Autor Tópico: Ajuda com lentes mecanicas  (Lida 3508 vezes)

willeisner

  • Trade Count: (3)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Online: 16 de Junho de 2012, 20:52:42
Ola Camaradas de forum

Tenho uma pentax K100d

e ultimamente tenho largado mão do modo automatico e experimentando outras possibilidades
entrando  em topicos aqui e ali me deparei com a possibilidade de usar lentes mecanicas da propria pentax
na minha k100d. aprendendo um pouco com os iso as aberturas de diafragmas e afins


Minhas duvidas, quero comprar algumas lentes mecanicas
 
uma normal e uma meias-tele  são as que mais usaria
mas com aquela diferença entre o sensor da digital e de filme me confunde um pouco

me corrijam se estiver errado precisaria de alguma em torno de 30 e pouco milimetros
para ter uma normal usando lentes mecanicas certo ?

e uma meias-tele algo em de 50 e alguma coisa

inicialmente pensei numa objetiva pentax-m 50mm f1,4

e como normal pensei numa pentax-m  28mm f2,8


o que acham ? alguma sugestão ?


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #1 Online: 18 de Junho de 2012, 10:04:47
Tenta comprar lentes com baioneta Pentax K, assim vc não vai precisar de adaptador. Se não for possível encontrar, compre as lentes de rosca M42.
Como regra use a formula de transformação de full frame para APS-C = F X 1,5
Por ex.: em uma lente 50mm full frame vc terá uma 75mm equivalente em sensor cropado, uma lente 28mm full frame equivale a uma 42mm em sensor cropado.

abraços,
Herik


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 18 de Junho de 2012, 11:56:31
Que lentes vc tem hoje ?? Tanto com lentes eletrônicas quanto com lentes para filme o fator de crop de 1.5x se aplica, já que a diferença está no tamanho do sensor, e não na lente. Uma lente 50mm eletrônica terá um angulo de visão (apenas isso, dizer que são "equivalentes" está errado) de uma 75mm na sua câmera, e uma 50mm mecânica da mesma forma.

Uso lentes Takumar M42 (que são as mesmas lentes Pentax só que na baioneta M42) adaptadas nas minhas Canon. Algumas que eu poderia sugerir são:

Takumar 50mm f/1.4 - Lente fantástica melhor que muitas eletrônicas modernas. Cuide com as lentes muito amareladas, com o tempo e pegando muito sol elas voltam ao normal, mas demora.
Takumar 28mm f/3.5 - Muito nítida, quase sem distorções, satura maravilhosamente bem.
Takumar 135mm f/3.5 ou f/2.5 - Tenho a segunda versão, é maior, mais pesada e tem um pouco mais de aberração cromática que a irmã menor, mas é mais clara. Muito nítida a partir de f/2.8, excelente para retratos de close.

Acho que todas estas lentes vc encontra em baioneta K para Pentax também.

E lembrando que as Takumares normalmente tem versões Auto, Super, S-M-C e SMC, sendo a qualidade do coating crescente da esquerda para a direita.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


willeisner

  • Trade Count: (3)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2012, 11:26:40
Ola , agradeço aos comentarios

Então tenho a lente original do kit uma 18-55

e a smc-m 50mm f1.4 acabei de comprar
e encontrei esses dias uma HELIOS-44K-4 a preço baratissimo ( é a versão pra baioneta)
como disse o amigo acima estou procurando modelos com encaixe pentax k facilita um pouco as coisas
ja que não encontro facilmente o adaptador para rosca .

algumas duvidas

com esses calculos de filme para digital então como foi dito tenho
uma 75 mm no sensor digital  correto ?

e caso compre a helios ainda não tive tempo de ver se ela esta boa ou não teria uma
87mm certo ?

agora minha duvida queal lente voces me indicariam para uma normal
para usar na minha camnera digital nesses conceitos teria que procurar
uma 35mm então que seria convertida para quase 55 mm so sensor digital certo ?


e ultima na k100d a objetiva que comprei não fornece distância focal e abertura informação necessária para a função de Shake Redução , então tenho que fornecer manualmente

minha duvida é forneco a distancia focal da objetiva os 50mm ou ja convertido para o sensor de digital
os 75mm ?


abraço a todos


PENTAFLA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
    • Pentafla2012
Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2012, 11:50:04
Tenho uma 50mm macro 2,8 Pentax A para vender. Está com um descolamento de elemento, mas veja a foto macro que fiz dela, não interfere em nada.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-438265606-objetiva-pentax-macro-unica-no-ml-_JM
Olympus OM1
Nikon FE
facebook: flávio motta


sradplusx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2012, 00:39:26
Que lentes vc tem hoje ?? Tanto com lentes eletrônicas quanto com lentes para filme o fator de crop de 1.5x se aplica, já que a diferença está no tamanho do sensor, e não na lente. Uma lente 50mm eletrônica terá um angulo de visão (apenas isso, dizer que são "equivalentes" está errado) de uma 75mm na sua câmera, e uma 50mm mecânica da mesma forma.

Uso lentes Takumar M42 (que são as mesmas lentes Pentax só que na baioneta M42) adaptadas nas minhas Canon. Algumas que eu poderia sugerir são:

Takumar 50mm f/1.4 - Lente fantástica melhor que muitas eletrônicas modernas. Cuide com as lentes muito amareladas, com o tempo e pegando muito sol elas voltam ao normal, mas demora.
Takumar 28mm f/3.5 - Muito nítida, quase sem distorções, satura maravilhosamente bem.
Takumar 135mm f/3.5 ou f/2.5 - Tenho a segunda versão, é maior, mais pesada e tem um pouco mais de aberração cromática que a irmã menor, mas é mais clara. Muito nítida a partir de f/2.8, excelente para retratos de close.

Acho que todas estas lentes vc encontra em baioneta K para Pentax também.

E lembrando que as Takumares normalmente tem versões Auto, Super, S-M-C e SMC, sendo a qualidade do coating crescente da esquerda para a direita.

Abçs