Autor Tópico: Fotografia de carros.  (Lida 3393 vezes)

DouglasRosa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
    • Douglas Rosa
Online: 19 de Junho de 2012, 09:55:43
Bom dia!
Aconteceu uma coisa meio inusitada em meu trabalho.

Uma empresa foi contratada para tirar fotos do ambiente e estruturas da empresa e acabaram por fotografar os carros que estavam parados, bem como suas placas. O que gerou um tumulto grande, onde vários funcionários disseram nunca terem dado liberdade para fotografarem seus carros e/ou placas.

Por lei, existe algo que proiba alguém de fotografar um veículo exibindo a sua placa?


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2012, 10:13:26
Creio que não haja na legislação nada definido sobre isso... :S

Mas, acredito que, se os carros são dos funcionários e eles estão dentro do estacionamento que é cedido pela empresa a eles, em seu cotidiano normal, não há pq eles reclamarem. Seria de bom tom a empresa em questão maquiar as placas no PS nas fotos usadas em qualquer mídia, mais por uma questão de segurança da empresa e dos funcionários do que por privacidade.

[]s


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2012, 11:00:20
Mas que grande frescura dos meninos...

Então...

Andar na rua, tomar raspada de motoboy, cagada de passarinho, fechada de onibus, risco de flanelinha...



TUDO ISSO PODE...AGORA, APARECER NA FOTINHO DO MATERIAL INSTITUCIONAL DA EMPRESA NÃO?

E outracoisa: A porcaria da placa não está a vista, é so sair na rua e todo mundo ve a danada ali...

Se eu fosse o dono da firma, mandava esses FDP estacionarem o carro na rua, ou vir de busão pro serviço, hehehehe


Desfoca a placa no PS, e manda o fulano provar que é o carro dele!!!!


Bendet

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
    • Bendet O Lugar ideal para se ganhar conhecimento
Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2012, 00:21:51
Olá pessoal, sou novato aqui no MF, mais já fotografo a algum tempo.
Em trabalhos que realizo sempre que tem um veículo com a placa a mostra eu elimino as mesmas para evitar falatório.
Mais nos dias de hoje onde todo mundo que tem um celular o mesmo também é um aparelho fotográfico, estas mesmas pessoas fotografam tudo que vem pela frente e quem vai controlar isso.
Tem muitas outras coisas para este povo se preocupar, do que uma foto em que um modelo de carro aparece, quem vai provar que o carro é de X fulano.
No meu ponto de vista isso não é problema, são só pessoas querendo causar, ganhar algo em cima do patrão ou mesmo da empresa de fotografia.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2012, 02:12:13
Se eu fosse o dono da firma, mandava esses FDP estacionarem o carro na rua, ou vir de busão pro serviço, hehehehe

Eu tirava outras fotos sem os carros, pedia desculpas e depois despedia.


harinlemes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Masculino
    • Fotógrafo em Ponta Grossa
Resposta #5 Online: 20 de Junho de 2012, 03:37:28
Isso se chama falta de comunicação, como sou publicitário para mim é quase regra desfocar um número de placa, número de documentos etc, e também para evitar brigas é só solicitar a permissão para o dono de cada veiculo.  Ao meu ver tem muita gente que não aceita que a empresa se promova em cima de algo próprio, um exemplo, se a empresa está querendo passar um status que todos seus funcionários são bem sucedidos e possuem veículos de luxo, além de ser exposto gratuitamente o que o funcionário vai ganhar com isso? Além de preocupação e medo que alguém que esteja vendo o anuncio/foto e aja de ma fé.

Tem vários pontos de vista, do fotografo que está apenas fazendo seu trabalho (e vai ficar preocupado com as placas) , do dono da empresa (que na maioria das vezes pensa que seus funcionários tem que concordar com tudo que ele manda), e dos funcionários que não ganham nada com isso (mas querem ganhar algo ou tem medo de se expor).
Nikon D610  -  85mm 1.8 D / 50mm 1.8 D
Fotógrafo em Ponta Grossa


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Junho de 2012, 12:25:19
Isso se chama falta de comunicação, como sou publicitário para mim é quase regra desfocar um número de placa, número de documentos etc, e também para evitar brigas é só solicitar a permissão para o dono de cada veiculo.  Ao meu ver tem muita gente que não aceita que a empresa se promova em cima de algo próprio, um exemplo, se a empresa está querendo passar um status que todos seus funcionários são bem sucedidos e possuem veículos de luxo, além de ser exposto gratuitamente o que o funcionário vai ganhar com isso? Além de preocupação e medo que alguém que esteja vendo o anuncio/foto e aja de ma fé.

Tem vários pontos de vista, do fotografo que está apenas fazendo seu trabalho (e vai ficar preocupado com as placas) , do dono da empresa (que na maioria das vezes pensa que seus funcionários tem que concordar com tudo que ele manda), e dos funcionários que não ganham nada com isso (mas querem ganhar algo ou tem medo de se expor).

Então...
Essa situação, de dizer que os funcionarios são bem sucedidos, beleza...
 Mas e se no material, tá escrito: "Amplo estacionamento para clientes e funcionários" ,  e o tal estacionamento tiver 100 vagas, e os carros dos funcionários ocuparem umas 20 por exemplo,tem que desfocar a placa, beleza, sem problema algum, mas mostrar meia duzia de carangas, não vejo problema algum.


Buffalo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 902
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Junho de 2012, 14:26:01
vim "seco" pra ler umas dicas pra fotografar carros  :doh:


vagner gravina

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 215
  • Sexo: Masculino
    • Meu Canal no Youtube
Resposta #8 Online: 20 de Junho de 2012, 15:01:40
vim "seco" pra ler umas dicas pra fotografar carros  :doh:
x2  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:



Não existe pergunta idiota. Idiota é quem não pergunta.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #9 Online: 20 de Junho de 2012, 15:06:01
É, o "assunto" não foi bem escolhido.
Não está relacionado com o conteúdo.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 20 de Junho de 2012, 15:09:23
vim "seco" pra ler umas dicas pra fotografar carros  :doh:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
 :doh:
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
 :doh:
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
 >:D

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #11 Online: 20 de Junho de 2012, 15:13:33
vim "seco" pra ler umas dicas pra fotografar carros  :doh:

Pior q tb cai nessa... :no:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #13 Online: 20 de Junho de 2012, 19:19:46


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #14 Online: 20 de Junho de 2012, 19:22:40
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr