Autor Tópico: Noções basicas de iluminação em studio...  (Lida 6098 vezes)

leonobox

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Resposta #15 Online: 13 de Junho de 2012, 09:56:22
Como fotografei e raw deu para corrigir o balanço de branco, confiram por favor em
http://venturiniporto.blogspot.com.br/2012/05/patricia-regiani-18-05-2012.html
Como tenho fotografado garotas com cabelo escuros e estou com fundo infinito preto, como destacar o cabelo e escurecer o fundo?
O studio é pequeno e nao da para deixar a garota longe do fundo e eu não consigo ficar muito afastado dela...
Obrigado
Marcelo

Particularmente eu sugiro que faça um curso pra conhecer melhor o equipamento e as possibilidades de se trabalhar com ele, o ideal é ter um bom espaço para o estúdio, mas não significa que não possa fazer em espaços pequenos, ja fiz muito book em quartinhos apertados, conhecendo o equipamento e as possibilidades dele consegue fazer algo legal sim...

Um exemplo (superficial) para fazer o recorte do cabelo pode colcar uma luz vinda por traz, por cima, como nesse auto retrato que fiz esses dias:



Mas não adianta vir procurar formulas prontas, tem que praticar bastante, com tentativa e erro se consegue muitas coisas, mas tem que pelo menos saber oq esta fazendo  :ok:
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dondon

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Resposta #16 Online: 13 de Junho de 2012, 10:06:34
Mas, Leonardo! Nesse caso postado tá muito fácil de fazer esse recorte de (não) cabelo!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Mas é isso aí. Um curso introdutório de estúdio/book já ajuda bastante, no mínimo para conhecer a função de cada equipamento e alguns procedimentos padrões.
O resto é prática e construção de linguagem/estética para cada situação.

[]s


leonobox

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Resposta #17 Online: 13 de Junho de 2012, 10:15:25
Mas, Leonardo! Nesse caso postado tá muito fácil de fazer esse recorte de (não) cabelo!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
[]s

Ha ha ha, isso eh verdade, a escolha do "modelo" foi um tanto infeliz para o exemplo, mas pode usar a luz que funciona rs
« Última modificação: 13 de Junho de 2012, 10:30:25 por leonobox »
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Mike Castro

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Resposta #18 Online: 13 de Junho de 2012, 11:15:28
ASUAHUEHSUEIUASHIAUSEIUHIAUSEAISHEAUSEIASUEAH

Rachei o bico com a luz de "não" cabelo, hehehehe

Mas acho que é por aí... Um curso básico de estúdio já adianta muita coisa.

Olhei as fotos, e mesmo com o tratamento da tiriça, ainda não tá boa...


Marcelo Porto

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Resposta #19 Online: 13 de Junho de 2012, 15:30:33
Marcelo, poderia ateh te ajudar, mas tah faltando estrutura fisica aih no seu estudio ( distancia adequada entre a modelo e o fundo e fundos de cores apropriadas ) e conhecimento minimo de sua parte para atuar nesse tipo de fotografia ( uso de flash na sapata da camera, pele com aspecto de ictericia, melhor posicionamento das sombrinhas e flashs externos,... ). Nao vou dar liçao de moral, mas dicas sao para quem sabe e tem dificuldade em algo bem específico. Dica pra quem nao sabe soh cria  a falsa sensaçao de aprendizado. A dica aqui seria vc fazer um curso de books em estudio, ler livros da area e video-aulas do youtube tb dao uma boa ajuda.

http://www.youtube.com/watch?v=SxGa62mpW4c&feature=fvwrel

Aqui eh bom começo...
Excelente o tutorial, muito obrigado...
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


Tha Jacob

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Resposta #20 Online: 13 de Junho de 2012, 15:35:23
O tempo passando nao ensina nada a ninguem. Aproveitando esse tempo com estudo, aulas praticas, tirar duvidas por aqui e com fotografos pessoalmente, testar esquemas de luz,... isso sim eh q te faz evoluir, nao o tempo.

Modéstia a parte, dei umas boas dicas a Thais. Ela foi lah e brilhou cobrindo uma festa de 15 anos. Tem umas fotos dessa cobertura na galeria. Foi graças as minhas dicas? De forma alguma. Tudo foi graças a ela!!! As fotos ficaram muito boas, fechou contratos, conseguiu novos clientes,... Vai lah na Galeria, procure pelas fotos dela e veja com seus proprios olhos.

As dicas foram uteis? Nao sei... Vai saber???? Tem cara q trabalha profissionalmente com fotografia, trabalha com material Nikon e pergunta a diferença entre lente G e D! :doh: Sem comentarios.... :no:

Claro que foram úteis senhor MAD!!!
Obrigada pelo "brilhou"... como diz o spider... são seus olhos!!!
 :D


Paulo Arruda

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Resposta #21 Online: 13 de Junho de 2012, 15:40:12
Mas, Leonardo! Nesse caso postado tá muito fácil de fazer esse recorte de (não) cabelo!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

[]s

matou a pau.... :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


mad666

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Resposta #22 Online: 13 de Junho de 2012, 18:13:57
Claro que foram úteis senhor MAD!!!
Obrigada pelo "brilhou"... como diz o spider... são seus olhos!!!
 :D

Fico muito grato por terem sido uteis. E realmente as fotos ficaram brilhantes... nao sao meus olhos. :clap:
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Lúzio

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Resposta #23 Online: 13 de Junho de 2012, 22:44:03
O tempo passando nao ensina nada a ninguem. Aproveitando esse tempo com estudo, aulas praticas, tirar duvidas por aqui e com fotografos pessoalmente, testar esquemas de luz,... isso sim eh q te faz evoluir, nao o tempo.

Modéstia a parte, dei umas boas dicas a Thais. Ela foi lah e brilhou cobrindo uma festa de 15 anos. Tem umas fotos dessa cobertura na galeria. Foi graças as minhas dicas? De forma alguma. Tudo foi graças a ela!!! As fotos ficaram muito boas, fechou contratos, conseguiu novos clientes,... Vai lah na Galeria, procure pelas fotos dela e veja com seus proprios olhos.

As dicas foram uteis? Nao sei... Vai saber???? Tem cara q trabalha profissionalmente com fotografia, trabalha com material Nikon e pergunta a diferença entre lente G e D! :doh: Sem comentarios.... :no:

Cara, vc é froid kkkk. Seguinte: O texto isolado fica bem idiota, mas detro do conjunto faz todo sentido. Note q citei algumas formas de conseguir aprender por conta própia e q com o tempo (fazeno o q eu disse) ele vai conseguir descobrir muita coisa. Da uma lida na porra do texto outra vez e para de sacanagem kkkk
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mad666

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Resposta #24 Online: 13 de Junho de 2012, 23:03:10
Cara, vc é froid kkkk. Seguinte: O texto isolado fica bem idiota, mas detro do conjunto faz todo sentido. Note q citei algumas formas de conseguir aprender por conta própia e q com o tempo (fazeno o q eu disse) ele vai conseguir descobrir muita coisa. Da uma lida na porra do texto outra vez e para de sacanagem kkkk

Entendi o q vc quis dizer com o tempo. Apenas usei para exemplificar q tem uns caras q passam anos trabalhando sem evoluir, com tecnica limitada, sem pedir opnioes a ninguem, trampando por migalhas, sem fazer workshop, cursos, leitura adequada,... O tempo passa e o cara nao sai do lugar. Diz q o ramo eh ruim e muda de ramo. Joga os preços no chao, bagunça o mercado e abandona o barco. Hyde vive comentando entao isso deve ser bem comum.
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mad666

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Resposta #25 Online: 13 de Junho de 2012, 23:04:16
Claro que foram úteis senhor MAD!!!
Obrigada pelo "brilhou"... como diz o spider... são seus olhos!!!
 :D

Senhor MAD: me senti um idoso de 70 anos!!!! :no:

Melhor mad mesmo... :ok:
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Tha Jacob

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Resposta #26 Online: 14 de Junho de 2012, 00:34:19
Senhor MAD: me senti um idoso de 70 anos!!!! :no:

Melhor mad mesmo... :ok:

Desculpa Mad!!!!

 :D


ninjasandro

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Resposta #27 Online: 14 de Junho de 2012, 18:13:28
Talvez minha pergunta esteja na discussão apropriada, mas gostaria de saber dos "especialista aqui do forum", teria uma iluminação com dois flashes Sb por exemplo que deixa a foto de uma noiva por exemplo menos chapada?





mad666

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Resposta #28 Online: 14 de Junho de 2012, 19:32:57
Isso eh um book da noiva? Making-off do casamento? No altar? Dançando na festa com o noivo? Tah bem vaga a sua pergunta. Tudo depende da ocasiao e dos recursos q se tem.
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Lúzio

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Resposta #29 Online: 14 de Junho de 2012, 23:11:37
O q entendo por chapada é aquela luz frontal e forte. 2 flashs em lados opostos e regulados com potência diferentes e de froma adequada podem dar volume e não deixar a foto chapada. Com um flahs apenas na cam vc pode usar uma regulagem tal q o flash só vai auxiliar na iluminação de forma suave e as luzes naturais do local vão ser preservados em certa medida. Fiz muito isso em evento recente. O problema é normalmente temos de usar velocidades baixas, mesmo q usemos outras regulagens, e isso tem um preço. Falta de definição por movimento. Podemos tentar contornar com o ISO alto para ganhar velocidade mas isso também tem um preço q é o ruído. Podemos usar aberturas grandes mas perdemos profundidade de campo...
Enfim, a fotografia é muitas vezes escolher onde perder menos, mas sabendo q sempre vamos perder algo.
No meu caso deste evento perdi um pouco de definição em até mais fotos do q imaginava (idade q leva ao tremor) mas o resultado em termos de iluminação foi bem bonito.
A coisa não é tão simples como parece para muitos. E fica mais complicado se vc quiser fazer algo diferenciado.
Neste caso em particular eu poderia simplesmente setar uma velocidade alta e deixar o flash fazer o resto. Bem feijão com arroz, mas não era o q eu queria. De qualquer forma cheguei a conclusão q não estou com as mãos tão fimrmes com esperava e terei de aumentar a velocidade e perder em outro lugar...
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