Autor Tópico: Retratos - Foco nos olhos  (Lida 10221 vezes)

Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #15 Online: 18 de Junho de 2012, 19:12:35
Ele errou o foco e o foco ficou no travesseiro. Nao tem sentido foco no travesseiro, pelo menos aih nessa foto. Bresson era humano e nao acertava sempre, convenhamos...

Mas nem sempre tem que ter um motivo ou sentido para a quebra de uma regra. Ele pode ter errado o foco e não fazer mesmo sentido o foco no travesseiro, mas isso não faz com que a foto seja menos bela.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #16 Online: 18 de Junho de 2012, 19:13:08
Eu acho que a galera ta levando o termo "foco no olho" por outro lado, focar no olho nada mais é do que vc ter um ponto onde vc tem um equilíbrio melhor de foco na imagem, querendo fazer num todo, é como um ponto de partida para "garantir o geral", não tem nada haver com a proposta de cada artista, que é bem diferente, cada um tem seu modo de trabalhar se expressar :ok:
« Última modificação: 18 de Junho de 2012, 19:18:17 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #17 Online: 18 de Junho de 2012, 19:44:46
Mas nem sempre tem que ter um motivo ou sentido para a quebra de uma regra. Ele pode ter errado o foco e não fazer mesmo sentido o foco no travesseiro, mas isso não faz com que a foto seja menos bela.

Eh uma boa foto, mas tecnicamente errada e com foco no local inadequado. A foto de Spider com foco na paisagem eh mais interessante q essa foto.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #18 Online: 18 de Junho de 2012, 19:53:35
Eh uma boa foto, mas tecnicamente errada e com foco no local inadequado. A foto de Spider com foco na paisagem eh mais interessante q essa foto.

Mas isso depende muito do que cada um sente quando vê a foto, mad. Costumamos fazer comparações quando estas não cabem. Pra mim, são fotos tão diferentes, que não me cabe dizer que uma é melhor que a outra. Cada uma tem a sua beleza. Talvez eu goste mais de uma que de outra. E não é porque eu goste mais de uma que ela é melhor.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #19 Online: 18 de Junho de 2012, 20:14:59
Eh uma boa foto, mas tecnicamente errada e com foco no local inadequado. A foto de Spider com foco na paisagem eh mais interessante q essa foto.
Mad, acho que voce está confundindo a foto. A com foco na paisagem e na lua é a foto 12. Essa foi proposital. Não foi erro. Errei na foto seguinte a ela.

p.s. E nao tem nem como comparar uma foto como essa a uma do Bresson. É outro patamar.  :ok:
« Última modificação: 18 de Junho de 2012, 20:16:00 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #20 Online: 18 de Junho de 2012, 20:32:21
Mas isso depende muito do que cada um sente quando vê a foto, mad. Costumamos fazer comparações quando estas não cabem. Pra mim, são fotos tão diferentes, que não me cabe dizer que uma é melhor que a outra. Cada uma tem a sua beleza. Talvez eu goste mais de uma que de outra. E não é porque eu goste mais de uma que ela é melhor.

Subscrevo-me.

O ser humano é muito dicotômico. Ou preto ou branco. Ou certo ou errado. É natural isso. Eu tb sou assim em muita coisa. Me policio mas passa muita coisa.
Mas, em retrato que mostre claramente os olhos da pessoa, de maneira geral, prefiro foco no olho a foco no pé, na mão, na nuca ou a um palmo do nariz. É uma questão pessoal. EU prefiro assim. Não quer dizer que ISSO é o CERTO.
É regra? É! Mas e daí?! Não pode ser quebrado nunca??? Pode, pode sim, desde que a quebra não seja simplesmente naquele sentido de: "Putz, errei o foco, ficou muito front. Ah, mas digo que foi uma quebra consciente, planejada e querida da regra do 'foco nos olhos' e me boto como o bam-bam-bam da fotografia residencial. (mundial > nacional > regional > estadual > municipal > 'bairrista' > 'ruísta' > residencial). Todos vão se ajoelhar ante minha arte trasncedental".
Aí o cara tá fudid#. Não vai crescer nunca!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #21 Online: 18 de Junho de 2012, 20:35:43
Acho que não há problema ser comparado com o Bresson. Ele foi um fotógrafo como outros... fez fotos boas e fotos ruins. Acho que só não cabem comparações quando as propostas de fotos são diferentes.
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #22 Online: 18 de Junho de 2012, 20:41:54
Não é obrigatório, não há regra pra isso, mas ao falar com uma pessoa, olhas para outro lado que não para ela? Nos olhos dela? Experimente chegar numa sala e puxar papo com alguém olhando para parede ou outra pessoa...

Talvez isso explica um pouco a magia pelos olhos, ou mais por um tipo de costume e conduta social, ou talvez até uma questão inconsciente ou puro instinto. Mesmo um cão te olha nos olhos, e ele é um animal. Acho que essa coisa de foco nos olhos venha dessa interação com o mundo, pois como diz nosso querido mestre Ari, o Aristóteles:
Citar
"Todos os homens, por natureza, tendem ao saber. Sinal disso é o amor pelos sentidos (sensações). De fato, eles amam as sensações por si mesmas, independentemente da sua utilidade e amam, acima de todas, a sensação da visão(...) E o motivo está no fato de que a visão nos proporciona mais conhecimentos do que todas as outras sensações e nos torna manifestas numerosas diferenças entre as coisas."

Metafísica Livro Alfa
« Última modificação: 18 de Junho de 2012, 20:42:50 por Natão »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #23 Online: 18 de Junho de 2012, 23:09:32
Bom...

Ontem, em uma exposição do Andre Kertesz não vi nenhum retrato no qual o foco estivesse totalmente nos olhos e por isso me surgiu a questão.

Entendi o ponto de ser direto, olhar nos olhos e tudo o mais.

Gostei disso aqui, que rendeu em pouco tempo. Fazia tempo que não via alguma coisa assim aqui no MF.

Ainda continuo na busca do "foco perfeito"  para retratos.

Abcs

"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #24 Online: 18 de Junho de 2012, 23:11:07
Bom...

Ontem, em uma exposição do Andre Kertesz não vi nenhum retrato no qual o foco estivesse totalmente nos olhos e por isso me surgiu a questão.

Entendi o ponto de ser direto, olhar nos olhos e tudo o mais.

Gostei disso aqui, que rendeu em pouco tempo. Fazia tempo que não via alguma coisa assim aqui no MF.

Ainda continuo na busca do "foco perfeito"  para retratos.

Abcs
Esse tópico me lembrou aquele outro do noivo caolho.  :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #25 Online: 18 de Junho de 2012, 23:14:45
Bom...

Ontem, em uma exposição do Andre Kertesz não vi nenhum retrato no qual o foco estivesse totalmente nos olhos e por isso me surgiu a questão.

Entendi o ponto de ser direto, olhar nos olhos e tudo o mais.

Gostei disso aqui, que rendeu em pouco tempo. Fazia tempo que não via alguma coisa assim aqui no MF.

Ainda continuo na busca do "foco perfeito"  para retratos.

Abcs

f/8 e acima, é o perfeito. hahaha


não existe fórmula certa, cada retrato, pessoa, ocasião vai ter a sua profundidade de campo explorada de maneira diferente. As vezes é pra esconder alguma coisa, dar um detalhe, levar o olho para tal ponto...

são muitas as variáveis.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #26 Online: 18 de Junho de 2012, 23:16:00
Esse tópico me lembrou aquele outro do noivo caolho.  :D

qual? não to lembrado.

enfim, eu acho que, antigamente, pelo que vejo nas fotografias, não tinha esse fascinio pelo "os focos não estão nos olhos" ou "pena os olhos fora de foco" e tudo o mais.

realmente, faz tempo que não vejo uma análise de uma foto que o cara fale sobre luz, sombras, como a luz está e como foi modificada e tudo o mais.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #27 Online: 18 de Junho de 2012, 23:17:31
f/8 e acima, é o perfeito. hahaha


não existe fórmula certa, cada retrato, pessoa, ocasião vai ter a sua profundidade de campo explorada de maneira diferente. As vezes é pra esconder alguma coisa, dar um detalhe, levar o olho para tal ponto...

são muitas as variáveis.

não estou à procura da fórmula perfeita e acho até que consigo me resolver quanto ao DOF nos retratos, só queria entender mesmo, pq ninguém critica uma foto quanto ao que falei acima, mas sim se ela está boa pq o foco está ou não nos olhos (no caso de um retrato).

abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #28 Online: 18 de Junho de 2012, 23:30:35
Era um tópico aí que o cara falou que o noivo reclamou porque saiu caolho nas fotos mas a real é que ele era caolho.

Dimi, esse tipo de crítica sempre vai prevalecer. São criticas mais rasas e menos traumatizantes para o autor da foto. Afinal de contas basta que ele, na proxima foto, foque nos olhos para tornar uma foto péssima uma ótima foto. Problemas estruturais são mais difíceis de serem resolvidos e, portanto, mais incomodos para o autor da foto. Além disso, nem todo mundo tem percepção suficiente para fazer uma critica mais fundamentada.

Somos todos um bando de iniciantes perdidos (uns mais outros menos) dando pitaco em trabalho alheio.  :ok:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #29 Online: 18 de Junho de 2012, 23:40:40
p.s. E nao tem nem como comparar uma foto como essa a uma do Bresson. É outro patamar.  :ok:

Acho q nao eh por aih. Fui numa exposiçao no museu do olho ( curitiba ) de um fotografo lituano q fotografa pessoas comuns em suas atividades cotidianas. As fotos tinham uma expressividade incrivel e eram todas "tecnicamente bobas". Era uma lente, uma SRL, um filme em P&B e uma composiçao basica. Um exemplo:



O autor dessa foto eh o lituano Antanas Sutkus.Gostei tanto do cara q comprei o livro dele na lojinha do museu com mais de 100 fotos dessa exposiçao.

Onde quero chegar? Ele nao eh melhor e nem pior q Bresson. Soh nasceu "no país errado" e poderia ser tao conceituado se fosse ingles ou americano. A magia das fotos do cara estah no foco preciso, composiçao basica e sem firulas. Prefiro assim...

Spider, a foto em P&B, mesmo ela borrada e com um foco meia-boca, ficou show pelo tratamento e pelo momento mágico q vc captou de um pai amando a sua filha. O fato de ter ficado soft ajudou no ar vintage q vc se propôs a apresenta-la. Vc pegou um erro seu e transformou num acerto. Bresson pegou um erro, o ignorou e mostrou assim mesmo. Acho q a diferença tah aih!

« Última modificação: 18 de Junho de 2012, 23:43:26 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!