Autor Tópico: Lumix ZS3 - fundo da foto fica escuro - Comprar outra ou não?  (Lida 5127 vezes)

nottlle

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Então...

Comprei já faz tempo uma Lumix ZS3 que de uma forma geral gosto muito e é muito elogiada por amigos/parentes que ficam impressionados com as fotos tiradas por ela.

Fotos externas com o dia claro ficam fantásticas.

O problema geralmente ocorre com fotos em ambientes internos com uso do flash(dentro de casa, em um bar etc). Ocorre que o ambiente (de fundo) fica escuro, muito diferente do que nossos olhos estão vendo no exato momento da foto.

Geralmente tiro fotos no modo automático (IA), até mesmo pq a ZS3 não permite tantas configurações manuais assim, mas mesmo tentando mudar as configurações no modo manual o problema ainda ocorre, mesmo que amenizado. Aumentar a  distância física do objeto principal da foto também ameniza o problema.

A questão é..

Existe uma boa solução para resolver este problema seja alterando configurações da ZS3 ou usando de alguma técnica (como esta que citei de aumentar a distância do objeto)?

Pensei em pegar o modelo mais novo dessa Lumix. A ZS20, mas não sei se o "problema" seria resolvido. Outras que pensei em comprar foram as Lumix FZ150 ou a Canon SX40, mas estas são um pouco grandes, não da para levar no bolso (acho). Pensei até em uma LX5, mas esta quase não tem zoom.

E ai, o que acham?

Desde já agradeço

[]'s
nottlle







Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 16 de Junho de 2012, 12:46:06
Se usar o flash, vai continuar tendo o mesmo problema, independente da câmera!
Existe um recurso chamado "slow sync" ou "sincronia lenta" na maioria das compactas, que o flash ilumina o primeiro plano e a exposição é mais longa, deixando o fundo iluminado. Mas para usar esse modo, é interessante ter um tripé, pra foto não sair tremida.
Da mesma forma, vc pode usar um tripé para bater foto sem o flash ligado.
Seu problema vem do uso do flash, e não da câmera! Trocar não vai fazer diferença.


nottlle

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #2 Online: 16 de Junho de 2012, 14:10:51
Oi Helena!

Obrigado pela rápida resposta.

Sem dúvida o problema está no uso do flash, mas será que não há uma relação direta com a máquina já que o funcionamento/capacidade do flash varia de uma para outra?

ps: geralmente tenho problema em fotos que não permitem uso de tripé, como por exemplo fotos tiradas em uma festinha em casa etc..

4 fotos do mesmo objeto com a ZS3 para demonstrar o que ocorre. As 3 primeiras fotos usam a mesma configuração alterando apenas o Flash (Sem, Slow e Auto) e a 4ª foto usa o modo IA (que usa flash em Auto)


               


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 16 de Junho de 2012, 14:45:31
Nottlle, como a Helena disse, esse problema que você está tendo é inerente ao uso do flash mesmo. Acontece na sua ZS3 com alcance de 5m ou com  qualquer flash se não for direcionado corretamente, mesmo sendo mais ou menos potente.

Também tive esse problema com minha câmera (Canon S90) e a dica que peguei, aqui no fórum mesmo, foi tentar rebater a luz do flash para o teto para que a luz não fosse direcionada diretamente para o assunto e ficasse muito dura, com o fundo escuro.
Como o flash das compactas é fixo, dá pra improvisar um rebatedorzinho caseiro, alguma superfície pra colocar em diagonal na frente do flash e redirecionar a luz.

Nesse link tem um exemplo bem legal, fiz algo parecido aqui em casa e funcionou bem:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=508.0

Espero que ajude  :ok:
« Última modificação: 16 de Junho de 2012, 14:46:12 por agsantos »
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


nottlle

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2012, 15:25:41
Muito interessante essa dica, pode ser a solução pata alguma situações, mas acho complicado de usar na minha máquina. Certamente não vou resistir... vou ter que testar isso...ou pelo menos tentar testar...

Não existe máquina que já venha com "rebatedor"?

Obrigado!

[]'s
nottlle


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2012, 16:04:26
Não existe máquina que já venha com "rebatedor"?
[]'s
nottlle

Olha, desconheço mas creio que nenhuma compacta tenha. Sei que algumas câmeras mirrorless oferecem a opção de deslocar o flash manualmente. Aqui tem um exemplo:
http://www.ephotozine.com/article/panasonic-lumix-dmc-gf2-mirrorless-csc-review-17063

É meio estranho de usar em qualquer lugar mesmo mas dá pra improvisar com outras coisas. Eu tentei com um espelhinho de maquiagem da minha  mãe e deu certo mas pode ser um pedaço de papel qualquer que você tiver a mão.
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 16 de Junho de 2012, 16:24:30
nottle, as melhores dicas, vc já recebeu. Com vc vê, o problema é o flash e não a câmera.
Teste esse rebatedorzinho aí, acho que vai ser bacana!


nottlle

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #7 Online: 16 de Junho de 2012, 16:57:57
Olha, desconheço mas creio que nenhuma compacta tenha. Sei que algumas câmeras mirrorless oferecem a opção de deslocar o flash manualmente. Aqui tem um exemplo:
http://www.ephotozine.com/article/panasonic-lumix-dmc-gf2-mirrorless-csc-review-17063

É meio estranho de usar em qualquer lugar mesmo mas dá pra improvisar com outras coisas. Eu tentei com um espelhinho de maquiagem da minha  mãe e deu certo mas pode ser um pedaço de papel qualquer que você tiver a mão.

Fiz um rebatedor bem tosco aqui e não é que realmente funciona... hehehe

Acho inacreditável que máquinas TOP, compactas ou não, não venham com recurso de rebatimento ou direcionamento do flash. Essa lumix GF2 pelo jeito deve ser uma das poucas com tal recurso, infelizmente.


nottlle

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #8 Online: 16 de Junho de 2012, 17:36:47
nottle, as melhores dicas, vc já recebeu. Com vc vê, o problema é o flash e não a câmera.
Teste esse rebatedorzinho aí, acho que vai ser bacana!

Muito obrigado Helena e agsantos pelas informações/dicas.

Uma pena as máquinas não possuírem um recurso aparentemente tão simples.

Um detalhe que percebi com uso do rebatedor é o aumento do ISO, deixando a foto com qualidade inferior. :(

[]'s
nottlle



mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #9 Online: 17 de Junho de 2012, 18:23:08
Fiz um rebatedor bem tosco aqui e não é que realmente funciona... hehehe

Acho inacreditável que máquinas TOP, compactas ou não, não venham com recurso de rebatimento ou direcionamento do flash. Essa lumix GF2 pelo jeito deve ser uma das poucas com tal recurso, infelizmente.

Isso eh pra vc ter q comprar o flash externo dessas empresas... :assobi: O pop-up sempre aponta pra a frente.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #10 Online: 17 de Junho de 2012, 22:08:26
Também tem outra coisa, os fabricantes entendem que este não seja o tipo de câmera para quem quer se aprofundar na fotografia a ponto de usar um rebatedor. Para isso eles fazem câmeras mais caras, com mais e melhores recursos. Capitalismo...
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 18 de Junho de 2012, 09:26:56
Muito obrigado Helena e agsantos pelas informações/dicas.

Uma pena as máquinas não possuírem um recurso aparentemente tão simples.

Um detalhe que percebi com uso do rebatedor é o aumento do ISO, deixando a foto com qualidade inferior. :(

[]'s
nottlle

Mas isso acontece se a câmera estiver no IA, se estiver no modo P, vc pode selecionar o ISO.


nottlle

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #12 Online: 18 de Junho de 2012, 14:50:17
Mas isso acontece se a câmera estiver no IA, se estiver no modo P, vc pode selecionar o ISO.

Sim... fora do modo IA é possível selecionar o ISO ou determinar que ele não passe de 400, 800...


nottlle

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #13 Online: 18 de Junho de 2012, 14:56:44
Isso eh pra vc ter q comprar o flash externo dessas empresas... :assobi: O pop-up sempre aponta pra a frente.

Sujeira (para não usar outra palavra) é fazer o consumidor comprar a máquina Top e "forçá-lo" a comprar flash externo descaracterizando e tirando a praticidade da máquina em questão. Se fosse uma de entrada tudo bem...mas na TOP é muita ...


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #14 Online: 18 de Junho de 2012, 17:33:32
Sujeira (para não usar outra palavra) é fazer o consumidor comprar a máquina Top e "forçá-lo" a comprar flash externo descaracterizando e tirando a praticidade da máquina em questão. Se fosse uma de entrada tudo bem...mas na TOP é muita ...

Em fotografia de verdade, o pop-up eh um quebra-galho soh para vc executar a foto e na perde-la. Tecnicamente sempre o melhor eh flash fora da sapata.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!