Autor Tópico: Trava de VF e WB em aniversários  (Lida 9282 vezes)

Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #15 Online: 15 de Junho de 2012, 11:51:15
Lamento informar mais uma vez q vcs estão equivocados quanto ao funcionamento do iTTL.
Última tentativa: O Flash emite uma sequencia de pré flashs, esta luz ilumina a cena q está sendo captada pela objetiva ( e só ela), a cam avalia a potencia necessária com a qual o flash deverá disparar para iluminar de forma correta.  Lógicamente a luz dos pré falshs vai chegar na cena de uma forma. Seja ela rebatida ou não isso não importa e sim e somente a luz q efetivamente chega na cena e é capturada pela CAM q é avaliada para calculo da potência q será neccessária pra o disparo funcional/verdadeiro. A distãncia q entra no calculo é a distância da cena eté o sensor. O TTL vai jogar a luz necessária e ponto, Se estiver dora da potência dele aí sim a cena não será corretamente exposta, mas neste caso também não adianta compensar para mais pois o flash já tá no limite.
Como vou conseguir explicar algo tão evidente e óbvio? Complicado. Não venham depois com este papo de foi isso q quiz dizer e coisa e tal, por favor...
Tão errados. Posso não ter dado as explicações técnicamente perfeitas nem detalhadas mas o conceito básico q estou colocando é o q ocorre.
Se tá compensando e tá dando certo é por outro motivo e não por estar sendo rebatido.
« Última modificação: 15 de Junho de 2012, 11:52:40 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #16 Online: 15 de Junho de 2012, 12:53:35
Pelo que sei de TTL, o Luzio tem razão.
A potência é calculada pelo retorno de luz que a lente recebe.
Se não fosse assim, quando se usasse mais de um flash, a leitura sairia errada, não ?
O master/câmera não tem informação da distância dos outros flashes, mas a lente recebe luz rebatida pelos pré-flashes de todos, correto ?


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #17 Online: 15 de Junho de 2012, 13:06:58
Lamento informar mais uma vez q vcs estão equivocados quanto ao funcionamento do iTTL.
Última tentativa: O Flash emite uma sequencia de pré flashs, esta luz ilumina a cena q está sendo captada pela objetiva ( e só ela), a cam avalia a potencia necessária com a qual o flash deverá disparar para iluminar de forma correta.  Lógicamente a luz dos pré falshs vai chegar na cena de uma forma. Seja ela rebatida ou não isso não importa e sim e somente a luz q efetivamente chega na cena e é capturada pela CAM q é avaliada para calculo da potência q será neccessária pra o disparo funcional/verdadeiro. A distãncia q entra no calculo é a distância da cena eté o sensor. O TTL vai jogar a luz necessária e ponto, Se estiver dora da potência dele aí sim a cena não será corretamente exposta, mas neste caso também não adianta compensar para mais pois o flash já tá no limite.
Como vou conseguir explicar algo tão evidente e óbvio? Complicado. Não venham depois com este papo de foi isso q quiz dizer e coisa e tal, por favor...
Tão errados. Posso não ter dado as explicações técnicamente perfeitas nem detalhadas mas o conceito básico q estou colocando é o q ocorre.
Se tá compensando e tá dando certo é por outro motivo e não por estar sendo rebatido.


cara, o flash tem que ter compensação...

o TTL só faz a medição certa se ele esta apontado diretamente para o objeto a ser fotografado.
Caso contrário (no caso de rebatimento para o teto) a potência vai ser regulada para como se estivesse direto, e como não vai estar, a luz vai espalhar diferentemente e por isso tu tem que aumentar a potência. É uma operação lógica, o TTL não tem como descobrir a altura do que está rebatendo ttem e muito menos calcular como a luz vai se comportar. É tudo padrão.

Logo, se tu ta flashando pra cima, tem que haver a compensação de carga.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #18 Online: 15 de Junho de 2012, 13:13:13
Se for isso mesmo (o que não acho que seja, e nem é o que leio) aprendi errado nos cursos.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #19 Online: 15 de Junho de 2012, 13:24:41
Se for isso mesmo (o que não acho que seja, e nem é o que leio) aprendi errado nos cursos.

eu posso estar errado, comentei o que me acontece enquanto eu fotografo e o que parece ser mais lógico.

não fiz curso e não li sobre o assunto.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #20 Online: 15 de Junho de 2012, 13:31:59
Mas quando se trabalham com 4 flashes, por exemplo ?
Vc compensaria todos ?
Acho que a lente recebe a luz rebatida de todos eles, e outras luzes, dentro da distância focal e calcula a potência ?
Não tem como a máquina saber a distância dos outros flashes.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #21 Online: 15 de Junho de 2012, 13:36:11
eu posso estar errado, comentei o que me acontece enquanto eu fotografo e o que parece ser mais lógico.

não fiz curso e não li sobre o assunto.

Então tem que se informar para falar a respeito.
Vc pode falar sobre sua experiência e a conclusão que tem dela, mas não sobre o funcionamento do sistema.
Não interessa se a luz se espalha ou não, pois o TTL se restringe à luz que entra na distância focal especificada.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #22 Online: 15 de Junho de 2012, 13:52:00
Mas quando se trabalham com 4 flashes, por exemplo ?
Vc compensaria todos ?
Acho que a lente recebe a luz rebatida de todos eles, e outras luzes, dentro da distância focal e calcula a potência ?
Não tem como a máquina saber a distância dos outros flashes.

Mas ai tu tem 4 flashes e não 1.

Com 1 flash montado na camera, tem que haver compensação e ponto.

Experimenta não compensar pra ver o que acontece.


Então tem que se informar para falar a respeito.
Vc pode falar sobre sua experiência e a conclusão que tem dela, mas não sobre o funcionamento do sistema.
Não interessa se a luz se espalha ou não, pois o TTL se restringe à luz que entra na distância focal especificada.


O sistema funciona com o flash diretamente apontado para o objeto, para cima não é a mesma coisa.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #23 Online: 15 de Junho de 2012, 14:15:25
No sistema Canon, até onde consigo entender e observar, o flash rebatido continua sendo TTL e considera o rebatimento, talvez por um padrão por média-estatística ele "compensa" automaticamente quando se posiciona o a cabeça para rebater (pra cima ou pros lados).

Por observação tenho a impressão que nem sempre ele consegue chegar a uma solução ideal, mesmo pq as distâncias e a "qualidade" da superfície que está sendo usada não são conhecidas pelo sistema, quando há essa deficiência aí sim vale compensar o flash "manualmente".

No manual do 580 EX II que estava lendo agora há esse alerta no capítulo sobre flash rebatido:

Citar
Depois de tirar a fotografia, se a luz de confirmação da exposição do
flash não acender, utilize uma abertura maior e tente novamente.

Confesso que nunca observei esse aviso-guia no 430 EX II, mas dá a pista de que quando se rebate ele só consegue realmente analisar a fotometria depois da foto feita, imagino que o TTL nessa situação é estatístico mesmo.

Não sou um grande usuário de flash, mas é bem comum eu compensar (+1) no 430 EX II para ter uma exposição razoável quando rebato.

[]s
« Última modificação: 15 de Junho de 2012, 14:16:51 por dondon »


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #24 Online: 15 de Junho de 2012, 14:29:12
Pelo visto ele não leia como o flash apontado direto, mas não creio por não conhecer a superfície, pq o que interessa é a reflexão e o que o sistema lê dela, e não a superfície em si.
Talvez seja pelo ângulo que muda.
Não encontrei nenhum material teórico sobre os sistema.
Se alguém tiver, gostaria de ler.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #25 Online: 15 de Junho de 2012, 14:38:28
Mas a leitura da reflexão também é bastante prejudicada, Alexandre. A luz rebatida no teto e no rebatedor do flash deve atingir o "modelo", que está a uma distância conhecida pelo sistema, e ser lida ao refletir sobre os sensores frontais do flash, porém essa luz reflete de infinitos objetos e coisas que atingiu na cena. Imagino que isso inviabilize uma leitura precisa dessa luz pelo TTL.

Eu realmente não sei como exatamente funcionam os sistemas TTL nessas situações, mas creio que use modelos estatísticos sim.

Também gostaria de ler um dia um material mais completo sobre os TTL rebatidos, os manuais são muito vagos.

[]s


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #26 Online: 15 de Junho de 2012, 15:06:18
TTL = through the lens . No meu entendimento  o Luzio tá certo , a potencia do flash é calculada em função da luz que atravessa a lente e chega ao sensor,independente de ter sido rebatida ou não.Como já citaram, no caso do uso de varios flashs em TTL a camera não tem como saber a distancia dos slaves e nem se são rebatidos ou não.A unica informação que chega é quantidade de luz que atinge o sensor.. Isso não quer dizer que o sistema seja infalível . Acho que a na maior parte das vezes o erro ocorre na medição  da cena,tipo vestido branco com fundo preto ou user error mesmo.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #27 Online: 15 de Junho de 2012, 15:10:53
Se isso aqui for verdade, então retiro o que escrevi e ando lendo muita bobagem sobre TTL.

Corrigindo...

O que ele disse corrobora o que já dito, sobre a distância, mas não sobre medição da luz que reflete, por isso ainda erram.
Só não entendo como consegue medir mais de um flash.
Será que se todos flashes forem E-TTL eles informam tb a distância ?
« Última modificação: 15 de Junho de 2012, 15:25:00 por Alexandre ABC »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #28 Online: 15 de Junho de 2012, 15:26:46
Se isso aqui for verdade, então retiro o que escrevi e ando lendo muita bobagem sobre TTL.

Corrigindo...

O que ele disse corrobora o que já dito, sobre a distância, mas não sobre medição da luz que reflete, por isso ainda erram.
Só não entendo como consegue medir mais de um flash.
Será que se todos flashes forem E-TTL eles informam tb a distância ?

Sim, creio que sim.  :ok:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #29 Online: 15 de Junho de 2012, 15:38:16
O link postado por alexandre corrobora o q eu disse: o sistema TTL nao tem esse refino todo q imaginamos. Ha perdas na leitura ao se usar superficies para rebater o flash e precisamos compensar isso manualmente.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!