a última postagem deste interessante tópico e gostaria de ressuscitá-lo novamente perguntando a vocês como está a "tendência" do DNG no momento atual. Ele se tornará, ou já se tornou, universal para todos? Terei de converter todos os meus raws antigos logos? Alguém está convertendo todos os seus raws para dng? Tenho muitos e fico preocupado com o futuro. Obrigado a quem responder.
Nikon D610
[50mm f/1.8] - [35mm f/1.8] - [24-120mm f/4] [70-300mm]


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #20 Online: 29 de Agosto de 2013, 09:35:39
eu não uso.. já vi várias recomendações pra usar ele ou algo do tipo, pra não ficar refém do arquivo original da câmera que pode deixar de ser lido em gerações futuras..

meus arquivos RAW ficam todos em .CR2 no backup mesmo..


Thales Antonio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
  • Sexo: Masculino
  • Ainda aprendendo a Arte de Fotografar!
Resposta #21 Online: 29 de Agosto de 2013, 10:23:55
Luciano, minha preocupação é justamente no futuro não ter um programa que abra ou converta o RAW. Será que a canon e nikon vão eliminar de vez seus formatos próprios???????
Nikon D610
[50mm f/1.8] - [35mm f/1.8] - [24-120mm f/4] [70-300mm]


Jean Chad

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.045
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Jean Chad
Resposta #22 Online: 29 de Agosto de 2013, 11:23:09
Mudança de formato não ocorre de uma hora para outra. Se assim desejar futuramente é só fazer. Eu mantenho em RAW, mesmo porque futuramente terão tecnologias de processamento melhores e é sempre bom ter o original.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #23 Online: 29 de Agosto de 2013, 11:26:22
Mudança de formato não ocorre de uma hora para outra. Se assim desejar futuramente é só fazer.

Concordo... difícil é imaginar como fazer conversão de Gigas ou Terabytes quando essa mudança vier!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #24 Online: 29 de Agosto de 2013, 11:27:52
Luciano, minha preocupação é justamente no futuro não ter um programa que abra ou converta o RAW. Será que a canon e nikon vão eliminar de vez seus formatos próprios???????

improvável... sempre vai haver um tempo pra qualquer mudança.. Se a gente já soubesse hoje qual formato melhor guardar ótimo.. mas isso é quase impossível!


Thales Antonio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
  • Sexo: Masculino
  • Ainda aprendendo a Arte de Fotografar!
Resposta #25 Online: 29 de Agosto de 2013, 14:42:40
Também guardo tudo em RAW e o tratamento em JPEG.
Nikon D610
[50mm f/1.8] - [35mm f/1.8] - [24-120mm f/4] [70-300mm]


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 29 de Agosto de 2013, 18:45:30
Não acredito que os fabricantes vão adotar um padrão unificado. A Canon e Nikon e os outros fabricantes querem independência. Jamais irão pagar licença para a Adobe só para usar o formato deles. A Adobe que se vire. Inclusive acho mais provável com esse novo formato de sftw com pagamento mensal da Adobe, que outros sftws apareçam e engulam uma parte do mercado que a Adobe conquistou deixando a pirataria copiar os sftws deles.

Uso o RAW Canon e o próprio conversor deles o DPP, serve bem para 98% das fotografias que manipulo. Os casos onde preciso de algo melhor que o DPP vou de LR. Photoshop é um programa muito avançado para ser usado como um simples editor diário para o desenvolvimento e revelação de fotografias, não uso porque não preciso mais que 5% do que ele faz.

É muito mais fácil e pratico revelar e organizar minhas fotografias com o DPP da Canon, e alem disso não fico dependente de mais uma empresa, que chega a ser desnecessária no meu workflow de fotografia.

Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 29 de Agosto de 2013, 18:54:48
Só uso os raws nativos. Sempre haverá algum software para decodificar.
Já tive mais problemas como DNG do que com o raw nativo.


Thales Antonio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
  • Sexo: Masculino
  • Ainda aprendendo a Arte de Fotografar!
Resposta #28 Online: 29 de Agosto de 2013, 19:03:04
Depois dessas opiniões estou mais tranquilo quanto ao futuro, obrigado! :ok:
Nikon D610
[50mm f/1.8] - [35mm f/1.8] - [24-120mm f/4] [70-300mm]