Autor Tópico: Eu pensava em comprar uma 5D MKII, mas esse cara me deixou em dúvidas.  (Lida 5677 vezes)

Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #15 Online: 04 de Junho de 2011, 09:43:57
indo no mesmo caminho do Hector, a uma distancia grande o motivo a ser fotografado nao vai precisar de muitos pontos de foco para ser capturado de forma satisfatoria. Mas e se nao estiver tao longe assim? Por exemplo um fotografo por tras do gol, sera que uma numero imenso de pontos de foco serao uteis ou sera que nao vao atrapalhar por se enganarem com a rede do gol, por exemplo?
Eu na minha leiguice (e me perdoem se eu falo besteira) acho que mais vale a experiencia do fotografo e o quanto ele conhece a camera e esta habituado com ela do que a quantidade de pontos de foco.

E qual vai ser o efeito da rede sobre os inúmeros pontos de foco? Rsss..
A 5Dmk2 nã é para esportes, de fato. E merecia sim um sistema de foco mais atual sim, mas daí a ser ruim, focar lento, etc. Só testando para ver a real diferença.


bacanex

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
Resposta #16 Online: 04 de Junho de 2011, 11:22:31
E qual vai ser o efeito da rede sobre os inúmeros pontos de foco? Rsss..
A 5Dmk2 nã é para esportes, de fato. E merecia sim um sistema de foco mais atual sim, mas daí a ser ruim, focar lento, etc. Só testando para ver a real diferença.

O efeito que eu falo eh nao botar o foco no goleiro por que a rede fica na frente. rsrsrsrsrsrsrs
Canon EOS 500d T1i
Canon 18-55 IS
Tamron 28-75 f2.8
Canon 50mm FD 1.8 SC
Flash Speedlight 430ex II


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #17 Online: 04 de Junho de 2011, 12:12:40
Eu tenho a 5D II. O AF dela é ruim no escuro. Mas um ST-E2 pregado em cima dela ajuda e muito, pois joga a luz auxiliar de AF. Se não tem ST-E2, coloca o 580EX, seleciona ele no modo master e desliga o disparo dele...a luz de AF funciona bem...ele vai disparar, mas sempre fraco e fora de sincronismo p/ não entrar na foto.

Isso p/ uso em casamentos. Para esportes...bem, a 5D não foi feita pensando nos esportes. Se quer uma boa para esse uso, tem que ser 1D mk IV ou uma 7D se tiver sem grana...

abs,

Vini


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #18 Online: 04 de Junho de 2011, 12:34:18
Meus coments não foram pensando no uso em esportes, até porque a 5D II não foi projetada para esse seguimento, mas no domínio da técnica utilizando apenas um único ponto de foco central...

Mas uma coisa deves ser dita, mais pontos de foco ajudam quando vc coloca em modo AI SERVO, para uma composição elaborada com desfoque criativo. O foco ira correr para o motivo enquanto o frame se mentem estático numa determinada composição. Ajuda muito para fotografia de vida selvagem.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #19 Online: 04 de Junho de 2011, 14:01:30
Natão, isto significa dizer que precisa-se de 51 pontos de foco para pegar um goleiro, um centro-avante ou um cruzamento a centenas de distância? É esporte também, mas é preciso 51 pontos de foco para fazer a diferença? Acho que neste caso a velocidade é que é primordial.

Hector, o problema é que limita as coisas a determinadas situações... O que, preferes o sistema de foco da 5DII pra fotografar esporte do que o da D700, ou mesmo para fotografia noturna?

Bem o problema é que se esses 51 pontos de focos fossem a favor da Canon, seria um outro mundo... imagine, "a nikon só com esses 9 pontos contra os 51 de minha Canon"...

Eu não disse que o Sistema de foco da 5D é ruim, mas o Multicam 3500 da nikon ajuda muito. E acaba facilitando sim pra quem quer fotografia noturna, afinal são mais pontos, se um não acha o outro ao redor encontra. Esportes não tem como comparar, afinal são mais pontos sim, e dizer que isso não ajuda é querer falar que "não tem importância AF, faço foco na mão!"
Mas claro, isso pra quem conhece o equipamento e sabe trabalhar com ele... além de que o fator de velocidade foco, não é determinado apenas pelo corpo e sim muito mais pela lente... Agora um cara que conhece muito ambos os sistemas, e sabe trabalhar bem com os dois tanto um sistema de 9 pontos, quanto o de 51 pontos... bem provavelmente ele terá mais sucesso e um trabalho mais aproveitável com o de 51, pois quer queira, quer não, esses pontos ajudam sim.

Na minha opinão esse era o primeiro quesito que deveria ser repensado pela canon no lançamento da próxima 5D, pois seria sacanagem se eles mantivessem o mesmo sistema de foco da 20D...


« Última modificação: 04 de Junho de 2011, 14:02:20 por Natão »


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #20 Online: 04 de Junho de 2011, 14:52:36
Hector, o problema é que limita as coisas a determinadas situações... O que, preferes o sistema de foco da 5DII pra fotografar esporte do que o da D700, ou mesmo para fotografia noturna?

Bem o problema é que se esses 51 pontos de focos fossem a favor da Canon, seria um outro mundo... imagine, "a nikon só com esses 9 pontos contra os 51 de minha Canon"...

Eu não disse que o Sistema de foco da 5D é ruim, mas o Multicam 3500 da nikon ajuda muito. E acaba facilitando sim pra quem quer fotografia noturna, afinal são mais pontos, se um não acha o outro ao redor encontra. Esportes não tem como comparar, afinal são mais pontos sim, e dizer que isso não ajuda é querer falar que "não tem importância AF, faço foco na mão!"
Mas claro, isso pra quem conhece o equipamento e sabe trabalhar com ele... além de que o fator de velocidade foco, não é determinado apenas pelo corpo e sim muito mais pela lente... Agora um cara que conhece muito ambos os sistemas, e sabe trabalhar bem com os dois tanto um sistema de 9 pontos, quanto o de 51 pontos... bem provavelmente ele terá mais sucesso e um trabalho mais aproveitável com o de 51, pois quer queira, quer não, esses pontos ajudam sim.

Na minha opinão esse era o primeiro quesito que deveria ser repensado pela canon no lançamento da próxima 5D, pois seria sacanagem se eles mantivessem o mesmo sistema de foco da 20D...

Natão, acho que a discussão ficou muito na defensiva. Os 51 pontos de foco da Nikon, por exemplo, ajudam em muito e são aplicados a maioria dos casos.

Mas acho que a questão é saber se os 9 pontos de foco da 5Dmk2 são ineficientes, o que acho que não para o tipo de fotografia a que se destina. Talvez tenha sido uma aposta da Canon na 50D e na 1Dmk3. E acabou capando criando um estigma em cima da 5Dmk2.

E não existe isso, pelo menos comigo, de se os 51 pontos de foco fossem na Canon seria o máximo, acho que cada empresa trabalha com a sua tecnologia. Veja que todas as características de cada empresa respondem diferente, até mesmo para componentes de mesmo fornecedor como é o caso dos sensores de Sony, Nikon e Pentax. Por isso acho complicado dizer que um sistema é melhor do que outro apenas pela quantidade de pontos. Mas sim, é mais fácil focar com maior número de pontos e é uma vantagem para a D700, por exemplo, justamente pela quantidade e por ser só um ponto de foco cruzado na 5D.


Luiz Guarnieri

  • Trade Count: (20)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.243
  • Sexo: Masculino
  • Estou em São Paulo
Resposta #21 Online: 05 de Junho de 2011, 22:29:15
 Bom, adoro ver esse tipo de tópico, tenho a 5DMKII e não tenho nenhum problema no foco ou mesmo na velocidade do foco.

 Mas depois de ler tudo aqui exposto, fiquei me questionando, quem aqui usa a camera no AF automatico?

 Pelo menos no meu caso, uso o ponto central e faço o enquandramento novamente.


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 06 de Junho de 2011, 11:34:14
Não li os comentários,mas vou dar meu pitaco.Não existe camera perfeita,Umas são melhores em isos altos outras em imagem,outras em foco...emfim,procure uma camera que mais se adequade ao seu uso,
A 5D Mll é mais para estudios ,eventos.como a 7D para fotojornalismo,esportes....Se ficar escutando o disse que me disse,não vai comprar nenhuma.Mesmo não conhecendo a 5DM,não acredito que uma baita camera dessa seja ruim de foco...mas vai se saber,só quem tem para te dar uma opinião mais detalhada.


ClaudioSF

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Juntos somos mais fortes!
Resposta #23 Online: 06 de Junho de 2011, 23:17:32
Se for dar atenção para tudo que falam você não vai comprar nada nunca, pois sempre o equipamento terá prós e contras, o que conta mais é a opinião dos proprietários e que, em se falando de 5DMkII são as melhores possíveis.
Only Canon - Body and Lenses


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 08 de Junho de 2012, 03:22:26
Concordo com tudo que o Karel falou no blog dele sobre o sistema de foco da 5DMKII, realmente é decepcionante uma câmera desse porte só conter um único ponto de foco cruzado. Ter apenas 9 pontos não é problema, mas ter somente o central cruzado, se igualando com o sistema de foco de uma Rebel é sacanagem.

Eu uso 7D e 5D, e quando estou com a 7D me sinto livre para colocar o ponto de foco onde eu quero, e certo de que terei o foco, pois todos os pontos da 7D são cruzados, taco o ponto direto no assunto a focar, sem precisar reequadrar. Acho que usar todos os pontos de foco (manualmente) é essencial,  principalmente em grandes aberturas, pois reenquadrar a cena em F/1.8 por exemplo, pode ter certeza que o foco não sairá cravado onde vc queria. A melhor coisa em grandes aberturas é enquadrar a cena primeiro e tacar o ponto de foco onde vc quer depois. Aí sim o foco fica cravado onde vc quer.

Infelizmente na 5D, nem sempre dá pra usar os pontos laterais, pois não são cruzados, e te deixa na mão fácil fácil, a ponto de deixar a lente perdida indo e voltando, claro que depende da iluminação e do assunto, mas eu particularmente acho uma bosta.

Aí imagina só, na 5D, sensor Full Frame, DOF bem mais curto, e você usando F/1.8 e sendo obrigado a usar somente o ponto central (pois é o único confiável), e ficar reenquadrando a cena. Pode ter certeza que usar abertura grande numa Full Frame e ficar reenquadrando a cena, nada estará saindo bem focado.

Isso tudo estou falando no caso de usar a câmera somente, sem luz auxiliar de foco, pois é claro se tiver luz auxiliar de foco, aí pode usar qualquer ponto de foco, que vai bem.


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #25 Online: 08 de Junho de 2012, 11:16:00
Caraca reviveu um topico de um ano atras o bixo   :shock:
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


paulodime

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 09 de Junho de 2012, 10:59:30
acredito que o bom domínio da maquina de qualquer fotografo resolve bem cada problema da mesma! no lance de se fazer a foto sempre no meio onde se consiste o foco nao vejo problema pois ao fazer o corte da mesma o coloca na regra do terços!
02 6D - 35mm f/2 IS -  85mm f/1.8


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #27 Online: 09 de Junho de 2012, 18:32:50
Bom a 5DmkIII resolveu o problema  :ok:

Mas que fica devendo pra algumas coisas fica mesmo. Eu mesmo nunca recomponho usando só o ponto central. Eu uso os demais pontos para focar. Pra mover o mínimo na recomposição. Isso claro usando uma objetiva clara praticamente toda aberta (coisa que frequentemente acontece) e perto do assunto, se não só deixar no ponto central e mandar bala...


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #28 Online: 09 de Junho de 2012, 22:00:57
Segue o link de um blogueiro americano Karel Donk onde ele fala muito mal do sistema de foco da 5D MK II, camera que eu pensava em comprar, mas fiquei preocupado com o que ele diz.

O que vocês acham? O cara pegou pesado?

Abraços?

http://blog.kareldonk.com/canon-eos-5d-mark-ii-not-all-it-could-have-been/

Meu amigo, sem ler o link eu te afirmo que pode comprar e não vai se arrepender. Eu mesmo pouco uso o sistema no automático, geralmente uso o central ou desloco para onde eu quero o ponto de foco no comando. Para quem não sabe usar o foco e quer confiar no sistema automatico mesmo tendo muitos pontos pode ser que sua foto nao foque onde voce quer.

Vai 100% nela e seja feliz
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #29 Online: 10 de Junho de 2012, 11:16:36
querer achar uma camera completa em todos os aspectos eh como querer encontrar uma mulher perfeita em todos os requisitos (bumbum perfeito e durinho, peitos lindos e pra cima, sorriso, boca, olhos, simpatia...). Desse jeito vc vai ficar solteiro pra vida toda e nunca vai comprar uma camera.
Bem sacada :hysterical: :hysterical:
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/