Autor Tópico: DIRETOR DE FOTOGRAFIA  (Lida 1666 vezes)

yurilq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
    • http://photobucket.com/albums/v723/yurilq/
Online: 23 de Abril de 2006, 20:52:16
olá galera gostaria de ter informações sobre essa profissão, diretor de fotografia alguem aqui saca do assunto ??


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2006, 11:30:30
Fale yurilq,
Fiz uma pesquisa no google com a frase "DIRETOR DE FOTOGRAFIA" (com aspas) e o primeiro resultado é esse...

FUNÇÕES NO CINEMA

O Diretor de Fotografia

Por Filipe Salles*

    O Diretor de Fotografia, DF ou simplesmente fotógrafo, é o responsável pela imagem de um filme. Como todo o filme é uma projeção de imagens fotográficas, sua participação é extremamente relevante, pois o resultado estético do filme no que diz respeito à imagem projetada é de concepção, criação e realização dele junto com sua equipe de trabalho. Ele deve participar das reuniões de pré-produção com o diretor, produtor e diretor de arte, afim de que as diretrizes estéticas sejam estabelecidas e ele então possa designar os melhores técnicos, equipamentos e materiais sensíveis (filmes) para que o resultado seja condizente com a proposta do filme.

    O diretor de fotografia trabalha sempre com uma equipe personalizada, pois a harmonia entre seus membros é fundamental para que a filmagem seja rápida e eficiente. Estes membros incluem, normalmente em longa-metragem e filmes publicitários, dois assistentes de câmera, um assistente de iluminação, eletricista e maquinista. Este número pode variar de acordo com o tamanho e a verba da produção, sendo que em curta-metragens em geral só há necessidade de um assistente de câmera.

    O fotógrafo é o responsável por todo o design da luz do filme, ou seja, ele concebe as características estéticas dos tipos de iluminação para cada plano, bem como eventuais efeitos de fitragem na luz ( gelatinas nos refletores ou filtros na câmera), para obter colorações específicas na luz ou mesmo balanceá-las; considera as relações de contraste da luz e do filme e diz qual a exposição correta para cada plano filmado. Participa também ativamente da pós-produção do filme, fazendo o que se chama marcação de luz, ou seja, quando o filme está pronto e será feita a primeira cópia completa, ele vai ao laboratório e marca todos os planos com determinada filtragem, a fim de balancear todas as luzes e cores para que a cópia não saia desigual (isso acontece porque os planos são filmados com situações adversas e diferentes de luz e/ou filmes, e as cópias de cada rolo apresentam diferenças marcantes na luz e na cor). Depois a cópia é projetada, e só é liberada para exibição pública com a aprovação dele.

    Nos EUA, ainda existe uma outra função, a do operador de câmera. Neste caso, o fotógrafo faz apenas o design do luz, escolha dos equipamentos, filmes, indica a exposição e eventuais filtragens, mas não opera a câmera. No Brasil isso é pouco freqüente, sendo que na grande maioria dos casos o fotógrafo também opera a câmera. Se for este o caso, o primeiro assistente é responsável pela limpeza e manutenção do equipamento (como objetivas, chassi e da própria câmera), checagem completa da câmera (baterias, limpeza dos filtros), e dos atributos dela para cada plano (velocidade de exposição, abertura do obturador e diafragma, filtros, bem como correção de foco, correção de zoom e verificação da profundidade de campo). Em suma, o primeiro assistente é o braço direito do fotógrafo, está sempre com ele e conhece profundamente o roteiro, auxiliando o fotógrafo prática e esteticamente. O segundo assistente é o responsável pelo transporte e guarda dos equipamentos e filmes, montagem dos tripés e praticáveis, bem como a troca do filme no chassi e a anotação das informações no boletim de câmera.

    A equipe de iluminação (ou o assistente) e maquinaria (maquinistas e eletricistas), são requisitados apenas durante o andamento das filmagens, para efetivamente montar e ligar as luzes e os acessórios de câmera (como gruas, travellings, dollys, etc...), conforme indicação do DF ou seus assistentes.

    A equipe de fotografia, por seu papel de máxima importância, deve estar sempre atenta e interessada, ter afinidades entre si e com os demais membros da equipe de filmagem, pois todos os problemas da produção passam, em maior ou menos grau, para a tela se não forem bem administrados.

*Filipe Salles é fotógrafo, cineasta e músico; é professor de fotografia na FAAP e mestre em Comunicação e Semiótica na PUC/SP.

fonte: http://www.mnemocine.com.br/cinema/odf.htm


yurilq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
    • http://photobucket.com/albums/v723/yurilq/
Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2006, 10:21:30
poxa valew mesmo !!!!