Autor Tópico: Cor Vermelha no Digital e na D90  (Lida 4035 vezes)

stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Junho de 2012, 04:00:38
Bom Dia pessoal do fórum! desculpe mais uma vez se vou fazer algumas perguntas que podem ter no fórum, mas não encontrei aqui...

Pois bem , desde a minha D50 e depois uma D70s que tive e agora minha D90 , percebo que eu não consigo fazer o "vermelhos " das flores ficarem com textura e menos saturação...as vezes faço alguns eventos com amigos fotografos e entrego as minhas fotos e quando faço fotos da decoração , sempre vejo os vermelhos péssimo em minhas fotos...

As minhas perguntas são as seguintes:

1 - Isso é algo do sensor que faz o vermelho diferente?
2 - Existe alguma regulagem que posso fazer na minha D90 para corrigir esse problema antes de fotografar as flores vermelhas em eventos? em Jpeg? pois tenho que entregar rápido as fotos aos meus amigos fotografos...?
3 - Se eu tirar em Raw , quando eu abrir a imagem das flores no PS (não uso o lightroom) em qual "Slider desliso" e qual "Aba" no Camera Raw eu posso corrigir esse vermelho para que apareça mais textura ?  eu tenho que diminuir a quantidade contraste de alguma cor, ou retirar excesso de saturação...qual deles eu posso mexer e corrigir?

espero que tenham me entendido e agradeceria se me respondessem, pois não sei o porque o vermelho me incomoda na camera digital e quando eu fotografava com filme não era tanto assim..pode ser que eu esteja fazendo alguma besteira também...hehe

ah!! obs: esqueci que mesmo rebatendo o flash no teto ou pegando só a luz ambiente , o vermelho é péssimo do mesmo jeito...

Aproveitando , não quero abrir outro tópico com perguntas que as vezes já foram feitas aqui no fórum...mas alguém pode me passar "links"que fale sobre o assunto de "Trava de VF"aqui no fórum?

abraço a todos
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2012, 06:40:48
 só tem uma solução: mudar pra canon ! Ou regular as cores manualmente, porém não recomendo pra quem não tem muita intimidade com a camera ,pois vc teria q mudar a toda hora de acordo com variação da luz . Não tem como comparar com filme, pois o sistema digital automaticamente dá um ligeiro blur na imagem. O q vc pode fzer tbm é dar um pouco mais de sharp tipo +2 a +7 pra ver se melhora o resultado nas flores. Se vc estava acostumado com a qualidade de uma nikon serie F, seja FM ou F4, aí vai ser duro engolir fotos digitais.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2012, 10:45:47
heheheheh... perguntaram a Ken Rockwell qual era o melhor sensor. Sua resposta: Velvia 50!!!

Penso em comprar uma camera de filme soh para ter mais qualidade nas minhas fotos. Lembre-se q filme eh fullframe e a D90 e uma camera digital de sensor DX. Comparar um bom filme em 35mm com a D90 seria uma grande covardia...
« Última modificação: 10 de Junho de 2012, 10:54:33 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2012, 12:03:15
Poderia postar um exemplo do que tu ta falando?

Com uma foto fica mais fácil entender.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2012, 12:13:43
heheheheh... perguntaram a Ken Rockwell qual era o melhor sensor. Sua resposta: Velvia 50!!!

Penso em comprar uma camera de filme soh para ter mais qualidade nas minhas fotos. Lembre-se q filme eh fullframe e a D90 e uma camera digital de sensor DX. Comparar um bom filme em 35mm com a D90 seria uma grande covardia...

um bom filme de pb iso 50 e equivalente a um sensor FF de 300mb
um filminho comum iso 100 equivale a  FF75mb,
 a d90 e cropada e de 12 mb,façam suas contas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2012, 12:14:41
Bom Dia pessoal do fórum! desculpe mais uma vez se vou fazer algumas perguntas que podem ter no fórum, mas não encontrei aqui...

Pois bem , desde a minha D50 e depois uma D70s que tive e agora minha D90 , percebo que eu não consigo fazer o "vermelhos " das flores ficarem com textura e menos saturação...as vezes faço alguns eventos com amigos fotografos e entrego as minhas fotos e quando faço fotos da decoração , sempre vejo os vermelhos péssimo em minhas fotos...

As minhas perguntas são as seguintes:

1 - Isso é algo do sensor que faz o vermelho diferente?
2 - Existe alguma regulagem que posso fazer na minha D90 para corrigir esse problema antes de fotografar as flores vermelhas em eventos? em Jpeg? pois tenho que entregar rápido as fotos aos meus amigos fotografos...?
3 - Se eu tirar em Raw , quando eu abrir a imagem das flores no PS (não uso o lightroom) em qual "Slider desliso" e qual "Aba" no Camera Raw eu posso corrigir esse vermelho para que apareça mais textura ?  eu tenho que diminuir a quantidade contraste de alguma cor, ou retirar excesso de saturação...qual deles eu posso mexer e corrigir?

espero que tenham me entendido e agradeceria se me respondessem, pois não sei o porque o vermelho me incomoda na camera digital e quando eu fotografava com filme não era tanto assim..pode ser que eu esteja fazendo alguma besteira também...hehe

ah!! obs: esqueci que mesmo rebatendo o flash no teto ou pegando só a luz ambiente , o vermelho é péssimo do mesmo jeito...

Aproveitando , não quero abrir outro tópico com perguntas que as vezes já foram feitas aqui no fórum...mas alguém pode me passar "links"que fale sobre o assunto de "Trava de VF"aqui no fórum?

abraço a todos


tenta tirar saturaçao no ajuste personalizado(Ver manual).
abs.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2012, 12:17:41
Poderia postar um exemplo do que tu ta falando?

Com uma foto fica mais fácil entender.

2 fotos seriam ainda melhor. Uma com a falta de textura na cor vermelha de sua autoria. E outra com a cor apresentado textura para que possamos entender direito o que é essa "textura". Às vezes pode ser só questão de saturação ou luminosidade, então acho que o melhor é postar exemplos.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Junho de 2012, 15:25:57
Pessoal, por enquanto agradeço pelas respostas , mas precisava saber como posto as fotos aqui , vou tentar descobrir e já coloco...mas pessoal ...já peço desculpa desde já , se for erro meu , pois minhas fotos não são boas , pois estou fotografando a pouco tempo com meus amigos ....estou aprendendo ainda a parte digital ... antigamente eu Usava Nikon F e FM2 ... se for erro meu é melhor ainda , pois vcs me corrigem ...

aguarde que vou tentar por fotos aqui 
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #8 Online: 10 de Junho de 2012, 17:22:21
posta do imageshark, escolhe a resoluçao de 800x600. Vai aparecer um link chamado forum. Cola e copia essa url no seu post. Simples!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Junho de 2012, 17:43:39
Pesoal ...eu acho que sou eu mesmo o problema...hehe tenho muito que aprender mesmo... primeiro que deixo o WB em automatico, segundo que descobri,  que estou deixando o local onde está o vermelho fora de foco, provocando esse excesso e saturação de vermelho , e também lembrando que em alguns aniversário não coloco gel no flash para igualar a luz ambiente ...mas também não sei se muda muito colocando o Gel ...

vou tentar colocar aqui , não sei se vai funcionar e vcs notarão ...mas agradeço do mesmo jeito o que vcs disseram...


By stalone1 at 2012-06-10


By stalone1 at 2012-06-10


By stalone1 at 2012-06-10
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 10 de Junho de 2012, 18:07:32
Pesoal ...eu acho que sou eu mesmo o problema...hehe tenho muito que aprender mesmo... primeiro que deixo o WB em automatico, segundo que descobri,  que estou deixando o local onde está o vermelho fora de foco, provocando esse excesso e saturação de vermelho , e também lembrando que em alguns aniversário não coloco gel no flash para igualar a luz ambiente ...mas também não sei se muda muito colocando o Gel ...

vou tentar colocar aqui , não sei se vai funcionar e vcs notarão ...mas agradeço do mesmo jeito o que vcs disseram...


By stalone1 at 2012-06-10


By stalone1 at 2012-06-10


By stalone1 at 2012-06-10
ve no manual a parte de ajustes personalizados, tem cara de ser saturaçao, nao precisa se desculpar, a mudança de filme para digital, foi terrivel, as vezes custa se adaptar.
abs.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #12 Online: 10 de Junho de 2012, 20:38:51
olha, me parece normal...

é evidente a diferença na cor devido a iluminação diferente....

Mas nada de anormal.


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #13 Online: 10 de Junho de 2012, 20:48:14
Eu li em algum lugar sobre erro no vermelho... e agora, onde esta??

Nao me lembro....  :aua: :aua:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 10 de Junho de 2012, 22:03:29
Na 1 e 2 não vejo grandes problemas não. Até pode ter alguma perda de detalhe na 1 nas em nível aceitável.
Na 3 sim, há perda de informação na hipersaturação do vermelho. Mexa no canal vermelho especificamente e retira um pouco a saturação. Se precisar adicione um pouquinho de ruído.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova