Autor Tópico: Direção de modelos em estudio  (Lida 8064 vezes)

jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Online: 19 de Junho de 2012, 21:12:42
Buenas, gente.

Bom, eu tenho enfrentado uma dificuldade em variar as poses dos modelos no estúdio. Não gosto de repetir muito as poses entre os clientes. Um amigo fotógrafo me falou sobre um e-book com várias sugestões de poses masculinas e femininas que ele usa quando dá aquele branco. Porém não soube me dizer onde baixou nem me enviar uma vez que era meio pesado. Se alguém tiver uma sugestão será bem vinda.

abraços
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2012, 22:57:27
  Uma dica pra vc variar as fotos sem precisar inventar muitas poses é vc se movimentar em torno da modelo, dirigindo apenas olhares ,a maneira de jogar o cabelo de um lado pro outro. Ou seja em uma pose, vc fotografa da direita,da esquerda ,por cima, puxando o zoom, meio corpo, corpo inteiro e assim vai variando. Não precisa de um guia de poses, vc mesmo pode montar o seu, puxando fotos da internet q te interessem. Selecione umas 50 poses,e tente reproduzi-las. Pode mostrar as fotos no pc pra sua cliente,pra ela decidir quais poses vai querer. Se vc demostrar insegurança na direção, a sessão fotogra´fica vai pro brejo, pois geralmente meninas q fotografam pela primeira vez esperam do fotógrafo total domínio de luz e direção das poses.
       O mais importante é quebrar o gelo inicial, deixar a modelo confiante e a vontade. Se fizer questão de livro de poses , procure algum livro usado do Billy Pegram , q é bastante detalhista nas poses. Outro cara q é muito bom é o Danilo Russo, q de vez em qdo dá workshop de direção de modelos em São Paulo.


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2012, 23:58:45
Obrigado, Milton! Já faço isso tudo que citou. Mas vou tentar observar ainda mais isso. Até achei um livro sobre direção na internet que pretendo comprar em breve. Abraços.
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2012, 15:19:05
Obrigado, Milton! Já faço isso tudo que citou. Mas vou tentar observar ainda mais isso. Até achei um livro sobre direção na internet que pretendo comprar em breve. Abraços.

Dá a indicação, velho...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2012, 15:26:45
  Uma dica pra vc variar as fotos sem precisar inventar muitas poses é vc se movimentar em torno da modelo...

Isso é inviável quando está trabalhando com flashes com a luz controlada  :ok:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 20 de Junho de 2012, 16:44:34
Obrigado, Milton! Já faço isso tudo que citou. Mas vou tentar observar ainda mais isso. Até achei um livro sobre direção na internet que pretendo comprar em breve. Abraços.

q livro eh esse? To precisando de um bom livro sobre isso...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #6 Online: 20 de Junho de 2012, 17:36:28
este é o livro: http://www.lojaphotos.com.br/produto/2220459/BOOK---DIRECAO-DE-MODELOS

Já tinha visto ele na escola onde fiz um curso. Mas lá tava bem mais caro.
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #7 Online: 20 de Junho de 2012, 18:49:19
  Jeferson , se vc já usa desses macetes,  o livro Book ,direção de modelos para fotografos, vai te dar uma base geral nesse sentido,naõ aconselho comprar esse livro, pois é um livro indicado pra fotógrafos iniciantes. O guia q vc se refere deve ser tirado desse site aqui: http://www.photographytips.com/
 Mas tbm são poses básicas q talvez vc já saiba de cor. Não tem como vc não achar book de estudio repetitivo,a menos q  tenha muita variação de cenário e acessórios , por isso eu  prefiro mil vezes fotografar em locações, como chácaras, spa de beleza,ou outros q tenham um cenário original,assim dificilmente as fotos ficam enjoativas . O próprio Danilo Russo confessa q depois q fez um curso de atores,passou a dominar melhor expressões faciais e corporais, o q deu base sólida pra dirigir as modelos do jeito q ele quisesse e só assim ele saiu da mesmice das poses de estúdio,passando a explorar corpo,caras e bocas .


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #8 Online: 20 de Junho de 2012, 20:03:30
Como sou iniciante e o curso de fotografia de estudio nao vai sair aqui tao cedo, pedi esse livro no site da editora Photos. Tomara q seja realmente bom!
« Última modificação: 20 de Junho de 2012, 20:15:46 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #9 Online: 20 de Junho de 2012, 21:58:51
sim Mad, o livro e ´ótimo pra iniciantes,pois aborda itens q passam despercebidos se a gente não tem formação específica em estúdio, principalmente em relação a posição das mãos e pés, aborda tbm composição fotográfica e posicionamento da modelo em relação ao cenário ( externas) ,e de acordo com a intenção do fotógrafo,seja apenas pra book ou seja para vender um vestido. Vc vai se deliciar com  o livro, pois esse cara é muito bom pra ensinar. SE seu inglês tiver bom, vc pode comprar outros livros dele na net, a maioria por menos de 50 doletas,aí não paga imposto.  :ok:


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #10 Online: 20 de Junho de 2012, 22:21:40
Pois é, Milton, eu tbm me considero iniciante. Acho que livro me ajudaria sim, pois alguns detalhes ainda me passam despercebidos. Semana passada ainda fiz uma foto-desastre onde o modelo ficou com a mão para tras e parecia estar limpando o "forevis" Hehehe. Sorte que o modelo era um amigo e pudemos rir da situação. Com clientes comuns ia ser mais tenso...
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Junho de 2012, 00:38:19
Bom Dia a todos !! JefersonPaz , me passa um email seu , pois eu tenho varios pdfs de poses , pode ser até que vc tenha, mas mesmo assim eu envio não custa nada,  as vezes pode te interessar ...estou enviando ao Mad666 também ...o que eu puder ajudar em informação (se estiver em meu alcance)  eu farei a todos aqui do fórum...

grande abraço a todos...
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #12 Online: 22 de Junho de 2012, 00:50:52
Opa! Stallone, seria otimo. Não encontrei muita coisa na internet. É jefersonpaz.fotografo@gmail.com

muito obrigado!
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #13 Online: 22 de Junho de 2012, 01:00:59
Stalone, mandei MP com meu e-mail. To esperando seu .pdf!!!!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Junho de 2012, 01:06:23
Bom dia !! esse pessoal não dorme não é ?? hehehe brincadeirinha...aguarde um pouco aí amigos , pois estou enviando no 4 shared , pois tem uns arquivos em pdfs que são meio grandes e não consigo enviar pelo meu email, pois só posso enviar 25 mbs por vez ...

aguarde que logo passarei ...estou aqui tentando e já envio o link pra vcs baixarem...

Desculpe se caso demorar um pouco e se não servirem, mas eu achei alguns legais quando encontrei ...

abraço e aguardem !!
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900