Autor Tópico: Duvida sobre lentes e armazenamento de equipamento  (Lida 1666 vezes)

Victor - PE

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Junho de 2012, 12:23:23
Pessoal sou uma pessoa leiga no ramo fotográfico, nunca tirei fotos com uma DSLR... apenas com câmeras compactas.
 
Então pretendo compra minha sonhada DSLR em agosto quando vou fazer um intercâmbio no Canadá. sendo assim surgiu minha primeira grande duvida ( a de muitos que iniciam creio eu), qual câmera comprar? então depois de muita leitura, aqui no fórum tomei a decisão de compra uma Canon T3, por dois motivos de indo-li financeira (tenho apenas 800 dólares para investir) e pelo fato de de que percebi que e quase uma unanimidade aqui no fórum de que a lente e mas importante que o próprio corpo da câmera.

Sendo assim estou decidido a compra a Canon T3, mas ai surgi algumas duvidas referente as lentes, como:

1) Gostaria de saber se  a maioria das lentes para DSLR são compatíveis com a Canon T3 ( por exemplo posso por uma lente Nikon em minha Canon ou são de soquete diferentes?) ou se e necessário de algum adaptador para algumas marcas de lentes (para utiliza-la na Canon T3)

2)Gostaria de saber o que é aqueles letras que aparecem na descrição da lente, como exemplo:

EF 28-105mm f/3.5-4.5 II USM

o que significa esse EF? e esse USM? II?

outras lentes por exemplo tem IS outras tem AF ...

3) sobre o armazenamento do equipamento: toda vez que vocês utilizam a câmera vocês a limpam antes de guardar ? a algum cuidado pós uso, antes de armazena-la? ou vocês simplesmente soltam a câmera na bolsa?

então caros companheiros espero que vocês possam esclarecer essa minha duvida bisonha, para que eu posso escolher a lente certa e guarda-la de moto correto.

Grato desde já


felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2012, 19:04:22
 Não "da" pra usar lentes da Nikon numa camera Canon sem adaptador, com um adaptador dá, mais não valhe a pena, compre lentes Canon ou Sigma, a Sigma fabrica lentes com mount(soquete) canon.

 EF quer dizer que ela é compativel com qualquer camera canon, EF-S quer dizer que ela so e compativel com cameras canon com sensor crop(aps-c). USM é o tipo de motor de foco que ela utiliza, II quer dizer que é uma lente de segunda geração!
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500


felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2012, 19:15:28
 Agora, com 800 dolares acho muito melhor pegar a T3i ou a T2i, não sobra tanta grana pra lentes, mais talvez voce sinta falta de algumas coisas na T3!
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2012, 07:44:34
Victor, dê uma olhada no excelente post sobre este assunto do Hyde (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=72527.0). Ali vc vai entender todas estas siglas das lentes. Abç.


Victor - PE

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2012, 01:23:11
Felelo - fico grato pela sua ajuda, vou seguir sua orientação  e vou ficar no kit básico, porque estou inseguro de compra alguma lente "gato por lebre" ou alguma lente que não faça o efeito que eu queira.

Mas a T3 e tão ruim assim? frente a T3i?

Bretas - Vlw pela força, esse link quebro um ganho  :D
« Última modificação: 25 de Junho de 2012, 01:23:53 por Victor - PE »


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2012, 04:21:53
Victor a T3 não é ruim não, mas a T3i é melhor, nesse estágio inicial qualquer DSLR irá atender suas necessidades, mas realmente a T3i é unanimidade em custo x benefício entre as canon de entrada, vale a pena um pouco mais de investimento
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2012, 09:46:20
Victor, além da t3i, também existem as opções da Nikon D5100 e da Sony A57, pra quem está começando um sistema, qq um que você começar hoje para uso amador te dará uma boa gama de acessórios. Se for para uso profissional, Canon e Nikon ainda são melhores sistemas.

Com relação à armazenagem, é importante você ter um certo cuidado sim, limpando o equipamento após o uso na maioria das vezes, e em caso de respingos de água ou outro tipo de contato com líquidos, secar bem, principalmente as lentes, para evitar proliferação de fungos. Armazenamento em um local o mais seco e protegido possível contra umidade é o mais recomendável também.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2012, 12:00:32
USE O BOTÃO DE PESQUISA TEM VÁRIOS ASSUNTOS RELACIONADOS A ISSO. Não polua mais o fórum, que já está em péssima qualidade por conta de perguntas como essa.
« Última modificação: 25 de Junho de 2012, 12:01:07 por Natão »


Victor - PE

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2012, 22:54:04
Natão - Realmente eu utilizei o recurso de pesquisa primeiro, mas acredito eu que não utilizei a palavra chave certa....

queria também agradecer a todos pelos esclarecimento. 

« Última modificação: 25 de Junho de 2012, 22:54:57 por Victor - PE »