Autor Tópico: Paisagens litoraneas e outras coisas...  (Lida 3535 vezes)

mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Online: 21 de Junho de 2012, 08:31:12
Essa minha estreia aqui. Sao fotos q tirei no começo do ano com a minha antiga D5100, q foi substituida pela D7000:

1. Praia de Barreta



2. Flor do meu jardim



3. Praia de Jenipabu



4. Mangue de Natal-RN e ponte Newton Navarro



5. Os bons companheiros ( jah foram devidamente bebidos! )



6. Pôr-do-Sol no Parque da Cidade



7.Praia de Pirangi



8.Rio Potengi I



9. Rio Potengi II



10. Rua do Bosque dos Namorados



11. Praia de Tabatinga



As fotos estao na proporçao 16:10 pq eu deixei-as em 1920x1080 pixels ( fullHD ) para usa-las como papel de parede. A ultima eh q eh o papel de parede atual do meu PC.

Depois posto uns books da epoca q nao usava flash. Um abraçao e boa quinta-feira para todos!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Junho de 2012, 09:00:38
Oi Mad!

Vamos lá são muitas fotos...

1- foto de turista...nada de especial
2- não gostei...está com o sol estourando o assunto pricipal da foto - as flores
3- idem a 01, mas mehor que ela
4- Não acertou a proporção céu clarinho e desinteressante..a ponte que era parte importante da composição ficou estourada.
5- Gostei..do liquido... :assobi:...a foto não...foco, composição, fundo...desculpa Mad, mas essa não salva nada.
6- o sol a nuvem e os raios estão bons, mas o "posto" num ajuda.
7- Idem a 01, mas melhor do que ela
8- Idem
9- Idem
10- desinteressante......
11 - É a melhor da série, a paisagem é bonita....
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Junho de 2012, 09:01:02
Mad, difícil analisar ou sugerir fotos de praia, porque não sei o que está nas laterais... portanto, se quando eu mencionar alguma coisa que não condiz, desconsidere.

Foto 1 – com potencial, mas acho que equivocou o lado de posicionamento da barraca. Veja que as pessoas de costas com posicionamento central incomoda bastante.  Além disso, não achei o que sobrou à esquerda da barraca seja atraente. Porém, a barraca tem detalhes que são bem interessantes. Teria me aproximado mais para pegá-los.  :ponder:

Foto2 -  Faia um crop e tiraria as flores à direita, dando mais destaque a principal, que passa a ser a única peça de cor diferente do verde. Hyght pass também é muito bem vindo, vai dar uma turbinada na foto. Mexer no vibrance não sei se fica legal, ou artificial, mas daria uma vida as cores. No mais, achei legal o dof, etc...  :)

Foto 3 – Remover no PS, acho a melhor solução para estas duas estacas. Além disso, faria um crop para diminuir a areia. Fiaria mais panorâmica, mas daria mais destaque ao céu na fotografia como um todo.  :ponder:

Foto 4 – Mad, nessa eu teria colocado a regra dos terços invertida. Ao invés de pegar mais de mata, pegaria a ponte inteira, deixando a água na maior parte da foto e a ponte em toda sua extensão, ou em uma extensão maior, mesmo sacrificando a mata à direita.  ;)

Foto 5 – Cara, essa de bom, só o wiscky... desculpe. A luz não ficou boa, a garrafa na caixa ficou com partes escuras, e o fundo nem se fala.  :no:

Foto 6 – Essa colocaria na vertical, escureceria o parque e daria todo destaque ao sol e ao céu, que ficaram bonitos. O que está em contra luz ou sei lá o que, não está bonito... principalmente o carrinho branco.  :)

Foto 7 – Só tentaria uma melhorada na luz e contrastes no céu para deixa-lo menos homogêneo. E PS nessa cabeça ou boia que está na margem de baixo, quase no centro.  :ponder:

Foto 8 – Uma pena ter cortado o mastro do catamarã.  ;)

Foto 9 – Acho  que a composição mais equilibrada da série. Só podia ter deixado menos água e mais espaço para o mastro. Mas ficou legal.  :ok:

Foto 10 – Geometria da composição certinha, mas não me diz nada... se não tivesse o carro vindo teria ficado melhor. Faria em P&B pra ver como fica.  :ponder:

Foto 11 -  Certinha também, mas faria um crop em baixo para deixar as pedras da direita começar certinho no vértice direito. Acho que até cortaria um pouco do céu e faria em formato panorâmico.  :ok:

No geral, fotos de férias. Com exceção da 2, 4, 9 e 11 podem ser melhoradas e a 9 com certeza a que mais gostei. A 5 não curti mesmo.


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Junho de 2012, 09:43:38
Oi Mad!

Vamos lá são muitas fotos...

1- foto de turista...nada de especial
2- não gostei...está com o sol estourando o assunto pricipal da foto - as flores
3- idem a 01, mas mehor que ela
4- Não acertou a proporção céu clarinho e desinteressante..a ponte que era parte importante da composição ficou estourada.
5- Gostei..do liquido... :assobi:...a foto não...foco, composição, fundo...desculpa Mad, mas essa não salva nada.
6- o sol a nuvem e os raios estão bons, mas o "posto" num ajuda.
7- Idem a 01, mas melhor do que ela
8- Idem
9- Idem
10- desinteressante......
11 - É a melhor da série, a paisagem é bonita....

2x concordo com a analise do Oliberal   :ok:


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 21 de Junho de 2012, 10:24:37
Mad, difícil analisar ou sugerir fotos de praia, porque não sei o que está nas laterais... portanto, se quando eu mencionar alguma coisa que não condiz, desconsidere.

Foto 1 – com potencial, mas acho que equivocou o lado de posicionamento da barraca. Veja que as pessoas de costas com posicionamento central incomoda bastante.  Além disso, não achei o que sobrou à esquerda da barraca seja atraente. Porém, a barraca tem detalhes que são bem interessantes. Teria me aproximado mais para pegá-los.  :ponder:

Foto2 -  Faia um crop e tiraria as flores à direita, dando mais destaque a principal, que passa a ser a única peça de cor diferente do verde. Hyght pass também é muito bem vindo, vai dar uma turbinada na foto. Mexer no vibrance não sei se fica legal, ou artificial, mas daria uma vida as cores. No mais, achei legal o dof, etc...  :)

Foto 3 – Remover no PS, acho a melhor solução para estas duas estacas. Além disso, faria um crop para diminuir a areia. Fiaria mais panorâmica, mas daria mais destaque ao céu na fotografia como um todo.  :ponder:

Foto 4 – Mad, nessa eu teria colocado a regra dos terços invertida. Ao invés de pegar mais de mata, pegaria a ponte inteira, deixando a água na maior parte da foto e a ponte em toda sua extensão, ou em uma extensão maior, mesmo sacrificando a mata à direita.  ;)

Foto 5 – Cara, essa de bom, só o wiscky... desculpe. A luz não ficou boa, a garrafa na caixa ficou com partes escuras, e o fundo nem se fala.  :no:

Foto 6 – Essa colocaria na vertical, escureceria o parque e daria todo destaque ao sol e ao céu, que ficaram bonitos. O que está em contra luz ou sei lá o que, não está bonito... principalmente o carrinho branco.  :)

Foto 7 – Só tentaria uma melhorada na luz e contrastes no céu para deixa-lo menos homogêneo. E PS nessa cabeça ou boia que está na margem de baixo, quase no centro.  :ponder:

Foto 8 – Uma pena ter cortado o mastro do catamarã.  ;)

Foto 9 – Acho  que a composição mais equilibrada da série. Só podia ter deixado menos água e mais espaço para o mastro. Mas ficou legal.  :ok:

Foto 10 – Geometria da composição certinha, mas não me diz nada... se não tivesse o carro vindo teria ficado melhor. Faria em P&B pra ver como fica.  :ponder:

Foto 11 -  Certinha também, mas faria um crop em baixo para deixar as pedras da direita começar certinho no vértice direito. Acho que até cortaria um pouco do céu e faria em formato panorâmico.  :ok:

No geral, fotos de férias. Com exceção da 2, 4, 9 e 11 podem ser melhoradas e a 9 com certeza a que mais gostei. A 5 não curti mesmo.

2X

 :ok:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 21 de Junho de 2012, 15:17:59
Mad, difícil analisar ou sugerir fotos de praia, porque não sei o que está nas laterais... portanto, se quando eu mencionar alguma coisa que não condiz, desconsidere.

Foto 1 – com potencial, mas acho que equivocou o lado de posicionamento da barraca. Veja que as pessoas de costas com posicionamento central incomoda bastante.  Além disso, não achei o que sobrou à esquerda da barraca seja atraente. Porém, a barraca tem detalhes que são bem interessantes. Teria me aproximado mais para pegá-los.  :ponder:

Foto2 -  Faia um crop e tiraria as flores à direita, dando mais destaque a principal, que passa a ser a única peça de cor diferente do verde. Hyght pass também é muito bem vindo, vai dar uma turbinada na foto. Mexer no vibrance não sei se fica legal, ou artificial, mas daria uma vida as cores. No mais, achei legal o dof, etc...  :)

Foto 3 – Remover no PS, acho a melhor solução para estas duas estacas. Além disso, faria um crop para diminuir a areia. Fiaria mais panorâmica, mas daria mais destaque ao céu na fotografia como um todo.  :ponder:

Foto 4 – Mad, nessa eu teria colocado a regra dos terços invertida. Ao invés de pegar mais de mata, pegaria a ponte inteira, deixando a água na maior parte da foto e a ponte em toda sua extensão, ou em uma extensão maior, mesmo sacrificando a mata à direita.  ;)

Foto 5 – Cara, essa de bom, só o wiscky... desculpe. A luz não ficou boa, a garrafa na caixa ficou com partes escuras, e o fundo nem se fala.  :no:

Foto 6 – Essa colocaria na vertical, escureceria o parque e daria todo destaque ao sol e ao céu, que ficaram bonitos. O que está em contra luz ou sei lá o que, não está bonito... principalmente o carrinho branco.  :)

Foto 7 – Só tentaria uma melhorada na luz e contrastes no céu para deixa-lo menos homogêneo. E PS nessa cabeça ou boia que está na margem de baixo, quase no centro.  :ponder:

Foto 8 – Uma pena ter cortado o mastro do catamarã.  ;)

Foto 9 – Acho  que a composição mais equilibrada da série. Só podia ter deixado menos água e mais espaço para o mastro. Mas ficou legal.  :ok:

Foto 10 – Geometria da composição certinha, mas não me diz nada... se não tivesse o carro vindo teria ficado melhor. Faria em P&B pra ver como fica.  :ponder:

Foto 11 -  Certinha também, mas faria um crop em baixo para deixar as pedras da direita começar certinho no vértice direito. Acho que até cortaria um pouco do céu e faria em formato panorâmico.  :ok:

No geral, fotos de férias. Com exceção da 2, 4, 9 e 11 podem ser melhoradas e a 9 com certeza a que mais gostei. A 5 não curti mesmo.

Portela, excelentes dicas!!!! A 11 eh minha preferida e se fizer crop, deixa de ter a proporçao 16:10 ideal para usa-la como papel de parede. Mas para um quadro, eh melhor o crop sugerido.

O da rua arborizada, coloquei em P&B mas preferi a cores. Era pra ter esperado o carro passar antes de clicar :(

A foto do uisque foi uma tiraçao de onda para uns amigos. Nao usei flash, tem uma rachadura na parede do fundo e a foto estah uma droga mesmo...

A foto do pier tem uma boia q "engoli mosca" na hora do crop. Ainda bem q vc sacou!!!

A da ponte, bati essa foto assim mesmo: ponta na esquerda e mata a direita. Depois volto lah e refaço essa foto. O local tem potencial para uma excelente imagem.

Na foto da tenda q vende lenços ( foto 1 ), deixei a sombra a esquerda e a tenda  a dirteita, mas nao foi uma boa escolha, neh?

3- Excelentes dicas!!! Vou fazer aqui pra ver como fica.

6- Esse predio eh um museu desativado. Vou ver essa nova composiçao q vc mencionou.

7-Essa daih, mexi pra tudo q eh lado e a diferença entre ceu e mar ficou "pouca", me incomodando tb. Usei uma 35mm 1.8G e nao sei pq sairam essas cores. Se manjasse de pós, acho q dava pra consertar essas cores.

8- Aqui forcei a barra para deixar no formato 16:10. No original, acho q a ponta do mastro aparece.

9- Idem ao 8

10- jah comentei

11- Idem ao 10
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2012, 14:38:01
Mad, ainda bem que trocou a câmera.

Agora com a D7000 você talvez consiga composições melhores, tratamentos melhores, cores e tudo o mais.

Essas fotos estão com composições fracas, com cores estranhas (a 11, por exemplo, está com tanto azul, que até as nuves estão azuis).

5, 6 e 10 são as piores da série. Essa 5, a idéia foi mostrar que vc tinha as garrafas? Isso eu faço com um celular, Instagram e já era. Fica lá.

São fotos para se olhar e entender tudo o que está errado para estudar, estudar e estudar.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2012, 00:55:27
Mad, ainda bem que trocou a câmera.

Agora com a D7000 você talvez consiga composições melhores, tratamentos melhores, cores e tudo o mais.

Essas fotos estão com composições fracas, com cores estranhas (a 11, por exemplo, está com tanto azul, que até as nuves estão azuis).

5, 6 e 10 são as piores da série. Essa 5, a idéia foi mostrar que vc tinha as garrafas? Isso eu faço com um celular, Instagram e já era. Fica lá.

São fotos para se olhar e entender tudo o que está errado para estudar, estudar e estudar.

Abcs

Dimmi, adorei sua honestidade. Sou muito fraco em composiçao e ediçao. Vou começar um curso de pós e tomara q eu melhore rapido nesses aspectos. Estou mais lendo sobre iluminaçao e estudio q treinando, infelizmente.

Obrigado aih por comentar!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2012, 09:30:17
Mad... não me leve a mal, mas acho que vc está pulando uma etapa do desenvolvimento.

Se vc sabe que suas composições não são boas e que precisa melhorar, pq tá esturando iluminação de estúdio?

Acho que isso é andar pra trás, pois vc vai saber fazer uma iluminação de estúdio e não sabe compor suas fotos.

Com o curso de pós é a mesma coisa.

O primeiro livro que eu li, vira e mexe ainda leio e que é praticamente meu "livro de cabeceira" é um sobre composição: The Photographer's Eye: Composition and Design for Better Digital Photos.

Antes de ler sobre fotos P&B, sobre tratamento de imagens digitais, iluminação de estúdio, eu achei melhor aprender a compor minhas fotos e estudar mais isso. Desenvolver o olhar acho que é uma das partes mais importantes da fotografia e alguns amigos aqui concordarão comigo.

Abcs e boa sorte.
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Junho de 2012, 09:54:15
Mad... não me leve a mal, mas acho que vc está pulando uma etapa do desenvolvimento.

Se vc sabe que suas composições não são boas e que precisa melhorar, pq tá esturando iluminação de estúdio?

Acho que isso é andar pra trás, pois vc vai saber fazer uma iluminação de estúdio e não sabe compor suas fotos.

Com o curso de pós é a mesma coisa.

O primeiro livro que eu li, vira e mexe ainda leio e que é praticamente meu "livro de cabeceira" é um sobre composição: The Photographer's Eye: Composition and Design for Better Digital Photos.

Antes de ler sobre fotos P&B, sobre tratamento de imagens digitais, iluminação de estúdio, eu achei melhor aprender a compor minhas fotos e estudar mais isso. Desenvolver o olhar acho que é uma das partes mais importantes da fotografia e alguns amigos aqui concordarão comigo.

Abcs e boa sorte.

Mad faço minhas as palavras do Dimi...e completo com uma coisa....Mad com uma D7000 na mão e querendo aprender....bora liberar o indicador da mão direita.....acho que treinar, treinar e treinar...ou seja, fotografar, fotografar e fotografar....é sempre o caminho...

É aquele bom e velho exercício....diante de um assunto tente essa e aquela e aquela outra composição.... essa, aquela e aquela outra abertura... essa, aquela e aquela outra exposição...esse, aquele e aquele outro angulo...tente vêr como fica na vertical, na horizontal, compondo com o fundo, desfocando o fundo...etc etc etc....e por ai vai.....fazer esse exercício MUITAS vezes e diante de diversos assuntos diferentes...depois disso feito a exaustão e com bons resultados...ai sim... pra técnicas mais específicas e mais complexa...acho que vale entrar nos cursos....antes não....ou irá sub-aproveita-lo.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #10 Online: 25 de Junho de 2012, 10:31:13
Tem algum bom livro em portugues sobre composiçao?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Junho de 2012, 11:44:09
Tem algum bom livro em portugues sobre composiçao?

Não sou a pessoa mais indicada, pois só tenho um livrinho básico de banca e compro de vez em quando revistas (Photographer e Fotografe melhor)....mas sempre "estudei" mais em fóruns e na internet...mas como ainda tenho grandes deficiências estou pensando em comprar esse: PRÁTICA FOTOGRÁFICA - Bryan Peterson...indicação de uma amigo que adorou o livro.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #12 Online: 25 de Junho de 2012, 11:47:15
Vou dar uma vasculhada na net em livros em portugues sobre isso.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Junho de 2012, 19:01:06
Mad, te indico dois livros que gostei bastante.

1 - O novo Manual de Fotografia
     John Hedgeoe
Esse livro é bem básico, mas dá uma noção inicial de composição para cada tipo de fotografia e mais unas dicas gerais. Muita coisa você já sabe, mas dá uma base.

2 - Luz - Ciência e Magia - Fil Hunter . Steven Biver . Paul Fuqua
     Esse já é bem aprofundado no assunto. Além disso você pode ver composições interessantes. Mas a parte de luz é show. Sai do trivial de flash etc... e dá uma vizão mais fina da coisa.

Além disso, livors de artes plásticas em geral e muita visita a exposições e revistas especializadas.
Depois, mergulhe em livro conceituais.  :ok:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #14 Online: 25 de Junho de 2012, 19:42:04
o 2 eu tenho e eh fantastico!!! Agora, vou ler uns q tenho aqui e deixo a dica 1 para daqui a alguns meses...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!