Autor Tópico: DSLR pra durar  (Lida 6722 vezes)

enazato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 24 de Junho de 2012, 22:33:13
Boa noite pessoal

Meu primeiro tópico aqui! :)

Seguinte, tenho uma compacta bacana já fazem alguns anos, mas comecei a sentir falta daquele "plus a mais" nas minhas fotos. Quero me aprofundar mais na arte, ter como hobby mesmo, e sei que tenho muito que aprender ainda pra dominar pelo menos o básico.

Eu li MUITO nos últimos dias, principalmente aqui no fórum, sobre as câmeras que eu poderia comprar. Já vi muito sobre as discussões "Superzoom x SLR", e também li várias opiniões dos membros daqui do fórum.

Acontece que um amigo meu tá indo pros States daqui a uma semana, e como ele é muito brother pedi pra ele trazer uma câmera pra mim. Já que, por esse fato, vou conseguir comprar qualquer câmera por um preço muito mais em conta do que se comprasse aqui no Brasil, enfiei na cabeça que quero uma DSLR. Vi várias opiniões aqui dizendo que vale a pena já pular uma Superzoom e partir pra uma DSLR de entrada, e brincar o máximo com ela antes de começar a incrementar ela com lentes e acessórios.

Aí vem minha pergunta: qual DSLR vocês me recomendam?

Seguem alguns parâmetros:
 - Tenho a intenção de gastar até US$1200 (ou R$2500, convertendo toscamente)
 - Pretendo comprar essa câmera para durar muito. Tipo, ficar anos e anos com ela, e ir comprando lentes e acessórios aos poucos. Queria evitar uma câmera que estivesse "pra morrer", que aparente estar sendo esquecida pelo fabricante ou esteja ainda utilizando uma tecnologia defasada e por conta disso a opção de acessórios comece a sumir em breve. Quero aprender e usar muito a câmera que vou comprar, e tunar ela aos poucos conforme vou me especializando.
 - O zoom que "vou deixar de ter" com a lente que vêm junto com a câmera em comparação à uma Superzoom realmente não me incomoda nesse momento


Estou com algumas idéias nesse momento:
 - Nikon D3200, que no site custa US$700 e vêm com uma lente 18-55mm
 - Nikon D7000, que no site custa US$1200. Não consegui confirmar qual é a lente que vêm junto com essa câmera, alguém sabe qual é? Ou esse preço é só o corpo mesmo?
 - Canon EOS Rebel T4i, que no site custa US$1200 e já vêm com uma lente 18-135mm

Gostaria que vocês me ajudassem com essa escolha. Aceito sugestões de outros modelos também.
Tô muito de olho na D3200 mesmo, mas fico meio com um pé atrás de ela me limitar muito no dia que eu estiver menos amador (se esse dia chegar aeuhauheuhaeuh :P), ou de a quantidade de lentes suportadas por ela seja muito menor se comparada com os modelos mais top.
E como as outras duas ainda cabem no orçamento, pensei em aproveitar a oportunidade e já pedir uma dessas mais power.

Ou ainda, já que a D3200 tá com um preço bom para o meu orçamento, seria legal pegar ela e mais uma ou duas lentes?

Agradeço desde já!
Eduardo
« Última modificação: 24 de Junho de 2012, 22:58:32 por enazato »


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2012, 23:09:13
Eduardo,

A D3200 é a câmera básica de entrada da linhagem DSLR da Nikon.
A T4i está "um passo acima" da D3200, falando em segmentos concorrentes de mercado. Ela é a "segunda" câmera de entrada da Canon, um pouco mais avançada que a T3 - que seria a "básica"
Já a D7000 é uma câmera avançada, em categoria acima das citadas acima. Seu corpo já conta com magnésio em sua construção, é mais robusta, pesada e maior.  ==>  http://camerasize.com/compact/#333,317,7,ha,b

Quanto à cronologia ou vida útil de mercado, a D3200 e a T4i foram lançadas agora, no 2º trimestre de 2012. A D7000 foi lançada no 3º trimestre de 2010, e penso que em breve uma substituta será lançada.

Já que você falou em lentes, essas serão mais baratas na D7000, pois a câmera possui motor de foco. As outras duas só farão foco automático com lentes que tenham motores de foco nelas embutidos.

Os pontos de foco são bem diferentes entre os modelos: são 9 na T4i, 11 na D3200 e 39 na D7000, se não me engano.  :eek:

Enfim, enumere suas prioridades aí, e lembre-se de que em breve você vai se esquecer do corpo e correr atrás de lentes, flash, tripé e demais (inúmeros) acessórios...   :D


fabihenkes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2012, 23:35:05
Olá Eduardo,
Também sou novata aqui no forum e com a mesma duvida que você, até coloquei um post ontem aqui com essas mesmas questões. O que me deixa na duvida é em relação a qualidade das fotos e da filmagem. Venho pesquisando e tenho visto comentários como: se vc quer usar a maquina para filmar vá de Canon. E ai? Isso quer dizer que a qualidade das fotos da T4i são inferiores a da D7000, ou mesmo da D3200 pois o sensor destas é maior ( mesmo que a diferença de tamanho seja em milímetros?). E quanto a filmagem, realmente a D7000 tem dificuldade em focar e isso compromete tanto nossos videos, mesmo que sejam caseiros? Estou muito ansiosa pois minha filha vai para os EUA na próxima semana e quero que traga a minha maquina. Acredito que a t4i com lente 18-135 STM deve estar em estoque nessa semana. Confesso, acho que estou inclinada à T4i pela dificuldade em focar da D7000 que tenho visto em relatos aqui mesmo no fórum. Desculpe não ter como ajudar, mas quando tiver a minha escolhida em mãos posto as minhas impressões.
Abraços.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2012, 00:36:43
A D7000 tem foco dinamico como a T4i, mas a qualidade desse foco em filmagens, vai depender muito da lente usada e do seu grau exigencia quanto a isso. Em tese, DRSLs, mesmo as tops, sao para filmagens com foco fixo. Sair dessa regra eh dor de cabeça.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2012, 12:27:13
Bom, primeiro D7000 por 1200 obamas, deve ser o corpo, confira aí. Se for com a lente do kit é a 18-105.
Com seu orçamento, eu iria de T4i. Mais nova que a D7000 e uma categoria acima da D3200. A 18-135 é uma lente básica, mas dá para aprender bem com ela, e ainda sobra um range que dá para brinca.
Filma melhor que a D7000, e pelo que lí teve um bom upgrade neste quesito, em relação à T3i, sua antecessora.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2012, 21:33:04
A 18-135 é uma lente básica, mas dá para aprender bem com ela, e ainda sobra um range que dá para brinca.

Se for a nova 18-135, deve ser melhor que a anterior. A nova tem o motor de foco mais silencioso para não gerar ruído na filmagem.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2012, 21:46:12
Qualquer umas das 3 estará bem servido. A D3200, sobrará um dinheirinho para comprar uma lente fixa (35 ou 50) e uma tele (55-20).
A D7000 é um nível um pouco acima da D3200 mas não sobrará dinheiro para lente adicional ou qualquer outro acessório.
A t4i deve ser boa também, talvez intermediária entre as duas Nikons citadas acima.

A grande questão é qual sistema você quer escolher: Canon ou Nikon.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2012, 22:07:56
  Muito interessante esse http://camerasize.com, to me divertindo a beça kkk!
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2012, 10:52:42
 :ponder: eu compraria uma Pentax K-5  :assobi:

abraços,
Herik


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2012, 11:04:46
  Muito interessante esse http://camerasize.com, to me divertindo a beça kkk!

Pois é to comparando a minha pobre t3i com a 5d mk II, parece um cocozinho UAShusahashu
Pena que não tem as Hasselblad rsrs

Enfim, a T4i é recém lançada, tem mais vida útil, mas muito pouco custo benefício, nessa eu iria de 60D

Estabeleça suas prioridades, como sabe que vai gastar com mais lentes e acessórios no futuro, eu investiria num corpo que aguente um bom tempo, até pq a lente do kit vai te deixar satisfeito por um bom tempo até que você comece a procurar acessórios...
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2012, 11:41:31
Seguem alguns parâmetros:
 - Pretendo comprar essa câmera para durar muito. Tipo, ficar anos e anos com ela, e ir comprando lentes e acessórios aos poucos. Queria evitar uma câmera que estivesse "pra morrer", que aparente estar sendo esquecida pelo fabricante ou esteja ainda utilizando uma tecnologia defasada e por conta disso a opção de acessórios comece a sumir em breve. Quero aprender e usar muito a câmera que vou comprar, e tunar ela aos poucos conforme vou me especializando.

Eduardo, em primeiro lugar, bem-vindo ao MF!!! Bem, o que vc quer é virtualmente impossível! A duração média da tecnologia moderna hoje, ai inclusos computadores, câmeras e outros, é de três anos, no máximo quatro. A evolução tecnológica faz com que os equipamentos se tornem rapidamente obsoletos e tenhamos a necessidade de substituí-los. Assim, EMHO, eu acho que vc deve pensar em uma câmera de entrada, tipo D3200 ou T4i, e investir em boas objetivas, estas sim de longevidade bem maior. Abç.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2012, 13:00:31
Eduardo, em primeiro lugar, bem-vindo ao MF!!! Bem, o que vc quer é virtualmente impossível! A duração média da tecnologia moderna hoje, ai inclusos computadores, câmeras e outros, é de três anos, no máximo quatro. A evolução tecnológica faz com que os equipamentos se tornem rapidamente obsoletos e tenhamos a necessidade de substituí-los. Assim, EMHO, eu acho que vc deve pensar em uma câmera de entrada, tipo D3200 ou T4i, e investir em boas objetivas, estas sim de longevidade bem maior. Abç.
100x :ok:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #12 Online: 26 de Junho de 2012, 13:55:18
Comprando uma camera de entrada (d3200), seu próximo passo de upgrade seria uma camera avançada da linha DX, comprando uma camera avançada agora, seu próximo passo seria uma camera Fullframe (FX), ou seja, por um pouquinho a mais você pula uma etapa e já começa com uma câmera que é top hoje no seu segmento.

A d7000 com lente 18-105mm (lente melhor do que a 18-55) ta custando $1399 na Amazon

No link do camerasize que postaram acima você pode comparar o corpo das cameras e perceber que a d7000 é um brinquedo com muito mais coisas a se explorar.

Tendo um bom corpo depois é só investir em lentes.


killingbow

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Médico e Projeto de Fotógrafo!
Resposta #13 Online: 26 de Junho de 2012, 14:33:12
Também sou do time de se apertar e pegar uma D7000.

Até pq, como já foi dito, é uma câmera mais robusta, com muito mais funcionalidades, motor de foco, LCD no topo, corpo parcialmente em magnésio, rodas de liga leve, airbags, freios ABS e a %$©∂ß& toda.

Depois de adquirir esse kit (D7000 com 18-105), descola uma graninha e pega uma 35 1.8G ou uma 50mm 1.8 (que pode ser a D ou G, já que é uma câmera com motor de foco...)

Ademais, como foi dito, rapidamente novos lançamentos chegam e vem e vão e a gente gasta uma porrada de dinheiro se quiser ficar sempre com um corpo top na mão. Eu tenho uma D200 e não me arrependo de ter comprado ela, mesmo fora de linha: Tenho uma câmera sólida como um trator e que me entrega belíssimos resultados com ISO até +/- 400. Um iso de até 1000 me rende fotos boas, plenamente utilizáveis.

Como segunda opção, eu pegaria a D3200 com a lente do kit e mais uma lente ou duas, se couber aí no orçamento. Opções interessantes são a 55-200 e a 35mm 1.8G.

Lembre que essa é só a ponta do iceberg. Ainda vem bag, cartões de memória, flash, tripé, bateria extra, etc, etc, etc...

Ô vida dura essa de fotografia!
Pack light. Pack primes.

Alpha A7, Nex F3 e uns vidrinhos velhos.

Procurando uma DSLR Fx pra chamar de minha - denovo!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 26 de Junho de 2012, 17:49:44
Como segunda opção, eu pegaria a D3200 com a lente do kit e mais uma lente ou duas, se couber aí no orçamento. Opções interessantes são a 55-200 e a 35mm 1.8G.

Lembre que essa é só a ponta do iceberg. Ainda vem bag, cartões de memória, flash, tripé, bateria extra, etc, etc, etc...

Ô vida dura essa de fotografia!
Sou mais essa segunda opção... exatamente.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales