Autor Tópico: Na correria, como medir essa imagem ?  (Lida 5113 vezes)

mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #15 Online: 13 de Junho de 2012, 13:07:17
Muito legais as dicas e bom o tópico Alexandre! Esse tipo de discussão técnica é excelente pra aprendermos.


Hyde, Natao e Spider sao meus herois!!!! Sempre muito solícitos com a galera, e cada qual a sua maneira.

Agora, o cara aparece querendo saber pq as suas fotos estao "tremidas" ( nem tem bagagem teorica suficiente para se expressar corretamente ), acha q eh devido a má posiçao das sombrinhas, leva uma resposta q nao quer ler ( q nao tem condiçoes tecnicas de assumir trabalho algum ) e chama Hyde de grosseiro, q nao tem paciencia com novatos e q "esconde o ouro", como se ele tivesse um conhecimento rarissimo e inestimavel. Aih nao dah!!!!

Tb aprendi bastante hj sobre essas situaçoes de fotometria dificil.

"faça fotometria pontual na moça da janela e mande flash. Pronto sem mistério! Caso esteja só com a profissional sem flash, pontue no centro e corrija depois o lado mais escuro no photoshop mesmo. Foto sub sempre tem solução, já estourada....."

Pesquise sobre uniWB e perceba q oq  vc falou nao eh valido, ok? Essa soluçao bizarra q vc disse vai estourar a face da moça da janela e deixar a do corredor chapada pelo flash na sapata.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #16 Online: 13 de Junho de 2012, 13:09:13
Milton,
acho que é luz demais pra fazer medição na loira.
Acho que ia sim perder detalhes nos realces mesmo sendo em RAW.
Interessante simular essa situação.
Vou tentar alguma coisa aqui.

Nem perca seu tempo!!! Vai ficar uma droga!!! Ou vc faz a fotometria na janela e usa flash de preenchimento ou faz na face das moças e nao usa flash algum.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #17 Online: 13 de Junho de 2012, 13:11:00
Querem aprender sobre fotometria difícil???

Saia um dia para fotografar cenas complexas em termos de luz. Só vale as esquisitonas mesmo. Esqueça composição, cor, momento decisivo, etc... Concentre-se na luz. Pronto... Excelente exercício. Se fizer uma saída dessas a cada 2 ou 3 meses vai sempre estar afiado.

Ah, ia esquecendo. Fotografe em JPG nesse exercício.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #18 Online: 13 de Junho de 2012, 13:12:43
Nem perca seu tempo!!! Vai ficar uma droga!!! Ou vc faz a fotometria na janela e usa flash de preenchimento ou faz na face das moças e nao usa flash algum.

É isso mesmo que quis dizer, mesmo fazendo com flash de preenchimento, é muita luz para o sensor.
Eles tem limites. É como o olho humano, jogue luz demais e ele não reconhecerá detalhes.
 


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #19 Online: 13 de Junho de 2012, 13:13:04
Querem aprender sobre fotometria difícil???

Saia um dia para fotografar cenas complexas em termos de luz. Só vale as esquisitonas mesmo. Esqueça composição, cor, momento decisivo, etc... Concentre-se na luz. Pronto... Excelente exercício. Se fizer uma saída dessas a cada 2 ou 3 meses vai sempre estar afiado.

Ah, ia esquecendo. Fotografe em JPG nesse exercício.

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: Adorei a dica. Vou fazer isso as vezes. Pessoas em interiores adiante de janelas bem iluminadas e a situaçao mais comum.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #20 Online: 13 de Junho de 2012, 13:14:48
Entendi Mad, não tinha lido sua resposta a ele.
Tb concorda que é luz demais.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #21 Online: 13 de Junho de 2012, 13:15:12
  com cameras profissionais q não vem com flash embutido vc teria problemas. mas como a maioria do pessoal trabalha com semipro ou amadoras,faça fotometria pontual na moça da janela e mande flash. Pronto sem mistério! Caso esteja só com a profissional sem flash, pontue no centro e corrija depois o lado mais escuro no photoshop mesmo. Foto sub sempre tem solução, já estourada.....

Bom, não me pareceu haver flash na foto lá no site. Mas em podendo usar o flash fica facílimo... Basta travar a exposição na janela e deixar o TTL fazer o resto. Eventuais desvios da fotometria com certeza serão possíveis de serem recuperados na PP.
Mas vai ficar chapadaço... Sem qualquer noção de trimensionalidade e com cores "erradas".

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #22 Online: 13 de Junho de 2012, 13:19:22
É isso mesmo que quis dizer, mesmo fazendo com flash de preenchimento, é muita luz para o sensor.
Eles tem limites. É como o olho humano, jogue luz demais e ele não reconhecerá detalhes.

Se vc fotometrar a janela, vai ter deixar a lente bem fechada e com a camera em velocidade alta, jah q tah bem iluminado lah fora. Volta para as moças, liga o flash em TTL e manda brasa: o flash vai encher o interior do aviao de luz, compensando a pouca luz interna, a lente fechada e a velocidade alta, sem modificar a captaçao de luz na janela. Vai ficar com as cores da pele alteradas pelo flash ( se o WB nao tiver afiado! ) e a tridimensionalidade nas faces, dada pela luz natural, pegando as faces de lado, proporcionado pela janela aberta, vai ser superposta pela luz na sapata do flash. Entendeu?

Prefiro a soluçao de Hyde q essa minha, com flash na sapata.
« Última modificação: 13 de Junho de 2012, 13:20:17 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #23 Online: 13 de Junho de 2012, 13:24:33
Se vc fotometrar a janela, vai ter deixar a lente bem fechada e com a camera em velocidade alta, jah q tah bem iluminado lah fora. Volta para as moças, liga o flash em TTL e manda brasa: o flash vai encher o interior do aviao de luz, compensando a pouca luz interna, a lente fechada e a velocidade alta, sem modificar a captaçao de luz na janela. Vai ficar com as cores da pele alteradas pelo flash ( se o WB nao tiver afiado! ) e a tridimensionalidade nas faces, dada pela luz natural, pegando as faces de lado, proporcionado pela janela aberta, vai ser superposta pela luz na sapata do flash. Entendeu?

Prefiro a soluçao de Hyde q essa minha, com flash na sapata.

Sim, entendi
Na verdade já sabia.
Nem pensei nessa possibilidade em momento algum por que é luz demais.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #24 Online: 13 de Junho de 2012, 13:32:57
Sim, entendi
Na verdade já sabia.
Nem pensei nessa possibilidade em momento algum por que é luz demais.

Luz demais eh relativo!!! O q eh luz demais com 1/60, pode nao ser com 1/500. Aih entra o flash!!!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Leilson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 05 de Agosto de 2012, 17:46:35
Comprei minha primeira câmera há dois meses (Canon PowerShot SX40 hs)  e, já que não tenho como fazer um curso de fotografia, o fórum e outros sites que tratam dessa área tem me ajudado bastante. Se entendesse e praticasse esses conceitos há mais tempo seria mais fácil lidar com a diferença de iluminação em alguns ambientes. Essa foi uma das primeiras fotos que eu tirei:

http://www.flickr.com/photos/lei_og/7627426864/sizes/k/

Essa foto foi tirada de dentro de um ônibus em movimento. Supondo que eu pudesse parar e configurar a câmera com mais tempo, utilizasse a fotometria pontual ou a ponderada no sol e + 2ev pra não perder os detalhes das sombras na vegetação ficaria melhor? Mesmo assim tenho cá minhas dúvidas se não ficaria estourado em alguma área, acho que meu sensor não suporta tanta luz num ângulo de inclinação tão baixo do sol. Um para sol ajudaria?

Se estiver errado, por favor me corrijam! o/
Canon 6D + Canon 24-105 f/4.0 + Canon 85mm 1.8 + flash Speedlite 430EX II


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #26 Online: 05 de Agosto de 2012, 18:37:32
Já que perguntou eu fotometrava num ponto médio.
Mas ia de HDR.


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #27 Online: 05 de Agosto de 2012, 18:50:50
Desde que comecei a ler o tópico fiquei pensando, pq não usar o flash pra preencher e fotometrar na janela?? Levantaram que se o cara é profissional a camera pode não ter flash embutido, até concordo, mas se ele é proficional e vai fotografar dentro de um ônibus le TEM que levar o flash, mesmo q não use!

Ah, eu mirava num ponto menos escuro do rosto da perto da janela! e corrigia no pós!  :ok:

My 2 cents...
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #28 Online: 05 de Agosto de 2012, 19:06:28
mede no claro, e depois compensa , na media tudo, se puder e mais facil em RAW, isso e muito simples
faz um teste em qualquer janela do carro ou em casa,asim chegando no evento, vc ja esta preparado
abs.