Acho q nao eh por aih. Fui numa exposiçao no museu do olho ( curitiba ) de um fotografo lituano q fotografa pessoas comuns em suas atividades cotidianas. As fotos tinham uma expressividade incrivel e eram todas "tecnicamente bobas". Era uma lente, uma SRL, um filme em P&B e uma composiçao basica. Um exemplo:Gostei tanto do cara q comprei o livro dele na lojinha do museu com mais de 100 fotos dessa exposiçao.Onde quero chegar? Ele nao eh melhor e nem pior q Bresson. Soh nasceu "no país errado" e poderia ser tao conceituado se fosse ingles ou americano. A magia das fotos do cara estah no foco preciso, composiçao basica e sem firulas. Prefiro assim...Spider, a foto em P&B, mesmo ela borrada e com um foco meia-boca, ficou show pelo tratamento e pelo momento mágico q vc captou de um pai amando a sua filha. O fato de ter ficado soft ajudou no ar vintage q vc se propôs a apresenta-la. Vc pegou um erro seu e transformou num acerto. Bresson pegou um erro, o ignorou e mostrou assim mesmo. Acho q a diferença tah aih!Nao acho Antanas Sutkus
O Bresson nem precisou se preocupar com isso. Ele fotografava com filme P&B.
Correto! Mas ele ignorou o erro de foco. Nao adianta chover no molhado. Bresson errou e publicou assim mesmo.
Concordo. A foto continuou boa, mesmo com backfocus. Onde quero chegar eh q ele nao tinha a intençao de focar o travesseiro, percebeu o erro, viu q nao diminuia a foto, ignorou seu erro e publicou assim mesmo. Ou seja, ambos estamos certos!
Já ouvi muitas vezes por aqui que foto boa é a foto que atingiu o objetivo do autor. Se esse julgamento for pós-foto eu concordo. Agora, se for um julgamento de acordo com que o autor pensava antes do clique é mais uma das inúmeras bobagens que leio por aqui.
Concordo em parte Spider. Depende do objetivo da foto. Se for um ensaio pessoal, como faz para as famílias e o "erro" fica com um efeito legal, maravilha. Porém se for uma foto destinada para uma campanha publicitária de uma revista, se não ficar exatamente como planejado, para aquele objetivo específico, essa teoria não vai rolar.Então temos duas situações distintas.
Ainda acho que, ultimamente, existe uma busca inscesante pelo "foco cravado" e muita gente não tem se preocupado, o tanto que deveria, com a composição, iluminação e tudo o mais que faz uma foto boa.Abcs
Sinceramente acho existe uma busca incessante aqui no fórum de caçar pelo em ovo... Uma foto depende da proposta do autor, não de ter todos os elementos, da forma como estão lidando aqui parece que pra uma foto ser boa precisa ter luz e composição, o foco é o de menos, pra mim isso eh caçar pelo em ovo e ficar discutindo gosto, enfim...
"bam-bam-bam da fotografia residencial. (mundial > nacional > regional > estadual > municipal > 'bairrista' > 'ruísta' > residencial)l".
Concordo com vc. eu não acho uma foto boa apenas pelo foco, nem só pela composição ou luz e tudo o mais.a foto se torna boa quando o conjunto de tudo o que faz a cena está em harmonia.Aqui a história é diferente. O cara mal entra, sem estudar nada, posta uma foto ruim, acha que está boa e não aceita as críticas básicas para melhorar.Abcs
Dimi, veja bem....100 MIL VIEWS no Flickr torna qualquer um em um gênio da fotografia! 500 seguidores do Instagram? - Deus da Lomografia!