Autor Tópico: Fotografar interiores  (Lida 2108 vezes)

Quipata

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 08 de Junho de 2012, 19:56:09
 :D Ola.

Tenho o seguinte equipamento máquina canon EOS 1D Mark III,lente Canon 16-35mm e flash Canon 580 EXII.
Pretendo tirar fotografias de interiores de casas para vender,casas que estão vazias, assim com mobiladas.
Alguem me pode dar umas dicas e técnicas para tirar boas fotos.

Abraços


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2012, 20:06:54
Itens básicos:

-Cuidado com alinhamento/prumo;
-Cuidado com o correto WB;
-Perceber melhores horários de luz;
-Esquece o flash (se é um projeto de interiores saiba usar bem o projeto de iluminação do designer/arquiteto);
-Um bom tripé;
-Boa conversão de RAW para aproveitar ao máximo da latitude do seu sensor, que é bom.
-Conversar com o autor do projeto e entender suas intenções e características (quando for um projeto de interiores complexo);
-Abuse da profundidade de campo;
-Engula referências, desconstrua o trabalho fotográfico dos muitos ótimos autores de fotos desse gênero.

[]s


thamys

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
    • 2SALGUEIROS
Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2012, 17:45:03
Olá Quipata,
uma dica legal se você também for fotografar as fachadas das casas e eles tiverem janelas grandes onde dê para ver o interior, é fazer um clique "noturno" com a câmera no tripé, fazer outro clique quando amanhecer e juntar as duas imagens no photoshop deixando o layer no modo screen.

Fiz essas imagens usando essa técnica (a primeira imagem foi feita as 06h30 quando ainda estava totalmente escuro e a segunda por volta das 07h30):
http://www.flickr.com/photos/portifolio_thamyrissalgueiro/7363002292/in/photostream/lightbox/
http://www.flickr.com/photos/portifolio_thamyrissalgueiro/7363001138/in/photostream/lightbox/

Fotografando apenas durante o dia perderia toda a informação do interior:
http://www.flickr.com/photos/portifolio_thamyrissalgueiro/7362986694/in/photostream/lightbox/

Link com tutorial para juntar as duas fotos: http://www.2salgueiros.com/blog/?p=1903

abs


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2012, 11:12:45
Itens básicos:

-Cuidado com alinhamento/prumo;
-Cuidado com o correto WB;
-Perceber melhores horários de luz;
-Esquece o flash (se é um projeto de interiores saiba usar bem o projeto de iluminação do designer/arquiteto);
-Um bom tripé;
-Boa conversão de RAW para aproveitar ao máximo da latitude do seu sensor, que é bom.
-Conversar com o autor do projeto e entender suas intenções e características (quando for um projeto de interiores complexo);
-Abuse da profundidade de campo;
-Engula referências, desconstrua o trabalho fotográfico dos muitos ótimos autores de fotos desse gênero.

[]s

"Só" isso dondon ?  kkkk

Brincadeira...

Agora falando sério.
Só não entendi qdo vc sugere abusar da profundidade de campo.
Imaginei que esse tipo de foto são todas com o máximo de PC possível.
É isso o que quis dizer ?


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2012, 11:16:49
Isso, Alexandre.

Em 95% das fotos nesse gênero acabamos por usar uma profundidade de campo bastante "grande".
Os 5% ficam por detalhes de equipamentos, acabamentos ou da decoração.

[]s


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 13 de Junho de 2012, 11:53:05
Dondon, vc que estuda a área a fundo...

Tenho notado haver mais fotos de interiores (principalmente) abusando de lentes tilt-shift para obtenção não apenas de alinhamentos mas de desfoque seletivo. É impressão minha ou está tendo essa tendência mesmo???

E o que vc me fala sobre o uso de lensbaby para fotos de arquitetura? Cabe????

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #6 Online: 13 de Junho de 2012, 13:32:40
Dondon, vc que estuda a área a fundo...

Tenho notado haver mais fotos de interiores (principalmente) abusando de lentes tilt-shift para obtenção não apenas de alinhamentos mas de desfoque seletivo. É impressão minha ou está tendo essa tendência mesmo???

E o que vc me fala sobre o uso de lensbaby para fotos de arquitetura? Cabe????

Desfoque seletivo em fotografia de interiores, Hyde? Acho que ainda não vi, não... Tem exemplos aí?
O mercado editorial tende a não aceitar isso mas posso estar enganado.

Lensbaby é brinquedo, cara. A qualidade ótica dela inviabiliza qualquer uso profissional. Acho que dá pra brincar e até fazer coisas autorais bem interessantes, mas não pra enquadrar em trabalhos mais finos pra arquitetos e revistas.

[]s


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 13 de Junho de 2012, 13:48:26
Não são referências... Como sabes não pesquiso por esse ramo fotográfico... Vou dar uma olhada nos meus contatos do 500px e do Flickr para ver se acho algo. Geralmente são coisas com as quais me esbarro na WEB e vão se acumulando na cabeça. Posso estar enganado tb com uma falsa impressão de haver essa tendência e na verdade ser apenas brincadeiras autorais.
Mas se me chocar com algo por aí te envio uma MP.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #8 Online: 17 de Junho de 2012, 11:38:15
Excelentes dicas.

Posto para acompanhar...