Autor Tópico: Alguém já voltou do exterior com equipamento fotográfico comprado fora?  (Lida 1415 vezes)

leonardopx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Olá pessoal, eu já pesquisei no fórum alguns tópicos a  respeito do processo alfandegário mas em nenhum eu ví o foco nas pessoas que já fizeram a travessia alfandegária em si...

Eu estou morando na Austrália e quero voltar pro Brasil levando uma Nikon D800 + 5 lentes + tripé + cartões de memória e etc.

Estou pesquisando sobre as isenções mas até onde eu ví pairam muitas dúvidas, principalmente quando se trata de mais de uma lente.

Alguém já passou efetivamente pela alfândega em uma situação parecida e pode compartilhar como foi?

Será que se eu comprovar que comprei o equipamento para utilizar profissionalmente para constituição de portfólio eles deixam passar?

Abraço


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 18 de Junho de 2012, 10:56:37
5 lentes não passam.

Você pode até provar que comprou as lentes para utilizar profissionalmente... Mas o que isso altera no processo alfandegário??? Nada. Pq a isenção é justamente para quem fizer uso inverso, ou seja, PESSOAL.

E uso pessoal, na interpretação deles para a norma, não é de 5 lentes e sim 1 lente, no máximo. Há relatos, incluisve, que a depender do tamanho (e não me pergunte  que dimensão é essa, pq não sei) eles taxam a lente por considerá-la, só pelo tamanho, de uso não-pessoall.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Junho de 2012, 11:04:44
Ao que me consta, depende só e exclusivamente da interpretação do pelego que te atender.....
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Clayton Igarashi

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Junho de 2012, 11:06:33
Você mora a quanto tempo na Austrália? Se for mais de 1 ano, você pode trazer seus pertences usados como mudança...sem que sejam taxados pela receita.

Foi assim comigo quando voltei do Japão...fiquei lá por mais de 1 ano e na volta trouxe diversas coisas, tanto na bagagem quanto nas caixas que despachei por via marítima. Não tive nenhum problema alfandegário.



Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #4 Online: 18 de Junho de 2012, 11:10:35
Bem...eu vim duas vezes e passei direto. Mas nao eram 5 lentes, tripe e etc...  :eek: É verdade que uma vez estava com 3 objetivas e um corpo...dividi o BO com minha esposa e entramos na boa...Outra vez estava acompahando e tb dividi os itens...um para cada.

Bem, vc deve despachar malas correto? Faça uma super proteção para cada uma delas e distribua entre as malas...sei lá se adianta tb...
Boa sorte !!!!

Abraço,
M. Rezende


leonardopx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #5 Online: 18 de Junho de 2012, 11:14:30
Eu cheguei aqui em dezembro de 2011 e vou voltar exatamente em dezembro de 2012, não vai ser exatamente mais de um ano mas é um ano na prática, será que é a mesma coisa?


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #6 Online: 18 de Junho de 2012, 12:03:21
seguindo o assunto...

vou pros eua em julho e pretendo voltar de lá com uma 60D + 3 lentes (18-135, 50 e 17-55). pelo que o pessoal comentou aqui, acho que vou distribuir as lentes. uma na minha bagagem de mão junto com a câmera, uma na bagagem de mão da minha esposa e a ultima em alguma mala...
fkuhne.tumblr.com


felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Resposta #7 Online: 18 de Junho de 2012, 13:15:32
  Aproveitando o tópico, em junho minha prima vai visitar a mãe nos EUA, as duas já moraram por uns oito anos lá, mais minha prima ja mora aqui a uns 5 e minha tia chegou esta por lá, minha intenção é comprar uma Nikon D3200 com lente do kit, mais uma 35mm 1.8G, uma lowepro e cartão, alem de um aparelinho de áudio que é pequeno e acho que passa sossegado na mala, agora, se minha prima trouxer a câmera, mais a 18-55 e a 35mm junto com cartão dentro da bolsa(tudo sem caixa e sem manual, só com os cabos) será que passa como uso pessoal, e daria pra levar como bagagem de mão?
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500