Câmeras de médio formato são todas aquelas que, embora maiores que as 35mm, são menores que as 4 x 5 polegadas. As dimensões dos quadros dos filmes (ou fotogramas) são, normalmente, de 60 x 45mm (645 format) 60 x 60mm (ex.: Hassel, Rolleiflex 6 x 6) ou 60 x 70mm (ex.: Pentax 67). No caso do digital, seus sensores (sempre CCD's) medem 36,7 x 36,7mm ou 48 x 36mm. As resoluções mais comuns são 16 e 22 megapixels, chegando agora aos 39Mp!
Como podem perceber, os fotogramas p/ médio formato são bem maiores que o fotograma de 35mm (24 x 36mm) Fotogramas maiores (e sensores idem!) proporcionam mais nitidez e menos granulação (ou ruído) em ampliações de mesmo tamanho final. Uma grande vantagem destas câmeras é a sua construção "modular". É possível, com o mesmo corpo de câmera (chassi), utilizar magazines (ou backs) c/ filme cromo; outro c/ filme P&B; outro c/ Polaroid e, finalmente, um "back" digital. Basta remover um e encaixar o outro.
Atualmente, câmeras deste tipo sempre são utilizadas, quando se requer ampliações c/ grande nitidez e pouca granulação. Fotografia de moda e publicidade (especialmente fotos p/ "outdoors") são o mercado, por "excelência" para a fotografia de médio formato. O médio formato dominou o fotojornalismo até meados dos anos 60, quando começou a ser substituido pelas reflex de 35mm, notadamente a Nikon F2. As Rolleiflex, Yaschica 6 x 6 e Mamiya C220 e C330 foram também muito populares entre os fotógrafos de casamento, nos anos 60 e começo dos 70.
Recomendo uma visita ao "site"
www.luminous-landscape.com. O editor do "site", Michael Reichmann, utiliza este tipo de equipamento em muitos de seus trabalhos e tem excelentes (e extensos) artigos a respeito. Costumo dizer que a fotografia em médio e grande formatos é "fotografia p/ gente grande". Empresas como a Canon e Sony, por exemplo, nunca "meteram o nariz" nesta área. A Nikon fabricou, durante décadas, lentes p/ câmeras de médio e grande formato, tendo deixado este mercado recentemente... A Pentax conquistou a reputação que tem hoje, nesta área. A Hasselblad está para o médio formato, assim como a Leica está p/ o 35mm (em termos de reputação). Ansell Adams fez quase todas as suas fantásticas fotos c/ equipamentos de grande formato (ele também usou médio formato e 35mm, mas muito pouco) Pierre Verger fez todas as suas famosas fotos c/ sua Rolleiflex 6 x 6.
O advento da tecnologia digital trouxe consigo, um aumento nos custos de P&D, que a maioria das empresas que atuavam neste mercado não conseguiu suportar. A Brônica deixou o mercado no ano passado. A Mamiya passou a produção de câmeras p/ outro controlador. A Pentax ainda está desenvolvendo a sua 645 digital. A Hasselblad foi a única que conseguiu realmente se manter, e aumentar a participação no mercado, graças à parceria c/ a Imacon, que fabrica os "backs" e a Kodak que fornece os sensores. Aliás, a Kodak é praticamente a única fornecedora de sensores p/ câmeras de médio formato. Vale lembrar que os "backs" digitais p/ médio formato, também podem ser utilizados nas câmeras de grande formato, mediante o uso de adaptadores!