Autor Tópico: "Canon Sx240"  (Lida 33399 vezes)

Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #105 Online: 10 de Dezembro de 2013, 20:39:57
Mas se os 20 minutos forem referentes à duração da bateria então não se pode fazer nada, como você enfatiza bastante os vídeos acho que é caso de procurar outro modelo, os vídeos parecem ser o calcanhar de Aquiles dessa câmera. Tá parecendo erro de projeto e erros assim não tem solução nem com atualização de firmware, é uma questão de hardware também, a bateria não aguenta as melhorias do processador DIGIC 6
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


marcooc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #106 Online: 10 de Dezembro de 2013, 20:58:43
Mas se os 20 minutos forem referentes à duração da bateria então não se pode fazer nada, como você enfatiza bastante os vídeos acho que é caso de procurar outro modelo, os vídeos parecem ser o calcanhar de Aquiles dessa câmera. Tá parecendo erro de projeto e erros assim não tem solução nem com atualização de firmware, é uma questão de hardware também, a bateria não aguenta as melhorias do processador DIGIC 6

Agradeço pela explanação! O que ocorreu foi o seguinte: carreguei a bateria totalmente, fiz um vídeo de 8 min mais ou menos depois um de 20 min aproximadamente, após escrever um post fui verificar a câmera e ela havia desligado sozinha. Liguei a câmera   e o mostrador de carga estava cheio, entretanto, ao acionar o botão de gravação de vídeo o mostrador da bateria já apontava bateria no fim piscando em vermelho. Desligando e ligando novamente a câmera a o mostrador de carga da bateria mostra a bateria cheia, selecionando gravar o video imediatamente bateria  pisca em vermelho indicando que está no fim, e assim sucessivamente...

A questão é o manual diz que a câmera grava filmes de até 30min, cada filme, em  full hd. Dito isto, porque a câmera desligou sozinha após 20 min de filmagem? Será mais um defeito, erro de projeto...?

Eu realmente queria ficar com a câmera, até por que paguei um preço bastante atraente, considerando que comprei aqui no Brasil. Mas ficar com a câmera defeituosa não dá, como tenho pouco conhecimento fico com mais dúvidas.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2013, 21:01:53 por marcooc »


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #107 Online: 10 de Dezembro de 2013, 21:08:38
Deve ser porque com 20 minutos de vídeo a bateria atinge um nível crítico, deve ficar sobrecarregada, esquenta demais ou qualquer outro desgaste. Quando câmeras fotográficas alcançam 30 minutos de vídeos HD ou Full HD elas não desligam, elas simplesmente param o vídeo mas a câmera continua ligada, é só fazwer um outro "take" e continuar gravando. Essa limitação de tempo em vídeos é apenas uma questão burocrática, se gravar vídeos contínuos em alte definição deixa de ser uma câmera fotográfica e passa a ser uma filmadora.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


marcooc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #108 Online: 10 de Dezembro de 2013, 22:05:37
Deve ser porque com 20 minutos de vídeo a bateria atinge um nível crítico, deve ficar sobrecarregada, esquenta demais ou qualquer outro desgaste. Quando câmeras fotográficas alcançam 30 minutos de vídeos HD ou Full HD elas não desligam, elas simplesmente param o vídeo mas a câmera continua ligada, é só fazwer um outro "take" e continuar gravando. Essa limitação de tempo em vídeos é apenas uma questão burocrática, se gravar vídeos contínuos em alte definição deixa de ser uma câmera fotográfica e passa a ser uma filmadora.

Muito obrigado pela atenção! Bom tirei mais ou menos 200 fotos, provavelmente umas 220, ainda agora, sem nenhuma preocupação com o objeto a ser fotografado, foco ou outros detalhes, para testar a questão da durabilidade da bateria como eu já havia feito dois vídeos um de 8 e outro de 20 min está parecendo que o problema é de leitura da carga, ou como falou aquecimento nas filmagens em full hd. Então o que acha, arrisco ficar com a câmera ou devolvo-a? O que faria você?


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #109 Online: 10 de Dezembro de 2013, 22:20:28
A pessoa mais indicada pra tomar essa decisão é você que tem a câmera em mãos, tudo que eu falei aqui foi na base da suposição, não posso decidir essa. Você já está ciente dos problemas que poderá vir a ter quando fizer vídeos com ela, cabe a você decidir se isso vai ser muito prejudicial ou não.

Outra coisa: é tão necessário que os vídeos sejam em Full HD mesmo? HD não basta?
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2013, 22:22:14 por Foto Fácil »
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


marcooc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #110 Online: 10 de Dezembro de 2013, 22:47:44
Claro, claro a decisão será minha inclusive os ônus dela... É que uma opinião sua seria bem vinda mas... Com relação ao vídeo acho que em hd estaria de bom tamanho, acha que mudando a resolução poderia surtir algum efeito positivo nesta questão da bateria aqueceria menos evitaria este erro de leitura?

Efetivamente este "erro de leitura da carga da bateria" traz o inconveniente da insegurança de não saber por quanto tempo pode-se filmar... Agora como disse, se é erro de projeto será que esta situação se agravaria com o tempo de uso, causando falhas mais graves?


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #111 Online: 11 de Dezembro de 2013, 13:03:57
Qualquer diminuição de resolução diminuirá o uso de bateria, só não diminui o erro grotesco da Canon...
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


marcooc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #112 Online: 11 de Dezembro de 2013, 13:40:05
É esse tipo de erro é quase inaceitável, principalmente vindo de uma fabricante deste porte. Mas realmente parece, como você disse, um erro de comunicação quando da leitura da carga da bateria após filmar em alta resolução, onde na verdade a bateria não é drenada como o mostrador de carga indica. Quanto a devolução da câmera, continuo analisando pois, consegui estender até amanhã o prazo de cancelamento da compra.  Agradeço sua atenção!
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2013, 13:41:08 por marcooc »


marcooc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #113 Online: 11 de Dezembro de 2013, 16:22:56
Complementando as informações sobre o problema de drenagem da bateria da Canon SX270 HS, observei outra questão relevante para mim, após dar a mensagem de bateria no fim gravando vídeo, desligando e ligando a maquina novamente, como já foi dito, o mostrador de carga da bateria volta a mostrar bateria cheia e se acionar a gravação de video ela imediatamente informa que a bateria está no fim. Só que eu ainda não tinha usado o zoom nesta situação, e para minha total decepção se acionar o zoom durante a gravação full hd ela desliga com aviso de 'carregar bateria' agora se gravar em hd ela entra em aviso de carga no fim mas continua filmando.

Minha decisão agora está tomada, acho realmente intolerável uma falha desta natureza, vou devolver a máquina e receber meu dinheiro de volta.

Na qualidade de consumidor (pois tecnicamente não tenho qualificação ou conhecimento para maiores opiniões),aconselho a todos ficarem longe destes modelos de câmera (Canon SX270 HS e Canon SX280 HS) tendo ou não como objetivo principal a filmagem.
 
Ora, se o fabricante diz nas especificações que o produto filma em full hd a 60 fps ele tem de fazer com eficiência esta tarefa o que infelizmente não é ocaso dos modelos de câmera em comento. Ademais, a Canon já sabia do problema o que torna sua conduta extremamente desrespeitosa e desidiosa para com o consumidor, vide o link que o companheiro do fórum postou na pagina anterior sobre esta questão, onde tem mais de 84 páginas de consumidores americanos relatando dos problemas destes produtos, então a Canon não deveria inundar o mercado com produtos que já sabia, apresentavam esses vícios.

Agradeço a atenção de todos e  vou procurar  um outro produto que  substitua este.


marcooc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #114 Online: 12 de Dezembro de 2013, 17:48:46
Hoje fui à loja devolver a câmera Canon SX270 HS, e receber meu dinheiro de volta. Fiquei, por um lado, triste, pois gostei bastante da qualidade das fotos e vídeos nos testes que realizei com ela, bem superiores se comparadas a uma Sony e uma Panasonic (bem básicas), que tenho em casa.

**** Voltando a questão da drenagem da bateria da SX270 HS, pesquisei o máximo sobre o tema e descobri no site da Canon europeia que existe duas atualizações de firmware para esta câmera, detalhe, aplicável somente as câmeras cujo sexto dígito da esquerda para direita, sejam 2 ou 1 ou 0, o que pode significar que as câmeras com outros seriais não sejam afetadas pelo problema.

Na descrição das correções deste último firmware estavam justamente os problemas por que passei com esta câmera (ler posts 95, 101, 102, 106 e 108), o que implica que, ao menos, mesmo que implicitamente a Canon admitiu tais problemas.

Então àqueles que tiverem interesse e coragem de tentar “a sorte” com a SX270 HS, fujam dos seriais acima citados, pois estes são quase certos de apresentar os problemas. O serial das duas câmeras que testei era 1. ****


drdreh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #115 Online: 02 de Janeiro de 2014, 11:17:28
Finalmente peguei a minha sx240! Suei pra achar uma, já que saiu de linha, e a substituta sx270 está descartada por motivos técnicos falhos de projeto, discutido nos posts anteriores.
Agora é estudar fotografia!
Abraços!  :D
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2014, 11:22:24 por drdreh »


Dioni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo e evoluindo
Resposta #116 Online: 21 de Janeiro de 2014, 21:25:24
Olá pessoal!

Como podem ver, sou novo no fórum. Lendo bastante e aprendendo bastante com vcs também. Que leu alguns posts meus na seção do "papo furado" deve ter visto que adoro fóruns e sou da área das lanternas (meu hobby principal), tanto que temos um fórum brasileiro sobre o assunto.

Meu assunto:
Estou realmente pendente a comprar uma Canon SX240. Li bastante no fórum e percebi que minha necessidades , a princípio, serão supridas por ela. Quero uma câmera que seja para uso prático, do dia-a-dia, com um bom sensor e fotos razoáveis. Nada de zoom em exagero, como as SZ, ou muitos controle manuais (embora seriam bem vindos), apenas qualidade de foto.

Gosto muito de fotos com DOF, mas já percebi que tenho muito aprender sobre isso e que a SX240 não fará nenhum milagre nesse sentido.

DÚVIDA:
Por fim, minha única dúvida sobre a Canon SX240 é sobre fotos com pouca luminosidade (sem uso de flash óbvio). Ela desempenha algo razoável para uma compacta? Ou teria alguma com preço/características parecidas que seriam melhor neste quesito?

Obs: Sei que a foto com baixa luminosidade é o ponto fraco de muitas câmeras, afinal, tratamos de "escrita através da luz", hehehe... Pergunto mesmo para saber se tem alguma compacta que se destaque neste quesito.

Obrigado, estou adorando o fórum de vcs (nosso agora!  8-) ),
Diônata





Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #117 Online: 21 de Janeiro de 2014, 23:40:48
Dioni, a qualidade das fotos da SX240 em ambientes com pouca luz é bastante boa, pois apesar de pequeno o sensor lida bem com ISO alto. Imagens com ISO 1600 ficam com uma qualidade bastante aceitável, e isso faz diferença.


Dioni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo e evoluindo
Resposta #118 Online: 21 de Janeiro de 2014, 23:50:05
Dioni, a qualidade das fotos da SX240 em ambientes com pouca luz é bastante boa, pois apesar de pequeno o sensor lida bem com ISO alto. Imagens com ISO 1600 ficam com uma qualidade bastante aceitável, e isso faz diferença.
Obrigado amigo!

Vi comentários tb sobre a Sony NEX-F3, que devido ao seu sensor considerável, conseguiria fotos melhores. Mas tb vi muitos reclamando por aqui que pegaram um lote "bixado" em relação as fotos em ISO alto, tendo que recorrer a pós-produção. Definitivamente, não estou querendo arriscar a NEX.



Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #119 Online: 22 de Janeiro de 2014, 00:29:28
Obrigado amigo!

Vi comentários tb sobre a Sony NEX-F3, que devido ao seu sensor considerável, conseguiria fotos melhores. Mas tb vi muitos reclamando por aqui que pegaram um lote "bixado" em relação as fotos em ISO alto, tendo que recorrer a pós-produção. Definitivamente, não estou querendo arriscar a NEX.

Bem, a NEX é uma mirrorless bastante superior à SX240 em qualidade de imagem, tanto em ambientes escuros como claros. Porém ela também tem seus contras, como poucos botões de acesso, lentes caras e difíceis de achar, não cabe no bolso com a lente do kit...

Se você quer uma câmera pequena com boa qualidade de imagem e um bom zoom, vá de Canon. Se prefere mais qualidade de imagem e não se importa com zoom, a Sony pode ser a melhor opção.