Autor Tópico: Cor Vermelha no Digital e na D90  (Lida 4050 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #15 Online: 10 de Junho de 2012, 22:10:05
Existem variações entre a cor real e a cor gerada pelo demosaico, os famosos desvios de cor. Isso pode ser corrigido quase totalmente através da criação de perfis de conversão de RAW, mas estes só são válidos em ambientes com luz controlada, como em estúdio.

Os desvios mais "famosos" são os da gama do vermelho nas Canon e na gama do azul/roxo nas Nikon/Sony (embora as Nikon mais antigas como a D90 também apresentem significativo desvios no vermelho). Estes pequenos desvios, que acabam levando cores diferentes para cores mais próximas no espectro tonal, muitas vezes são responsáveis pela sensação de perda de textura.

Outros desvios são propositais, como os perfis tipo "Paisagem" que normalmente desviam azuis e verdes para cores mais fortes e saturadas.

Para quem fotografa em JPG, a solução é escolher perfis neutros que, em teoria, geram cores mas próximas às reais.

Os desvios de cor de várias câmeras pode ser encontrados no imaging-resource. Aqui o Imatest com os desvios de cor da D90


PS: Tirando algumas faixas específicas do espectro tonal em algumas câmeras, praticamente todas as câmeras digitais modernas representam as cores com boa fidelidade.
« Última modificação: 10 de Junho de 2012, 22:12:11 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 10 de Junho de 2012, 23:32:54
Boa Noite pessol !! muito obrigado novamente...então é verdade , então existe algo no vermelho nas digitais... Não foi só eu que percebi, eu me lembro antigamente , quando era filme eu usava Reala , o Vélvia , Supéria e usei até Kodakrome , usava Nikon FM 2 e depois uma F4 com Frata 140 e um Metz também  ... não era assim , mesmo se acabava saindo levemente sub ou sobre exposto ..., no caso das fotos que enviei , a camisa do rapaz quase eu não vejo o "pano "em si... parece sem detalhe ...mas td bem vou tentar melhorar e descobrir algo...

Mas tive uma dúvida o que o Mr . Hyde disse sobre ajustar o vermelho , seria na máquina (D90) ou em todas as fotos no pós ...??? se for na máquina eu vou dar uma estudada no manual dela direito...

Obrigado pessoal ...

Obs: vcs poderiam me passar algum link sobre "Trava de VF " aqui do fórum ou pode ser em outro lugar ... agradeço

Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #17 Online: 10 de Junho de 2012, 23:44:32
Sugeri que fizesse uma modificação pontual par aquela foto específica.
Na minha visão aqui, a foto 1 e 2 não necessitam de correção. Na 1 até se pode corrigir, se se desejar.
Mas a 3 sim. Aí, como é um comportamento, pelo que vi das imagens, não recorrente, terá que ser na pós mesmo, em cada imagem que essa questão lhe causar desconforto.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #18 Online: 10 de Junho de 2012, 23:52:08
Achei o que li esses dias!!!
Gente...se eu estiver postando bobagem por favor me corrijam...rssss

Sabemos que um arquivo de imagem de 8 bits varia a tonalidade entre 0 e 255 (255 é o maior número que pode ser expresso em 8 bits). Em 255 temos a maior luminosidade da cor. Em zero temos o preto da cor, sua menor luminosidade. Caso as três cores, vermelho, verde e azul estejam em 255, teremos o branco total.  Se uma das cores está em 255 e as outras duas em zero, teremos uma cor sem detalhes, borrada. Isso acontece muito quando fotografamos rosas vermelhas e por isso é tão difícil obter uma foto delas de boa qualidade. Ficamos com um vermelho borrado e nada mais, enquanto o resto da foto está certo. As câmeras não necessariamente colocam a parte mais clara da cena em 255 e a mais escura em 0. Ao contrário, isso é algo bastante delicado.


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #19 Online: 10 de Junho de 2012, 23:58:08
« Última modificação: 11 de Junho de 2012, 00:04:49 por Tha Jacob »


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 11 de Junho de 2012, 00:10:49
Valeu Mr Hyde ... obrigado pelas dicas  :ok:

e a Tha Jacob...é incrível , a poucas horas antes estava procurando no google e encontrei o mesmo link que vc enviou...mas fala só no iníco sobre o vermelho ...mas a matéria é maravilhosa , está até nos meus favoritos já...

Mesmo assim agradeço por me responderem ...por isso que gosto desse fórum ...as pessoas aqui dão atenção para os iniciantes como eu ...eu sei muitas coisas em Teoria, de tanto ler ...hehe ...mas na pratica é outra ...as vezes estudo , leio , vejo o manual , mas chega na hora da correria dos aniversários e na hora de ajudar alguns fotógrafos em casamento eu esqueço tudo ...naquela época eu não tinha tanta tecnologia para desfrutar e melhorar as fotos como nos dias de hoje...então apanho bastante...mas hoje tenho vcs para dar uma força ...obrigado mesmo pessoal !!! ao Hyde, Tha , Agalons , Mad666, AlexandreS, Spiderman, ao meu amigo Tiago Degaspari que as vezes some ...hehe um grande a vocês ...

um grande abraço a todos aqui...
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #21 Online: 11 de Junho de 2012, 02:10:23
Vou deixar o link.....

http://123rawfotos.wordpress.com/2008/12/09/latitude/

Otimo artigo!!!! Jah tinha lido-o e eh excelente! Leitura obrigatoria...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 24 de Junho de 2012, 14:53:54
ola! TTudo bem?
Não sei se vc ja conseguiu resolver o seu problema....

Eu tenho a D90 ja faz 1 ano e meio...

A boa noticia é que eu acho que ja tive esse problema, do vermelho aparecer meio fraquinho e acho que consegui resolver....

A má notícia é que eu não lembro o que eu fiz pra corrigir isso...kkkk

Unica coisa que lembro é que o modo SRBG afeta muito os tons vemelhos. Então o melhor é o modo de cor Adobe RGB e acho que dei uma mexida na saturação tambem. Eu vou postar umas fotos de umas flores para vc ver que os tons quentes estão bem fortes.....

Ahh...nas fotos que vc postou eu acho também que não há nada de errado com os vermelhos:)
« Última modificação: 24 de Junho de 2012, 14:57:07 por Danilo_cs »


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 24 de Junho de 2012, 17:28:36
Beleza! Danilo!! então , pode postar pra mim dar uma analisada, agora como vc mexeu na saturação , no pós produção ou na máquina antes de tirar as fotos??? existe um meio de mexer na camera antes?   :ponder:  eu sei que o srgb e adobe rgb dá pra mudar ...

Aguardo!! Até mais!
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 24 de Junho de 2012, 17:32:23
Ah! esqueci de dizer, se for antes de tirar as fotos lá nos modos (vivo, Standard, etc...) eu sei que dá pra reduzir, mas queria saber se tem como mudar somente a saturação do "Vermelho" , isso eu não achei na maquina não , apesar que tem muita coisa pra ver e estou a pouco tempo com a D90 ...estou conhecendo ainda...

ate mais!!
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 24 de Junho de 2012, 18:50:24
ola!
No caso eu mexi nas configs. da camera mesmo, mas realmente, apenas aumentei a saturação de todas as cores.
Acho que o jeito mais proximo ae do que vc está tentando fazer, é alterar o balanço do branco.
Mas o modo de cor que está configurada na sua é Adobe ou SRGB?


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #26 Online: 24 de Junho de 2012, 23:18:36
Balanço de branco automático é piada de mau gosto, principalmente em luz artificial.
Recomendo que use o procedimento “Predefinição manual” da página 100 do manual
http://fotodigitalbrasil.com/noticias/finalmente-manual-da-nikon-d90-em-portugues/
Mas tem que usar um alvo realmente neutro , papeis/tecidos brancos podem ter OBA
http://en.wikipedia.org/wiki/Optical_brightener e o resultado pode não ser preciso
http://www.pointsinfocus.com/2009/07/custom-white-balances-why-not-to-use-printer-paper/
Da uma olhada na página 109/111 para ajustes de modos/cor/saturação/matiz...

Com RAW você pode criar um profile customizado para ACR/LightRoom
Do http://www.clicio.com.br/portuguese/podcast.html
Veja http://www.clicio.com.br/imgs/Podcast/010-Camera_calibration.mov

ColoChecker PassPort http://www.youtube.com/watch?v=_m44L8o2Fwk


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 25 de Junho de 2012, 14:00:48
olha essa:


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #28 Online: 25 de Junho de 2012, 23:41:48
Fiquei agora imaginando o UniWB pra melhorar os vermelhos, já que ele vai tentar saturar ao máximo os canais, sem estourar.