Autor Tópico: Revelar filme 120 Lomography  (Lida 2670 vezes)

welliamancio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 23 de Junho de 2012, 19:47:41
Olá amigos. Sou novato aqui. Gostaria de confirmar que para revelar filme 120 tenho que tirar aquele papel preto que fica embaixo da película antes de colocar no tambor com os químicos. Como faço para retirar o papel preto que protege o filme? Grato.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2012, 08:52:37
Posta isso na parte de cameras de filme, q eles manjam de tecnicas de revelaçao de filmes.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2012, 14:22:54
Olá amigos. Sou novato aqui. Gostaria de confirmar que para revelar filme 120 tenho que tirar aquele papel preto que fica embaixo da película antes de colocar no tambor com os químicos. Como faço para retirar o papel preto que protege o filme? Grato.

Eu diria que o papel preto fica em CIMA ou, melhor ainda, ATRÁS da película... :ponder:

E sim, você precisa retirá-lo antes de revelar. Para fazer isso basta ir desenrolando (depois de exposto e
em local totalmente escuro,obviamente). Você irá encontrar a primeira ponta da película que estará solta sob o papel preto, vá recolhendo
o filme até encontrar a segunda ponta que estará presa por uma fita adesiva; corte o filme junto
a essa fita e descarte o papel preto.
« Última modificação: 26 de Junho de 2012, 14:25:40 por Barboza »


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2012, 17:07:09
Peguei minha Yashica Electro 35 GTN ontem no técnico, a oficina dele é cheia de anuncios de maquinas yashica, pois era assitencia técnica autorizada, o serviço é caro, mas veja bem. Minha maquina funcionava direitinho, a lente estava tomada por fungos, e o viewfinder esbranquiçado comprometendo o precesso de foco com o telemetro, e ainda tem as vedações contra infiltração de luz no compartimento do filme que estava se desfazendo.
Basicamente era só limpar a objetiva, e refazer o selamento da camara do filme, coisa bem simples, juro que eu conseguiria fazer isso sozinho.

Mas preferi mandar para ele, Sr. Antonio vulgo Toninho, ele desmontou toda a maquina, verificou a integridade da parte elétronica que só um técnico com 30 anos de experiencia em maquinas sabe, limpou internamente mesmo estando em bom estado, lubrificou mesmo tudo aparentemente funcionando, refez a vedação da camara do filme contra infiltração de luz com material próprio, ou seja, é o mesmo material original, parece um veludo. Na parte de cima ele antes de pegar a maquina já me adiantou que se o espelho do telemetro estivesse muito sujo não poderia ser limpo, pois pela idade facilmente sairia a marca que auxilia no foco, é um espelho que fica entre os dois vidros do visor, ele fica a 45° e é um espelho transparente, muito chique. Quando peguei a maquina lá estava o visor TOTALMENTE LIMPO E CLARO, ele trocou, achou outro igual e colocou no lugar, e NÃO ME COBROU NADA A MAIS ALÉM do que ele havia me passado antes de pegar a maquina.
Ele limpou a objetiva toda tirando todo e qualquer fungo e/ou sujeira, nem parece que ele abriu de tão cauteloso que ele é, acertou o foco pois estava fora, o infinito não batia e as distancias também estavam fora, para 1m no anel tava dando uma distancia de 1,2m da lente até o objeto focado.
Ou seja, poderia ter feito em casa, eu tenho o manual de instruções de manutenção e reparo da maquina, mas eu com certeza não iria conseguir um outro espelho transparente tão facil, desmontar a lente necessita de muito cuidado, pois nas rangefinder's o obturador fica ali atras da objetiva, e o Toninho fez isso em praticamente 5 dias, e ainda ganhei uma tampa da lente novinha da yashica original, sem custo CLARO!

Perguntei para ele como deveria ser feita a correta limpeza das lentes objetivas, e ele me disse que quando for realmente necessário, usar benzina e um cotonete, e com bastante leveza começar pelo centro da lente e ir girando em caracol até a extremidade, feito isso pronto! Recomendou sempre usar o filtro UV para evitar que encostar a mão na lente, e evita acumulo de riscos, além de que se riscar o filtro custa uns 30 reais um comum, a objetiva dessas maquinas antigas é bem chato achar outra, só comprando uma para canibalizar...!!! Só pra constar eu sou técnico formado em mecatronica e conserto todo tipo de equipamento, já abri meus celulares para limpeza, já fiz bastante coisa, até consertar lampada fluorescente já fiz, meu carro um monza 93 eu mesmo faço o que posso, dificilmente levo no meu mecanico, sempre pergunto pra ele como faz e ele me responde, se for complicado ele mesmo me fala que é ruim de fazer sozinho... Sou do tipo "faça você mesmo" mas tem coisas que prefiro pagar alguém com muita experiencia que compensa, como a minha Electro 35...

Mas é isso aí, muito cuidado na duvida não faça...

Abraços!
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2012, 17:13:01
Silva, acho que vc postou no tópico errado. :assobi:

Acho que queria postar nesse: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=72595.0

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2012, 09:59:31
Silva, acho que vc postou no tópico errado. :assobi:

Acho que queria postar nesse: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=72595.0

Abcs

Muito obrigado Dimi, realmente era nesse mesmo, não sei o que houve, acho que o cansaço... kkk Muito obrigado!
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7