Autor Tópico: Trava de VF e WB em aniversários  (Lida 9388 vezes)

stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 15 de Junho de 2012, 16:22:49
Boa tarde pessoal!! desculpa aí pessoal , se causei tanta discussão , apesar que fotografia e fórum é assim mesmo...mas achei legal as explicações...

aparentemente como sou meio leigo, acho que entendi o que o Luzio diz, é pelo reflexo que volta do assunto emitido pelos pré -flash enviados pelo próprio flash...obrigado Luzio ...mas é legal que vendo o que os outros amigos  estão falando é interessante também , como não entendo, acho que todos que estão falando tem lógica...é que o sistema eletronico é complicado mesmo , creio eu, mas eu disse sobre ser pela lente, pois fiquei imaginando:

e se na hora que o pré flash que envio para o assunto , um outro fotografo dispara o flash na mesma hora? o sistema vai ler os pré flash meu e mais o flash do parceiro ao lado ? outra coisa , como falei que TUDO vinha da lente , é porque imaginei, se caso estiver com a tampa a lente , o flash não enviará nada de pré flash, por isso que falei , mas foi acho engano meu , pois estando a tampa na lente, a máquina enxerga que está tampada e não está vendo nada , como ela faz isso eu não sei, mas por isso que falei que a lente é o principal,  se não , não seria TTL (atraves da lente) ...mas td bem esse pensamento é idiota , mas imagineis essas coisas...

agora eu acho , que o que pode acontecer , é o que falaram aí...tem a DISTANCIA , pois o TTL pode ler a reflexão que vem dos objetos e todas as luzes , mas se mudo o angulo do flash, a distancia e o rebatimento vai diminuir o alcance ou a força do brilho, como o sistema JÁ leu a informação , ela pode até mandar a potencia certa, mas mesmo assim não irá expor corretamente, sendo assim terá que dar um 'gás"a mais , um "ajuste fino" nessa luz para expor corretamente... e como falaram , quatro flashs , é mais fácil o sistema ler, mesmo assim ele vai mandar a luz que o flash suporta para o máximo de distancia que puder... sei lá ...mas gente desculpe novamente ...eu imaginava tudo isso , mas por isso que estou estudando e perguntando a vocês ....

obrigado ! Luzio e ao Mad666, ao AlexandreABC, ao Jeff , e a todos aqui...

grande abraço!
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #31 Online: 15 de Junho de 2012, 17:15:19
Mad, vc continua fazendo confusão, mas eu desisto...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #32 Online: 15 de Junho de 2012, 17:34:43
Agora só com informações concretas de como o sistema funciona.
Senão, a discussão vai longe.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #33 Online: 15 de Junho de 2012, 18:06:13
Deixem para lah... Vou pesquisar pra ver se encontro algo sobre isso na net.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 15 de Junho de 2012, 20:06:29
Continuando:

"Bounce flash softens light nicely, but does have some disadvantages. For one, you obviously can’t bounce flash outdoors unless you carry a reflector or something with you - it’s most immediately useful in interior spaces. Some interiors, in fact, aren’t much good either if they have really dark surfaces or high ceilings. Another drawback is that coloured surfaces (such as painted ceilings or walls) can end up tinting the light from the flash, resulting in unwanted colour shifts. Relying on ceiling bounce flash can sometimes result in unattractive shadows appearing under the eyes and nose - some photographers elastic-band an index card around the back of vertically-pointing flash heads in order to bounce a little bit of light forward to minimize this problem. (the Speedlite 580EX, in fact, has a built-in pull-out catchlight card for those who don't want to rely on cardboard and elastic) And finally, bouncing the light obviously reduces the amount of light hitting the subject and this costs about half your range. For this reason you may want to use faster film/higher ISO or larger lens apertures when using bounce flash."

http://photonotes.org/articles/eos-flash/index3.html#bounce


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #35 Online: 15 de Junho de 2012, 20:47:13
O flash regula a potência para iluminar a cena de acordo com a leitura da luz q chega pela objetiva. Ele emite primeiro pré flashs, a luz bate na cena e é captada pela objetiva e incide no sensor. É calculado então a quantidade de luz q será necessária para iluminar corretamente a cena e enviado ao flash a ordem para ele disparar com a potência necessária.
A compesassão é por outros motivos e se tá dando certo não é por estar sendo rebatida.
A própia definição de TTL já descreve bem como a coisa funciona.
Infelizmente devo dizer com total segurança q o MAD está equivocado quanto ao uso do flash em TTL.

Só deixando claro para os colegas q a minha explicação é bem simples, tentando ser didático.
o ttl funciona com a cabeça na sua posiçao normal, o sensor de corte aponta pra frente, ao rebater a coisa muda, verdade e que o "bobo" ttl faz "quase" tudo sozinho, bem melhor e aprender a usar luz,
manual, A, etc.
abs.


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #36 Online: 15 de Junho de 2012, 21:01:32
Continuando:

" And finally, bouncing the light obviously reduces the amount of light hitting the subject and this costs about half your range. For this reason you may want to use faster film/higher ISO or larger lens apertures when using bounce flash."

http://photonotes.org/articles/eos-flash/index3.html#bounce

O que eu entendo disso é: rebater o flash exige mais potencia para se ter o mesmo alcance,voce pode compensar isso na camera aumentando o ISO ou a abertura( se o flash for a luz dominante,se for fill flash a velocidade do obturador também influi) . OU o sistema TTL compensa isso automaticamente no flash,aumentando a potencia ou a duração do clarão. Portanto, se voce não fizer mudança na configuração da camera o TTL fará por voce automaticamente mesmo com o flash rebatido ,não é necessario fazer nenhuma compensação.

* só agora é que eu ví que o texto se refere a flash Canon ,não sei como funcionam.O que eu escrevi é a minha visão sobre flashs Nikon.
« Última modificação: 15 de Junho de 2012, 21:03:34 por jeff cann »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #37 Online: 15 de Junho de 2012, 23:49:43
(...)

* só agora é que eu ví que o texto se refere a flash Canon ,não sei como funcionam.O que eu escrevi é a minha visão sobre flashs Nikon.

Em E-TTL II são idênticos Nikon e Canon.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 16 de Junho de 2012, 04:41:42
Pessoal ! Obrigado pela ajuda, mas andei lendo algumas coisas aqui no manual da D90 e SB 900 e entendi que existe sim uma gama de distancia quando rebate o flash e sendo assim quando não tenho opção de abrir mais o diafragma (f) e não quero subir o ISO (para evitar ruído) eu posso realmente compensar a exposição aumentando o brilho do flash em +1 , +2, etc...e é legal que tem um detalhe que alguns também não sabe, pois a Nikon é somatorio a compensação na máquina e flash (dúvida que tive antigamente) , ou seja, +1 na camera e +1 no flash , a compensação é + 2 ...acho que canon também deve ser...mas

Obrigado pessoal pelas explicações ... abraço a todos
« Última modificação: 16 de Junho de 2012, 04:48:26 por stalone »
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 16 de Junho de 2012, 04:47:29
desculpe acho que fiz lambança ...mas envio aqui de novo o que queria mostrar:


By stalone1 at 2012-06-16


By stalone1 at 2012-06-16


By stalone1 at 2012-06-16


By stalone1 at 2012-06-16


By stalone1 at 2012-06-16


By stalone1 at 2012-06-16


By stalone1 at 2012-06-16

obrigado pessoal!! :ok:
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #40 Online: 16 de Junho de 2012, 09:21:06
Stalone  faça um teste voce mesmo:

Coloque a camera no M (para que os parametros não se alterem) , por exemplo 1/125 ,f5.6,ISO 400,Matricial num local escuro para que a luz do flash seja predominante. Coloque um objeto de cor  neutra e fundo neutro (para não ocorrer erros de medição) a uns 2 m de voce. Coloque o flash em TTL e faça uma foto com ele apontando para o objeto. Depois coloque o flash rebatido para cima (de preferencia teto branco e de altura normal) ,não altere nenhuma outra configuração ,seja na camera ou no flash. Compare as duas fotos.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #41 Online: 16 de Junho de 2012, 11:04:05
Stalone  faça um teste voce mesmo:

Coloque a camera no M (para que os parametros não se alterem) , por exemplo 1/125 ,f5.6,ISO 400,Matricial num local escuro para que a luz do flash seja predominante. Coloque um objeto de cor  neutra e fundo neutro (para não ocorrer erros de medição) a uns 2 m de voce. Coloque o flash em TTL e faça uma foto com ele apontando para o objeto. Depois coloque o flash rebatido para cima (de preferencia teto branco e de altura normal) ,não altere nenhuma outra configuração ,seja na camera ou no flash. Compare as duas fotos.

Uma vai sair com a exposição normal e a outra sub-exposta. Então tu adiciona 1 EV na carga.


E eu não sei o quanto to discutindo isso aqui, já sai do mode TTL a muito tempo. Usar manual é infinitamente superior.


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #42 Online: 16 de Junho de 2012, 11:36:31
Uma vai sair com a exposição normal e a outra sub-exposta. Então tu adiciona 1 EV na carga.


E eu não sei o quanto to discutindo isso aqui, já sai do mode TTL a muito tempo. Usar manual é infinitamente superior.

Quando eu faço isso a foto não fica subexposta, luz fica mais suave mas não fica subexposta. Concordo que o flash em modo manual seja superior ,mas em situações em que a iluminação do local varia e a distancia em relação ao objeto também fica difícil controlar, pelo menos para mim o TTL nesses casos  é mais pratico. Não quero dizer que o TTL não falha ou que não uso compensação positiva ou negativa varias vezes mas na maioria dos casos funciona bem dentro da padronização a que se propõe.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #43 Online: 16 de Junho de 2012, 12:18:30
Honestamente, aos meus olhos, fica subexposta. Nao vou aqui discutir tecnicismos na base do achismo. Eu acho q o TTL, nesse caso discutido, eh falho e se necessita de compensaçao positiva. Isso eh uma questao de minha observaçao pessoal e nao de textos tecnicos q eu li sobre isso, ateh pq a lógica do funcionamento do TTL contradiz a minha observaçao prática.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 16 de Junho de 2012, 12:42:57
Santo manual  :D .

Acredito que agora a dúvida foi sanada, já que a resposta veio de uma fonte "oficial".