Autor Tópico: Filosofando um pouco, cinema 35mm tem crop, certo?  (Lida 1765 vezes)

felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Online: 23 de Junho de 2012, 02:15:45
  Estou pra pegar uma DSLR Aps-C, que tem um crop de 1,6(Nikon é 1,5). Um dos usos será pra brincar de cineasta :hysterical:, e já li em muios lugares que muitos diretores usavam lentes com distanica focal de 24mm ou 28mm, e me desanimava o fato de que pra conseguir esse enquadramento numa Aps-C e deveria adiquirir uma lente 15/16mm, devido ao crop. Mas dai pensei, cinema tembem tem crop, certo?

  No caso do uso de filme 35mm ele que é o "mesmo" utilizado em cameras analógicas oque me fazia pensar que uma lente 50mm daria o mesmo enquadramento numa 5d mark II e numa camera de cinema 35mm, mais vejamos, uma camera de cinema usa o filme verticalmente, e o quadro acaba sendo bem menor que o 35mm de fotografia, ou seja, o enquadramento de uma aps-c é mais proximo ao de uma camera cinematografica, estou certo?
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2012, 01:01:16
Correto.
Por isto as RED e Alexa tem sensor com tamanho muito próximo ao APS-C. Os da Nikon são os que mais chegam próximo, pois o filme 35mm pra cinema é um tiquinho maior que o APS-C.

Mas é foda saber exatamente a distancia focal usada no cinema, porque tem muita variável, como tipo de janela escolhida, se foi usado cinemascope ou super 35mm. Nenhum filme usa a janela cheia do filme.

Mas fazendo esta comparação com APS-C dá sim pra se ter uma ótima ideia.


felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2012, 01:14:57

Muito interessante! Isso me anima bastante, agora, cinema 16mm tem um frame próximo de que? Micro 4/3?


Mas é foda saber exatamente a distancia focal usada no cinema, porque tem muita variável, como tipo de janela escolhida, se foi usado cinemascope ou super 35mm. Nenhum filme usa a janela cheia do filme.



 Hoje em dia costumam escolher qual? 4:3 com lente anamorfica ou 16:9 com lente comum?
« Última modificação: 27 de Junho de 2012, 01:19:13 por felelo »
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2012, 01:30:25
16mm é mais próximo das cameras de 2/3" do que m4/3.
Super 16mm fica no meio termo entre uma 2/3 e a m4/3.
m4/3 em 16:9 é só um pouco menor que uma APS-C e bem maior que S16mm de cinema.
Acho que daria pra colocar o m4/3 entre o super 16mm e o 35mm full frame de foto.

Anamórfico é pouco usado hoje em dia, depois que veio o super 35mm. Os diretores preferem colocar um letterbox na pós. O anamórfico distorce muito, o que dá um efeito legal em alguns casos, o bokeh fica ovalado.