Autor Tópico: iluminação: flash externo/rebatedor/difusor -- assistente ?  (Lida 4733 vezes)

Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
to vendo que só o flash da câmera não vai dar certo....
será preciso tb um flash externo
no caso de flash externo/rebatedor/etc..
o pessoal que faz freela aí costuma usar assistente pra ajudar ou faz tudo sozinho?

pretendo me aprofundar um pouco mais e começar a pegar uns freela, minha dúvida é se da pra se virar ou precisa de mais alguém

e quando são fotos casuais, hobby, passeios, costumam levar essa parafernália toda?

« Última modificação: 21 de Junho de 2012, 17:56:26 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #1 Online: 21 de Junho de 2012, 17:55:41
ainda, esse rebatedor/difusor seria interessante? o que vcs costumam usar
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426217060-rebatedor-difusor-universal-para-flash-canon-nikon--_JM

« Última modificação: 21 de Junho de 2012, 17:55:59 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 21 de Junho de 2012, 18:39:38
Usei um lambecy na festinha de sao joao do meu filho, SB910 na sapata do flash e gostei dos resultados: fica menos chapado q se usar o difusor basico q vem com o flash.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2012, 08:06:04
O ideal mesmo é levar um escravo. Geralmente eles tão querendo aprender fotografia, e vão na boa, sem pestanejar. Claro, mesmo que seja pouco, tem que pagar o moleque, né :D :D :D :D :D :D :D
E vc ainda pode dar a bolsa gigantesca e pesada de equi pra ele carregar  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

No meu caso, eu levo um primo, de 15/16 anos, em vez de ficar jogando GTA em casa, vai me auxiliar com as fotos.
Ensinei ele a mexer no flash, direcionar, etc... Meu asistente.

Se é um negócio bem sussa de fotografar, aí tenho um tripézinho, com rosca 1/4", que dá pra usar tbm,mas é mais chato, tem que ficar indo lá e arrastando a tranqueira, hehehehehe

Esse rebatedor aí é meio grande, né... Parece uma antena SKY. :D :D :D
Eu uso só o rebatedorzinho do flash, e no outro flash, ou vai direto, ou com um mini soft...

Não sei qual a sua situação, mas se tiver apertado de grana ou com pressa, até folha sulfite serve de difusor.

Abraço.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2012, 08:16:40
em fotografia social se usa assistente de iluminaçao, chamado "celula", "flash externo", etc,faz varias decadas, desde sempre!!!!.
Com a chegada de digital esse costume morreu, nao sei porque, tal vez custo.
Um assistente ganha media em SP 50/70 reais por festa,porem deve saber iluminar, agora pegar alguem para ensinar ai e outra coisa.
abs


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2012, 09:35:18
em fotografia social se usa assistente de iluminaçao, chamado "celula", "flash externo", etc,faz varias decadas, desde sempre!!!!.
Com a chegada de digital esse costume morreu, nao sei porque, tal vez custo.
Um assistente ganha media em SP 50/70 reais por festa,porem deve saber iluminar, agora pegar alguem para ensinar ai e outra coisa.
abs

Coitado do assistente! :(

Por isso que eu nunca "contratei" um, ficaria envergonhado de pagar 50 reais pra alguém trabalhar, e é o máximo que dá pra pagar mesmo...

Me viro só, mas meus trampos são mais sossegados.  :ok:

[]s


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2012, 15:00:48
Dondon, é que gralmente esses assistentes são meninos novinhos, por isso não é tão ruim pagar isso. Geralmente eles estão querendo aprender, e pra quem quer começar, esse é um dos caminhos.

É até alta a quantidade de moleque querendo trabalhar comigo...


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #7 Online: 22 de Junho de 2012, 19:54:09
É até alta a quantidade de moleque querendo trabalhar comigo...

 :ponder:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 23 de Junho de 2012, 11:30:00
Dondon, é que gralmente esses assistentes são meninos novinhos, por isso não é tão ruim pagar isso. Geralmente eles estão querendo aprender, e pra quem quer começar, esse é um dos caminhos.

É até alta a quantidade de moleque querendo trabalhar comigo...
Olha so a ironia da coisa.
assistente de iluminaçao tem que SABER, e nao "estar querendo aprender", porque ele ILUMINA a foto,
se ela errar tudo vira LIXO.
Eu as vezes dou a maquina pros "celulas" e eu faço de assistente para eles, e depois mostro o resultado, assim se acelera o aprendizado basico.
Colocar a responsa de Iluminaçao em alguem que esta querendo começar e roubada, e classico eles estar"segurando o palito", olhando a bunda das mina, etc..... :hysterical:
abs.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #9 Online: 23 de Junho de 2012, 14:01:24
classico eles estar"segurando o palito", olhando a bunda das mina, etc..... :hysterical:
abs.

 :ponder:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Junho de 2012, 10:10:00
Agalons, foi isso que quis dizer, só me expressei mal ,eheheh

Não levei meu primo, no primeiro evento e já mandei ver.
Teve muita toria, muito book em externa, muito aniversário infantil até ele ir no primeiro casamento.


Mad666, sei que esse comentario ficou meio pederasta, mas não é minha praia :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 24 de Junho de 2012, 11:38:08
Agalons, foi isso que quis dizer, só me expressei mal ,eheheh

Não levei meu primo, no primeiro evento e já mandei ver.
Teve muita toria, muito book em externa, muito aniversário infantil até ele ir no primeiro casamento.


Mad666, sei que esse comentario ficou meio pederasta, mas não é minha praia :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Na realidade "iluminador" ou "assistente de iluminaçao", e uma atividade que requer conhecimento,
porem e mais facil pagar quase nada para alguem que nao sabe nada.
abs.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #12 Online: 24 de Junho de 2012, 12:05:03
Um assistente pra mim serviria para apagar e acender luzes, fechar a abrir cortinas, movimentar móveis e eventualmente montar um flashzinho pra preencher alguma coisinha... Pode ser um "zero de conhecimento". rs

[]s


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 24 de Junho de 2012, 16:02:25
Um assistente pra mim serviria para apagar e acender luzes, fechar a abrir cortinas, movimentar móveis e eventualmente montar um flashzinho pra preencher alguma coisinha... Pode ser um "zero de conhecimento". rs

[]s
esse tipo de ass. nao precisa conhecimentos,
alguem que vai a iluminar a cena, fazer efeitos, de contraluz, 45°, etc, etc, ja deve saber o que fazer,
para nao criar sombras, queimar fotos, ou deixar escuras, etc, etc.
abs.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #14 Online: 24 de Junho de 2012, 16:45:27
Eu costumo fazer muitos trabalhos sozinho, mas quando preciso de assistente o máximo que ele precisa saber eh como aumentar ou diminuir a potência do flash, por que eu quem coordeno como quero a luz, ele não precisa entender nada, no mais ele só precisa entender oq eh pra cima, pra baixo, pra um lado, para o outro, aproximar, afastar...  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).