Autor Tópico: Trava de VF e WB em aniversários  (Lida 9292 vezes)

stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Junho de 2012, 20:55:39
Pessoal ! espero que possam me ajudar , pois as vezes faço aniversários de crianças e até ajudo alguns amigos fotografos em casamentos , e entrego as fotos a eles ..., mas até então nunca testei esse macete de trava de VF no rosto da noiva e dos aniversáriantes com roupas escuras ou claras...

eu gostaria de saber de vcs , como eu poderia usar esses macetes pela primeira vez...

a minha duvida é:  uso Nikon D90 , SB 900 em cima, TTL , as vezes, compensando + 1, pois rebato no teto ou cartão, Iso em torno de 2000, Abertura em torno de  f2.8 , f4 no máximo, e tento sempre colocar uma velocidade baixa como 1/60 , 1/80 e as vezes 1/125 quando há movimento das crianças, pois gosto de pegar a luz ambiente , e também  uso 18-50 2.8 e 70-200 2.8 e 50mm 1.8 ...infelizmente é o que tenho ...mas acho que o tenho pra perguntar não levo muito em conta isso , é mais para vcs terem uma noção do que uso e estou aprendendo a usar, pois ainda estou em fase de teste e aprendizado em digital... pois bem,

1 - eu queria saber , por exemplo , se caso eu fazer a medição no rosto da pessoa , travar o VF , modificar o zoom novamente recuando e reenquadrando novamente , se caso eu me distanciar um pouco do motivo ou avançar , eu tenho que fazer novemente a medição ? é assim que faz o procedimento com a trava VF ? a potencia muda , se eu me deslocar?

2 - se a luz do local , for fluorescente , eu colocar o gel de correção no flash sb 900 para igualar a temperatura de cor , Qual o WB coloco na camera ? o de flash? ou de luz florescente? se caso for de fluorescente , o que acontece , quando o cara que está filmando vir com a luz de tungstênio iluminar o mesmo aniversáriante , o que eu acontecerá? pois estou com correção no flash e na maquina , mas aí entra essa luz amarela...?

desculpe pelas perguntas , que pra muitos são simples, mas é que estou querendo ter uma noção e testar rapidamente logo no início de um aniversário, pois percebi as fotos minhas com luz de fundo amarela ou esverdeada e o assunto com um pouco de luz branca do flash ...

Podem me corrigir sem problema se estiver fazendo tudo errado...o importante é que estou aprendendo e tenho que perguntar...

um grande abraço a todos e se me ajudarem a melhorar minhas fotos ...
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2012, 22:08:12
logo de cara: O flash é TTL e vc não precisa compensar por estar rebatendo no teto ou no cartão. Ele sempre vai jogar a luz (téricamente) na medida certa. Vc faz compensação por outros motivos e não por esatar rebatendo.
Quanto a correção de WB: Se vc usar RAW e não tiver muita neura, corrige na edição. Se não usa RAW já tá errado também. Tem muitas situações em q a existencia de várias e diferentes fontes de luz tornam a "correção" do WB uma caca. Ponho correção entre asspas, pois não vejo, em muitos casos, o q corrigir.  Vc pode preferir a luz quente da filmadora, vc pode querer os tons diferentes causados por outras fontes de luz. Vc pode até preferir usar um WB "errado"... Aliás, o q menos uso é WB "Certo".  Só em casos muito específicos. E outra, não acredite em muitos q digam q não é bem assim, que fazem isso ou aquilo, equações etantas outras coisas... A grande maioria é conversa pra boi dormir ou auto promoção...
Quanto ao VF eu acho q vc está falando na trava de exposição. Isso não posso ajudar, pois faço na intuição/automático cerebral na hora da foto. Erro algumas vezes mas é mania. Espere q outro responde já já...
« Última modificação: 13 de Junho de 2012, 22:10:53 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2012, 22:59:06
Stalone...
Vc leu o manual inteiro ?
É sempre bom ler, pq muitas dessas dúvidas são sanadas lendo.
É imprescindível ler. Sempre aprende algo que não sabia e evita dúvidas futuras


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2012, 23:04:03
Obrigado amigo Luzio!! esqueci de dizer , eu só fotografo em raw , mas as vezes para entregar rapido as fotos para meus amigos fotografos de casamento , eu faço em Raw + Fine , agora obrigado pelas dicas...mas a respeito da trava , é sim , já ouvi falar , pessoas que fazem a leitura no rosto da noiva por exemplo por que está na zona de cinza VII  e voltam a enquadrar novamente (faz a composição) e tira a foto , pois dizem que aí a exposição sai correta...o preto , não fica cinza e o branco não sai cinza claro e não perde textura...pelo menos é o que já ouvi falar... agora quanto a rebater o flash , é estranho , pois quando as vezes estou em uma cena , por exemplo em um aniversário, eu coloco a camera em manual, coloco 1/60 de velocidade , f4 de abertura , e o ISO fixo em 1600 e bato a foto , as vezes fica escuro AINDA, sendo assim , eu para não aumentar o ISO para não dar muito ruído, eu aumento o flash em +1 ou +2 e a foto sai mais clara e tento não sobreexpor ...e funciona... então será que estou fazendo errado? pois  vc falou que já que está em TTL o flash era para compensar na potencia dele ... entao não é assim , o TTL sempre vai corrigir???

obrigado por me ajudar amigo ...
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2012, 23:22:36
Luzio tah "mais ou menos" certo. Deixar o WB pra lah e corrigir tudo em lotes no Lightroom, eh uma opçao. Colocar uma gelatina no seu SB900 e deixar a temperatura da luz do flash bem definida, tb eh valido.

Esse tipo de situaçao maluca com luzes de temperaturas diferentes, por todos os lados, diferentes intensidades, incidencias diversas,... nao tem soluçao facil para isso.

Tem no e-bay uns kits com gelatinas de diversas cores diferentes e temperaturas bem especificas + as gelatinas verdes para uso em situaçoes de luz fluorescente. Coloca a gelatina de 5000k, e seta o WB em 5000k. Isso vale para baladas, cheio de luzes fracas e vc soh tem, basicamente, a luz de seu flash. Casamentos com luz continua da filmagem na historia, mata esse macete.

olha aqui nesse link:

http://www.ebay.com/itm/Universal-Gel-Softbox-Diffuser-for-External-Camera-Flash-Units-/110875551290?pt=Camera_Flash_Accessories&hash=item19d0b2a63a

Tem kits q soh vem as gelatinas e vem explicando como se usa e a temperatura q a luz do flash fica.

Na maioria dos flashs, acho q a temperatura eh de 5600k, salvo engano. Usa o gel de correçao do excesso de verde da luz fluorescente e seta em 5600k. Deve dar certo.

Sobre a trava de exposiçao, aih eh um recurso q nunca usei. Deixo para a galera mais antiga te explicar melhor esse recurso.


"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 13 de Junho de 2012, 23:28:48
agora quanto a rebater o flash , é estranho , pois quando as vezes estou em uma cena , por exemplo em um aniversário, eu coloco a camera em manual, coloco 1/60 de velocidade , f4 de abertura , e o ISO fixo em 1600 e bato a foto , as vezes fica escuro AINDA, sendo assim , eu para não aumentar o ISO para não dar muito ruído, eu aumento o flash em +1 ou +2 e a foto sai mais clara e tento não sobreexpor ...e funciona... então será que estou fazendo errado? pois  vc falou que já que está em TTL o flash era para compensar na potencia dele ... entao não é assim , o TTL sempre vai corrigir???

obrigado por me ajudar amigo ...

O flash "nao sabe" q foi rebatido e sempre o TTL em 0 ( zero ) se pressupoe a luz necessaria para a fotometria ficar no zero com a configuraçao escolhida por vc, com o flash chapado na cara das pessoas. Rebater no teto, nas paredes, em rebatedores, faz perder luz e a foto fica sub ( como vc mesmo constatou! ). Dah uma regulada no +1 a +3 resolve.  Nao existe esse flash "superinteligente" q sabe q estah sendo usado de forma indireta e o TTL jah corrige isso automaticamente. Se tiver algum modelo assim, me diz aqui q eu desconheço. Os SB da Nikon nao fazem isso!

A grande maioria é conversa pra boi dormir ou auto promoção...

Cara, nao vamos ofender ninguem. Emita suas opinioes, diga q "na pratica, a teoria eh outra", coisas q estao em livros nao funcionam na pratica ou coisa do tipo. Acusar quem tem opinao divergente de vc de se auto-promover ou conversa pra boi dormir eh ofensivo, ok?
« Última modificação: 13 de Junho de 2012, 23:34:08 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 13 de Junho de 2012, 23:54:20
 :snack:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Junho de 2012, 00:22:24
Muito obrigado Mad 666 pelos esclarecimentos...então creio que o que disse não foi besteira, pois eu mesmo ja vi , que quando rebato no teto falta luz, pois não estou usando o flash direto, sendo assim quando colo+1 ou mais , realmente deu certo...que bom! estou aprendendo o certo ... agora , quanto as gelatinas, obrigado pelo link , mas como nunca comprei pelo ebay, posso me cadastrar e comprar sem medo? eles entregam certinho e não tem problema algum com alfandega , essas coisa e tal???

Obrigado a vcs dois por me ajudarem ...

um grande abraço e aguardo opniões sobre a Trava VF  de mais alguém... :ok: :snack: :
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #8 Online: 14 de Junho de 2012, 01:52:19
Eh bom ter conta no pay pal. Sempre compro pelo pay pal, serviço intimamente ligado ao site. Eu acho q vc encontra isso tb no mercado livre. Agora, vai sair mais caro mas vai chegar logo. No ebay, com essa operaçao mare vermelha, pode demorar um bocado a chegar na sua casa, mas isso eh tao barato, q duvido q seja taxado.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


wilsato

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Junho de 2012, 09:31:16
Sempre utilizo a trava VF, já deixo ela setada no botão FN da D300. Fotografo sempre com a medição em spot.
Quando em TTL flash SB ou o pop up ele faz a leitura da distância do objeto somente no círculo central do enquadramento.
Se vc vai fotografar a pessoa centrada na foto, é só focar e disparar.
Agora se vc vai fotografar a pessoa e dexar ela nos cantos tem que travar a medição do flash se não a pessoa vai ficar superexposta e o fundo bem iluminado, por que? o flash entende que o quer que tem que iluminar é o fundo então descarrega mais potência, pois ela lê somente no círculo central do enquadramento.

Isso tem no manual da camera, é um ótimo recurso.


SBC - SP   FLICKR


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #10 Online: 14 de Junho de 2012, 12:54:46
É... tá no manual.
É só ler...

Wilsato, vc tb é de São Bernardo né.
Sou dou Assunção.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #11 Online: 14 de Junho de 2012, 23:33:02
O flash regula a potência para iluminar a cena de acordo com a leitura da luz q chega pela objetiva. Ele emite primeiro pré flashs, a luz bate na cena e é captada pela objetiva e incide no sensor. É calculado então a quantidade de luz q será necessária para iluminar corretamente a cena e enviado ao flash a ordem para ele disparar com a potência necessária.
A compesassão é por outros motivos e se tá dando certo não é por estar sendo rebatida.
A própia definição de TTL já descreve bem como a coisa funciona.
Infelizmente devo dizer com total segurança q o MAD está equivocado quanto ao uso do flash em TTL.

Só deixando claro para os colegas q a minha explicação é bem simples, tentando ser didático.
« Última modificação: 14 de Junho de 2012, 23:35:23 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Junho de 2012, 01:07:30
Se me permitem um pitaco...

A potência despejada pelo flash é calculada, quando em TTL, à partir da informação que chega "through the lens". Uma das variáveis utilizadas neste cálculo é a distância do motivo. Logo, se a direção do flash for modificada, apontando-se o mesmo para o alto, para os lados ou para trás, a distância a ser percorrida pela luz também mudará, o que irá exigir uma compensação. É exatamente por isso que o pequeno ajuste para + que o stalone tem usado tem dado certo.


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Junho de 2012, 02:59:59
Rapaz !!! é complicado mesmo hein?!  eu penso que funciona assim , primeiro de tudo a lente enxerga o assunto, após feito o foco no assunto,  ela capta a cena e envia um sinal para a maquina, a maquina faz o calculo de distancia entre o assunto e ela (sensor) e envia a informação para o flash disparar a potencia certa ...tudo atraves do que a lente enxergou certo! e quando eu mudo o angulo do flash , como a maquina "sabe" que eu mudei o angulo do flash ? ela faz isso ?  eu acho que não ...
Se caso ela souber que mudei o angulo do flash, então ela teria que ter outro sensor que enxergasse onde estou apontando o flash , para somar com o que a lente "viu" somasse os dois calculos e aí sim dispararia a potencia certa...mas como é TTL atraves da Lente , eu tenho que compensar para + até expor corretamente ...é assim pessoal? estou entendendo?

Mas pessoal, mesmo se não tiver certo, não esquenta não, é mais a título de aprendizado mesmo...pois eu vi que tenho que fazer isso , quando mudo o angulo para rebater eu tenho que ir aumentando a potencia em +1 , +2 e aí vai , até expor corretamente...funciona...

Obrigado a todos vcs , vcs sabem explicar certinho , as vezes sou meio quadrado pra entender essas coisas , na minha época não tinha nada disso , cálculo era feito sim , mas por estar td em manual...hehe

Mas me ajudaram bastante ! muito obrigado a todos aqui :ok: :clap:
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #14 Online: 15 de Junho de 2012, 04:02:00
Se me permitem um pitaco...

A potência despejada pelo flash é calculada, quando em TTL, à partir da informação que chega "through the lens". Uma das variáveis utilizadas neste cálculo é a distância do motivo. Logo, se a direção do flash for modificada, apontando-se o mesmo para o alto, para os lados ou para trás, a distância a ser percorrida pela luz também mudará, o que irá exigir uma compensação. É exatamente por isso que o pequeno ajuste para + que o stalone tem usado tem dado certo.

Foi onde quis chegar. O refino do TTL nao chegou ainda ao ponto q desejamos. Lembrem-se q num bom flash com LCD ( como os SB600 para cima ), vc vai subindo a distancia focal na lente, para uma composiçao mais fechada e isso eh mostrado no LCD, e ao se fazer o foco no assunto, a distancia entre a lente e o assunto eh captada pela lente, camera e flash e entra no calculo da quantidade de luz disparada pelo flash. Se eu rebater, alterando a distancia da luz percorrida e havendo perdas pela absorçao da superficie usada para rebater a luz, vai faltar luz nesse calculo do TTL em 0 ( zero ), deixando a foto sub.

Pessoal, mas isso eh uma constataçao prática. O pré-flash do TTL era para resolver todos os nossos problemas na teoria ( falta X de luz e vou jogar X de luz nessa cena! ), mas na prática, fica sub mesmo...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!