Autor Tópico: O prazer de fotografar...  (Lida 4518 vezes)

eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #15 Online: 14 de Abril de 2006, 11:48:05
O prazer em fotografar para mim é quando a imagem final fica dentro do que eu havia imaginado. Também o ato de fotografar em si me relaxa, é um estado de atenção diferente, as endorfinas correm a mil. :photo:  
Eliverto Scherer<br /><br />


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #16 Online: 14 de Abril de 2006, 15:44:40
Citar
Ou seja, o equipamento influencia no teu, mas não é ele que te dá prazer.
Acertei o resumo?  :laughing:
Acabei me enrolando né? heheheh
Mas é isso aí, o equipamento é o "meio", mas não o "fim"... Só que sem o meio, fica meio difícil executar a idéia. E meu ponto na verdade é que além das "idéias", da inspiração, há prazer em operar um equipamento que atenda às tuas necessidades (sem querer me desfazer das pinholes, desculpe, hehe) pelo fato dele te limitar menos na execução do que tens em mente. Um grande pintor pode ter prazer até numa pintura a dedo, mas com certeza vai se sentir mais realizado com bons pincéis :)
« Última modificação: 14 de Abril de 2006, 15:48:33 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #17 Online: 14 de Abril de 2006, 16:44:48
Fotografar me dá prazer, sim. E muito.
Poder eternizar certos momentos não tem preço (nada a ver com cartões).
Fotografar é ser picado por mosquitos, pisar na lama, escorregar na grama, levar tiros, pisar na merd#. As cicatrizes desaparecem, as fotos ficam.
Não importa o equipamento. Tanto faz uma lata de Nescau (como disse o Geoges), uma caixa de charutos (como diz o Duran), uma compacta ou uma DSLR. O que importa é o fotógrafo.
Ja passei por uma pré-histórica Kodak Instamatic, Kodak Xereta, Kodak automática sei lá qual,  compacta Olympus D540, DSLR Nikon D50. Todas me deram prazer.
A Xereta era ótima. Botava no bolso e ia pedalar. Era leve e pequena, fotos "tamanho postal" (novidade no finaL dos 70's), Fotos ótimas... Bom, ótimas naquela época. Se Comparadas com as atuais eram um lixo. Estouradas, sem foco, sem nitidez, sem enquadramento, sem fotógrafo. Mas dava prazer. Os momentos continuam congelados no tempo. É pura história da minha adolescência.
A Kodak automática que não me lembro o modelo era muito boa. Botava na sacolinha (já era maior e mais pesada) e saía de carro. Fotos ótimas... Bom, já eram melhores. Foco automático, com algum enquadramento, com boa nitidez, sem fotógrafo. Mas também dava prazer e os momentos ficaram eternizados.
Ahhh. Agora sim. Uma digital. Uma Pen Cam Probe... Não quero nem lembrar. Até tem alguns momentos decisivos. Não foi aquele prazer.
Uau. Agora uma compacta Olympus D540. Botava no estojo e ia caminhar. Fotos em alta qualidade, macro, super-macro, noturna, etc. Muito leve, podia levar para qualquer lugar. As fotos já tinham enquadramento, regra dos terços, ponto áureo e criatividade. Fotos 10 x 15 perfeitas... Bom, quase perfeitas. Esta aumentou o prazer de fotografar. Muitas fotos com custo quase zero. Pude experimentar, inovar, apagar, criar e descobrir. Comprei muitas revistas, descobrí o Mundo Fotográfico e aprendí a fotografar... Achei que tinha aprendido.
Iabadabaduuu. Uma Nikon D50, que maravilha. Uma DSLR, jogo de lentes, toda manual, alta qualidade, enquadramento, composição, controle de abertura e tempo, um baita visual, pegada... Bah. Dois quilos de equipamento. Pura prazer... Prazer, quando se tira ela do pescoço. Que saudades da Xeretinha... Bom, nem tanto assim.
As DSLR's, acredito, nos dão o mesmo prazer, mas são maiores e muito mais pesadas. É indiscutível os recursos que nos oferecem. Minhas fotos realmente saem muito melhores. Melhores, porque aprendí a fotografar, mas tirando os recursos que a máquina oferece, a foto fica igual à uma compacta. O que vale é cara que está segurando a dita cuja.
Ainda tenho muito o que aprender. Muito mesmo. Mas continuo tendo o mesmo prazer de fotografar que quando usava uma Instamatic. Embora que com uma máquina destas o resultado é muito mais cobrado do que com uma compacta. Afinal, o investimento tem que ser justificado.
Ah, mas... Que fotografar dá prazer. Ah, isso dá.
Abraços prazerosos.
 
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


Renata_dbv

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
    • Perfil Di Bernardi Vieira
Resposta #18 Online: 14 de Abril de 2006, 19:11:50
Citar
O prazer em fotografar para mim é quando a imagem final fica dentro do que eu havia imaginado. Também o ato de fotografar em si me relaxa, é um estado de atenção diferente, as endorfinas correm a mil. :photo:
Nao Sei se é a endorfina o adrenalina!!
Fotografar é uma Arte claro que com uma maquina prof vc vai ter muito mais opçao de imagem, mais hoje em dia com as maquinas digitais vc consegue obiter "boas fotos", tenho uma canon ae-1, coitada deve estar com fungos! Faz um tempo que nao tiro ela para passear!!!
Coitada! Com uma digital! que faz bem nao tudo que ela faz mais o fato de bater e nao revelar, poder modificala no CP!
Mais A arte de bater e ver o papel criando cores isto é muito BOm! :bye1:  
Renata Di Bernardi Vieira [/size]


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #19 Online: 14 de Abril de 2006, 19:31:03
Citar
O prazer em fotografar para mim é quando a imagem final fica dentro do que eu havia imaginado. Também o ato de fotografar em si me relaxa, é um estado de atenção diferente, as endorfinas correm a mil. :photo:
Acho que é bem isso mesmo!! É ótimo ver a foto depois, e ver que se conseguiu o resultado esperado... puro prazer!!!  :laughing: hehehehehhe...

Mas ao contrário de muita gente aqui que já deu clicks com trocentas máquinas, e ha mto tempo atrás, tem menos de 1 ano que eu comecei a dar os primeiros clicks... abertura, iso, velocidade, crop, aberração cromática, foto estorada... hehehehehe... faz mto pouco tempo que isso entrou para o meu dicionário...

Mas, eu ainda tenho muuuito o que aprender...
« Última modificação: 14 de Abril de 2006, 19:34:32 por davisato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 15 de Abril de 2006, 22:57:59
Pra mim o prazer — ou a frustração — pode vir de dois momentos. Ao perceber uma cena interessante, fechar um dos olhos e tentar imaginar como aquela cena poderia ser composta e recortada, e em seguida olhar pelo viewfinder e perceber que aquela idéia é viável. Ou ao pensar em uma foto interessante, mesmo estando longe do lugar ou da cena, e ir atrás da imagem, vendo também que ela é possível. A frustração vem quando percebo que as idéias não são concretizáveis (mais pelas minhas limitações na habilidade do que pelo equipamento) ou quando o resultado não reflete aquilo que eu tinha imaginado.


feimiga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #21 Online: 15 de Abril de 2006, 23:12:52
Acho que o meu prazer de fotografar vem de poder me expressar, e poder uzar mais a criatividade do que na Engenharia (se tiver algum engº no fórum é capaz de falar que sou um péssimo engº, mas concorda que o jeito de usar a criativadede é diferente, né?).

Quanto ao equipamento acho que varia, acho que o prazer de fotografar com minha Zenit, vai ser o mesmo quando eu trocar de câmera (pretendo comprar uma pentax k1000 ou Nikon fm10), só que não é o mesmo do meu celular.

Fotografar com o celular não me dá prazer praticamente, não seleciono nem a abertura nem a velocidade, e ainda não dá a ansiedade de esperar revelar a foto!  :swoon:

Acho que é isso.


yuu_itai

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #22 Online: 16 de Abril de 2006, 10:39:36
Prazer de fotografar..
Acho que o prazer vai além dos limites impostos pelos equipamentos utilizados, quando se tem jeito pra coisa, acho que a limitação do equipamento não quer dizer nada, pois senão, não veríamos tantas fotos muito bem feitas com câmeras consideradas digamos meio assim,"inferiores". Claro que um bom equipamento ajuda em muito a execução da sua idéia. Mas não é tudo.
Vai além...

Comecei registrando momentos com a turma, com a família..Depois percebi o quão bom é poder relembrar estes momentos..
Registrar um momento do jeito mais natural que ele possa ser, se puder então expressar os sentimentos melhor. Embora talvez únicos e ter a chance de poder guardá-los e apreciá-los pra sempre é que me dá gosto em fotografar.


Cesar Souto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 604
Resposta #23 Online: 21 de Abril de 2006, 19:14:46
Gosto tanto de fotos que até juntei uma grana p/ comprar um Cam

=]
Cesar Souto Jr.
Rio de Janeiro - RJ


flaviojzk

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
    • http://
Resposta #24 Online: 22 de Abril de 2006, 17:54:53
O equipamento não é o principal mas na hora de colocar aquela bela idéia em prática os recursos técnicos podem dar uma boa ajuda sim. Range de zoom, velocidade de captura, luminosidade da lente. Jamais ví um grande fotógrafo abrir mão de equipamento de qualidade. O que não significa que seja impossível fazer uma grande com uma câmera descartável. Mas na média...

Flavio :bye1:  
Flavio Juraszek
Budapeste - Hungria

Nikon D50, Nikkor 18-55mm e Sigma 18-200mm
Canon A80
Pentax MZ50, Pentax 35-80mm e Pentax 100-300mm
[/font]