Autor Tópico: Trava de VF e WB em aniversários  (Lida 9344 vezes)

mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #45 Online: 16 de Junho de 2012, 13:20:31
alguem tem o link do manual do SB900 ou 910. Tenho um manual em papel do SB910, mas eh em ingles.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #46 Online: 16 de Junho de 2012, 13:27:21
Honestamente, aos meus olhos, fica subexposta. Nao vou aqui discutir tecnicismos na base do achismo. Eu acho q o TTL, nesse caso discutido, eh falho e se necessita de compensaçao positiva. Isso eh uma questao de minha observaçao pessoal e nao de textos tecnicos q eu li sobre isso, ateh pq a lógica do funcionamento do TTL contradiz a minha observaçao prática.

Legal, embora as minhas conclusões sejam diferentes respeito a sua opinião . Estamos aqui para isso mesmo trocar ideias e experiencias,não quero impor a minha opinião a ninguem.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #47 Online: 16 de Junho de 2012, 14:21:22
alguem tem o link do manual do SB900 ou 910. Tenho um manual em papel do SB910, mas eh em ingles.

Esse site é de referência, primeiro sempre procuro aqui, apenas uma vez não encontrei e só com bastante procura encontrei em outro.


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 16 de Junho de 2012, 15:35:58
Legal, embora as minhas conclusões sejam diferentes respeito a sua opinião . Estamos aqui para isso mesmo trocar ideias e experiencias,não quero impor a minha opinião a ninguem.


ao Mad , eu tenho aqui esse link do manual em portugues do SB900 , me passe seu email , que envio em pdf também , tenho d d7000, d90 , sb 600, sB 900 ...Mas não sei se vc usa nikon ...qualquer coisa...

http://pt.scribd.com/doc/23592056/Flash-SB900


Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #49 Online: 16 de Junho de 2012, 15:47:32
Mandei MP com meu e-mail pra vc, stalone.

Se o proprio manual diz q se rebater o flash vc perde 2 a 3 pontos de luz, e q vc deve abrir mais a lente para compensar, ou ele pressupoe q o flash nao tem potencia suficiente para compensar a perda de luz por rebater, ou fica implícito q o TTL nao corrige isso automaticamente. Um flash de GN 34 nao eh um Metz 58, mas tb nao eh fraco.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 16 de Junho de 2012, 15:57:01
Concordo Mad ...as vezes eu peco muito em ficar perguntando , sendo que poderia ler com mais calma o manual...está td lá ...hehe mas obrigado pela ajuda ...

acabei de enviar os manuais...

até mais e obrigado !!
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #51 Online: 16 de Junho de 2012, 18:54:39
Mandei MP com meu e-mail pra vc, stalone.

Se o proprio manual diz q se rebater o flash vc perde 2 a 3 pontos de luz, e q vc deve abrir mais a lente para compensar, ou ele pressupoe q o flash nao tem potencia suficiente para compensar a perda de luz por rebater, ou fica implícito q o TTL nao corrige isso automaticamente. Um flash de GN 34 nao eh um Metz 58, mas tb nao eh fraco.

A suposição da Nikon é que muitas vezes o flash não vai ter potencia para iluminar a cena quando rebatido ,porisso aconselha a abrir mais a lente. Observe que a indicação é para abrir a lente e não compensar no flash . Por que eles não dizem no manual : " abra dois pontos na lente ou compense em + dois pontos  no flash?" Porque abrindo só a lente ,sem mexer na regulagem do flash (TTL),quem ainda comanda o clarão é o sistema TTL.  Funciona da mesma forma, com o flash rebatido ou não , a indicação para abrir mais a lente é só para garantir que haja potencia suficiente .Outra coisa, o sistema sabe quando a cabeça do flash está na vertical ,se a compensação fosse sempre necessária não seria mais fácil a Nikon já incluir isto nos calculos?
« Última modificação: 16 de Junho de 2012, 18:58:19 por jeff cann »


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 16 de Junho de 2012, 19:02:30
me parece que estao mais preocupados em provar o ponto dq discutir o problema. me parece que ambos estao corretos, precisando apenas linkar as ideias. o ttl le a quantidade de luz que incide nas lentes e corrige a potencia de forma correta considerando que a distancia entre o flash e o assunto e o mesmo da lente e do assunto, mas nao e' afinal vc esta rebatendo! por isso a necessidade de compensar. ou seja, ta correto a afirmacao que precisa compensar e ta certa a informacao que o ttl calcula tudo sozinho. so que quando rebate, ele  compensa menos que o necessario, pois acredita que a distancia do flash e' a  mesma da lente.
Daniel

Instagram: @danacqua


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #53 Online: 16 de Junho de 2012, 19:08:43
O fato de abrir a lente não compensa nada porque  o TTL ainda está no comando, é ele quem vai ditar a potencia do clarão.
Se eu estivesse usando o flash no modo manual ,sempre com a mesma potencia e abrisse a lente em mais dois pontos ,aí sim teria uma alteração na exposição.
Eu já propus um teste aí em cima para não ficar só na teoria .
« Última modificação: 16 de Junho de 2012, 19:10:11 por jeff cann »


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #54 Online: 16 de Junho de 2012, 19:31:20
Raciocinio lógico não é o forte de muitos... A Cam só leva em consideração o assunto captado pela lente e a luz q o flash vai disparar vai ser a q a cam indicar como necessário. Caso o flash não tenha potência par aquela necessidade a cena vai ficar sub e nem adianta pensar em compensar para mais, pois o flash já tá no talo. A distância do falsh não importa nada para o TTl esteja ele onde for. Quem consegue somar 2+2+3 consegue enteder algo tão óbvio. Nem sei mais como fazer para explicar algo q para mim é tão fácil de entender.
Outra coisa. Quem quiser usar manual OK, mas acj=ho q muitass vezes o faz por dificuldade de entender e saber usar o TTL. Aí fica este papo furado...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #55 Online: 16 de Junho de 2012, 20:08:31
Caso o flash não tenha potência par aquela necessidade a cena vai ficar sub e nem adianta pensar em compensar para mais, pois o flash já tá no talo.

Mencionei isso em meu comentario, mas em outras palavras! Ou seja, ambos estamos certos se o TTL for perfeito assim como a Nikon afirma.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


vanbasten

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 17 de Junho de 2012, 02:17:47
Parece que educação tb não é o forte de outros  :assobi:.

Curioso como vários conseguem expor os diferentes pontos de vista sem menosprezar, desmerecer muito menos tentar ofender aqueles que  pensam ou entendem de forma diferente, enquanto alguns acham que são os donos absolutos da verdade e apelam para as ofensas só por não ter suas verdades aceitas.

Nunca fui usuário Nikon, então só posso falar um pouquinho baseado na minha humilde experiência como usuário Canon. Apontou o flash para a frente, ótimo. O TTL toma conta e o flash despeja a quantidade exata de luz. Apontou o flash para o alto, para os lados ou para trás, já era. Ele não sabe qual a distância do teto, das paredes ou de qualquer coisa para onde ele esteja apontado que não seja na mesma direção que a lente, pois nenhum pré-flash era disparado nessas situações. Apertou o dedo, foto feita. Comigo tem sido assim desde minha antiga EOS3 + 550EX.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #57 Online: 17 de Junho de 2012, 10:58:42
Na verdade, eu acho que é um misto dos dois. Cálculo da distância e da reflexão.
Apontado direto ele sabe exatamente a distância, por isso erra menos.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #58 Online: 17 de Junho de 2012, 11:29:56
Uma coisa é certa, o flash leva em consideração, mesmo o TTL (não sendo o BL) a distância do assunto principal onde está o foco. Pois é ali que ele irá fazer a leitura da luz refletida pelo flash. Se eu medir o ponto errado digamos o fundo, tiver algo no primeiro plano, esse primeiro plano ficará supeexposto.

Nessas horas o VF é uma ferramenta interessante, para conseguir bloquear o valor do flash (a intensidade de luz) no ponto em que se quer e depois recompor e fotografar. O TTL-BL ele tende a pegar todo o nível de reflectância da cena e equilibrar a luz, ou seja, ele normalmente erra menos para manter tudo bem iluminado, só que daí se tiver planos distintos a serem iluminados, ele fará uma média e como não há mágica, o planos mais fundos ficarão menos iluminado e os primeiros mais iluminado. Pois ele está tentando jogar luz para toda a cena. 


d_acqua

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 865
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 17 de Junho de 2012, 13:15:27
Parece que educação tb não é o forte de outros  :assobi:.

Curioso como vários conseguem expor os diferentes pontos de vista sem menosprezar, desmerecer muito menos tentar ofender aqueles que  pensam ou entendem de forma diferente, enquanto alguns acham que são os donos absolutos da verdade e apelam para as ofensas só por não ter suas verdades aceitas.

 :clap: :clap: :clap:
Daniel

Instagram: @danacqua