Autor Tópico: Retratos - Foco nos olhos  (Lida 10214 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #30 Online: 18 de Junho de 2012, 23:44:41
Acho q nao eh por aih. Fui numa exposiçao no museu do olho ( curitiba ) de um fotografo lituano q fotografa pessoas comuns em suas atividades cotidianas. As fotos tinham uma expressividade incrivel e eram todas "tecnicamente bobas". Era uma lente, uma SRL, um filme em P&B e uma composiçao basica. Um exemplo:



Gostei tanto do cara q comprei o livro dele na lojinha do museu com mais de 100 fotos dessa exposiçao.

Onde quero chegar? Ele nao eh melhor e nem pior q Bresson. Soh nasceu "no país errado" e poderia ser tao conceituado se fosse ingles ou americano. A magia das fotos do cara estah no foco preciso, composiçao basica e sem firulas. Prefiro assim...

Spider, a foto em P&B, mesmo ela borrada e com um foco meia-boca, ficou show pelo tratamento e pelo momento mágico q vc captou de um pai amando a sua filha. O fato de ter ficado soft ajudou no ar vintage q vc se propôs a apresenta-la. Vc pegou um erro seu e transformou num acerto. Bresson pegou um erro, o ignorou e mostrou assim mesmo. Acho q a diferença tah aih!


Nao acho Antanas Sutkus
rsrs.
Mad, foi so uma falsa modestia. Nao precisava levar a sério :).

É verdade que senti o erro e vi que a foto ficaria melhor em P&B e com um pouco de grão. Isso porque as cores, a nitidez, a qualidade da imagem já não faziam mais sentido. O mais importante da foto era o momento. Por isso tentei isolar tudo que distraía o olhar desse momento.

O Bresson nem precisou se preocupar com isso. Ele fotografava com filme P&B.  ;)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #31 Online: 18 de Junho de 2012, 23:48:09

O Bresson nem precisou se preocupar com isso. Ele fotografava com filme P&B.  ;)

Correto! Mas ele ignorou o erro de foco. Nao adianta chover no molhado. Bresson errou e publicou assim mesmo.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #32 Online: 18 de Junho de 2012, 23:49:10
Correto! Mas ele ignorou o erro de foco. Nao adianta chover no molhado. Bresson errou e publicou assim mesmo.
Uai! E so porque publicou ignorou?

Então eu também ignorei.  :shock:

Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #33 Online: 18 de Junho de 2012, 23:55:41
Veja bem, mad. Se voce olhar qualquer outra foto do Bresson e quiser achar algum erro, pode ter certeza de que vai encontrar. No entanto, o foco é o que menos importa nessa foto dele. Ele nem te impede de perceber a cena. A verdade é que tanto faz se a foto estivesse com o foco no motivo ou não. A fotografia que se apóia somente nesses "preceitos técnicos" é uma fotografia capenga.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #34 Online: 19 de Junho de 2012, 00:01:33
Concordo. A foto continuou boa, mesmo com backfocus. Onde quero chegar eh q ele nao tinha a intençao de focar o travesseiro, percebeu o erro, viu q nao diminuia a foto, ignorou seu erro e publicou assim mesmo. Ou seja, ambos estamos certos!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #35 Online: 19 de Junho de 2012, 00:05:07
Concordo. A foto continuou boa, mesmo com backfocus. Onde quero chegar eh q ele nao tinha a intençao de focar o travesseiro, percebeu o erro, viu q nao diminuia a foto, ignorou seu erro e publicou assim mesmo. Ou seja, ambos estamos certos!
Concordo com você. É bem possivel que isso tenha ocorrido. Mas se for por essa linha eu também não queria uma foto tremida, ignorei o erro e publiquei. rsrs

Já ouvi muitas vezes por aqui que foto boa é a foto que atingiu o objetivo do autor. Se esse julgamento for pós-foto eu concordo. Agora, se for um julgamento de acordo com que o autor pensava antes do clique é mais uma das inúmeras bobagens que leio por aqui.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #36 Online: 19 de Junho de 2012, 09:30:32
Já ouvi muitas vezes por aqui que foto boa é a foto que atingiu o objetivo do autor. Se esse julgamento for pós-foto eu concordo. Agora, se for um julgamento de acordo com que o autor pensava antes do clique é mais uma das inúmeras bobagens que leio por aqui.

Concordo em parte Spider. Depende do objetivo da foto. Se for um ensaio pessoal, como faz para as famílias e o "erro" fica com um efeito legal, maravilha. Porém se for uma foto destinada para uma campanha publicitária de uma revista, se não ficar exatamente como planejado, para aquele objetivo específico, essa teoria não vai rolar.

Então temos duas situações distintas.  :ok:


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #37 Online: 19 de Junho de 2012, 09:59:35
Concordo em parte Spider. Depende do objetivo da foto. Se for um ensaio pessoal, como faz para as famílias e o "erro" fica com um efeito legal, maravilha. Porém se for uma foto destinada para uma campanha publicitária de uma revista, se não ficar exatamente como planejado, para aquele objetivo específico, essa teoria não vai rolar.

Então temos duas situações distintas:ok:

Acho que chegou ao ponto, é justamente isso  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #38 Online: 19 de Junho de 2012, 10:10:33
Ainda acho que, ultimamente, existe uma busca inscesante pelo "foco cravado" e muita gente não tem se preocupado, o tanto que deveria, com a composição, iluminação e tudo o mais que faz uma foto boa.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #39 Online: 19 de Junho de 2012, 10:20:24
Ainda acho que, ultimamente, existe uma busca inscesante pelo "foco cravado" e muita gente não tem se preocupado, o tanto que deveria, com a composição, iluminação e tudo o mais que faz uma foto boa.
Abcs

Sinceramente acho existe uma busca incessante aqui no fórum de caçar pelo em ovo... Uma foto depende da proposta do autor, não de ter todos os elementos, da forma como estão lidando aqui parece que pra uma foto ser boa precisa ter luz e composição, o foco é o de menos, pra mim isso eh caçar pelo em ovo e ficar discutindo gosto, enfim...
« Última modificação: 19 de Junho de 2012, 10:26:21 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #40 Online: 19 de Junho de 2012, 10:42:59
Sinceramente acho existe uma busca incessante aqui no fórum de caçar pelo em ovo... Uma foto depende da proposta do autor, não de ter todos os elementos, da forma como estão lidando aqui parece que pra uma foto ser boa precisa ter luz e composição, o foco é o de menos, pra mim isso eh caçar pelo em ovo e ficar discutindo gosto, enfim...

Concordo com vc. :ok:
eu não acho uma foto boa apenas pelo foco, nem só pela composição ou luz e tudo o mais.
a foto se torna boa quando o conjunto de tudo o que faz a cena está em harmonia.

Aqui a história é diferente. O cara mal entra, sem estudar nada, posta uma foto ruim, acha que está boa e não aceita as críticas básicas para melhorar.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


LEANDRODIOGENES

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 809
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 19 de Junho de 2012, 11:01:38

"bam-bam-bam da fotografia residencial. (mundial > nacional > regional > estadual > municipal > 'bairrista' > 'ruísta' > residencial)l".


 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Só papai e mamãe pra gostar de algumas fotos!!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #42 Online: 19 de Junho de 2012, 11:17:49
Concordo em parte Spider. Depende do objetivo da foto. Se for um ensaio pessoal, como faz para as famílias e o "erro" fica com um efeito legal, maravilha. Porém se for uma foto destinada para uma campanha publicitária de uma revista, se não ficar exatamente como planejado, para aquele objetivo específico, essa teoria não vai rolar.

Então temos duas situações distintas.  :ok:
É verdade, alexandre. Apesar de que mesmo nesse caso pode haver uma "divergencia bem-vinda". Mas concordo de que há certas peculiaridades inerentes a cada situação fotográfica.  :ok:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


LEANDRODIOGENES

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 809
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 19 de Junho de 2012, 11:41:46
Concordo com vc. :ok:
eu não acho uma foto boa apenas pelo foco, nem só pela composição ou luz e tudo o mais.
a foto se torna boa quando o conjunto de tudo o que faz a cena está em harmonia.

Aqui a história é diferente. O cara mal entra, sem estudar nada, posta uma foto ruim, acha que está boa e não aceita as críticas básicas para melhorar.

Abcs

Dimi, veja bem....100 MIL VIEWS no Flickr torna qualquer um em um gênio da fotografia! 500 seguidores do Instagram? - Deus da Lomografia!

 :hysterical: :hysterical:


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #44 Online: 19 de Junho de 2012, 11:49:40
Dimi, veja bem....100 MIL VIEWS no Flickr torna qualquer um em um gênio da fotografia! 500 seguidores do Instagram? - Deus da Lomografia!

 :hysterical: :hysterical:

a idéia não é essa... e nem toquei nesse assunto...

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM